Temperatura de combustão do gás em um fogão a gás
O gás é a fonte de energia mais comum usada para cozinhar, aquecer água e aquecer salas. A quantidade de calor liberada durante sua combustão é considerada um importante parâmetro técnico desse combustível, e também determina a conveniência de utilização de um ou outro equipamento de gás e o consumo de combustível para diversos fins.
Temperatura da chama em modos diferentes
A mistura de gás começa a inflamar a 640-700 graus, dependendo da qualidade e composição do gás, e o processo de combustão começa a apenas 800-900 graus. Esta temperatura é suficiente para cozinhar e aquecer água em um aquecedor a gás. Caldeiras a gás projetadas para aquecimento de residências operam na mesma faixa de temperatura.
No entanto, a temperatura da chama em diferentes partes dela não é a mesma. A falta de homogeneidade da chama pode ser vista claramente quando é examinada em detalhes.
Então, sua parte interna é azul, enquanto a do meio é laranja e a parte externa é amarela. Cada um dos locais é caracterizado por sua própria temperatura, que é de 800, 1000 e 1200 graus, respectivamente.
A temperatura máxima é observada na parte superior da chama, onde chega a 1400 graus. A temperatura máxima de combustão do gás é 2.043 graus. No entanto, esses números podem ser obtidos apenas em equipamentos industriais potentes. No fogão, a chama é limitada a um máximo de 1500 graus.
Além da qualidade da mistura de gases, o regime de temperatura do queimador depende da intensidade do fogo, que é regulada por botões rotativos localizados no fogão a gás ou por reguladores na caldeira. Girar a válvula em um pequeno ângulo aumenta ou diminui o suprimento de combustível para o queimador, aumentando ou diminuindo assim a transferência de calor da chama.
Além disso, usando os reguladores, você pode aumentar ou diminuir a distância entre o fundo da panela e a chama, o que é extremamente importante. O significado deste procedimento reside no facto de que quando o fogo entra em contacto com a superfície fria da loiça, ocorre uma combustão incompleta do gás, acompanhada pela libertação de grande quantidade de impurezas nocivas.
Portanto, ao colocar uma chaleira com água fria no fogão, o queimador deve ser regulado de forma que a chama quase não alcance o fundo, mas em nenhum caso segure a chaleira pelas laterais.
Dependência da temperatura do tipo de combustível
Para as necessidades domésticas, são utilizados dois tipos de gás: natural e liquefeito. Ambos são substâncias explosivas transparentes incolores e inodoras. Portanto, para aumentar a segurança e a possibilidade de detecção instantânea de um vazamento, adiciona-se ao gás etil mercaptano - uma substância cujo cheiro azedo é sentido por uma pessoa ao abrir a torneira do gás. De acordo com sua composição química, o gás natural é composto por 98% de metano e 2% de impurezas, que são representadas por enxofre, nitrogênio e dióxido de carbono.
Em residências particulares, em dachas e em áreas não equipadas com gasoduto principal, é utilizado gás de botijão liquefeito. Para isso, são utilizados dois tipos de mistura: propano-butano na proporção 65/35 e butano-propano, preparado na proporção 85/15. A temperatura da chama do gás engarrafado é ligeiramente inferior à do gás natural e nunca ultrapassa os 1000 graus.
Devido à diferença de temperatura, cada gás possui seu próprio equipamento de gás. No entanto, muitos fabricantes de fogões a gás natural fornecem-lhes jatos e redutores necessários para converter o fogão a gás de botija. Se o fogão estiver conectado a um cilindro sem esses dispositivos importantes, o queimador começará a emitir uma grande quantidade de fuligem e se extinguirá constantemente.
Neste caso terá de contactar imediatamente o serviço de gás e em nenhum caso mudar você mesmo o recuperador para outro tipo de gás.
Você aprenderá mais sobre o cilindro de gás liquefeito assistindo ao vídeo a seguir.
Determinação da temperatura da chama
Se o fogão da cozinha possui termómetro ou sensor remoto com indicador que indica os valores da temperatura no ecrã, a determinação da temperatura não causa dificuldades.
Além disso, muitas unidades modernas estão equipadas com um termostato que mantém um determinado regime de temperatura no forno, bem como um termostato que permite ligar o queimador no valor desejado.
No entanto, a maioria dos fogões domésticos antigos são equipados apenas com um termômetro de forno, e a temperatura de fogo dos queimadores não é determinada. Isso pode ser extremamente inconveniente na preparação de pratos complexos que requerem uma aderência precisa ao regime de temperatura.
Para descobrir a temperatura exata da combustão do gás, você pode usar métodos tradicionais. Portanto, se você ligar a torneira do forno na potência máxima, a temperatura aumentará para 280 graus. Com uma chama média, esse valor ficará em torno de 260 graus, e com a combustão mais baixa - 160. Além da intensidade do fogo, a temperatura do ar no forno é influenciada pelos orifícios de ventilação localizados em sua parede posterior, que fornecem fluxo de oxigênio, sem o qual a combustão é impossível. Além disso, o conhecimento do ponto de ebulição de certas substâncias líquidas ajudará a determinar a transferência de calor do queimador. Portanto, se apenas 100 graus são suficientes para ferver a água, então 150 graus são necessários para o óleo de soja ou milho, 200 graus para o óleo de girassol e 250 graus para o azeite.
A temperatura em um forno a gás também pode ser determinada usando métodos tradicionais. Para isso, 10 minutos após ligar o fogão, coloque uma pequena folha de papel ao lado dos pratos em que o prato é assado e observe suas bordas. A uma temperatura de 270-300 graus, a folha começará a carbonizar após 5 segundos, em 250-270 - após 15 segundos, em 230-250 - após meio minuto, e em temperaturas de 200 a 230 graus - após um minuto . Com um valor máximo de 180 graus, a carbonização começará após 5 minutos, e com um modo de 160 a 180 - após 10 minutos. Se o forno não aqueceu acima de 150 graus, o papel não carboniza.
Modos térmicos para pratos diferentes
Se ainda houver um termômetro no fogão, ao cozinhar vários pratos no fogo aberto de um queimador a gás, você precisa conhecer os seguintes padrões:
- um ensopado de vegetais ou bife terá uma temperatura bastante de 190 a 230 graus;
- as batatas serão bem fritas sem tampa a uma temperatura de 130 a 190 graus;
- recomenda-se estufar a carne com vegetais a uma temperatura máxima de 130 graus - com este modo, a carne ficará suculenta e macia;
- a temperatura para assar tortas em um forno a gás corresponde a 200-220 graus.
Assim, conhecendo a temperatura de combustão do queimador a gás, pode calcular facilmente o tempo de cozedura de qualquer prato e evitar uma violação da tecnologia de cozedura.
O comentário foi enviado com sucesso.