Fogões a gás combinados: características e sutilezas de escolha
Fogões a gás e elétricos entraram em nossa vida há muito tempo e tornaram-se auxiliares indispensáveis na cozinha. Parece que não há nada para modernizar e inventar, mas os fabricantes estão encontrando os compradores no meio do caminho, criando todas as novas configurações e recursos que tornam a vida mais fácil.
Tipos de fogões a gás
Fogões a gás, dependendo do material de que são feitos, são dos seguintes tipos.
- Esmaltado. Este é o look mais antigo, bastante durável, fácil de cuidar e lava bem. No entanto, com o impacto, pode deformar-se, o que acontece muito raramente.
- Inoxidável. Lindas, brilham, decoram a cozinha com a sua presença. Eles são fáceis de lavar. Você só deve se lembrar de produtos especiais para o cuidado de tais superfícies.
Eles estão muito arranhados e, para uma boa aparência, devem ser cuidadosamente esfregados como vidro.
- Vitrocerâmica. Um tipo de revestimento relativamente novo. Eles aquecem muito rapidamente em comparação com as "panquecas" de ferro fundido. Deve ser lavado somente após o resfriamento completo e com meios suaves. Mas, graças à superfície plana e lisa, a limpeza é muito mais rápida.
- Fabricado em liga de alumínio. Os mais novos desenvolvimentos. Essas placas são lindas, mas têm muito medo de impactos e da lavagem com abrasivos. Resta saber quanto tempo eles vão durar em produção.
Também as lajes podem ser divididas em autônomo e integrado. O encastrado permite colocar o forno separado da placa e tornar a cozinha mais completa. O autônomo é mais fácil de mover ao trocar de móveis e é muito menos provável que se quebre.
É possível dividir os fogões pelos tipos de energia que utilizam, em gás, elétrica e combinada (ou combinada). Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. E você precisa escolher com base no tamanho da sala em que será colocado e no número de pessoas para as quais deve cozinhar alimentos.
Cozinha combinada para conveniência
O fogão a gás combinado não é totalmente novo. Existem muitas variações sob este nome. A superfície pode ser a gás e o forno elétrico. Ou a superfície pode ser tanto a gás quanto elétrica, e o forno, via de regra, é apenas elétrico. Essas placas também são chamadas de eletro-gás.
Agora vamos dar uma olhada mais de perto em uma laje com uma superfície mista: configuração e conexão.
Tendo um fogão assim, você não precisa se preocupar se, por algum motivo, uma das fontes de energia desaparecer por um tempo.
Os fornos elétricos, sem dúvida, têm uma grande vantagem sobre os fornos a gás. Neles, você pode regular a inclusão do elemento de aquecimento superior e inferior, conectar a convecção. No entanto, cozinhar neles é mais caro, uma vez que os fornos são suficientemente potentes e demoram mais para aquecer do que os fornos a gás.
A proporção de queimadores a gás e elétricos pode ser diferente. Pode ser 2: 2 ou 3: 1. Existem também fogões largos para 6 queimadores diferentes e em diferentes configurações. A largura desses fogões pode ser padrão - 50 cm, talvez 60 cm e até 90, se estivermos falando de um aparelho a gás de seis bocas.
Os queimadores elétricos podem ser de ferro fundido ou vitrocerâmico. Eles demoram muito para aquecer e demoram para esfriar se você precisar diminuir a temperatura e a potência de aquecimento.Mas eles são muito convenientes para cozinhar alimentos, e a eletricidade não queima oxigênio, ao contrário do gás.
No nosso mundo, onde a luz desaparece periodicamente, o gás é desligado, é muito importante ter um fogão assim. Ninguém vai passar fome. Desenvolvemos essas placas levando em consideração os desejos dos clientes. Em habitações onde há apenas gás engarrafado, tal fogão será simplesmente uma salvação. Foi para esses consumidores que os modelos mistos foram originalmente feitos.
Fornos combinados
Os fogões modernos geralmente vêm com fornos elétricos. Por sua vez, os fornos são equipados com convecção, o que permite cozinhar os alimentos de forma mais rápida e uniforme, evitando a queima. O modo de convecção está presente em quase todos os fornos modernos.
Além disso, ao escolher os fornos, deve-se levar em consideração que a maioria deles possui função de autolimpeza. Para ativar este modo, você precisa de um detergente especial para fornos, que é colocado em um compartimento especial. Depois, basta ligar o forno por alguns minutos de acordo com as instruções. E depois de esfriar, lave o detergente restante e a sujeira da superfície com água. Não haverá mais atrito e angústia por muitas horas. Vale a pena perguntar ao vendedor se o modelo que você escolheu possui esse recurso.
Com ele, você economizará muito tempo e apreciará ao máximo as tecnologias e desenvolvimentos modernos.
Integrado ou autônomo?
Você precisa escolher entre um fogão embutido e um independente ao mesmo tempo em que compra os móveis para a cozinha.
É claro que embutido é conveniente e muito bonito. Qualquer cozinha será mais moderna. Além disso, com ele, você pode economizar espaço na cozinha, já que o forno pode ser embutido em praticamente qualquer lugar da cozinha. Um designer ou fabricante de móveis de cozinha o ajudará na escolha de um local específico.
As lajes soltas quebram com menos frequência, movem-se de forma mais conveniente, mais familiar para o visual. E provavelmente isso é tudo.
Instalação e conexão
Para instalar corretamente e, em seguida, conectar um fogão elétrico a gás, é necessário cumprir uma série de condições.
Fogões mistos, digam o que se diga, terão de ser ligados de acordo com todas as regras - com a chamada do serviço de gás, o registo do fogão e a ligação ao gás por trabalhadores autorizados.
O embutido deve primeiro ser colocado no móvel, verificar o funcionamento da sua parte elétrica e só depois ligar a placa da mesma forma que um fogão separado. Ou seja, com a convocação dos trabalhadores do serviço de gás e o cumprimento das formalidades necessárias.
Visão geral das placas de combinação
Se você olhar para a classificação das lajes com uma superfície combinada, a empresa bielorrussa é líder no mercado russo. GEFEST. Esta empresa há muito conquistou o seu merecido lugar entre os consumidores devido ao preço e qualidade. Os modelos modernos estão equipados com função de autolimpeza, temporizador, modo de desligamento do gás em caso de extinção de incêndio no queimador, convecção e muitas outras características úteis.
Marcas conhecidas como INDESIT, ARISTON, BOSCH, ARDO. Eles são muito mais caros. Mas eles são trazidos da Europa, seu nome é conhecido em todo o mundo. Embora tenham todas as funções do GEFEST bielorrusso. Alguns modelos podem diferir mais favoravelmente devido ao design.
Além disso, a marca registrada da Polônia entrou firmemente em nosso mercado - HANSA. Não é inferior à qualidade dos seus homólogos europeus mais caros, mas é mais barato. Era originalmente uma empresa alemã.
Manutenção e reparo
A tecnologia moderna é feita com os materiais mais recentes que, se usados corretamente, não apresentarão problemas de funcionamento em breve.
De acordo com os GOSTs atuais, é indicado que a vida útil dos eletrodomésticos a gás, que inclui o fogão, é de até 20 anos. Em média, esse período é de 10 a 14 anos.
O período de garantia é definido pelo fabricante e pelo vendedor, geralmente de 1 a 2 anos.
No prazo de 10 a 14 anos, o fabricante produz peças de reposição para os dispositivos vendidos após o término de sua produção, portanto, não deve haver problemas com a substituição dos elementos necessários.
Deve ser lembrado que o cuidado correto e oportuno prolongará a vida útil de seus eletrodomésticos. Ao cozinhar e lavar, você deve ter cuidado especial com locais onde há eletrônicos - um cronômetro, botões. Você também deve evitar inundar os queimadores, ignição elétrica. Afinal, a função de ignição elétrica pode se deteriorar e você terá que chamar o comandante. E se o sensor se deteriorar, que fecha o suprimento de gás quando o fogo é extinto, os reparos custarão muito mais.
Para dicas sobre como escolher um fogão, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.