Conserto de fogões a gás
Os esforços para simplificar o processo de cozimento começaram muito antes da criação dos fogões a gás. O primeiro modelo que pode ser chamado de progenitor foi criado em 1825 na Inglaterra. O aparecimento de fogões a gás nas casas está associado à gaseificação geral das cidades e povoações. Por esta razão, eles apareceram na Rússia apenas sob o domínio soviético. Fogões a gás são aparelhos complexos. As violações em seu uso estão associadas a uma ameaça à vida e à saúde. Interrupções no funcionamento das placas não são incomuns.
Se o consumidor tiver suspeita de dano grave, vale a pena entrar em contato com o mestre. No entanto, muitos problemas de funcionamento não representam ameaças graves, por isso o fogão pode ser reparado por si.
Grandes avarias e sua eliminação
Gás para de queimar
Os fogões modernos são equipados com um sistema de controle de gás, o que reduz a probabilidade de vazamentos de gás. O controle de gás inclui um sensor termodinâmico, um eletroímã e um termopar. O princípio geral de funcionamento é o seguinte: ao pressionar o manípulo externo da ignição automática, a válvula de abertura é fixada no eletroímã. A válvula na posição pressionada impede o fechamento da passagem do gás especial para os queimadores. Ao interagir com a faísca de uma vela de ignição, o gás começa a queimar.
Você precisa esperar um pouco até que o termopar aqueça e o sensor termodinâmico comece a funcionar no modo padrão. Se o termopar não estiver quente o suficiente e não houver combustão, o sensor fecha a válvula para evitar vazamento de gás.
O motivo do término do fluxo de gás para o queimador pode ser um mau funcionamento da ignição automática ou danos ao termopar. A primeira etapa é limpar o termopar. Para fazer isso, você precisa usar um pano áspero ou uma lixa zero. Se o problema persistir, você deve inspecionar o sistema de ignição automática, que está localizado no painel frontal. É necessário limpar minuciosamente de contaminação externa, retirar o regulador e inspecionar a mola e demais partes visíveis (dependendo do modelo). Uma mola quebrada ou qualquer outro dano pode ser a causa do mau funcionamento.
Além disso, a causa do mau funcionamento pode ser um curto-circuito ou contaminação da vela de ignição.
Para remediar a situação, é necessário desligar o fornecimento de gás. Em seguida, usando as ferramentas adequadas, você precisa levantar o painel superior do fogão - sob ele há um sistema de ignição elétrica geral, que inclui quatro elementos:
- fios de contato levavam aos pontos de fixação de reguladores de suprimento de gás externos;
- sistema de alimentação;
- velas de ignição (uma para cada queimador);
- fios de alta tensão.
Durante o processo de cozimento, água e outros líquidos podem ficar embaixo do painel superior e se acumular nele. Os líquidos são bons condutores de eletricidade e, portanto, mesmo uma pequena queda entre os fios de alta tensão e o painel da base pode causar curtos-circuitos. Para resolver isso, o painel da base deve ser cuidadosamente enxaguado e seco. Além disso, uma vela de ignição muito suja pode ser a causa do mau funcionamento. Para repará-lo, você precisará realizar as seguintes manipulações:
- desconecte o fio de contato;
- usando uma chave de fenda, remova a mola de retenção e a vela;
- limpe e seque a vela;
- instale-o no lugar.
Chama irregular
A causa do mau funcionamento é um suprimento de ar mal regulado.Como resultado, a chama pode fumegar, flutuar muito e até mesmo se apagar. Antes de iniciar os reparos, é preciso atentar para o fato de que com excesso de ar a chama fica com uma cor azul brilhante e, se falta, é laranja. Em primeiro lugar, você precisa desligar o suprimento de gás e remover o painel superior. Em seguida, é necessário determinar qual queimador precisa de conserto e inspecionar cuidadosamente todos os sistemas que o regulam.
Para corrigir o suprimento de ar, o parafuso de ajuste do ar deve ser afrouxado. Bloqueia a placa de regulação do ar. Depois de corrigir a placa, você precisa reduzir um pouco o suprimento de ar. Em seguida, monte todos os sistemas na ordem inversa, conecte o gás e verifique o funcionamento. Aumente a quantidade de ar, se necessário.
A ignição não ocorre imediatamente
Muitos estão familiarizados com este problema quando é impossível acender o fogão, embora a vela faça clique regularmente, cortando as faíscas. Pode haver vários motivos para esse fenômeno:
- Queimador "inundado" durante o cozimento;
- característica do modelo;
- violações no sistema de ignição elétrica.
Se por algum motivo o consumidor “inundou” o queimador e ele não acende, basta secar. Para fazer isso, você precisa tentar acendê-lo várias vezes. O gás fluirá, mas sairá imediatamente. Depois de 3-4 vezes, o queimador queimará e acenderá. Se este método não ajudar, é necessário desligar o gás e desmontar o queimador e o painel superior. Em seguida, você precisa enxaguar e secar, em seguida, recolhê-los de volta e conectar o gás.
Outra razão pode estar nas características estruturais da laje. Os fabricantes, para aumentar a segurança do funcionamento das placas, aumentam o tempo de aquecimento do termopar. O termopar pode levar 40 segundos para aquecer. Se não houver tempo para aquecer, o sensor eletrodinâmico desligará o fornecimento de gás.
Também existem possíveis violações no sistema de ignição, que inclui uma válvula de suprimento de gás, um sensor termodinâmico, uma vela de ignição e um termopar. O sensor termodinâmico funciona com base em dois fios. Fios quebrados ou soltos podem causar danos. O sensor regula o funcionamento da válvula no canal de fornecimento de gás. Observe que este equipamento não se destina a ser reparado por você. O reparo do termopar e da vela é descrito acima. Além disso, é importante notar que você não pode desligar o controle de gás de forma alguma.
Ruído e cheiro estranho
Ele começa a cheirar a gás quando o gás vaza e o sistema de fornecimento de gás é despressurizado. Use água com sabão para identificar danos. Para isso, é necessário aplicar uma solução de sabão em todas as juntas de tubos e mangueiras, bem como em todas as juntas externas e internas da laje. Bolhas de ar aparecerão na junta despressurizada. Você também precisa determinar o tipo de conexão na junta: esta é uma conexão roscada ou com uma gaxeta.
No caso de uma conexão roscada, é necessário limpar todas as partes do selante antigo e inspecionar sua integridade. Se houver danos, a peça deve ser substituída. Se não houver nenhum, você precisará aplicar um novo selante e enrolar com um novo enrolamento. Se uma conexão com uma gaxeta foi encontrada, você precisa desmontar todo o conjunto, instalar uma nova gaxeta e montá-la. Depois disso, você deve verificar novamente o funcionamento de toda a placa.
Se for feito todo o necessário e o cheiro não sumir, é recomendável entrar em contato com o mestre. Talvez o ponto seja a conexão errada do fogão. Já o ruído decorre do fornecimento desregulado de gás e ar. Em lajes de um projeto mais recente, as divisórias terão que ser trocadas, e em amostras mais antigas, os amortecedores de ar deverão ser substituídos.
Dificuldade em ligar
O motivo desta dificuldade pode ser um curto-circuito da fiação para o painel principal, que está localizado sob o painel superior da laje.Neste caso, o consumidor pode se assustar ao entrar em contato com o fogão, e a ignição automática começa a funcionar quando a manopla de controle do queimador é desligada (liberada) ou sequer liga. O reparo inicial consiste nas seguintes etapas:
- é necessário desligar o gás e retirar o painel superior;
- limpe todos os fios de alta tensão de contaminação.
Se a unidade estiver em bom estado de funcionamento, as ações realizadas serão suficientes para repará-la. Também é possível que o botão que regula a ignição automática esteja sujo. Neste caso, você precisa remover seu gabinete do painel frontal e limpar completamente a sujeira e a mola.
Alças apertadas
Para repará-los com as próprias mãos, é preciso entender que o mecanismo é composto por uma parte externa (a do painel frontal) e uma parte interna (fica na torneira do gás dos queimadores). Se o recuperador foi adquirido recentemente, é composto por dois elementos. Se a placa for bastante antiga, o mecanismo é monolítico. Você precisa começar a reparar, inspecionando o alojamento externo da alça e a mola sob ela. Normalmente, a causa do mau funcionamento é a sujeira, assim como a gordura congelada. As medidas necessárias são descritas acima.
Outro problema pode surgir com a torneira de gás interna. As alças são colocadas em sua haste. É feito de latão, que tende a oxidar. Além disso, quando o gás é usado, a placa se acumula, o que dificulta as curvas. Talvez a graxa tenha secado, então você precisa remover a velha e aplicar uma nova.
Como desmontar o fogão?
Embora existam muitos fabricantes de fogões a gás, a estrutura de todos os modelos é aproximadamente a mesma. Os fogões a gás modernos incluem várias partes separadas:
- elétrico - iluminação, instalação de grelha e ignição elétrica;
- gás - queimadores, queimadores e válvulas de corte.
Além do gás, os fogões são ligados à eletricidade. Isto é feito para que a vela funcione bem como os sistemas de serviço do forno e o grelhador incorporado As funções do forno são comandadas a partir do painel frontal. Os modelos mais modernos são equipados com painéis de toque, nos modelos mais antigos o controle é feito por meio de botões e botões adicionais.
No conjunto standard de um recuperador moderno do segmento de preço médio, é possível definir o tempo de cozedura, a temperatura, esclarecer quais os sistemas a ligar, alterar os modos de ventilação, definir um retardo para cozedura e aquecimento.
Dois tipos de aquecimento de gabinete podem ser distinguidos:
- com dois modos de aquecimento - superior (modo grelha) e inferior (executado pelo queimador principal);
- com dois modos, mas com a adição de circulação de ar forçada.
O forno permite assar, refogar, fritar e cozinhar a vapor. Durante o cozimento, não deve haver itens desnecessários dentro do forno, como panelas que não são usadas para cozinhar.
Não é difícil desmontar o fogão em casa. Para fazer isso, você precisará seguir várias etapas sequenciais.
- Em primeiro lugar, é necessário desligar o gás e desconectar a fiação elétrica.
- Em seguida, você precisa remover as alças e desapertar todos os parafusos que prendem as superfícies.
- O painel é coberto pelo painel traseiro. Você precisa removê-lo, desapertando cuidadosamente todos os parafusos.
- As mesmas manipulações devem ser feitas com o painel frontal. Deve-se observar que os parafusos do painel frontal podem ser ocultados por meio de tampas decorativas, que podem ser removidas com uma chave de fenda.
- Em seguida, você precisa liberar o fogão das grelhas, queimadores e painel superior.
- A porta do forno pode ser removida puxando-a das hastes. As dobradiças podem ser travadas. Vale a pena prestar atenção a isso e desbloqueá-los.
- A cobertura da retroiluminação do forno também pode ser removida desapertando os parafusos.
- Se as lâmpadas do próprio forno estiverem danificadas, é necessário desatarraxar os painéis (possuem ranhuras para ajustar a altura das assadeiras inseridas) e trocar as lâmpadas por outras do mesmo tipo e potência.
Como lubrificá-lo?
A necessidade de trocar o lubrificante é um dos motivos mais comuns para a análise das placas. Antes de continuar, é preciso atentar para o fato de que na maioria das vezes é necessário lubrificar as torneiras de gás nos pontos de contato com o corpo do puxador. Válvulas de gás e peças de bronze são lubrificadas com selantes especiais resistentes a altas temperaturas, por exemplo, "EXPERTOILOM". Se não houver tal lubrificante, então a vaselina técnica servirá.
Para vedar as conexões dos dutos através dos quais o gás flui, use MRTU 12N No. 97-64. Esta substância contém água e óleo de rícino. Nas juntas fixas, para reduzir a interação com outras peças, são utilizados lubrificantes de vedação com baixo coeficiente de interação com a substância nos tubos e no ambiente externo.
Ao lubrificar a porta do forno que range, deve-se ter em atenção que, ao ser aquecida, forma-se uma temperatura bastante elevada e também é possível o contacto com os alimentos. Portanto, a graxa deve ser de grau alimentício e resistente a altas temperaturas. Você pode usar o método folk e usar uma pista. No entanto, a Total possui uma linha completa de lubrificantes especiais para eletrodomésticos. Eles têm propriedades como resistência ao calor, tolerância alimentar, respeito ao meio ambiente e resistência à água.
Engenharia segura
Para prevenção, você pode usar as seguintes recomendações:
- desligue o gás, abra a janela e verifique se há vazamentos de gás nas juntas;
- verificar a confiabilidade do aterramento do recuperador;
- tenha uma gaze úmida à mão;
- nunca use objetos inflamáveis (cigarros, isqueiros, fósforos).
Muitos problemas podem ser evitados observando as medidas de segurança e durante o uso direto do recuperador. Você não pode fazer o seguinte:
- deixe fogões com queimadores acesos sem vigilância;
- dar acesso ao fogão a crianças irresponsáveis;
- apague a chama sem bloquear o suprimento de gás;
- coloque a panela diretamente sobre um queimador que não utilize a churrasqueira;
- bata em queimadores, gire torneiras;
- despeje líquidos sobre as portas do forno durante o funcionamento;
- deixe objetos inflamáveis perto do fogão;
- despeje água nos queimadores de trabalho;
- a operação só deve ser realizada com circulação de ar suficiente.
Se houver um forte cheiro de gás, então:
- não há necessidade de tentar encontrar o vazamento com fogo;
- com um forte vazamento de gás, ouve-se ruído;
- você precisa abrir janelas e portas;
- desligue o gás;
- não use aparelhos elétricos;
- se na hora do vazamento um dos aparelhos estava conectado na fonte de alimentação, então é preciso deixar tudo como está;
- é necessário sair da sala;
- ligue para o serviço de emergência.
É importante notar também que a interferência não autorizada no funcionamento do equipamento a gás por pessoas que não possuam qualificações e poderes suficientes é processada por lei, e a autodesmontagem do fogão pode provocar um acidente.
Para informações sobre como consertar um fogão a gás em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.