Fogões a gás embutidos: tipos e sutilezas de escolha
Entre os fogões a gás, um lugar especial é ocupado por estruturas que se encaixam organicamente no interior da cozinha. A vantagem de tais dispositivos é que, tendo excelente funcionalidade, parecem modernos e esteticamente atraentes. As unidades de gás têm uma série de vantagens inegáveis que as tornam as mais vendidas em todo o mundo.
Peculiaridades
O fogão a gás embutido é notável por ser fácil de usar e funcional. Conjuntos de móveis completos podem ser criados a partir dessas unidades de gás. Sua peculiaridade reside no fato de que podem ser usados em quase todos os lugares. O gás pode ser usado não só através dos queimadores, mas também com a churrasqueira a gás, que fica na parte superior do painel. A placa é diferenciada em dois tipos.
- Dependente. Este tipo faz parte do desenho do forno, é um único complexo. Os elementos funcionais encontram-se na parte frontal do forno. Esses dispositivos a gás devem ser de apenas um fabricante.
- Independente. Este tipo de fogão é mais democrático. Pode ser montado em diferentes cantos da mesma sala.
Há uma grande variedade de placas, você sempre encontrará uma opção adequada. Para cozinhas pequenas de 6 a 12 metros quadrados, geralmente são usados fogões com dois queimadores, para uma família de 3 pessoas isso é o suficiente. As placas são confiáveis, econômicas, fáceis de trabalhar e baratas. O fogão é fácil de instalar, a fonte de abastecimento de combustível pode ser um cilindro padrão ou um gasoduto principal.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem dos fogões que são “movidos” a combustível azul é sua longa vida útil, podendo chegar a 50 anos. Cozinhar nesse fogão é muito mais fácil e o prato acaba sendo de melhor qualidade. A velocidade de cozimento também é mais rápida. Os fogões a gás são muito mais baratos. Além da ignição automática, os modernos fogões a gás são fornecidos com uma opção: fervura em modo automático. Essa função permite que você trabalhe em um determinado modo ou alterne para ele em um modo automático.
Os fogões autônomos de dois bicos possuem indicadores LED que controlam a intensidade do fluxo de gás, o que tem um efeito positivo no consumo econômico do combustível azul. E também uma função semelhante permite criar um regime de temperatura ideal para a preparação de vários pratos. É útil ter queimadores mais potentes, que permitem aquecer rapidamente vários alimentos. Freqüentemente, esses dispositivos possuem vários anéis de fogo. Também é útil combinar queimadores elétricos com aparelhos a gás.
Qualquer técnica tem suas próprias vantagens e desvantagens indiscutíveis. Este postulado está diretamente relacionado às lajes. As seguintes vantagens são dignas de nota:
- pratos que são cozinhados em uma superfície de gás queimam menos;
- o tempo de cozimento leva visivelmente menos;
- é fácil regular a intensidade da combustão;
- o aquecimento é distribuído uniformemente;
- um fogão a gás é mais econômico;
- funcionalidade de unidades de gás modernas - proteção infantil, ignição automática, controle de gás e assim por diante;
- o aparelho a gás pode "caber" organicamente em qualquer conjunto, o que permite economizar muitos recursos financeiros;
- apelo estético - a laje torna-se um elemento orgânico do conceito geral de design;
- uma grande quantidade de energia é economizada em comparação com fogões de aquecimento elétrico;
- tem funcionalidade conveniente - você pode ajustar a intensidade da combustão do gás em questão de segundos.
Importante! O design da técnica realmente não importa. Em qualquer caso, o recuperador adapta-se facilmente ao interior e representa um bloco único com a bancada.
Existem também problemas ao usar aparelhos a gás embutidos, como:
- o bloco é mais caro quando comparado com um fogão separado;
- a necessidade de um capô separado;
- a necessidade de um cilindro separado para abastecer o fogão com combustível.
Variedades
O número de queimadores é diretamente proporcional ao número de moradores que vivem em um determinado espaço residencial. Se a família for composta por duas pessoas, um fogão de duas bocas é a melhor escolha. Se a família for mais numerosa, então é difícil viver sem 4 queimadores. As placas podem ser dispostas em quadrados. Existem pratos de configuração quadrangular alongada, bem como de dois queimadores. Existem unidades em que um tipo combinado está presente, a saber:
- metade dos queimadores são movidos a gás;
- metade das zonas de cozinhar são alimentadas por eletricidade.
Nos últimos anos, a unidade de infusão tornou-se cada vez mais popular, com até 5 queimadores. Quatro dispositivos são padrão e o quinto é um queimador de coroa tripla que possui um anel de fogo triplo. E também pode haver um dispositivo côncavo, que é feito de acordo com a inovadora tecnologia WOK. As dimensões da placa podem ser bastante impressionantes, pode colocar muitos pratos sobre ela. A largura é um parâmetro importante a se ter em mente ao escolher a máquina certa.
Outro indicador é importante - é a profundidade. Este indicador afeta quanto espaço o fogão de painel com forno ocupará na cozinha, assim como o forno. Se o apartamento for pequeno, é melhor comprar um aparelho com 2 queimadores. Se falamos sobre o esquema de cores, eles tradicionalmente preferem a cor branca ou preta. Recentemente, placas com várias cores têm se tornado um tanto populares, a saber:
- amarelo;
- Vermelho;
- azul;
- verde.
Os fornos variam consideravelmente em volume. Os menores são os fornos de 28 litros que vêm com fogões a gás. Os fogões padrão possuem fornos que variam de 42 a 59 litros. Esses dispositivos podem funcionar com gás e eletricidade. Normalmente, as unidades são equipadas com grelha, espeto e sistema de ventilação. Os melhores fornos são aqueles onde existem várias camadas de vidro (2-3), o que cria uma proteção adicional contra altas temperaturas.
Também importante é a função de “autolimpeza”, muito valorizada pelos consumidores. Existem três tipos de limpeza automática:
- catalítico - é quando a superfície do esmalte interage com as gorduras;
- hidrólise - neste caso, a água é despejada no palete e, em seguida, o modo de limpeza de superfície é ativado;
- pirolítico - quando todos os compostos orgânicos evaporam em alta temperatura.
Modelos populares
Vale a pena considerar o ranking dos melhores fogões.
Gefest DGE 605-01 A
Este modelo possui o seguinte conjunto de recursos padrão:
- cronômetro;
- grade;
- a temperatura máxima é de +277 graus;
- alavancas de controle convenientes.
Este equipamento tem as seguintes dimensões:
- 599 mm de altura;
- 597 mm de largura;
- 566 mm de profundidade.
Importante! Este modelo não custa mais do que 12 mil rublos.
Fornelli FGA 45 Stretto WH
Esta opção tem pelo menos 5 modos de aquecimento, existe também um grelhador. É compacto e poderoso. Custa cerca de 30 mil rublos. O forno oferece as seguintes funções adicionais:
- sistema de controle de suprimento de gás;
- há uma saliva automática;
- vidro coado;
- existe um modo de resfriamento.
MAUNFELD MGOG 673W
Esta unidade chama a atenção com os seguintes recursos:
- função de aquecimento (4 tipos);
- grade;
- cronômetro;
- ignição automática.
O MGOG 673W difere no consumo econômico de gás e pode ser facilmente limpo de contaminação. O volume da unidade é de 69 litros. O custo é de 38.000 rublos.
Fornelli FGA 60 Destro
Este é um forno moderno com um volume de 55 litros. Possui as seguintes dimensões: 593x595x562 mm. O modelo possui recursos como:
- interruptores padrão; três tipos de aquecimento;
- ignição automática;
- grelha com espetos grandes;
- temporizador que controla o fornecimento de combustível azul.
Indesit IGW 324 IX
Este é um bom dispositivo de um conhecido fabricante Indesit. Possui desempenho confiável e excelente funcionalidade. Volume - 72 litros. Suas dimensões são 597 x 597 x 554 mm. Tem um comando tradicional, existe um grelhador e um temporizador que emite um som. Essa técnica é relativamente barata, até 20 mil rublos. O modelo tem uma bela cor prateada.
Bosch HGN22F350
Este é um dos melhores modelos do renomado fabricante Bosch. O display é sensível ao toque, há um sistema de controle eletrônico. Vale a pena notar as vantagens mais notáveis como:
- cronômetro;
- ignição elétrica;
- controle de gás;
- sonda térmica especial;
- vários modos de aquecimento (até 5 pcs.);
- grade;
- você pode usar um espeto;
- o custo é alto - 47.000 rublos.
Importante! Em uma cozinha pequena, é melhor colocar fogões compactos a gás.
Darina T1 BGM 341 11 X
Este é um dos melhores modelos, pois por pouco dinheiro você pode adquirir um aparelho universal que funcionará perfeitamente por muito tempo. Este modelo possui os seguintes recursos:
- 4 queimadores;
- interruptores padrão;
- ignição automática;
- o dispositivo é feito de aço inoxidável, cor prata;
- o preço é de pouco mais de 6.000 rublos.
Fornelli PGA 45 Tordo
Este modelo é feito de aço inoxidável. A placa PGA 45 Tordo tem pequenas dimensões - 432x492 mm. As grelhas são de ferro fundido. Dois queimadores potentes em configuração tradicional, com um triplo queimador. Existe um sistema de controle de gás. Os reguladores são padrão. Há ignição em modo automático. Este modelo custa 13.200 rublos, descontos significativos são possíveis durante as vendas.
Schaub Lorenz SLK GS4010
Este é um dos melhores fogões alemães. Schaub Lorenz é conhecido em todos os cinco continentes, tem uma reputação merecida como fabricante de produtos de qualidade. A empresa produz modelos com preços acessíveis, funcionalidade rica e confiabilidade de operação. O modelo SLK GS4010 é feito de aço inoxidável, que não contém toxinas. Existem três zonas de cozinhar. Existe uma máquina de ignição, interruptores padrão. As dimensões são compactas - 412x492 mm. O custo é surpreendentemente baixo para a tecnologia alemã, apenas 9.200 rublos.
Kuppersberg TG 69 W
Esta unidade possui vidro durável, uma estrutura de treliça de ferro fundido é baseada nele. São quatro chapas elétricas, uma delas funciona segundo o princípio da coroa tripla, o que permite aquecer de forma rápida e eficiente qualquer panela. A função de controle de gás cria outra proteção. A unidade apresenta excelente montagem e confiabilidade na operação. Você pode fixar os pratos nas grades. Custo - não mais do que 21 mil rublos.
TEKA EH 60 4G AI AL TR CI BG
Esta unidade de 4 queimadores possui uma grande área de trabalho - 554 x 474 mm. Não é barato e tem uma boa qualidade de construção. O painel tem um esquema de cores bege e custa cerca de 24.000 rublos. São quatro queimadores, um dos quais com coroa tripla. Existe uma ignição automática, um sistema que desliga o fornecimento de gás em modo automático.
Como escolher?
Ao escolher os painéis necessários (gás sob o vidro), deve-se atentar para a presença de pontas emborrachadas nas grades, pois protegem várias superfícies de danos. A funcionalidade realiza-se mediante comandos standard montados na placa, sendo também possível a sua presença na superfície do forno. Recentemente, os painéis de toque entraram em voga, quando um indicador aparece na tela mostrando o desenvolvimento do processo de combustão.
O touchpad é confortável, mas demora um pouco para se acostumar, e é visivelmente diferente dos controles tradicionais.
É muito importante considerar ao escolher uma placa de que material ela é feita.
- As superfícies esmaltadas são as mais usadas.que são confiáveis e funcionais. Eles não têm medo de danos mecânicos e mudanças de temperatura. Existem lados que retardam o "escape" da substância fervente. Dentre as desvantagens, é importante notar que o esmalte é um material frágil, capaz de lascar com o tempo.
- Aço inoxidável É um material funcional que se adapta bem ao interior de uma cozinha de alta tecnologia. O aço inoxidável não tem medo de compostos químicos agressivos. Ela tolera perfeitamente o estresse mecânico. Não é recomendado limpar este material com abrasivos.
- Vidro coado sempre parece elegante. É livre de toxinas, fácil de cuidar e durável. Este material não pode ser limpo com abrasivos. O vidro é limpo regularmente com um pano embebido em água com sabão.
- Cerâmica sempre pareça novo. Este material não gosta de plástico fundido, ele não deve cair na superfície.
Ao comprar, deve-se prestar muita atenção às grelhas e aos queimadores. As grelhas devem ser de metal refratário. Produtos de ferro fundido ou ligas refratárias geralmente estão disponíveis comercialmente. O grelhador deve ficar apoiado na extremidade da placa, o que confere estabilidade à estrutura. Na hora de escolher um fogão, também é recomendável prestar atenção à localização dos queimadores. É imprescindível que dois queimadores tenham potência aumentada, o que economizará tempo na hora de cozinhar.
Todos os fogões a gás independentes têm um dispositivo adicional - controle de gás. Se não houver gás nos queimadores, o relé automático cortará o fornecimento de combustível azul. Mesmo fogões de pequeno porte agora têm ignição elétrica, a faísca é "cortada" automaticamente, basta girar o botão levemente. A placa de aquecimento pode queimar com 3-4 anéis de chama, o que acelera muito o preparo de uma variedade de pratos.
Para obter informações sobre como escolher fogões a gás embutidos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.