Dimensões do fogão a gás
A questão do tamanho dos fogões a gás está se tornando especialmente relevante para os proprietários de pequenas cozinhas. De fato, como uma família pode colocar todos os utensílios de cozinha em 4 metros quadrados no mesmo Khrushchev, quando precisa de armários e prateleiras para pratos, panos de cozinha e assim por diante? Por isso, muitas vezes, na hora de comprar um fogão a gás, você tem que se orientar não pelas suas preferências em uma determinada empresa, mas antes de mais nada atentar para as dimensões do equipamento.
Peculiaridades
A peculiaridade das dimensões dos fogões a gás é que, em geral, podem ser denominados do mesmo tipo: a altura é de cerca de 87 centímetros, a profundidade oscila em torno de 52 centímetros, a largura padrão varia de 50 a 60 centímetros. Os indicadores apontados devem-se às normas associadas à disposição dos apartamentos e cozinhas. A área da sala de jantar em edifícios de vários andares tinha certos padrões pequenos. A este respeito, fogões a gás largos, assim como os altos, simplesmente não eram procurados. Para ser justo, deve-se notar que os desenvolvedores ainda forneceram modelos que permitem, se necessário, ajustar a altura das lajes. O destaque foi para os pés reguláveis, que também ajudaram nos casos de pisos irregulares.
Hoje em dia, graças à rápida construção de novos edifícios residenciais, onde a área da cozinha pode atingir os 9 metros quadrados e 13 ou mais, existe uma procura de modelos mais amplos de fogões a gás. Assim, hoje sua largura pode variar de 30 a 90 centímetros, dependendo do número de queimadores. Mas a largura padrão é considerada de 50 a 60 cm, assumindo a presença de 4 queimadores. Alguns fabricantes nacionais de fogões a gás permitem a fabricação de produtos de acordo com o tamanho de cada cliente. É verdade que esse prazer não será barato.
Os modelos mais largos são adquiridos principalmente por famílias numerosas, pois várias panelas grandes podem ser colocadas em pratos largos ao mesmo tempo, o que reduzirá o tempo de cozimento. Quanto à profundidade do produto, não deve ultrapassar de forma alguma a profundidade dos armários de cozinha, que não ultrapassa 52 centímetros.
Tamanhos padrão
Falando sobre os tamanhos padrão dos fogões a gás, deve-se destacar que o equipamento adicional depende diretamente das dimensões. Por exemplo, quanto maiores as dimensões, mais equipamentos adicionais estão disponíveis (estamos falando de uma grelha, um espeto e outros dispositivos modernos). Tocando no tópico das dimensões, falamos agora apenas sobre a profundidade e a largura da placa.
A altura, conforme mencionado acima, não pode exceder a altura permitida para os móveis da cozinha. Assim, este indicador não é levado em consideração quando se trata de equipamentos.
Altura
Portanto, a altura de um fogão a gás e elétrico típico não ultrapassa 82 centímetros (as razões para isso estão mencionadas acima). Uma vez que este indicador não afeta nada (operação e equipamento), então a questão de fazer pratos mais altos não se coloca. Em caso de necessidade especial os pés ajustáveis mencionados acima permitem que você ajuste a altura em até +/- 5 centímetros.
Profundidade
Desde recentemente, tem-se dado preferência aos móveis feitos à medida, ao comprar um fogão, é necessário ter em consideração o indicador de profundidade do dispositivo adquirido com a profundidade do conjunto de cozinha, mais precisamente, com a bancada, junto à qual o fogão será localizado.É especialmente necessário prestar atenção aos proprietários de pequenas cozinhas, que decidiram economizar espaço fazendo mesinhas de cabeceira com tampo estreito. Nesse caso o padrão é de 50 a 60 cm.
Largura
Quanto à largura, levando em consideração a profundidade, ela possui diversas variações funcionalmente significativas. Os mais estreitos são considerados fogões de duas bocas de 30 centímetros, que, por razões óbvias, são provavelmente projetados para pessoas solteiras ou famílias jovens. Quando você precisar de algo mais prático, mas compacto (já que os modelos estreitos não são projetados para pratos grandes), recomenda-se atenção às lajes 50x50 cmporque têm uma placa prática e um forno bastante espaçoso. Bem, as dimensões gerais, levando em consideração as pernas ajustáveis de 50x50x85 cm, permitirão que você encaixe facilmente o modelo mencionado em qualquer interior.
Se você precisa de um bom fogão com forno para uma família numerosa, recomendamos que preste atenção aos modelos, tendo dimensões de 50x60 cm. Raramente, é possível encontrar lajes de 60x60 cm. E os modelos com largura de placa de 80 centímetros são considerados exclusivos. A largura permitida de modelos feitos sob medida pode ser de até 100 centímetros. Em suma, a largura das lajes estreitas varia de 30 a 45 centímetros, e as padrão incluem modelos com largura de 50 (menos frequentemente 54 cm) a 60 cm.
Ao comprar fogões a gás, muitos justificadamente prestam atenção especial à presença de uma grelha de ferro fundido. O facto é que uma vez comprada uma placa estreita com grelha de esmalte ou aço inoxidável, com o passar do tempo pode-se notar que se deformou devido à incandescência constante, combinada com o efeito da gravidade (é permitido fazer grades apenas a partir de fundição ferro, aço, aço inoxidável).
Já os modelos padrão, geralmente dotados de grade de ferro fundido, duram muitos anos, já que o ferro fundido é um material durável e resistente a altas temperaturas.
Dimensões de modelos integrados
Recentemente, os fogões a gás embutidos têm tido grande procura, permitindo o aproveitamento racional de cada centímetro da área da cozinha. A vantagem desses modelos é que eles podem ser facilmente integrados em qualquer superfície necessária. Se desejar, o forno pode até ser embutido em um armário de parede, o que, com a abordagem certa, vai economizar espaço.
A peculiaridade desses modelos é que com uma compactação notável, têm uma placa bastante prática, onde se encontram 4 queimadores, concebida para pratos bastante grandes. A largura padrão desses modelos é de 50 a 60 centímetros. A profundidade pode ser de 45-55 cm e a altura de 3 a 10 cm. Esta variedade também não se limita aos indicadores padrão, mas os fabricantes individuais também fornecem uma produção sob medida.
Como escolher um fogão?
Os compradores que tenham planejado o interior da cozinha e optado por modelos de fogões embutidos, devem prestar atenção ao fogão, que pode ser feito sobre uma base de cerâmica ou metal. Cerâmica, claro, neste caso não é vidro puro, mas uma liga de cermet que pode suportar cargas pouco mais de 2 quilos, o que não é muito conveniente para famílias numerosas.
Embora ao contrário das superfícies de metal puro, cerâmica de brilho uniforme e rápido, retém o calor por mais tempo. Mas, apesar de suas vantagens bastante pertinentes, eles ainda têm desvantagens significativas. Primeiro, essa superfície, como qualquer vidro, é vulnerável até mesmo a impactos menores. Em segundo lugar, mudanças bruscas de temperatura (depois de uma panela quente colocamos imediatamente uma fria) podem causar rachaduras. Em terceiro lugar, os reparos custarão várias vezes mais do que os reparos das placas convencionais.
A superfície metálica em operação não difere da superfície metálica de um fogão a gás convencional. A facilidade de uso reside em a resistência do material que pode suportar mudanças repentinas de temperatura e pratos pesados. Além disso, a forma tradicionalmente convexa dos queimadores evita que o líquido se espalhe por todo o fogão, nos casos em que a água "escorre" para a placa.
Quanto aos parâmetros, é muito mais fácil escolher um modelo que se adapte perfeitamente ao seu interior. As opções são estreitas e amplas. Os estreitos, via de regra, são representados por dois ou três queimadores. Sua profundidade varia de 40 a 45 cm, e sua largura varia de 48 a 55 centímetros. Mas nas prateleiras você encontra as séries de 4, 5 e 6 queimadores, cuja largura pode chegar a 90 centímetros, e a profundidade - 50 cm. No entanto, estes últimos são modelos raros, em 2 e 4 queimadores são considerado padrão.
A seleção da placa deve começar com a determinação do local no fone de ouvido onde ela será embutida. Não o coloque perto da pia, pois suas mãos ficarão constantemente queimadas ao lavar a louça. A proximidade do fogão a gás com o refrigerador também é indesejável, o que levará ao colapso prematuro deste.
A distância recomendada entre eles deve ser de cerca de 25 centímetros (geralmente é preenchido com algum tipo de gabinete).
Você pode descobrir mais sobre os tamanhos dos fogões a gás no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.