Fogão a gás: tipos, seleção e classificação de modelos
A cozinha de qualquer dona de casa hoje em dia está equipada com uma grande variedade de aparelhos de cozinha, mas o fogão a gás padrão continua sendo a opção mais comum. Quando se trata de reequipar uma cozinha, a escolha de um fogão de alta qualidade e confiável pode colocar qualquer comprador inexperiente em um estado de estupor - o que não é surpreendente, porque você não precisa fazer isso todos os dias, poucos podem gabam-se de grande experiência neste assunto.
Tentaremos considerar as sutilezas da escolha de pratos passo a passo - esperamos que nossas dicas ajudem você a tomar a decisão certa.
Peculiaridades
Apesar do grande número de todos os tipos de novos produtos inovadores, os fogões a gás tradicionais serão populares entre os usuários por muitos anos. Mesmo os fogões mais caros e tecnicamente equipados são, em todo o caso, mais baratos do que os modelos elétricos mais simples, para não falar dos mecanismos de indução. Ao mesmo tempo, sua funcionalidade principal é aproximadamente a mesma.
Existem 3 tipos principais de eletrodomésticos para cozinha:
- modelos tradicionais com forno a gás;
- fogões com forno elétrico;
- fogões equipados com queimador padrão e elétrico.
Como regra, os fogões são instalados separadamente ou são integrados em conjuntos de cozinha. Do ponto de vista do design, a segunda opção é preferível, uma vez que o interior fica mais completo quando todos os aparelhos, desde a máquina de lavar louça ao fogão, estão completamente embalados em móveis.
Neste caso, a cor dos painéis laterais e o material de que são feitos os eletrodomésticos não importam, portanto, uma economia significativa pode ser alcançada na escolha de todos os utensílios de cozinha necessários.
Os modelos autônomos são uma parte autossuficiente do design da cozinha, embora não sejam alterados na troca de conjuntos de móveis, e a ampla gama de cores dos modelos russos e importados permite que você escolha modelos que ficarão harmoniosos em qualquer interior.
Quanto às dimensões, independente do fabricante, a altura para todos os modelos é padrão e equivale a 85 cm, mas a largura e a profundidade do produto podem variar dependendo da série específica de placas.
Na versão clássica, mede 60x60 cm, mas são bastante populares as opções 50x50 cm, muito procuradas em cozinhas de pequena dimensão. Com menos frequência, mas você pode encontrar modelos com largura de 30, 90 e até 100 cm.
Qualquer fogão a gás possui uma série de elementos estruturais, cada um com sua própria funcionalidade.
- Sistema básico - inclui queimadores, que se instalam a uma distância de pelo menos 23 cm entre si, bem como queimadores, gasodutos e todas as torneiras necessárias.
- Parte elétrica - inclui o sistema de ignição elétrica, o tipo de iluminação, a disponibilidade de opções, por exemplo, o grelhador e o mecanismo que garante a sua rotação.
- Parte principal - este é um corpo que geralmente é feito de aço inoxidável e coberto com esmalte resistente ao calor.
Dependendo da variedade específica, os fogões a gás podem incluir elementos adicionais, mas o kit básico permanece constante.
Princípio da Operação
Os fogões modernos funcionam a gás natural, podendo ser abastecidos por cilindro ou gasoduto principal. Usando o painel de operação, você pode destacar ou reduzir o fluxo de gás e a chama do queimador. Assim que o gás começa a se mover pelo bocal, ele se combina com o ar e o resultado é uma mistura combustível que se inflama ao entrar em contato com o fogo.
Para que a combustão seja o mais igual possível, divisórias especiais são fornecidas em todos os queimadores... O princípio de funcionamento de um queimador a gás na placa, bem como no forno, é absolutamente o mesmo - ambos os processos são controlados através de botões e torneiras de um painel de controlo especial localizado no corpo.
Os queimadores atmosféricos são montados em fogões a gás, os produtos da combustão não são removidos aqui, portanto, eles começam a fluir para o espaço da cozinha.
Porém, não há necessidade de ter medo de intoxicações, pois durante o funcionamento do fogão o gás queima por completo. Portanto, não há perigo para os humanos.
Vantagens e desvantagens
Se a escolha do fogão foi feita corretamente, o processo de cozimento se torna muito mais agradável e confortável.
Todos os modelos modernos permitem regular a temperatura ao cozinhar. A maioria dos modelos lançados nos últimos anos estão equipados com um sistema de controle de gás eficaz, graças ao qual o fornecimento de gás é rapidamente cortado em caso de extinção do incêndio. Esta opção inclui sensores dedicados instalados no forno e em cada placa de aquecimento. Os modelos mais avançados permitem controlar o vazamento de gás, bem como o nível de dióxido de carbono emitido.
Muitas unidades são complementadas com a função de ignição elétrica a gás no queimador.
A vantagem indiscutível de qualquer prato é seu custo democrático. Os fogões a gás são muito mais orçamentários do que os elétricos, assim como os de indução.
Qualquer fogão é muito fácil de usar, os fogões a gás estão presentes nas nossas cozinhas há décadas, todos estão habituados a eles há muito e estão bem familiarizados com todas as complexidades do seu trabalho. A propósito, os usuários de fogões elétricos observam que a regulação do aquecimento das unidades a gás é muito mais conveniente do que a dos modelos elétricos.
A vantagem do recuperador é a independência da fonte de alimentação. Mesmo se ocorrer uma falha e a alimentação CA for cortada, você sempre pode cozinhar alimentos, mesmo no escuro. A propósito, a maioria dos fogões pode funcionar adicionalmente com eletricidade, portanto, no caso de uma interrupção do gás, o cozimento não para - ou seja, a perspectiva de permanecer com fome não é uma ameaça para você.
No entanto, nada perfeito ainda foi criado e as lajes não são exceção.
Essas unidades têm uma série de desvantagens bastante significativas:
- se as regras de instalação e operação não forem seguidas, os fogões a gás podem ser uma fonte de risco de incêndio;
- a movimentação do fogão, bem como a sua reparação, só podem ser efectuadas por especialistas de empresas de gás certificadas;
- o fogão não pode ser colocado em qualquer lugar que você goste.
Existem requisitos rígidos para os locais em que essas instalações estão localizadas, e a localização da laje requer uma coordenação especial.
Comparação com um conjunto de fogão e forno
A principal competição para os fogões a gás modernos são os fornos e as placas de fogão.
A linha de sortimento de eletrodomésticos modernos inclui:
- fogões independentes ou centros de cozinha;
- as superfícies de cozimento e o forno, localizados independentemente um do outro, podem ser instalados separadamente.
Vamos nos concentrar nos prós e contras de cada opção.
Placa e forno independentes
Muitas donas de casa preferem a autonomia total, o que remove completamente todas as restrições à instalação e operação do dispositivo. A escolha de tecnologia hoje em dia é tão grande que, se desejar, você pode montar facilmente qualquer conjunto de dispositivos embutidos.Se necessário, você pode substituir qualquer um dos elementos a qualquer momento, o que minimizará todas as dificuldades no caso de uma falha inesperada de uma ou outra peça.
É digno de nota que com controle independente, você pode posicionar o fogão e o forno separadamente um do outro - a maneira como você se sente mais confortável, em termos de uso e design. Na maioria das vezes, o painel é cortado na bancada e o forno é colocado em um armário ou coluna em qualquer altura. Ao mesmo tempo, lembre-se que o forno não pode ser instalado acima do nível da bancada por razões de segurança, deixe todas as opções favoritas “nível dos olhos” exclusivamente para produtos elétricos.
Esses modelos têm apenas uma desvantagem - o preço alto.
Fogão autônomo
Apesar de um número cada vez maior de donas de casa preferir tecnologias independentes, todos os fogões autônomos não perdem seus lugares, pois possuem uma vantagem indiscutível, a saber: economizam o orçamento. Comprar um fogão sozinho será muito mais barato do que comprar um forno e um fogão separadamente.... Além disso, neste caso, não é necessário adquirir e instalar móveis especiais para embutir.
No entanto, o fogão tradicional não se encaixa tão esteticamente no interior das cozinhas, pois divide visualmente o conjunto em duas partes. Além disso, não pode ser instalado próximo ao fone de ouvido - isso aumenta a probabilidade de incêndio, e resíduos de alimentos, sujeira e água entram no espaço formado entre os elementos, o que piora as condições sanitárias do ambiente como um todo.
Esses pratos são mais frequentemente usados como elementos de canto de cozinha.
Tipos e suas características técnicas
Os fogões a gás são fabricados em duas versões.
- Pé de apoio - mecanismos independentes que são montados no chão. No caso de tais produtos, um forno e um fogão são combinados.
- Tabletop - nesta versão, assume-se apenas a placa de fogão, que está montada sobre uma bancada resistente ao calor. Esses fogões não têm forno, portanto, na maioria dos casos, são usados no campo ou em casas de residência sazonal. Eles se distinguem por sua mobilidade, de modo que podem mover-se com facilidade e facilidade de um lugar para outro, se necessário.
Como qualquer técnica, as placas, dependendo de seu custo e funcionalidade, são divididas nas seguintes categorias principais.
- Classe econômica - estes são os modelos mais simples e orçamentais. Não têm opções, mas ao mesmo tempo cumprem integralmente a sua tarefa principal de cozinhar.
- Classe de conforto - esses equipamentos se diferenciam pelos mais elevados parâmetros operacionais, as placas desse segmento caracterizam-se por um design estiloso, mas o preço dos produtos é muito superior.
- Classe Premium - estes são os modelos mais caros, caracterizam-se por um design requintado, têm um grande número de opções de trabalho adicionais. É nesses modelos que as tecnologias mais inovadoras e todas as conquistas modernas são realizadas.
Quais modelos são mais confiáveis?
Qualquer fogão é sempre uma fonte de incêndio, bem como um perigo de explosão, por isso os fabricantes modernos procuram tornar os seus produtos o mais fiáveis possível e equipar os dispositivos com uma vasta gama de opções úteis.
- Sistema de controle de gás - graças a esta função, a estufa interrompe o fornecimento de gás se, por algum motivo, o fogo se apagar. O ideal é que o forno seja equipado com uma opção semelhante, pois na maioria das vezes é esquecido.
- Sistema de ignição elétrica - permite reduzir significativamente o risco de incêndio.
- Obstruindo trabalho - esta opção não permite que crianças pequenas e adultos com demência liguem o fogão.
Avaliação das melhores modelos
Vamos dar uma olhada mais de perto na análise dos modelos de fogões mais populares que receberam o maior reconhecimento e as melhores críticas de donas de casa na Rússia e no exterior.
Por qualidade
Bosch HGA23W125
É líder absoluto no ranking das melhores placas, que detém este título há várias temporadas. A técnica desta marca continua a ser uma prioridade para os compradores russos e europeus. Aqui, a alta qualidade é combinada com um design elegante, ergonomia e montagem meticulosa.
O fogão tem uma placa bastante grande - 80x60 cm, o volume do forno é de 71 litros.
Dispõe de tampa, temporizador com sinal sonoro, queimadores de diferentes potências, sendo um deles utilizado exclusivamente para aquecimento. O modelo é complementado com opções como grelha, a presença de vários modos de aquecimento, controle de gás, uma espaçosa caixa de prato, vidro de três camadas na porta do forno. Bicos de cilindro de propano são fornecidos.
Hansa FCMW58221
Outro prato de alta qualidade, que se distingue por um design bastante interessante - o corpo é feito na cor branca e a porta é escura. Esta combinação parece harmoniosa e elegante em qualquer design. O forno é eléctrico, complementado com a opção Cool Front, que evita o sobreaquecimento do móvel durante o funcionamento. Existe um modo de convecção, pelo qual os pratos são cozinhados e aquecidos uniformemente.
A porta do forno contém um painel informativo, que inclui informações sobre a temperatura e o tempo de cozedura dos pratos mais populares.
Gorenje K 53 INI
Trata-se de um modelo bastante caro de fogão a gás, mas o preço se justifica plenamente, já que o aparelho apresenta um desempenho técnico realmente excepcional.
O amplo forno está desenhado para 70 litros, coberto com esmalte pirolítico ultra-forte, enquanto a sua parte posterior é um painel com função de autolimpeza. O fogão oferece 11 modos de funcionamento, bem como um conjunto completo de acessórios necessários para cozinhar vários pratos. O painel superior é um par de grelhas de ferro fundido resistentes, uma superfície esmaltada e 4 queimadores. O sistema é complementado com uma função de controle de gás, ignição automática e um programador de toque.
O funcionamento da estufa permite trabalhar em simultâneo com dois ou três regimes de temperatura, a estufa distingue-se pelo arrefecimento cuidadoso, um mecanismo de fecho suave da porta, bem como um sistema de protecção de elevada qualidade.
Despesas
Seus modelos mais baratos estão em alta demanda para os seguintes modelos.
De Luxe 506040,03g
São produtos domésticos. Há alguns anos, os produtos desta empresa literalmente em cada esquina eram "repreendidos" pelo primitivismo do design e pela baixa qualidade de construção. Mas, nos últimos anos, a situação mudou dramaticamente. De Luxe é de qualidade bastante decente hoje em dia, mas ainda bem acessível.
Um exemplo notável é o modelo 506040,03g, 50 cm de largura.
A placa é revestida a esmalte branco, inclui 4 queimadores a gás e está equipada com uma função de ignição eléctrica.
A capacidade do forno é de 65 litros, o aquecimento é inferior, existe uma luz interna, um termostato e um regulador de gás.
O fogão é complementado com um temporizador mecânico e uma unidade utilitária para guardar pratos.
Das desvantagens, pode-se notar a ausência de um sistema de controle de gás.
GEFEST 3200-08
É um modelo fácil de usar, mas de alta qualidade. A placa é esmaltada, a grelha é de aço. É possível definir a temperatura desejada no forno. Equipado com uma gaveta espaçosa para pratos. Ao mesmo tempo, o modelo não possui retroiluminação do forno e também não possui sistema de autoignição.
Darina S GM441 002 W
Placa clássica em branco. Não possui nenhuma funcionalidade adicional - esta opção é ideal para quem tem orçamento limitado para a compra de um recuperador.
Dimensões - 50x50x85 cm, não existe tampa superior, atrás da superfície de trabalho existe um escudo protetor. O recipiente de cozimento inclui 4 queimadores de 1,9 e 2,3 kW.
O volume do forno é de 50 litros, o controle de gás é fornecido na parte inferior.
Caro
Entre os modelos cujo preço ultrapassa a marca de 30 mil rublos, os mais populares entre as donas de casa são os pratos da Gorenje GI 6321 XF. As dimensões são 60x60x85 cm, a capacidade do forno é de 67 litros.
A superfície é coberta com esmalte de alta resistência com compostos pirolíticos, devido aos quais o material pode suportar as mais altas temperaturas de operação.
O forno está equipado com tabuleiros telescópicos.
Como escolher o caminho certo?
Ao escolher um forno, você precisa ser guiado pelos seguintes princípios.
- Se a família for composta por 4 ou mais pessoas, então vale a pena dar preferência aos modelos com 4 queimadores... Se no apartamento morar uma única pessoa ou uma família sem filhos, então é perfeitamente possível escolher modelos com 2 queimadores.
- As placas podem ser esmaltadas ou de aço inoxidável. A primeira opção distingue-se pelo seu baixo preço e alta resistência, mas tal superfície é uma das mais facilmente sujas. Os revestimentos de aço inoxidável parecem bastante atraentes e mantêm sua aparência original por mais tempo, mas seu custo é muito mais alto. Nos últimos anos, alguns fabricantes introduziram superfícies de vidro resistentes ao calor - são modelos muito elegantes e modernos, com alta resistência e capacidade de autolimpeza.
- Na hora de escolher um forno, é preferível dar preferência às opções combinadas., que são uma combinação de um forno a gás e uma churrasqueira elétrica.
Esse sistema permite que você garanta condições de temperatura ideais e aquecimento máximo em momentos diferentes.
Sutilezas de uso
Ao operar fogões a gás domésticos e profissionais, é importante:
- mantenha a unidade limpa;
- atenção especial deve ser dada à verificação do impulso do gás;
- ao final do trabalho feche todas as torneiras do painel de controle;
- em caso de algum mau funcionamento, deve-se entrar em contato imediatamente com a empresa de gás e, caso apareça um odor desagradável, é necessário desligar o fornecimento de gás e entrar em contato com o serviço de emergência;
- verifique regularmente o estado da mangueira - ela não deve ser torcida ou apertada demais.
Absolutamente proibido:
- usar fogões de trabalho para aquecer aposentos;
- efectuar de forma independente a instalação do recuperador, a sua movimentação e a substituição de eventuais aparelhos a gás;
- acender o fogão quando for detectado mau funcionamento em aparelhos a gás, todos os tipos de automação, bem como em caso de vazamento de gás;
- deixe o fogão em condições de funcionamento sem vigilância;
- para permitir que crianças pequenas trabalhem, bem como aqueles que não são responsáveis por suas ações.
Você aprenderá a escolher um fogão a gás no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.