Tipos de revestimentos para fogões a gás
Cada tipo de tampa de fogão a gás possui vários recursos. É por isso que os especialistas não recomendam apressar a escolha desse tipo de equipamento a quem deseja adquiri-lo. Antes de comprar um fogão a gás, é recomendável dar uma olhada em todas as vantagens e desvantagens de cada um dos revestimentos.
Peculiaridades
Uma das tampas de fogão a gás comumente usadas é cerâmica de vidro... Em muitas avaliações, é esse material que ocupa o primeiro lugar. Essa popularidade não é acidental. O revestimento vitrocerâmico parece bastante impressionante e ao mesmo tempo possui várias características.
Muitas pessoas escolhem fogões a gás de vitrocerâmica, porque apreciaram fácil de usar... Assim, por exemplo, enquanto cozinha, você pode tocar quase qualquer área da superfície de trabalho, exceto, é claro, os queimadores. Isto é muito cómodo, porque são bastante frequentes as situações em que, ao colocar os alimentos na frigideira, alguns deles acabam não no contentor, mas sim no fogão. Neste caso, você pode remover com segurança o produto derramado da superfície de trabalho.
Outra característica deste aparelho é que a área sob os queimadores depois de desligá-los, ele esfria rapidamente. Muitas donas de casa notam que esse recurso as ajuda a não hesitar em limpar após o uso do fogão a gás.
Fogões a gás aço inoxidável também são populares. Esses eletrodomésticos são ótimos para várias soluções de design cozinha.
Um fogão a gás com bancada de aço inoxidável fica ótimo, mesmo em uma cozinha de alta tecnologia.
Vantagens e desvantagens dos revestimentos
Os fogões a gás feitos de materiais diferentes têm certas características. Por exemplo, os fogões a gás vitrocerâmicos inovadores têm uma aparência bastante elegante. Uma vantagem indiscutível é também o fato de que hoje existem diversos modelos de chapas no mercado.
As vantagens de um fogão a gás de vitrocerâmica são os seguintes fatores.
- Resistente a altas temperaturas.
- Resistência bastante boa a fatores externos. Algumas empresas europeias demonstraram experiências em que uma panela, pesando até dois quilos, caiu na superfície de trabalho e o revestimento de cerâmica vítrea permaneceu intacto depois disso.
- Conveniência ao limpar. A superfície plana e lisa da placa de vitrocerâmica garante que, após o uso, nenhum esforço sério é necessário para limpar a área de trabalho.
Mas, além das vantagens, esse dispositivo tem suas desvantagens.
- Precisa usar para limpar a superfície de trabalho de produtos especiais, pois os componentes abrasivos agressivos contidos em alguns produtos de limpeza podem deixar marcas na superfície.
- Dificuldade de limpeza açúcar caramelizado. Se o xarope de açúcar entrar na superfície de trabalho durante o cozimento, será extremamente difícil limpá-lo.
- Possível derramamento de líquido no chão. Uma superfície de trabalho perfeitamente lisa pode fazer com que, por exemplo, o caldo se espalhe no fogão durante o cozimento e depois no chão. Se for usado laminado como piso da cozinha, isso pode causar possíveis danos.
- Nem todas as lajes têm boa resistência para apontar o impacto na superfície de trabalho. Como resultado, uma rachadura ou um pequeno chip pode aparecer em algumas áreas da superfície de trabalho.
- Preço relativamente alto. O custo de tal produto excede o preço de muitas contrapartes elétricas.
Fogões a gás com revestido de esmalte também tem vantagens e desvantagens.
- Eles são convenientes para limpeza. Superfícies lisas e lisas podem ser limpas de resíduos de alimentos usando agentes de limpeza especiais que não contêm componentes agressivos.
- Outra vantagem - variedade de paleta de cores... A superfície de trabalho pode ser não apenas branca, mas também bege, marrom, creme e até preta. Esse dispositivo doméstico pode ser uma adição valiosa para qualquer interior de cozinha.
- No entanto, após muitos anos de uso, pode aparecer na superfície de trabalho. rachaduras e até lascas.
- Além disso, esses dispositivos têm baixa resistência a várias influências mecânicas... Se, por exemplo, você deixar cair acidentalmente algum objeto pesado na superfície de trabalho, você pode perder a integridade de tal revestimento.
Como material para a fabricação de um fogão a gás, e aço inoxidável... Suas vantagens são alta resistência ao estresse mecânico, design bonito e longa vida útil. A desvantagem deste material é a necessidade de usar agentes de limpeza especiais para remover resíduos de alimentos da superfície de trabalho.
Isto é necessário para que a superfície de trabalho do recuperador possa deliciar os olhos dos seus proprietários durante muito tempo.
Tipos
A superfície de trabalho dos fogões a gás pode ser feita de diferentes materiais. Esses recursos também afetam o funcionamento de aparelhos domésticos.
Cerâmica
Fogão a gás cerâmica pode ter várias zonas de cozimento. Assim, pequenos dispositivos com apenas uma placa de vitrocerâmica podem ser levados consigo para o exterior para preparar rapidamente os alimentos. Esses dispositivos portáteis geralmente têm peso leve - cerca de um quilograma. Os fogões de acampamento com queimadores de cerâmica são fáceis de conectar a um cilindro de gás, o que significa que são fáceis de operar.
Superfície de vidro
Placas vitrocerâmicas modernas têm queimadores de gás de diferentes formatos... Isto é muito prático, pois permite cozinhar pratos em recipientes com diferentes formatos de fundo. Painéis de gás feitos de vidro temperado são atualmente muito procurados.
Aço inoxidável
Muitos fogões a gás modernos feitos de aço inoxidável são verdadeiras obras de arte. Esses modelos são geralmente ideais para uma grande família, pois têm uma ampla gama de funções e são bastante seguros de usar.
Mas, para comprar esse dispositivo doméstico, você terá que sacrificar uma parte decente do orçamento familiar.
Esmalte
Preços acessíveis em fogões a gás esmaltados tem muitos compradores com um orçamento limitado. As placas de esmalte ficam bem em quase todos os interiores. Modelos com 4 queimadores.
Além disso, em alguns dispositivos (por exemplo, a placa Bosch PCP611B90E), não apenas padrão, mas também um queimador expresso são fornecidos. Esse dispositivo ajuda a lidar rapidamente com a preparação de alimentos.
Qual fogão você deve escolher?
A decisão sobre qual fogão a gás comprar cabe a cada pessoa de forma independente. Os especialistas recomendam levar em consideração todas as nuances e considerar as características técnicas de vários eletrodomésticos antes de comprar. As recomendações a seguir também podem ajudar na escolha de um fogão a gás.
- Seguidores de modelos confiáveis aparelhos de aço inoxidável são os melhores. Embora os dispositivos modernos sejam bastante caros, eles ainda têm mais funcionalidade e também complementam perfeitamente qualquer interior.Fogões a gás embutidos com vários queimadores também ficam lindos na cozinha.
- Para pessoas ocupadasquem não gosta de bagunçar com a limpeza, não deve escolher um aparelho com superfície de vidro. Essas placas requerem manutenção cuidadosa e oportuna, caso contrário, parecem muito desarrumadas.
- Amplie seu orçamento disponível. Se for pequeno, será extremamente difícil escolher uma superfície de aço inoxidável realmente boa. Neste caso, recomenda-se atenção às placas com revestimento de esmalte moderno e resistente.
Você aprenderá mais sobre como escolher um fogão a gás no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.