Características de instalação e conexão de um fogão a gás
Instalar um fogão a gás corretamente e documentá-lo não é uma tarefa difícil, mas requer o cumprimento de certas regras.
Existem muitos fogões a gás diferentes no mercado. É possível conectar corretamente tal unidade, levando em consideração todas as normas e tolerâncias, somente com a ajuda de um especialista.
Posso instalar sozinho?
Todo o trabalho de preparação do piso e instalação da laje pode ser feito à mão, mas um especialista com as devidas aprovações pode instalar e ligar todas as ligações.
Em primeiro lugar, ele deve inspecionar:
- todos os acessórios;
- todos os elementos de conexão;
- a qualidade das juntas;
- ele também deve realizar testes de teste.
Depois disso, ele pode dar permissão para operar o novo dispositivo. Se for necessário substituir o recuperador após algum tempo, o proprietário deverá, em todo o caso, informar as autoridades de fiscalização responsáveis pelo fornecimento do gás.
Todos os fogões a gás e outros aparelhos devem ser registrados com uma autoridade supervisora especial. É aplicada uma multa pela instalação não autorizada de um aparelho a gás. Funcionários da empresa de gás são obrigados a visitar o locador a cada seis meses para verificar o funcionamento da unidade. Em caso de violação, é elaborado um protocolo e aplicadas penalidades.
Se o fogão estiver oficialmente conectado, o proprietário pode colocar as mãos em:
- acordo sobre as regras para a prestação dos serviços relevantes;
- acordo com a autoridade supervisora;
- o livro do assinante, que contém os preços de fornecimento do gás.
Onde entrar em contato?
Para mudar oficialmente o fogão para um modelo mais moderno, isso será necessario:
- compre uma unidade;
- se aplicam a uma empresa de gás que possui um certificado SRO, ou seja, uma licença para instalar equipamentos de gás em um edifício residencial.
Na maioria das vezes, os serviços privados de gás oferecem seus serviços a preços acessíveis. Depois de instalar o novo recuperador, será necessário registrá-lo na Gosgaz. Funcionários de empresas licenciadas também estão autorizados a fazer lançamentos no passaporte da nova unidade de gás. É mais racional chamar um trabalhador do gás de uma organização municipal de gás, porque quanto menos intermediários neste importante assunto, melhor.
Existe um certo procedimento para substituir lajes em uma casa particular. Nas megacidades, existem programas municipais, segundo os quais todos os fogões a gás devem ser modernizados. Muitas vezes, essas operações são realizadas às custas dos orçamentos municipais (Moscou, São Petersburgo, Nizhny Novgorod).
Para obter uma imagem completa das preferências e do procedimento de instalação do equipamento, você deve entrar em contato com a Gorgaz.
É possível substituir as unidades de gás gratuitamente:
- se o fogão consta do balanço de órgãos municipais ou estaduais;
- se o proprietário tem benefícios, sendo um herói da Rússia ou da União Soviética, um participante da Grande Guerra Patriótica;
- também as placas são trocadas para os idosos que não recebem nenhum subsídio;
- cidadãos pobres com renda inferior a um salário mínimo;
- cidadãos que vivem em agregados familiares não privatizados ao abrigo de um contrato social de arrendamento.
Antes de iniciar os trabalhos da estufa, deve ser elaborado um documento "Na inspeção técnica".Também é chamado de "declaração defeituosa". Geralmente é compilado em várias cópias. Deve conter entradas:
- sobre as falhas existentes;
- o tempo de operação deste dispositivo.
Após a análise das verificações preventivas anuais da laje, é elaborado um documento final. Em seguida, é elaborado um requerimento no DEZ, que indica a solicitação de substituição. Um trabalhador DEZ deve colocar o dono da casa na fila para substituir o aparelho a gás.
Para fazer uma substituição sozinho, você precisa seguir os seguintes passos:
- apresentar pedido ao PRUE do serviço municipal de gás, onde deverá indicar o pedido de substituição da unidade;
- chegará um especialista desta organização, que avaliará a quantidade de trabalho a ser feito e redigirá uma fatura;
- no caso de o proprietário instalar o fogão sozinho, é obrigado a redigir um pedido de autorização para o ligar;
- após o recebimento da fatura, deverá ser pago e um acordo sobre a hora em que o capitão virá fazer seu trabalho;
- após a instalação, uma marca correspondente deve ser feita no passaporte do fogão a gás.
No futuro, apenas esta organização fará a manutenção do equipamento, o que é muito conveniente, ela também será responsável se surgirem problemas com o equipamento.
Requisitos para as instalações
SNiP aprova o seguinte procedimento: os fogões a gás podem ser instalados em divisões com uma altura de pelo menos 2,21 metros. Deve haver uma janela com uma janela que se abre na sala.
Na ausência de janela na cozinha, é desejável a presença de um exaustor, que deve ser hermético e acessível para limpeza. No telhado, a chaminé sobe pelo menos 0,52 metros, deve estar presente um defletor.
As normas estabelecem ainda que o volume da sala onde se encontra o fogão a gás de dois bicos deve ser de 8,2 metros cúbicos. Se houver três queimadores funcionando, o volume da sala deve ser de 12,2 m3; se o recuperador tiver quatro bocas, o volume da divisão é de 15,12 m3.
Em casas particulares, a altura possível da cozinha não é superior a dois metros, mas a iluminação natural também deve ser obrigatória. Se todos os requisitos acima não forem atendidos, é necessário concordar com a autoridade supervisora individualmente.
O recuperador é instalado junto a uma parede, que não deve ser constituída por materiais combustíveis (plástico, madeira, etc.) A distância entre o recuperador e a parede deve ser de pelo menos 6,5 cm.
As paredes podem ser cobertas com os seguintes materiais:
- chapa de aço (4 mm);
- gesso.
O isolamento excede as dimensões da unidade de gás em 10,2 cm em todos os lados e pelo menos 82 cm na parte superior. Para unidades sem isolamento térmico, a distância entre o recuperador e o móvel deve ser superior a 16 cm.
Deve haver um espaço de cerca de 1,2 metros na frente da unidade. É permitida a instalação de coifa com ventilador por cima do recuperador.
Regulamentos de segurança
Antes de usar as mangueiras, elas devem ser testadas e inspecionadas visualmente. Você também deve verificar o certificado de qualidade e os cartões de garantia do dispositivo. A conexão em si não deve ter acessórios adicionais, isso é estritamente proibido. Às vezes, a conexão é feita com tubos de metal, mas isso acontece apenas em casos extremos.
A mangueira não deve entrar em contato com nenhuma superfície inflamável ou cantos afiados. Às vezes é possível conectar usando um pipe, mas isso é uma raridade hoje em dia.
A conexão do tubo usa comunicações especiais feitas de aço ou cobre. Essa conexão é confiável e durável, mas a placa fica parada, não será possível movê-la.
Peças e ferramentas necessárias
Para conectar corretamente o fogão, você deve usar as seguintes ferramentas:
- mangueira especial (1,7 metros);
- junta esférica em latão;
- chaves ajustáveis;
- juntas;
- chaves de fenda;
- fita especial para vedação;
- uma escova e um tubo de espuma.
Nos pontos de junção, várias juntas desempenham um papel importante, na maioria das vezes são os seguintes materiais:
- fio "Loctite 55";
- FUM tape.
É melhor usar apenas os materiais recomendados pelos trabalhadores do gás. A rosca "Loctite 55" é um material confiável que garante a fixação correta dos elementos de trabalho nas áreas mais difíceis. Possui alta densidade e plasticidade (o comprimento pode ser de 14 a 162 metros), nos locais das conexões roscadas proporciona perfeita vedação. Nesse caso, a pressão no tubo pode ser bastante alta. O material é universal e adequado para qualquer conexão sem quaisquer restrições.
A fita FUM é outro tipo de vedação que pode suportar cargas significativas, é feita de um fluoroplástico especial 4D. Existem três tipos de fitas no total.
- O primeiro tipo é chamado "Marca 1"... Pode ser usado em ambientes agressivos (ácidos, álcalis, etc.).
- Grau 2 funciona melhor em locais onde vários agentes oxidantes estão presentes. Não tem lubrificação.
- Grau 3 - uma fita universal que pode ser usada tanto na indústria como na vida cotidiana. Na verdade, esses são fios finos que são montados em um revestimento de filme.
As correias FUM atendem a todos os requisitos necessários:
- alta resistência a altas temperaturas;
- falta de fenômenos corrosivos;
- durabilidade;
- falta de toxinas;
- criando um bom aperto.
Ordem de serviço
Antes de ligar o recuperador às comunicações gerais de um apartamento ou de uma casa privada, deve decidir onde será colocado na cozinha.
O piso sob a laje deve ser perfeitamente plano, a forma mais racional é fazer uma betonilha reforçada. A maioria das lajes tem pernas que podem ser torcidas para ajustar a altura.
Durante o trabalho, é recomendável usar um bom nível de construção alemão ou russo. Esta é uma ferramenta simples que permite definir a unidade com a maior precisão possível. Às vezes, papelão ou madeira compensada são colocados sob as pernas para alinhar o aparelho a gás o máximo possível.
Outra condição importante que se deve observar é que os móveis ou a parede não devem ser contíguos à parede posterior das lajes. Todos os revestimentos devem estar acessíveis. Se ocorrer um mau funcionamento, ele pode ser facilmente diagnosticado e reparado.
Os compostos são enrolados na união na área da rosca, o que garante uma conexão firme por um longo tempo. Tecidos de linho e algodão não são usados nas juntas devido ao seu baixo nível de estanqueidade. O encaixe, que tem a vedação necessária, é aparafusado na torneira do gás, a outra extremidade é conectada à saída do fogão a gás. Isso deve ser feito por um especialista certificado do serviço relevante. Durante a operação, as janelas devem ser abertas e todas as fontes de fogo removidas.
É importante lembrar que as mangueiras flexíveis devem estar ao alcance para que possam ser facilmente inspecionadas e verificadas. A manga deve ser sempre feita estritamente de acordo com os regulamentos. É proibido pintar as mangueiras (o material se deforma com a tinta), mas pode ser colado com as aplicações.
A mangueira sem adaptadores é conectada ao tubo e à placa. Os adaptadores são apropriados para uso se houver alguma conexão fora do padrão.
Durante a instalação, apenas ferramentas e consumíveis especiais podem ser usados. Os bicos embutidos devem ser cuidadosamente vedados durante a conexão, não deve haver vazamentos.
Um pano úmido é usado como plugue, pois a água pode ser um isolante eficaz. Depois de concluída a instalação, é imprescindível que todas as juntas sejam lubrificadas com uma solução de sabão para saber onde pode haver vazamento. Se um chiado baixo for ouvido, então o gás está “envenenando” em algum lugar, neste caso a equipe de emergência deve ser chamada. Você não pode resolver esses problemas sozinho, é perigoso. Você deve se certificar imediatamente de que não há nenhuma fonte aberta de fogo por perto; também é melhor desligar os aparelhos elétricos.
Desmontando a velha laje
A instalação de um fogão a gás consiste em várias etapas. Em primeiro lugar, desmonte a unidade antiga. Para fazer isso, desligue a válvula de gás. Depois disso, você precisa:
- desparafuse a mangueira de suprimento de gás;
- desparafuse a porca de travamento, que está localizada no acoplamento de liberação;
- depois disso, a própria embreagem é removida.
Se você mudar a torneira com suas próprias mãos, então você definitivamente deve abrir as janelas e fazer todo o trabalho com rapidez suficiente. O trabalho de desmontagem é simples e pode ser feito em um curto período de tempo. Antes de iniciar a desmontagem, deve-se preparar pedaços de tecido de algodão e umedecê-los. Eles serão obrigados a criar uma cortiça.
Substituindo a torneira
Os trabalhadores do serviço de gás aconselham trocar a torneira antes que problemas óbvios apareçam nesta unidade. Normalmente, a garantia do fabricante é de 10-12 anos. Existem muitos guindastes, mas eles são divididos em dois tipos principais.
- Cortiça - são torneiras nas quais funciona um elemento em forma de cone (tampão) com furo perfurado. Este projeto permite efetivamente desligar o fluxo de gás.
- Guindastes também são feitos de metais (latão, ferro fundido), tais conjuntos são resistentes à corrosão e ao desgaste. Ao abrir a montagem usando o volante, o orifício no cone ficará alinhado com o orifício no tubo. Isso garante o fluxo do gás. Ao conectar as válvulas macho e para garantir sua estanqueidade, geralmente é usado um bucim.
- Também há torneiras bola, a unidade de desligamento é um hemisfério de metal. Também há um orifício aqui que, ao ser girado, "bate" no orifício do cano.
Vantagens da válvula de esfera:
- preço acessível;
- confiabilidade e facilidade de uso;
- força.
As válvulas de esfera são agora os mais vendidos.
Também é importante como a válvula é fixada ao gasoduto. Existe um método de fixação por flange, quando a fixação é fornecida com parafusos especiais. Na maioria das vezes, esse método é usado ao transportar cilindros. Há também um soldado, quando o guindaste está firmemente preso ao tubo por meio de solda.
As válvulas mais confiáveis são as válvulas de esfera feitas de latão e bronze.
Ao escolher um guindaste, você deve prestar atenção aos seguintes indicadores:
- diâmetro do tubo;
- coincidência dos diâmetros do tubo e da válvula;
- sem defeitos.
Substituir a torneira leva em média 10-15 minutos. Ferramentas necessárias:
- nó de travamento;
- chaves de gás (1 e 2);
- um selante;
- Chave de fenda;
- graxa e graxa de grafite;
- esboço;
- acessórios e adaptadores.
Durante a operação, a válvula deve ser apertada manualmente, apenas as últimas duas voltas podem ser feitas com uma chave inglesa. Às vezes é difícil desparafusar a torneira velha, neste caso é recomendado pingar um composto WD-42 especial nas juntas. Vale a pena esperar de 5 a 7 minutos, a solução será absorvida pelas juntas e o fixador pode ser facilmente desparafusado.
Instalação
Para colocar corretamente o fogão a gás, deve-se preparar o local onde ficará instalado. Se a placa velha for substituída por uma nova, depois de desmontar a mesa velha deve ser inspecionada. Se houver fissuras ou lascas, são seladas com Keresit ou argamassa de cimento. Novos remendos de cimento devem secar em três dias. Só então você pode começar a instalar o equipamento. Recorde-se que o conjunto de cozinha ou bancada deve situar-se a uma certa distância do recuperador (16-20 cm).
A nova placa é removida da embalagem e inspecionada. Todos os elementos móveis são removidos:
- assadeira;
- treliça;
- palete.
As pernas incluídas são aparafusadas ao dispositivo. O fogão é colocado sobre a "almofada" preparada. Deve haver uma pequena distância da parede.
Para colocar o fogão com ignição elétrica, deve-se colocar a tomada onde ficará o aterramento. Depois de instalar o fogão, deve-se fazer uma solução de sabão e untar todas as juntas com uma escova para que fique claro se há vazamento de gás ou não.
Conexão
Não é difícil conectar um aparelho a gás, mas é proibido fazê-lo sozinho. Se o proprietário decidir fazer a conexão por conta própria, ele enfrentará uma multa da organização supervisora. Existe uma razão para isso, porque o gás é uma substância explosiva que pode destruir não só o seu apartamento, mas também toda a casa.
Muitas organizações comerciais que vendem fogões a gás podem contratar o fornecimento da unidade. Para instalá-los, você deve ter permissão da autoridade supervisora apropriada. Certifique-se de chamar especialistas da empresa de gás após a conclusão da instalação, que irão verificar a conexão correta e fazer uma marca correspondente no documento.
Um tópico especial é a conexão de um fogão a gás a um cilindro. Essas regras devem ser seguidas por lei.
- Deve haver uma distância de pelo menos 1,6 metros do fogão a gás ao cilindro. Freqüentemente, em casas rurais, os cilindros são colocados do lado de fora da casa, sob uma cobertura especial em uma caixa.
- A sala deve ter excelente ventilação.
- Se forem usados cilindros, é necessário conectar uma engrenagem de redução.
Exame
A verificação é feita com uma solução de sabão. É melhor usar espuma de barbear para esses fins, pois ela mostrará com mais eficácia os locais onde há uma conexão solta. A espuma é aplicada em todas as juntas com um pincel. Se não houver bolhas, a conexão está selada.
Para obter informações sobre como instalar corretamente um fogão a gás, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.