Potência do fogão a gás e consumo de gás por hora
A gaseificação quase onipresente de casas residenciais cria condições confortáveis para cozinhar e aquecer com caldeiras. Porém, uma nova tarefa surgiu antes dos usuários - comprar um medidor e escolher um fogão de acordo com os indicadores de quanto gás consome por hora. O consumo de combustível depende não só da potência dos queimadores, mas também dos hábitos dos residentes e do modo de utilização do fogão.
Indicadores GOST
A potência dos queimadores de um fogão a gás é medida em quilowatts (kW). A pedido do GOST 10798-85, esses eletrodomésticos devem atender às seguintes características técnicas:
- ter vários queimadores - de 2 a 4, cada um dos quais deve garantir a manutenção normal de uma chama resistente às correntes de ar;
- têm potência térmica reduzida (0,6 kW), aumentada (2,6 kW) e normal (1,7 kW);
- tem a potência do queimador principal por unidade do forno 0,08 kW / dm³, queimador de fritura do forno - 3 kW.
Normalmente, os parâmetros dos queimadores estão indicados nas fichas dos produtos e variam consoante os modelos e o país de produção. Em média, a capacidade agregada de todos os queimadores é de 10 kW. Os padrões GOST se aplicam a todos os fogões a gás domésticos, exceto para turistas e aqueles que removem produtos da combustão para a chaminé.
Como determinar a despesa
Digamos que você precise calcular o consumo de gás de um fogão. O cálculo deste indicador é direto. O consumo de gás é medido em metros cúbicos por hora (m³ / h). Em primeiro lugar, você precisa encontrar a soma das capacidades de todos os queimadores. Em seguida, divida pelo valor calorífico do gás, que é 8-11 kWh / m³. Portanto, se somarmos os parâmetros de dois médios, um abaixado e aumentado no consumo de combustível dos queimadores e um queimador do forno, obtemos o resultado do consumo de gás por um fogão de quatro bocas: (0,6 kW + 2,6 kW + 1,7 * 2 kW) / 8 kW * h / m³ = 1,2 m³ / hora.
Este é o máximo para um dispositivo com especificações semelhantes. Caso exista um manual para o dispositivo, este parâmetro estará indicado no mesmo. Se houver um fogão antigo em casa e não houver documentação, pode-se tirar a média. Esses eletrodomésticos consomem de 1,2 a 2,5 m³ / hora de combustível. Você usa gás natural ou liquefeito - não importa. Aplicando este resultado de cálculo, se a estufa funcionar em média uma hora por dia, o consumo de gás por mês será: 1,2 m³ / h * 30 h = 36 m³.
O medidor ajudará a determinar corretamente a quantidade exata de combustível gasto. De todos os eletrodomésticos que utilizam gás, o fogão consome a quantidade mínima. Se a casa tiver um aquecedor de água a gás ou uma caldeira, os custos podem aumentar dez vezes. Em seguida, os cálculos de consumo para as placas são quase negligenciados. Por exemplo, ao usar aquecimento autônomo a gás, o consumo de combustível por mês pode ser 300–400 m³ durante a estação de aquecimento.
Qual é melhor colocar um contador
A maioria dos consumidores usa gás exclusivamente para cozinhar. Com a instalação do medidor, o pagamento pelo uso do combustível é reduzido significativamente. A economia nesta conta de serviço público permite que você recupere rapidamente os custos de compra e instalação do sensor. No entanto, a escolha do dispositivo deve ser levada a sério. Ao comprar, os consumidores se deparam com vários tipos e modificações de dispositivos de medição.
Cada dispositivo tem seu próprio intervalo da vazão considerada, que é determinada pelo índice G. Para a sala, é selecionado um medidor que tem uma faixa que cobre o uso mínimo de gás (o indicador do dispositivo de menor potência) e o maior (a soma do consumo de todos os dispositivos). Se essa condição for atendida, o dispositivo funcionará com mais precisão e sem falhas.
A quantidade máxima de combustível que um medidor pode medir é chamada de vazão. É indicado no corpo do dispositivo e possui os seguintes significados.
- G1.6 pode passar 1,6-2,5 m³ / h de gás.
- O G2.5 é capaz de calcular o volume de 2,5 a 4 m³ / h.
- G4 - de 4 a 6 m³ / h.
- O G6 tem uma capacidade de 6 a 10 metros cúbicos por hora.
- G10 - de 10 a 16 cubos.
- G16 - de 16 a 25 metros cúbicos.
Quando em casa apenas funciona um fogão a gás, os gastos são pequenos e não ultrapassam 1,2 - 2,5 m³ / h. Não faz sentido instalar um dispositivo que conte grandes volumes de combustível. Instale o dispositivo com a taxa de fluxo mais baixa G 1.6 ou G 2.5. Erros nos cálculos de outros dispositivos trarão resultados negativos. Eles podem subestimar ou exceder a taxa de fluxo real. A seleção incorreta do contador acabará por levar ao fato de que o dispositivo terá que ser substituído.
Balcão para apartamento com caldeira ou coluna
Determinar a quantidade máxima de combustível consumido não é difícil quando o apartamento está equipado apenas com fogão a gás. É mais difícil calcular este indicador para instalações residenciais com dispositivos para aquecimento de água ou com caldeira a gás. Para fazer isso, você deve pegar a documentação técnica de todos os dispositivos a gás disponíveis e somar os volumes máximos de combustível que eles consomem. Nesse caso, mesmo aqueles equipamentos de gás que você raramente usa devem ser levados em consideração. Às vezes, em casas particulares, mais de um metro é usado para o cálculo mais preciso do combustível consumido.
Por exemplo, se em casa houver uma caldeira e um fogão a gás, os valores mínimos dos dados técnicos da placa podem ser de 0,9 metros cúbicos e o máximo somado com a unidade de aquecimento pode chegar a 10 m³. Medidores de gás capazes de cobrir esse intervalo simplesmente não estão à venda. Em seguida, é montado na estufa um dispositivo com índice G1.6 e na caldeira um dispositivo com índice G1.6, como no nosso exemplo, ou outro, selecionado de acordo com parâmetros de consumo específicos.
A instalação e a compra, neste caso, custarão mais. Existem nuances no pagamento se houver dois dispositivos de medição. Para saldar a dívida das concessionárias, você precisará abrir uma conta pessoal para cada uma. No caso de caldeiras de circuito duplo, a diferença de alcance acaba sendo pequena, é muito mais fácil pegar um medidor, é mais fácil fazer pagamentos.
Para um apartamento com dispensador que consome combustível, você pode escolher um medidor sem problemas. Um aquecedor de água a gás instantâneo geralmente usa entre 1,5 e 2 m³. Além disso, o consumo da laje é de 1,2–2,5 m³. Para a passagem de tal quantidade de gás, é instalado um medidor com índice G4 ou G6.
Que tipo de dispositivo preferir
Em lojas especializadas, você pode comprar dispositivos de medição dos seguintes tipos.
- Eletrônico - eles produzem a maior precisão das medições, são caracterizados por pequenas dimensões, uma ausência absoluta de sons durante a operação e ajuste simples. As desvantagens incluem o alto custo de tais dispositivos.
- Rotativo - compacto, silencioso, acessível, durável, mas possui desvios de medição e um curto período de verificação (5 anos).
- Membrana - têm uma construção sólida, são fiáveis e têm um preço relativamente baixo. No entanto, em operação, eles fazem barulho (zumbido) e são grandes. Eles são usados com mais frequência para medir pequenos fluxos de gás - eles fornecem leituras precisas. O dispositivo é verificado a cada 10 anos.
- Volumétrico - são caracterizados por alto rendimento e preços acessíveis. Mas eles são grandes e barulhentos durante a operação.
Quando apenas um fogão e uma coluna são instalados em uma sala, são montados medidores eletrônicos e rotativos. Na presença de sistema de aquecimento individual, são utilizados dispositivos volumétricos, rotativos e eletrônicos. Ao escolher um sensor, considere a direção do fluxo de gás em sua casa. Dependendo de qual lado é fornecido, existem medidores para destros e canhotos.
Para gastar menos na compra de um medidor de gás, você pode escolher um fogão com antecedência e procurar um medidor para ele. Por exemplo, se a família é pequena e você não precisa cozinhar muitos pratos, um fogão com dois bicos de baixa potência é suficiente. Então você precisa de um dispositivo de medição com uma largura de banda pequena e um preço mais acessível.
As opções combinadas são muito populares agora, quando o fogão usa gás e o forno usa eletricidade. Esses fornos têm mais funções e são mais convenientes de usar. No entanto, o gás é muito mais econômico e barato. O consumo mensal de gás do forno não ultrapassa 10 metros cúbicos.
O modelo e parâmetros do fogão, o número de queimadores não afetam o consumo mensal de combustível. O consumo é diretamente proporcional à quantidade de alimento preparado. O modo de funcionamento do aparelho, o número de residentes e seus hábitos alimentares também são importantes. Na estação fria, a quantidade de combustível usado aumenta, já que o gás é gasto no aquecimento da água, no aquecimento, enquanto no verão o consumo é sempre menor.
Dicas de economia de gás
Siga estas dicas simples para reduzir o consumo de gás ao cozinhar no fogão.
- Use apenas a intensidade do fogo que for suficiente para o processo de cozedura, fritura ou estufagem, não exceda o calor.
- Depois de ferver água ou caldo, a chama pode ser reduzida ao mínimo.
- O fogo aquece o fundo da panela com mais rapidez e eficiência se tocá-la levemente, em vez de cobri-la por todos os lados. Está provado que a temperatura mais alta do queimador está no topo da chama.
- Quando o recipiente for colocado na placa de aquecimento, feche-o com a tampa. O processo de fervura e cozimento é então mais rápido. Outros alimentos são cozinhados apenas com a tampa aberta, mas aquecer a água até ferver ou reaquecer os pratos inicialmente com a tampa fechada não prejudica o próprio prato.
- Certifique-se de que não há correntes de ar no ambiente onde está localizado o fogão, onde parte da energia térmica é direcionada para o lado, desperdiçada.
- Feche a válvula quando o alimento já estiver cozido. Ou pressione assim que a água ferver.
- Não aqueça o conteúdo em uma panela com uma chama parafusada. Nesse caso, as paredes dos tanques liberam calor mais rápido, o consumo de gás chega a 10-15%.
- Reduza a necessidade de cozinhar refeições pequenas no forno. É preciso muitos recursos para aquecê-lo.
Se você tem um aquecedor de água a gás instalado em seu apartamento, você deve economizar água que precisa ser aquecida. Puxe água para a pia ao lavar pratos e use a água corrente para enxaguar. Percebeu-se que se você toma banho, e não no banheiro, consome muito menos água quente. Para economizar dinheiro, são vendidos chuveiros especiais.
Na presença de aquecimento individual, a maior quantidade de gás é gasta no aquecimento da casa. Isole a casa, instale uma caldeira com termostato automático. Reduza a temperatura 2 graus abaixo do seu nível de conforto. Se possível, use uma caldeira de combustível sólido, pois é mais econômica do que a gás.
Para qualquer usuário de utilidades, será útil saber o consumo de combustível e a potência de seu fogão a gás, caldeira, coluna. Então, as contas mensais recebidas não surpreenderão com seus números. A capacidade de fazer cálculos de forma independente ajudará a comparar o consumo máximo e mínimo de dispositivos de gás, para escolher o medidor certo de acordo com os parâmetros.
Ao comprar um medidor, não destrua a documentação técnica do mesmo, pois pode ser útil ao instalá-lo ou substituí-lo.Para fogões a gás de estilo antigo, cujos documentos foram perdidos, você pode obter indicadores médios.
O teste de fluxo de gás é mostrado no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.