Fogões a gás com forno a gás

Contente
  1. Variedades
  2. Dimensões (editar)
  3. Materiais (editar)
  4. Recomendações de seleção
  5. Classificação dos melhores fabricantes
  6. Regras operacionais
  7. Avaliações

Com toda a popularidade dos aparelhos elétricos, muitas cozinhas ainda têm fogões a gás. São usados ​​principalmente por quem ama e sabe cozinhar. Portanto, muitas vezes é necessário um forno. No entanto, escolher um fogão combinado não é tão fácil quanto parece.

Variedades

É oportuno iniciar uma conversa sobre isso com uma descrição dos tipos de tais equipamentos. Normalmente, o fogão com forno a gás é colocado diretamente no chão. É esta opção considerada uma solução “completa”. Ambos os componentes necessários são combinados na caixa. Mas o tipo de placa embutida está ganhando cada vez mais popularidade. A sua principal vantagem é a sua compactação e economia de espaço na cozinha. Existem outras classificações de lajes. Na maioria das vezes, eles são divididos em:

  • econômico;
  • confortável;
  • categoria de elite.

O primeiro grupo de utensílios de cozinha é barato e simples. Não há necessidade de esperar nenhuma função sofisticada deles. No entanto, essa técnica lida bem com suas tarefas principais. A categoria mais avançada revela-se mais conveniente, é elaborada de acordo com as últimas tendências de design. No entanto, o pagamento por fogões a gás na categoria média é visivelmente maior. Se você tiver os fundos necessários, justifica-se a compra de equipamentos de cozinha premium. Esses dispositivos se destacam:

  • excelente design;
  • uma abundância de funções auxiliares;
  • aplicando os últimos avanços na culinária.

Dimensões (editar)

Existem vários tamanhos típicos de fogões a gás. Na maioria das vezes, eles são guiados pelos tamanhos padrão de móveis, especialmente bancadas. Na maioria dos casos, os seguintes parâmetros funcionarão:

  • altura 0,85 m;
  • largura de 0,6 a 0,9 m;
  • profundidade 0,6 m.

O tamanho do equipamento está diretamente relacionado ao número de zonas de cozinhar. Os fogões mais populares são equipados com quatro queimadores, os modelos de dois queimadores são um pouco menos comuns. Os fogões mais potentes têm 5 ou 6 queimadores, mas já são produtos profissionais.

Para facilitar o ajuste do forno às dimensões exigidas, alguns fabricantes usam pernas extensíveis. Essas estruturas permitem elevar ou abaixar o equipamento em 0,05 m.

A largura mínima dos fogões a gás é de 0,3 m. Em algumas situações, é aconselhável utilizar modelos com largura de 1 ou 1,1 m. Não é razoável comprar versões muito pequenas. É difícil colocar pratos grandes lá e o forno geralmente é pequeno. Os pratos maiores são usados ​​pelos amantes da culinária ativa.

Materiais (editar)

O corpo principal do fogão e forno a gás é sempre feito de aço inoxidável. Mas o fogão pode ser feito de vários materiais. Uma das novidades são as vitrocerâmicas, que antes eram utilizadas apenas em fogões elétricos. As vantagens indiscutíveis desta substância são:

  • operação de longo prazo;
  • graça externa;
  • excelente resistência ao superaquecimento e esforços mecânicos.

No entanto, as substâncias que contêm açúcar podem manchar permanentemente a superfície da vitrocerâmica. Blocos de cozinha feitos de aço inoxidável são bastante difundidos. Eles podem ser brilhantes ou foscos. O aço é facilmente arranhado e é muito fácil deixar impressões digitais nele acidentalmente. No entanto, a dificuldade em manter a placa em ordem é justificada pela sua excelente resistência ao calor e ao esforço.

A opção mais económica para tapar a placa é o esmalte. O problema é que as placas de esmalte são extremamente difíceis de manter.A liga de alumínio tem características opostas. É forte e torna muito mais fácil manter a laje em ordem. No entanto, você terá que pagar muito por essa cobertura.

O forno também é coberto com:

  • metal esmaltado preto;
  • aço inoxidável;
  • cerâmica.

Recomendações de seleção

Para escolher os fogões a gás de alta qualidade adequados, não se pode limitar apenas a conhecer as suas dimensões e materiais utilizados. Uma opção muito importante é o controle de gás. Esta função permite eliminar quase completamente o risco de incêndios e explosões. Queda acidental de pressão, rajada de vento ou caldo fervido agora serão seguros.

Falando sobre a escolha de fogões confiáveis ​​de acordo com os parâmetros, é preciso lembrar também do acendimento automático dos queimadores. Se for fornecido, você quase pode abandonar o uso de fósforos. O risco de queimar os dedos ao trabalhar na cozinha também desaparece. Portanto, os benefícios da ignição elétrica são inegáveis. No entanto, deve-se ter em mente que, se houver uma queda de energia por um motivo ou outro, ela não funcionará. Portanto, ainda vale a pena guardar uma caixa de fósforos ou um isqueiro.

A ignição automática é implementada de maneiras diferentes; alguns modelos possuem botões especiais, enquanto outros possuem um elemento piezoelétrico embutido nas alças. Em seguida, eles se familiarizam com o forno embutido. Se uma churrasqueira elétrica estiver localizada na parte superior dela, você pode simular assar no carvão. É verdade que essa churrasqueira é mais difícil de usar, mas o design será mais barato do que uma churrasqueira a gás. Outras opções úteis de forno são:

  • modo de descongelação acelerada de produtos;
  • modo convectivo (fornecido por um ventilador);
  • cronômetro (tornando o fogão mais cômodo e seguro);
  • cuspir (sem ele, é mais difícil assar comida por todos os lados);
  • iluminação interna.

Os especialistas aconselham dar preferência aos modelos com autolimpeza. Eles se livram de vestígios de gordura sem problemas, sem exigir um trabalho tedioso. As opções acima não são apenas importantes, são pontos quase obrigatórios para qualquer fogão moderno. Você precisa escolher apenas as funções que são realmente necessárias. Eles precisam ser analisados ​​cuidadosamente. Interruptores mecânicos rotativos são usados ​​em fogões de classe econômica.

A melhor opção são as alças embutidas. Eles só podem ser rolados na posição estendida. E quando o controle está imerso no painel, também torna a limpeza mais fácil. A opção mais cara envolve o uso de elementos de toque.

Eles são tão bem pensados ​​que é quase impossível cometer um erro. No entanto, os painéis de vitrocerâmica terão que ser esfregados para remover as impressões digitais. Se você não deseja se preocupar em limpá-los, você pode escolher um fogão com botões de controle. Mas eles são um pouco menos convenientes do que os sensores.

É importante prestar atenção ao dispositivo do forno. Quando a porta abrir (padrão de carrinho), você pode acessar todos os alimentos que estão sendo preparados ao mesmo tempo. No entanto, o sistema articulado gasta menos calor ao abrir. Os trilhos telescópicos podem ser de grande benefício. Onde estiverem, não há necessidade de tocar nas bandejas com as mãos para manipular o prato. Com isso, o risco de queimaduras diminui e o trabalho em si torna-se mais fácil.

Mas, para algumas pessoas, o forno principal a gás não é suficiente. O forno auxiliar pode ser colocado acima e abaixo do forno principal e até mesmo na lateral. É sempre um pouco menor e não tão funcional. Mas você pode cozinhar vários pratos ao mesmo tempo, sem problemas e truques. A única coisa a lembrar é que esta solução não é adequada para cozinhas pequenas.

Uma questão igualmente relevante é em quais produtos as empresas devem ser confiáveis. Às vezes, modelos com exatamente a mesma funcionalidade podem custar dinheiro diferente (e vice-versa). Na categoria cara, os produtos da Bosch, Kaiser, Gorenje provaram ser os melhores. Se você tiver menos fundos grátis, concentre-se nos fogões Whirpool, Zanussi, Electrolux, Hansa. E no segmento de orçamento, Gefest, Greta, Beko são as melhores opções.

Classificação dos melhores fabricantes

Mas na revisão é necessário mencionar não só empresas, mas também modelos populares de vários fabricantes. Os produtos Kaiser definitivamente se enquadram na classe premium. Agora, esta empresa mantém uma alta tradição de qualidade. 100% dos aparelhos desta marca são equipados com ignição elétrica e sistema de rastreamento de incêndio. A empresa também tentou fornecer isolamento térmico confiável para fornos (suas paredes externas são aquecidas até um máximo de 50 graus).

Os produtos AEG raramente quebram e têm uma aparência muito atraente. Recomenda-se considerar o Kaiser HGG versão 62521 KB. Se você se concentra em designs de orçamento, os produtos da marca Darina estão se tornando uma boa escolha. A empresa russa fornece chapas relativamente baratas e, ao mesmo tempo, bastante confiáveis. Apesar da simplicidade e da exclusão de uma série de opções, o estudo cuidadoso de cada elemento permite alcançar alta qualidade.

Modelos bastante bons desta marca são GM 3M41 018 e GM 4M42 008. Um fogão da fábrica da Gefest na Bielo-Rússia também pode se tornar uma escolha atraente. Seus produtos são relativamente baratos, embora sejam equipados com um conjunto completo de configurações e funções básicas. O desempenho estilístico varia muito - há placas de designs clássicos e ultramodernos.

Recomenda-se dar uma olhada mais de perto em GC 612E4WH, CG 50M06.

Qualquer prato da Gorenje se destaca entre os produtos do exterior. Uma empresa eslovena pode oferecer:

  • design atraente;
  • excelente sistema de segurança;
  • grande variedade de opções.

Na maioria dos casos, as fábricas de Gorenje fabricam placas de esmalte. No entanto, o sortimento também inclui modelos com aço inoxidável. A linha do fabricante inclui modificações baratas e caras. Os especialistas aconselham dar uma olhada mais de perto nas versões GI52CLB1, GN51103AW0.

A empresa polonesa Hansa fornece fogões a gás na faixa de preço médio. A linha Hansa inclui produtos em uma variedade de cores e tamanhos. Além do controle de gás, o bloqueio automático dos painéis de controle é fornecido. Portanto, um maior nível de segurança é fornecido. Você pode dar uma olhada em FCGW52277.

Agora, vamos examinar mais de perto os melhores modelos de empresas individuais. E vale a pena começar com Gorenje G5111BEF. As dimensões do fogão são 0,5x0,85x0,594 M. O clássico fogão a lenha tornou-se o protótipo, pelo qual os designers foram orientados. Mas os engenheiros eslovenos não apenas reproduziram o espírito do antigo lar. Eles pensaram em um sistema de queimador de primeira classe. Ele acelera o trabalho na cozinha enquanto economiza gás. A mistura gás-ar não é formada nos bicos, mas também no caminho para eles.

Químicos de Gorenje também tentaram criar um material excepcionalmente forte e resistente, que pode suportar altas temperaturas. Ao ocultar o teto abobadado do forno com a parede frontal, foi possível aumentar o volume utilizável. Mesmo a preparação de carcaças de aves e peixes de até 6 a 7 kg não será difícil. São fornecidas bandejas para assar com uma largura de 0,46 m, colocadas sobre grelhas de ferro fundido confiáveis. Placa frontal de metal bege com controles; o forno está equipado com uma porta de vidro.

O conjunto de entrega inclui bocais através dos quais o gás liquefeito pode ser fornecido. O controle de gás é fornecido para todos os queimadores. A placa é relativamente leve - menos de 40 kg.

Como alternativa, você pode considerar o modelo Gorenje G5111WF. As dimensões deste dispositivo são iguais às da versão anterior. Estruturas abobadadas e esmalte de alta resistência foram usados ​​novamente. O fogão permite assar alimentos a uma temperatura de 300 graus. Portanto, podemos assumir que não é inferior ao equipamento de cozinha profissional. O elegante prato branco tem um forno com 1 camada térmica a separar os vidros resistentes ao calor.

Faz sentido considerar o fogão a gás Gefest 3500, que possui um fogão de fibra de vidro. Nas fábricas nacionais, são produzidas muito poucas placas de qualidade semelhante. O Gefest 3500 está equipado com um temporizador de som. A função de ignição elétrica foi implementada.O forno tem duas opções úteis - uma grelha e um conjunto de espetos. O forno tem capacidade para 42 litros. Botões mecânicos clássicos são usados ​​para mudanças. As dimensões da laje são 0,5x0,57x0,85 m. Portanto, você pode instalá-la mesmo em uma sala pequena. No entanto, a tonalidade variada não caberá em nenhum interior.

Gorenje GN 470 W-E é um excelente fogão a gás de classe econômica. Os desenvolvedores escolheram um design tradicional. A laje é coberta com esmalte branco. O tamanho é padrão (0,5x0,6x0,85 m). Graças ao ajuste dos pés, a altura necessária pode ser definida. O volume interno do forno a gás é de 56 litros. O aquecimento ocorre apenas por baixo. Mas o uso de vidros duplos e um refletor de calor confiável na fabricação da porta garante um aquecimento uniforme do produto. A tampa do gabinete pode ser lavada sem problemas, além de ser autolimpante.

A diferença na potência e no diâmetro dos queimadores permitirá tanto economizar gás quanto fornecer a potência de aquecimento necessária.

O Bosch HSF 44K30N9 se destaca em comparação com o modelo que acabamos de descrever em sua aparência. O fogão é coberto com uma tampa de vidro. Quando ele é levantado, respingos e fuligem não atingem a parede. Como no caso anterior, foram usados ​​4 tipos diferentes de queimadores. Engenheiros alemães cuidavam da ignição elétrica e do controle de vazamento de gás. Botões rotativos mecânicos são usados ​​para controle. O forno tem capacidade para 66 litros e está iluminado. Como digno de um produto de última geração, o forno é revestido com esmalte autolimpante. Há também uma grade que é confortável de usar.

Regras operacionais

Independentemente da reputação e do profissionalismo do fabricante, um fogão a gás sempre será um item perigoso. Para conectá-lo, você deve usar apenas uma área estritamente designada. Ele é escolhido com antecedência, levando em consideração as características da casa e todas as nuances. O ponto necessário é indicado nos planos e diagramas técnicos. Deve ser equipado com exaustor com a potência necessária.

Tanto a instalação e regularização, como a reparação do fogão a gás, só devem ser efectuadas por profissionais com licença oficial. Não é apenas que não seja seguro. Em caso de cheque, será aplicada uma multa grave ao fogão não autorizado. Mesmo com o controle de gás, você não deve confiar nele, especialmente se tiver uma longa ausência.

É altamente recomendável verificar todas as noites se o fornecimento de gás está desligado. Sempre que possível, produtos à prova de crianças e animais de estimação devem ser preferidos. É aconselhável ventilar a divisão após terminar a cozedura. Isso é especialmente verdadeiro depois de muitas horas de trabalho na cozinha. Só é necessário verificar se há vazamentos de gás com uma solução de sabão neutro; se houver vazamento evidente de gás ou o próprio fogão estiver quebrado, é necessário avisar imediatamente o serviço de emergência.

Recomenda-se ventilar o ambiente antes de iniciar o trabalho. O queimador normalmente deve queimar com uma chama azul uniforme. Inadmissível:

  • a falha da chama interna;
  • queimar apenas parte dos buracos;
  • separação de chama;
  • seu balanço e sacudida;
  • amarelo, vermelho e outras cores incomuns.

Os especialistas aconselham a utilização apenas de utensílios com fundo do mesmo tamanho dos queimadores para cozinhar no fogão a gás. Se você colocar uma panela ou frigideira muito larga, pode provocar uma combustão parcial do combustível. O resultado é o monóxido de carbono. Mas a liberação de fogo além do fundo dos pratos é indesejável. Isso ameaça o consumo de fuligem e gás sem sentido.

Avaliações

Os modelos Kaiser HGG de 62521 KB fornecem classificações positivas. Não é apenas conveniente, mas também externamente belo fogão. Os consumidores notam a qualidade de primeira classe do esmalte e a consideração de todas as soluções de design. A grande profundidade da placa torna o modelo muito mais prático do que o normal. A comodidade no trabalho é alcançada devido à ignição elétrica; não há necessidade de comprar bandejas diferentes adicionalmente.

Mas vale ressaltar seus pontos fracos.Por exemplo, uma porta de gaveta de vidro e um avental são muito difíceis de limpar. Você tem que limpá-los constantemente. Também é incomum que os botões de controle se movam no sentido anti-horário. Outro ponto fraco da placa alemã foi o preço superfaturado. No entanto, o controle de gás atende até mesmo aos requisitos mais rigorosos.

GM 3M41 018 é um excelente fogão a gás da empresa russa "Darina". É de uma qualidade inegavelmente elevada. O forno desempenha sua função com bastante eficiência. Se houver desvantagens, elas não merecem uma menção separada. Os consumidores notam apenas que o som durante o funcionamento pode ser bastante forte e que não é recomendado tocar na porta do forno. Grill e ignição elétrica funcionam bem. Mesmo aqueles que escolheram modelos estrangeiros por muitos anos não ficaram desapontados.

Os consumidores devem ser mais cuidadosos ao escolher o GC 612E4WH. Algumas pessoas mencionam que, com um calor forte e constante, o esmalte pode voar para fora do fogão. Isso estraga toda a visão de uma vez. No entanto, outros comentários observam que o forno coze de forma excelente. É verdade que não tem uma função de ignição elétrica, mas o conjunto de entrega inclui uma grade e bandejas.

Outra opção do Gefest é o CG 50M06. As vantagens deste recuperador podem ser consideradas o custo, além da ignição elétrica, e excelentes grades de ferro fundido. Os consumidores também estão satisfeitos com o fato de o forno estar equipado com um timer separado. As dimensões compactas da laje como um todo também são importantes. Queimadores de vários tamanhos permitem aquecer qualquer utensílio que se encontre na cozinha.

O GI52CLB1 de Gorenje tem uma demanda consistentemente alta. Você pode comprá-lo com segurança, pois não é muito difícil de limpar a superfície. A qualidade do forno também é elevada. Você vai ter que pagar um pouco pelo fogão. As funções principais são independentes da fonte de alimentação e a única desvantagem é a concisão excessiva das instruções.

Para obter informações sobre como usar corretamente um fogão a gás com forno, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário