Vida útil de um fogão a gás: indicadores, características de funcionamento e tempos de substituição
Uma das coisas mais confortáveis e aconchegantes é o fogão. O que mais vai ajudar no preparo de uma sopa perfumada, mingau rico, pizza ou deliciosos pastéis e chá, senão ela. Com a sua ajuda, poderá preparar uma deliciosa e impressionante mesa com diversos pratos, que toda a família se reunirá para comer. Os fogões entraram em nossas vidas há muitos anos e são ajudantes insubstituíveis em todas as casas, sem exceção.
Quem define a data de validade?
Hoje existem fogões totalmente elétricos, fogões elétricos a gás e fogões a gás. E também os fogões são sólidos e separados - um fogão e um forno. Na maioria das vezes são instalados fogões a gás, já que estes últimos apresentam uma série de vantagens: esquenta muito rápido, se comparado a um fogão elétrico, pode-se usar qualquer utensílio para cozinhar, o gás é mais barato que a eletricidade. Tanto no apartamento como noutro cômodo, só podem ser utilizados aparelhos a gás se estiverem em bom estado de funcionamento e se não tiverem vencido.
A vida útil de um fogão a gás é definida pelo fabricante, dependendo de seus componentes. O fabricante, por outro lado, confia nas normas das leis e estatutos - são GOSTs e decretos do governo. Em momentos diferentes, os regulamentos e os termos de operação mudaram. Nos tempos da URSS, durante muito tempo, a vida útil do equipamento doméstico a gás, ao qual pertence o fogão a gás, era determinada pelo GOST correspondente e era inicialmente de 4 anos, visto que o fogão e peças para ele ainda não eram de boa qualidade e eram perigosos de usar por mais do que este período. Sim, antes os requisitos para produtos manufaturados eram mais rígidos.
No entanto, o GOST R50696-94 já mudou a vida útil em 14 anos, o que tornou a vida muito mais fácil para os fabricantes. E os materiais com os quais foram feitos melhoraram. Hoje, na Rússia, há um novo GOST R50696-2006 e o Decreto do Governo nº 720, que determinam que a vida útil máxima de tais eletrodomésticos é de 20 anos.
Indicadores normativos e reais
Com os indicadores normativos de 20 anos, é compreensível. O fabricante pode definir a vida útil de forma independente dentro dos limites acima. A vida útil média é indicada como 10-14 anos. Este período depende da intensidade de uso do equipamento de gás, sua manutenção, materiais do fogão, qualidade do gás fornecido e da qualidade dos detergentes, e muito mais.
Na verdade, com funcionamento correto e cuidadoso e uso várias horas por dia para uma família, o fogão pode servir até 40 anos.
O que prolonga e o que reduz a vida útil?
A vida útil do fogão não dependerá apenas dos materiais utilizados, mas também de uma série dos seguintes fatores:
- o fogão não deve ficar em um ambiente com alta umidade; em salas úmidas, o metal e outras peças se deterioram mais rapidamente;
- em caso de mau funcionamento, chame imediatamente o comandante e não utilize o aparelho elétrico até que ele quebre;
- após o fim da vida útil, chamar anualmente um contramestre para diagnosticar o funcionamento da estufa e substituir as peças necessárias;
- lave regularmente o fogão após o cozimento, pois os bocais podem entupir com o tempo e sua vida útil será sensivelmente reduzida;
- não deite detergente nos queimadores, pois pode ocorrer uma reacção química, a ignição e outros elementos podem oxidar-se e funcionar de forma incorrecta ou deixar de funcionar por completo;
- se o gás for de má qualidade, é necessário limpar periodicamente os bicos, pois isso prejudicará sua vida útil, e a louça não ficará tão coberta de fuligem;
- o funcionamento de acordo com as dicas de utilização do recuperador prolongará a vida útil;
- é necessário assegurar que as portas do forno fechem hermeticamente, pois isso é muito importante durante o funcionamento do forno e afeta a sua vida útil;
- não desligue o recuperador da tomada se o sistema de protecção termoeléctrica se activar, bloqueando a alimentação do gás na ausência de fogo - perigo de vida; você deve chamar o mestre para reparos;
- cada queimador é projetado para uma média de 11.000 transições, após as quais deve ser substituído sem falhas; se pelo menos um dos botões do queimador não funcionar, é proibido o uso do fogão;
- monitorar a integridade da mangueira de suprimento de gás do fogão; no modo normal, sua vida útil é de 20 anos, mas se surgirem arranhões ou outros danos à sua integridade, ele deve ser substituído.
Quando você precisa trocar o fogão?
Nos tempos soviéticos, trabalhadores dos serviços de gás vinham e monitoravam o desempenho dos aparelhos a gás dos residentes de acordo com o plano por eles traçado. Esses serviços foram incluídos nas contas de serviços públicos.
Os operários do serviço de gás verificaram o recuperador quanto ao funcionamento dos seus elementos, fugas de gás e, se necessário, substituíram as peças necessárias. Até à data, tal dever é confiado ao proprietário, que pela primeira vez chama os trabalhadores dos serviços de gás para ligar os aparelhos a gás e depois anualmente deve chamar o contramestre para verificar o funcionamento do fogão e sobre a questão das fugas de gás. E também o proprietário é obrigado a fazer os reparos necessários do equipamento de gás por conta própria.
Fico feliz que com o uso adequado, como regra, não haja nada para quebrar durante a vida útil do prato.
Cada aparelho a gás é cadastrado no serviço de gás e, ao serem examinados, os trabalhadores dão ao proprietário a ordem de consertar ou trocar o fogão, além de dar um prazo para a eliminação desses problemas. Se o proprietário não atender à sua demanda, ele tem o direito de desligar o gás do apartamento até que as infrações sejam eliminadas. O mesmo se aplica aos casos em que os proprietários, por qualquer motivo, não permitem que os trabalhadores do serviço de gás verifiquem o desempenho do equipamento de gás anualmente. O fogão a gás deve ser substituído em vários casos.
- Buracos se formaram no forno. Existe desgaste e este fato representa um perigo para os seres humanos. Afinal, se furos de alta temperatura se formaram no metal, então pode ser o mesmo com mangueiras e canos de suprimento de gás.
- Se o mestre reparou recentemente a estufa e o problema se repete, é provável que o equipamento esteja gasto e não possa ser substituído.
- Se, mesmo depois de examinar o mestre e eliminar a possível causa, você ouvir o cheiro de gás. Tudo é simples aqui. O fogão está desatualizado, não mantém a pressão e é perigoso de usar.
- Se o queimador apagar periodicamente e você tiver que incendiá-lo novamente e o mestre não conseguir determinar a causa. Perigoso de usar.
- Pratos muito antigos estão sujeitos a substituição obrigatória, pois dificilmente suportam a pressão que hoje é fornecida aos consumidores. Isso costuma ser encontrado nas casas da década de 60 do século XX, onde moram aposentados, que não podem ou não querem trocar o fogão.
Importante! Talvez não tenhamos abordado todos os casos em que o fogão deve ser substituído. Você deve usar o bom senso e compreender que o gás é perigoso. Se tiver alguma dúvida, você precisa ligar para o patrão e depois tomar uma decisão, lembrando do valor da sua vida e da vida de seus parentes.
Para substituir o fogão, pode-se utilizar os serviços de uma empresa privada com certificação para trabalhar com equipamentos a gás ou os serviços do serviço estadual de gás. Uma empresa privada vai chegar mais rápido, colocar suas marcas e até lacres. Mas há uma nuance - será necessário chamar os funcionários do serviço estadual de gás - para lacrar com lacres estaduais, verificar vazamentos e cadastrar o fogão. Este serviço é pago. Se essas condições não forem atendidas, o proprietário enfrenta uma multa muito elevada e é até possível desligá-lo do gás. As mesmas sanções o aguardam em caso de troca não autorizada do aparelho a gás e rompimento do lacre.
Esses cuidados não são tomados por acaso, pois o gás é altamente explosivo e inflamável. Portanto, você precisa pensar sobre aqueles ao seu redor, que o proprietário pode colocar em perigo.
Em geral, em algumas cidades existe um programa de substituição gratuita de fogões a gás por novos em estoque separado para determinadas categorias de cidadãos. O programa visa garantir a segurança dos moradores. Portanto, não é fora do lugar ir ao serviço de gás local e saber mais sobre este programa. De repente, é sua casa, composição familiar ou condição de saúde que se qualifica para este programa. De acordo com o mesmo programa, equipamentos de gás estão sendo consertados para moradores com grandes descontos ou até mesmo gratuitamente.
O programa é totalmente russo, só é necessário descobrir quais casas e categorias de cidadãos se enquadram nele. O fogão a gás pode servir por muito tempo, após sua vida útil pode ser mantido com reparos preventivos. No entanto, ele deve ser jogado fora, pois desgastado representa um perigo real para os seres humanos.
Para informações sobre as características de funcionamento e os prazos de troca do fogão a gás, veja o próximo vídeo.
A vida útil expirou, mas o fogão a gás está em ótimo estado - surge a questão de substituir ou estender a vida útil, mas eles não querem estender o serviço a gás ...
E ainda não expirou, e o funcionário do serviço de gás por 4700 rublos. ofereceu-se para prorrogar o prazo.
Você precisa fazer um diagnóstico técnico do seu fogão junto a um órgão especializado da sua cidade (no cadastro da GZI. Veja quem faz).
O comentário foi enviado com sucesso.