Termopar de fogão a gás

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo
  3. Princípio da Operação
  4. Como mudo um termopar?
  5. Como posso verificar?

Muitos fogões a gás são equipados com sistema de ignição elétrica. Para controlar a chama de um fogão a gás, existe um dispositivo especial - um termopar.

O que é isso?

Graças ao termopar, o fornecimento de gás é interrompido se repentinamente a chama do queimador de gás se apagar. O termopar não é instalado apenas em fogões a gás, mas também em outros dispositivos a gás, como caldeiras. Este dispositivo é utilizado não só para uso doméstico, mas também na indústria de energia, na área da produção de gás e petróleo, sendo também muito utilizado por farmacêuticos e biotecnologistas.

O princípio de operação deste dispositivo é que ele pode medir a temperatura do dispositivo no qual está instalado. O princípio de funcionamento é um sensor que detecta se o queimador apagou ou ainda funciona.

Para que funcione corretamente, é necessário realizar o cuidado correto e oportuno do dispositivo.

Dispositivo

Um termopar universal possui vários componentes.

  1. A base do dispositivo consiste em tipos de metal completamente diferentes, eles são conectados por soldagem. Os metais podem ser de dois tipos, esses pares são frequentemente usados ​​como ligas de chromel e constantan, ferro e constantan, alumínio e chromel, nichrosil e nisil, bem como cobre e constantan. É importante notar que os metais mais simples e baratos são usados ​​para o fogão a gás - estes são o alumínio e o cromo.
  2. O aparelho possui tela com símbolos digitais, em caso de mudança de temperatura, ele recebe indicadores em forma de números.
  3. O dispositivo tem o poder de abrir a válvula solenóide quando necessário.
  4. A corrente elétrica que sai do dispositivo impede o fechamento da válvula solenóide. Isso fornece uma oportunidade de interromper o fornecimento de gás ao equipamento se a chama tiver apagado.

Além disso, existem dois tipos de sensor termopar.

  1. O sensor pode ser aterrado. Este é o tipo de dispositivo mais comum. É produzido soldando duas pontas metálicas, formando assim uma unidade comum, na ponta possui uma haste especial. Este tipo de dispositivo responde muito rapidamente. O fato é que o dispositivo de manga está em contato direto com a casca externa. Apesar da maioria das vantagens, um dispositivo desse tipo tem uma desvantagem - é o aumento da sensibilidade do dispositivo. Se ocorrer interferência elétrica, o dispositivo responde imediatamente a ela.
  2. O termopar também pode estar sem aterramento. Neste caso, as duas extremidades de metal também são soldadas, mas não são unidas. Um exemplo de tal dispositivo é um multímetro com um termopar. A vantagem deste tipo de dispositivo é que não é tão sensível quanto o primeiro tipo, pois é dotado de uma capa especial - isolante mineral que separa os dois elementos do dispositivo.

Princípio da Operação

Muitos fogões a gás de fabricação estrangeira têm um componente termopar, como um sensor de controle de gás. Este dispositivo é frequentemente impertinente e desliga o fornecimento de gás quando é totalmente inadequado. Por exemplo, se entrar um pouco de água no fogão a gás ou se houver tiragem na cozinha, o sensor funcionará e cortará o fornecimento de gás. Um termopar em um fogão a gás é instalado próximo aos queimadores de gás e no forno.

Primeiro, você precisa determinar qual é a razão para o mau desempenho do sensor. Pode não funcionar de todo, ou funcionar de forma intermitente, desligue o fornecimento de gás sem motivo.

Freqüentemente, contatos soltos podem ser a causa.

Às vezes, o termopar só precisa ser consertado ou a sujeira removida.Para limpar o termopar, pegue um pedaço de lixa e passe algumas vezes sob a estrutura do divisor de chamas.

Existem duas maneiras simples de verificar se o sensor precisa de limpeza.

  1. Pressione o botão e acione a ignição elétrica. Se o queimador estiver ligado, mas assim que você soltar o botão ele apaga, os contatos não funcionam. Eles precisam ser limpos ou corrigidos.
  2. Depois de acender o queimador e soltar a mão, depois de alguns segundos a chama apagou - é preciso verificar os contatos.

Como mudo um termopar?

Apenas um especialista deve substituir o dispositivo, pois é muito perigoso. Se o suporte estiver vazando, qualquer quebra do dispositivo irá acender, o que fará com que o fogão a gás exploda. Para evitar um incêndio em sua casa, não substitua o termopar você mesmo, mas peça a um especialista para fazê-lo.

Para substituir o dispositivo, você precisará comprar um novo termopar de um revendedor especializado. Ao escolher este dispositivo, escolha apenas um dispositivo de alta qualidade que irá atendê-lo por muitos anos. Antes de comprar um novo eletrodoméstico, consulte um especialista que lhe indicará exatamente o sensor certo para o seu fogão ou coluna a gás.

Substituir um sensor termopar em uma caldeira a gás é um pouco mais complicado. Em uma caldeira a gás, um termopar feito de cromo e alumínio ou cromel e copel é usado com mais frequência, mas com menos frequência é usada uma constante de ferro. Todos esses metais são projetados para condições de alta temperatura, tais sensores são frequentemente usados ​​na indústria de fundição.

O sistema de controle da caldeira a gás inclui uma válvula solenóide e um termopar.

Para substituir o dispositivo, você precisa seguir uma série de etapas sequenciais.

  1. Usando uma chave inglesa, desparafuse as porcas que prendem o termopar à válvula solenóide; em seguida, você precisa obter uma das extremidades do termopar.
  2. Inspecione os conectores. Se apresentarem vários tipos de contaminação ou oxidação, devem ser limpos. Para fazer isso, você precisa de uma lixa de grão fino.
  3. Verifique o sensor do termopar com um multímetro. Para fazer isso, conecte uma das extremidades de metal do dispositivo a um multímetro e aqueça a outra com um isqueiro ou queimador. A leitura do multímetro deve estar dentro de 50 mV.
  4. Depois disso, se o indicador corresponder aos dados, você precisa coletá-lo na mesma sequência. Caso contrário, provavelmente terá de ser substituído.

Se o termopar estiver em ordem, a causa da falha pode estar no mau funcionamento da válvula solenóide. Limpe os contatos que conectam os dois dispositivos, após o que você precisa verificar o funcionamento do sensor.

Substituir um termopar em um forno de fogão a gás é feito de forma diferente. Primeiramente é necessário retirar a tampa do fogão a gás, ela fica do lado oposto daquele onde fica o puxador da torneira do forno.

Remova a tampa, mas primeiro limpe-a com uma lixa. Se o terminal for removido, a tampa gira livremente. Quando você vir a válvula central, verifique-a. Se estiver com defeito, deve ser substituído. Remova o terminal puxando-o para baixo com os dedos. Retire a tampa e feche a válvula do riser de gás, agora você pode conectar o queimador e verificar o funcionamento do aparelho.

Depois disso, usando uma chave inglesa, desparafuse a porca e faça o diagnóstico. Verifique a válvula e o termopar separadamente.

Se necessário, substitua as peças acessórias e remonte na ordem inversa.

Como posso verificar?

A segurança da sua casa é um sensor termopar que pode ser reparado. O termopar deve ser verificado e ajustado várias vezes ao ano. Para fazer isso, convide um assistente que fará uma análise segura e precisa do dispositivo.

Ao verificar as leituras do termopar, considere a qualidade da medição do próprio dispositivo, verificando sistematicamente seu funcionamento.

As razões para a operação incorreta do termopar:

  • soldagem incorreta de duas hastes de metal;
  • presença de ruído elétrico;
  • você sente o cheiro de gás, há um vazamento;
  • termoeletricidade é heterogênea.

Para resolver esses problemas, durante a instalação do dispositivo, você deve:

  • escolha um termopar com fio grosso e grande;
  • evitar queda de temperatura;
  • evitar a tensão e as vibrações do fio de metal;
  • use um sensor que tenha uma propagação da temperatura operacional.

Você precisa verificar a integridade do termopar seguindo as instruções passo a passo.

  1. O termopar possui duas extremidades. Na verificação, um deles deve ser aquecido com uma chama do ignitor, e o segundo deve ser fixado com uma porca na rosca da válvula (eletromagnética).
  2. O próximo passo é separá-lo da caldeira. Então você precisa fornecer uma chama estável. Um queimador de gás também é usado para esse propósito. Mas os especialistas aconselham o uso da chama de uma vela.
  3. A ponta do aparelho fica imersa na chama e deve ficar aproximadamente 1 cm acima da chama. Aqui é preciso lembrar que o fogo aquece o aparelho até quase a metade, por isso é melhor segurá-lo pela ponta.
  4. Em seguida, um testador é usado para determinar os milivolts. Ele é conectado ao contato de saída e ao corpo do próprio termopar.
  5. Se o termopar estiver funcionando corretamente, 30 segundos após o aquecimento, o resultado será de 17 a 25 mV. Mas se este indicador não exceder o limite mínimo, isso significa que ele está com defeito.

Você pode descobrir como substituir um termopar em um fogão a gás abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário