Colocação de um fogão a gás em relação às comunicações: gás e elétrica
Os aparelhos domésticos a gás são aparelhos técnicos modernos, de alta qualidade e sofisticados que, por um lado, nos auxiliam no dia a dia, por outro lado, são perigosos quando utilizados para os fins a que se destinam. O gás é uma substância sem cor, sem cheiro, sem sabor, e uma pessoa com os seus sentidos não consegue determinar a sua presença, ao mesmo tempo que é uma substância inflamável perigosa, uma vez que uma grande quantidade de energia é libertada durante a sua combustão. No artigo apresentado, consideraremos os requisitos para a instalação de fogões a gás em instalações residenciais.
Variedades
Existem vários tipos de aparelhos domésticos a gás.
- Fogão a gás É um aparelho que serve para cozinhar alimentos diretamente no fogão. Os aparelhos incluem de uma a quatro zonas de cozimento. Fogões estão disponíveis com ou sem forno.
- Aquecedor de água a gás - projetado para aquecimento de água em área residencial. As colunas são automáticas (acendem de forma independente e mantêm a temperatura da água definida), semiautomáticas (requerem ajuste em função da pressão da água, etc.), manuais (sempre que é necessário iniciar manualmente a coluna e monitorizar o seu funcionamento).
- Aquecedor de água à Gas - concebido para funcionar no sistema de aquecimento ambiente, se a caldeira for de circuito único, e para aquecimento e aquecimento de água corrente - se for de circuito duplo.
- Queimadores de gás para fogões de aquecimento - o próprio nome fala da finalidade, ou seja, aquecer uma sala com fornos de tijolos.
- Medidores de gás - projetado para registrar a quantidade de combustível bombeado através deles. Para o consumidor, isso significa a quantidade de substância utilizada.
Requisitos básicos de instalação
Atualmente, os requisitos para a instalação de equipamentos de gás em apartamentos, chalés e residências privadas na Federação Russa não estão previstos em nenhum ato jurídico regulamentar. Ao planejar a localização e instalação de tais dispositivos, eles são guiados pelas instruções de instalação e operação que são fornecidas com o equipamento.
Ao mesmo tempo, deve-se observar que ainda existem as normas que podem ser utilizadas quando há necessidade de instalação de equipamentos, mas não estão legalmente consagradas, ou seja, não são vinculativas.
O cumprimento destes requisitos é muito importante, em primeiro lugar, porque disso depende a segurança da nossa existência, e se for um prédio de apartamentos, então as pessoas que nos rodeiam. Explosões e ignições de gás são de natureza altamente destrutiva.
As normas em questão podem ser encontradas no SNiP 2.04.08-87, que vigorou até 2002. A lei prevê que a distância até a caldeira na instalação de fogão a gás em edifícios residenciais e apartamentos deve ser de, no mínimo, 50 cm. E também o fogão deve estar localizado próximo à caldeira, mas em hipótese alguma embaixo dela. E você também não deve colocar um fogão sob a coluna. Ao mesmo tempo, a localização dos aparelhos a gás entre si não deve ficar a grande distância do exaustor, que deve ser obrigatório e cumprir as suas funções (ser limpo).
A coifa proporciona a remoção dos produtos da combustão, principalmente o monóxido de carbono formado, que não é sentido pelo homem e é fatal mesmo em pequenas concentrações. Respectivamente, a sala, além do capô, deve ter janelas destacáveis para ventilação.
O fogão e outros aparelhos, consumidores de gás, devem estar localizados após o medidor de gás, que é instalado tanto dentro quanto fora da sala.
Antes da tubulação que fornece gás para a sala, a localização de outros dispositivos não é regulamentada. E também não há regulamentação para a instalação de tomadas elétricas na cozinha com fogão. No entanto, pendurar soquetes ou outros objetos diretamente acima do dispositivo não é recomendado categoricamente, uma vez que uma grande quantidade de calor é gerada durante o uso do dispositivo, e os objetos localizados acima dele podem derreter, pegar fogo ou simplesmente tornar-se inutilizáveis devido à exposição a altas temperaturas.
A única coisa que pode ser colocada acima do fogão é o dispositivo receptor do exaustor, que é projetado para funcionar em altas temperaturas.
Não é difícil ligar aparelhos a gás e, em particular, a estufa por conta própria, se seguir as condições do manual de instruções. Porém, antes da instalação, é importante entrar em contato com os profissionais para desenvolver o projeto, caso ele não exista, e depois contatá-los para a execução da obra, pois erros na instalação e comissionamento deste tipo de equipamento são muito caros para o consumidor .
Resumindo
Para concluir, gostaria de referir que os aparelhos a gás são equipamentos muito sofisticados, cujo uso indevido pode levar à tragédia, o que é confirmado pelas inúmeras explosões de edifícios residenciais na Rússia e no mundo, que ceifam a vida de pessoas inocentes. Um estava errado, mas muitos sofrem. Lembre-se - o gás não é seguro!
Para informações sobre como instalar e conectar um fogão a gás, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.