A localização do fogão a gás em relação aos eletrodomésticos e móveis
A cozinha pode com razão ser chamada de escritório para cada dona de casa: aqui ela cria suas obras-primas, todos os seus familiares se reúnem aqui, a maior parte do tempo de qualquer mãe passa aqui. No entanto, a cozinha é considerada uma área perigosa, e a principal fonte dela é o fogão a gás. Este fato deve ser levado em consideração na disposição dos móveis e eletrodomésticos.
Bairro com máquina de lavar
Todos os fogões modernos, com o método correto de operação, podem aquecer superfícies adjacentes a não mais do que 90-95 graus. Mas se decidir aquecer a divisão com a ajuda de queimadores a gás ou secar a roupa na cozinha, neste caso as superfícies mais próximas já aquecerão a 150-200 graus. Assim, a superfície externa de uma máquina de lavar ou geladeira pode ser danificada e amarelada em nenhum momento.
De acordo com os requisitos de segurança modernos, a distância mínima entre o fogão e os aparelhos ou móveis próximos deve ser de pelo menos dois centímetros, e se estamos falando especificamente de uma máquina de lavar, então a distância dela também deve estar dentro desses limites, pois ela irá vibrar durante o funcionamento.
É melhor separar as áreas de trabalho do fogão e da máquina de lavar. Se você não tiver essa oportunidade, deve prever um espaço entre eles (o melhor de todos 5 centímetros) e instalar uma placa de amianto no espaço, ou pelo menos fazer uma transição deste material de uma superfície para outra.
Em geral, raramente é necessário colocar esses eletrodomésticos próximos uns dos outros. No entanto, se este for exatamente o seu caso, vale a pena pensar 100 vezes - haverá mais benefícios ou prejuízos com essa vizinhança: instalação de material adicional resistente ao calor, lacunas, uma alta probabilidade de arruinar a superfície da máquina de lavar, etc.
Colocação perto da geladeira
Um fogão a gás e uma geladeira são duas unidades completamente diferentes em seu significado. Um é para resfriar e congelar alimentos, o outro é para aquecê-los e cozinhá-los. Se você colocá-los lado a lado, o frio ao abrir um colidirá com o calor e o calor do outro.
A geladeira vai sofrer em primeiro lugar, pois o lado mais próximo do fogão fica fadado a amarelar com o tempo, os puxadores vão estalar e as guarnições de borracha também podem ficar inutilizáveis devido às mudanças de temperatura, deixando de desempenhar as suas funções principais. Quanto mais alta a temperatura perto do refrigerador, mais rápido o compressor começa a funcionar, aumentando assim a probabilidade de seu desgaste prematuro. Além disso, há um aumento do consumo de energia elétrica.
O ideal é que a distância entre o fogão e a geladeira seja de no mínimo 15 ou até 25 centímetros.
Uma prateleira extraível, um pequeno armário ou qualquer outro atributo de um móvel de cozinha, que pode cumprir sua missão de armazenar utensílios ou servir como uma superfície de trabalho adicional para cozinhar, pode atuar como uma barreira entre eles.
Basta imaginar a proximidade desses dois alicerces de qualquer cozinha e imediatamente uma imagem surge diante de seus olhos: os cabos de panelas ou potes encostados na parede da geladeira, respingos de comida caem como manchas amarelas na superfície. Poucas pessoas gostam dessa situação, e o incômodo com a limpeza aumentará. Conclusão - definitivamente é necessário um espaço, e é melhor não inferior a 50 centímetros, para que também possa ser usado para itens improvisados.
Claro, se estamos falando de uma cozinha muito pequena, onde todas as idéias são limitadas a metros quadrados, esse arranjo é extremamente indesejável. Aqui, entre o fogão a gás e a geladeira, pode-se colocar um isolamento protetor (tela) em forma de vidro temperado ou inserir o mesmo amianto pelo menos 50 centímetros acima do nível do aparelho a gás.
Dicas Adicionais
Antes de organizar a mobília, você deve pensar sobre a versão final do interior da cozinha nos mínimos detalhes. Para isso, você precisa decidir de que material será seu teto, o que ficará nas paredes, no chão, de que material valerá a pena encomendar os móveis, onde ficarão as tomadas e os eletrodomésticos.
Vale a pena começar pelo teto. Os mais populares são agora coberturas elásticas, não tenha medo de fazê-los na cozinha. Uma das soluções mais corretas seria proteger qualquer forro, inclusive um extensível, com um exaustor localizado sobre o fogão a gás... Ele não apenas isola a área de calor e possíveis respingos de gordura e óleo da área do teto limpo, mas também absorve todos os odores e vapor.
Não pendure um armário ou prateleiras sobre o fogão. Com o tempo, eles vão escurecendo e ficando cobertos com um revestimento, que vai transformar sua vida na cozinha em uma lavagem interminável de paredes e prateleiras em cima.
O fogão a gás deve ter tela de proteção. Na maioria das vezes, está localizado na parede posterior do fogão a gás e desempenha uma função de isolamento térmico em relação à parede, além de protegê-lo de respingos durante o cozimento.
É altamente desencorajado colocar o fogão sob o medidor de gás. O medidor deve estar localizado lateralmente e a uma distância de pelo menos 10-15 centímetros do dispositivo.
Colocar o fogão ao lado da pia também não é uma boa opção. Salpicos nas zonas de cozinhar podem extinguir o fogo e existe o perigo de fuga de gás. Além disso, você pode simplesmente queimar as mãos se houver um prato quente, água fervente ou óleo por perto. Quanto maior for a distância entre o fogão e a pia, mais conveniente será para a própria dona de casa.
Se o seu fogão estiver localizado entre os elementos do conjunto de cozinha, então não instale forno de micro-ondas, liquidificador, cafeteira e outros eletrodomésticos próximos a ele... Essa proximidade resultará em manchas permanentes de oleosidade que serão difíceis de limpar diariamente e você simplesmente arruinará a aparência de tais itens essenciais. Se a bancada estiver muito perto do fogão, existe a possibilidade de, num futuro próximo, simplesmente rachar ou perder a cor.
Não se esqueça das distâncias padrão entre o fogão e outros objetos. Afaste os móveis pelo menos 5 centímetros de cada borda da laje. Entre o fogão e outros móveis, você pode fazer inserções de alumínio... Eles evitam que os alimentos caiam no chão e protegem as superfícies dos móveis localizadas nas proximidades do aquecimento.
Normalmente, as instruções do fogão a gás especificam os requisitos para sua instalação e isolamento térmico adicional.
Apesar de os fogões modernos serem dotados de grossas paredes de materiais especiais e ventiladores para um arrefecimento mais rápido de um forno já desligado, ainda é um pré-requisito para a sua colocação. espaço de ar largura pequena, que já foi mencionada várias vezes acima. Não permitirá que o gás se acumule atrás do fogão com pequenos vazamentos. Por isso, na hora de instalar o recuperador, vale a pena considerar todas as nuances que, em primeiro lugar, garantem a segurança de si e dos seus entes queridos.
Na maioria das vezes, o fogão é colocado no meio da unidade da cozinha. Existem alguns prós e contras neste bairro. Em qualquer caso, vale a pena partir de todas as nuances discutidas acima, assim como o tamanho da cozinha e suas capacidades materiais.Isso ajudará você a escolher a opção mais adequada para colocar o fogão em relação aos eletrodomésticos e móveis de cozinha.
É improvável que seja possível isolar completamente o fogão a gás do conjunto de cozinha, por isso não se esqueça que deve haver um entreferro e um exaustor e não deve ficar muito perto de eletrodomésticos, móveis e um metro. Considere todas essas dicas e não se esqueça que a cozinha é o local onde passamos a maior parte do tempo em casa, por isso deve ser funcional, confortável e segura ao mesmo tempo.
Tudo sobre fogões a gás e exaustores, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.