O dispositivo e o princípio de funcionamento dos fogões a gás
Um fogão a gás é parte integrante de muitos apartamentos e casas particulares. No entanto, nem todos estão familiarizados com a história do surgimento de tais equipamentos e as características de seu design. Apesar de muitos já terem utilizado este dispositivo para cozinhar muitas vezes, será útil conhecer os princípios de funcionamento da unidade de gás, bem como as regras para o seu funcionamento. Este conhecimento irá ajudá-lo especialmente no caso de consertar o recuperador ou na necessidade de você mesmo instalar o equipamento. Todas as nuances acima serão discutidas em detalhes neste artigo.
Características e história da criação
O primeiro fogão a gás foi inventado no século retrasado, logo após a gaseificação geral na Inglaterra. Um dos trabalhadores da fábrica de gás chamado James Sharp foi o primeiro a pensar em usar gás para cozinhar alimentos. Foi ele quem, em 1825, desenhou o primeiro análogo de um moderno fogão a gás e o instalou em casa, simplificando significativamente a sua vida.
Após 10 anos, começou a produção fabril desses aparelhos, porém, no início, os acidentes aconteciam com frequência, pois as pessoas ainda não estavam acostumadas com o fato de que o gás deve ser manuseado com muito cuidado.
A evolução do dispositivo de cozimento a gás ocorreu entre 1837 e 1848. Os primeiros modelos criados por de Merle não eram perfeitos o suficiente. Em seguida, foram aprimorados por d'Elsner, que foi o inventor. Todos esses modelos ainda tinham pouca semelhança com os modernos. Mas em 1857, de Beauvoir inventou o modelo mais perfeito da época, foi este projeto que mais tarde serviu de base para a criação de fogões a gás por muitos anos.
No território da Rússia, os fogões surgiram apenas na década de 30 do século passado, desde que a gaseificação em massa começou após a revolução. No entanto, os novos dispositivos foram usados principalmente em apartamentos e não em residências particulares. As unidades movidas a gás economizaram significativamente o tempo das donas de casa, por isso consideraram este sinal uma boa compensação pela necessidade de manuseio cuidadoso. Os dispositivos modernos de gás modificado possuem vários recursos.
Entre eles, existem características relativamente novas e aquelas que eram características de todos os modelos anteriores.
- Essa unidade funciona apenas com gás. Portanto, é necessário conectá-lo ao sistema geral de abastecimento de gás ou fornecer combustível a partir de um cilindro.
- Uma característica é o baixo custo de operação desse dispositivo. Mesmo que você cozinhe muito, não precisa pagar uma grande conta de luz porque o gás é barato.
- Um fogão a gás tem 3 funções principais para cozinhar. Permite-lhe ferver, fritar e assar alimentos (se tiver um forno).
- Na maioria dos casos, o fogão precisa de um exaustor, pois às vezes o gás com o qual o aparelho funciona tem um cheiro específico.
- Uma característica negativa do dispositivo é a necessidade de um manuseio extremamente cuidadoso e cuidadoso. Caso contrário, existe a possibilidade de vazamento de gás, o que pode provocar uma explosão dos aposentos e consequências trágicas.
- No mercado de eletrodomésticos modernos, os modelos de fogões a gás são apresentados em várias encarnações.
Eles vêm em uma variedade de cores, tamanhos e designs para ajudá-lo a encontrar o ajuste perfeito para sua cozinha.
Projeto
Os diagramas da estrutura de qualquer fogão a gás doméstico são iguais ou muito semelhantes entre si. Normalmente, um dispositivo consiste nos seguintes itens obrigatórios.
- Quadro, cujo material de fabricação é geralmente aço esmaltado. Tem uma construção bastante sólida, por isso os fogões a gás são resistentes a danos mecânicos.
- No plano superior do dispositivo existem queimadores, seu número padrão é 4 peças. Eles vêm em tamanhos diferentes e podem lidar com poderes diferentes. Esses elementos são necessários para liberar diretamente o gás de cozinha. Os queimadores são feitos de diversos materiais, entre os quais a cerâmica, além do alumínio.
- A superfície de trabalho do dispositivo, localizados na mesma zona dos queimadores, revestidos com um material especial - esmalte, que apresenta maior resistência ao calor. Às vezes é feito de aço inoxidável, o que, por sua vez, aumenta o custo do fogão.
- Para proteção adicional dos queimadores, os fogões são equipados com grelha especial de ferro fundido, que desce de cima para a superfície de trabalho. Às vezes, a grade pode ser feita de aço esmaltado.
- A maioria dos modelos são projetados de forma que contenham forno... Ele está localizado na parte inferior da placa e ocupa a maior parte do dispositivo. Destina-se ao tratamento térmico de produtos para cozimento.
- O elemento necessário é equipamento de gás, que consiste em válvulas de corte e dutos de distribuição.
- Um elemento importante de muitos dispositivos modernos é sistema de ignição automática, o que permite que você não use fósforos ou queimadores. Via de regra, é um botão localizado na parte frontal da placa.
- Sistema de controle e gestão de suprimento de gás se parece com temporizadores, processadores, termômetros e outros dispositivos integrados.
- Se o fogão a gás for combinado com um elétrico, funções adicionais podem estar presentes no projeto, por exemplo, ignição elétrica ou grelha.
Com base no fato de que o projeto da unidade de gás é bastante complexo, é necessário ler atentamente a descrição de todas as peças antes da montagem e operação.
Normalmente são detalhados nas instruções junto com as regras de funcionamento e dados sobre a eficiência do dispositivo.
Princípio da Operação
O fogão a gás funciona segundo um princípio especial, que se baseia na utilização do gás natural para o fornecimento de calor. Em mais detalhes, o mecanismo de operação é o seguinte.
- Por meio de um tubo especial conectado à fonte de abastecimento de gás, ele entra no fogão. Se a substância for fornecida por meio de um cilindro de pressão especial, o propano será usado como combustível.
- Por meio de reguladores especiais de alimentação do gás, ele é liberado por orifícios especiais nos queimadores.
- Em seguida, a ignição automática ou manual da mistura de gás-ar formada é realizada.
- Depois disso, o processo de cozimento pode ser realizado.
Se considerarmos o princípio de funcionamento do forno de fogão a gás, ele representará o seguinte conjunto de processos:
- primeiro você precisa girar o regulador de suprimento de gás;
- após a abertura do forno, o fogo é aceso com a ajuda do botão de ignição automática e um fósforo;
- só depois de o prato ser colocado no forno é que se ajusta a potência desejada.
Dependendo das características do design, algumas das nuances ao ligar o forno podem ser ligeiramente diferentes. Isso é especialmente verdadeiro para modelos de fogões semielétricos.
Arranjo das peças componentes
Os vários elementos da laje também apresentam uma estrutura complexa. Todas as estruturas que compõem o dispositivo não podem funcionar de forma autônoma e incluir um certo número de peças que são interdependentes umas das outras.
Queimadores
Os fogões podem ter diferentes tipos de queimadores.
- Variedades cinéticas operam com base em um fluxo de gás, que é alimentado diretamente no queimador, sem pré-mistura com o ar.
- Esse sistema, que envolve a entrada de ar antes do fornecimento de gás, é chamado difusão... A faísca é fornecida à mistura assim formada. Este método é realizado em fornos.
- Tipo de queimador combinado mais comum para fogões a gás modernos. O ar entra pela área da cozinha, bem como pelo próprio dispositivo.
O corpo do queimador, bem como seu bico podem ser vistos sob o corpo do queimador localizado diretamente acima. A partir do bico, o elemento de gás entra na área do difusor e é posteriormente alimentado para a ignição.
Sistema de controle
Um elemento especial da unidade de gás é o sistema de controle, que interrompe a tempo o fornecimento de gás e também garante sua combustão uniforme. Sua estrutura consiste em dois fios soldados entre si, constituídos por metais diferentes. Eles são chamados de termopar. A ação deles pode ser claramente vista se o fogo no queimador se apagar por algum motivo. O termopar evita a liberação de mais gás. Quando o queimador está funcionando, o termopar é aquecido, então o amortecedor é liberado pela válvula solenóide, então é mantido na posição aberta até o final do uso do queimador.
Eletrônicos
Muitos fogões a gás são equipados com elementos como um sistema eletrônico. A introdução da eletrônica no projeto permite um processo de cozimento mais preciso, especialmente ao usar um forno. Os dados de temperatura e tempo de cozimento podem ser exibidos. Além disso, o forno da maioria dos modelos é iluminado por uma luz elétrica. Outros dispositivos eletrônicos são sensores e temporizadores, o que simplifica muito o preparo dos alimentos.
O maior número de funções adicionais associadas ao uso de elementos eletrônicos estão disponíveis para unidades gás-elétricas.
Forno
Se os fornos de estilo antigo fossem dispostos de modo que os queimadores ficassem nas laterais e fossem bastante inconvenientes para a ignição, então os modelos modernos de queimadores de fornos estão localizados na parte inferior do forno ou são apresentados na forma de um grande círculo equipado com um sistema de controle de suprimento de gás. Existe também um modelo com aquecimento múltiplo, no qual existem 4 elementos de aquecimento, bem como um sistema de circulação de ar.
Como dispositivo adicional, os fornos estão equipados com um sistema de grelha que permite criar uma maior variedade de pratos. A porta do armário é feita de vidro durável e resistente ao calor. Freqüentemente, ele é instalado em várias camadas, por exemplo, 3. A maioria dos modelos modernos também é equipada com um sistema de ignição elétrica.
Regras operacionais
Para minimizar os fatores de risco ao usar um fogão a gás em apartamentos altos e em casas particulares, certas regras de operação devem ser observadas.
- Mantenha crianças pequenas e idosos longe do equipamento. Inadvertidamente, eles podem abrir o suprimento de gás, que está repleto de tragédias.
- Certifique-se de ler as instruções fornecidas com esse equipamento antes de usá-lo para os fins a que se destina.
- Não coloque materiais inflamáveis, como tecidos ou jornais, perto de chamas.
- Se a chama do queimador estiver apagada, acenda-a somente após desligar o queimador apagado.
- Mantenha o fogão limpo e não bloqueie as zonas de cozedura. Para isso, lave o aparelho regularmente (pelo menos uma vez por semana) com produtos especiais que não riscam suas superfícies.
- Em caso de fuga de gás, desligue imediatamente os queimadores, feche a válvula de alimentação do gás e ventile a divisão o mais rapidamente possível.
Ao mesmo tempo, é proibido o uso de vários dispositivos eletrônicos e abrir fogo, pois isso pode provocar uma explosão.
Você pode saber mais sobre como funciona o controle de gás do fogão.
Olá. Você pode me dizer por que o queimador está fumegando? Todos os pratos estão cobertos de fuligem.
Se as chamas do queimador tiverem um tom avermelhado, os pratos queimarão inevitavelmente. O gás deve ser azul claro. Existem bloqueios no bico e no queimador, é necessário limpá-los. O gás não deve ser acompanhado por zumbidos e sons estranhos. Outras causas de fuligem estão relacionadas à qualidade do combustível fornecido, orifícios dos bicos, etc.
Boa tarde. Diga-me se a ignição do piezo deve clicar ao segurar o regulador de gás (10 s) para aquecer o termopar. Por 10 segundos após a ignição do gás, a ignição piezo estala em vão 10-12 vezes. Este é o funcionamento correto ou um mau funcionamento do fogão? Obrigado pela resposta.
O comentário foi enviado com sucesso.