Ignição elétrica de um fogão a gás: características e tipos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos e suas características
  4. Possíveis malfuncionamentos

Usando um fogão a gás, muitas vezes é necessário lidar com o problema de ter fósforos em casa ou com a facilidade de manutenção de um dispositivo de ignição adquirido especificamente por conveniência. Para salvar os usuários de tais dificuldades, foi inventada uma ignição elétrica, que permite acender um queimador de gás pressionando um botão. Para escolher um recuperador com tal sistema, é necessário conhecer as características do seu funcionamento, vantagens e desvantagens.

O que é isso?

A ignição elétrica de um fogão a gás é uma inovação conveniente que pode ser vista na maioria dos fogões modernos. Externamente, trata-se de um botão normal localizado no painel frontal, próximo aos botões que ligam e desligam os queimadores. Sua tarefa é acender os queimadores sem usar meios adicionais na forma de fósforos, isqueiros elétricos ou a gás. A ignição elétrica pode ser de dois tipos.

  • Automático. A essência da autoignição é que, por meio de elementos piezoelétricos especiais, o queimador é aceso quando o botão correspondente é girado.
  • Mecânico. Na versão mecânica, é utilizado um botão, que aciona a mesma reação.

Para entender bem a essência do que está acontecendo, você precisa entender os meandros do princípio de operação da ignição elétrica, que ficará assim:

  • pressionar o botão causa uma reação na forma de uma voltagem que é aplicada à região do capacitor;
  • a seguir inclui carregar o capacitor;
  • a próxima ação será aumentar o nível do tiristor;
  • ao atingir o limite desejado, inicia-se o processo de descarga do capacitor;
  • na saída, você pode observar a tensão que aciona o pára-raios;
  • a faísca obtida como resultado será o fator que possibilitará o acendimento do queimador.

Todas as etapas acontecem instantaneamente, então você pode ligar o fogão em apenas 1-2 segundos. A peculiaridade dos fogões modernos é que a voltagem é aplicada ao queimador que liga. Já nas modificações antigas, a descarga ia para todos os queimadores, sendo ligado aquele ao qual o gás estava acessível. Um fogão a gás puro não pode ter ignição elétrica mecânica, pois é movido a eletricidade, de modo que os rins modernos possuem um cordão na parte posterior que deve ser conectado a uma tomada para criar condições para o uso da função correspondente. A presença de tal assistente parece uma bênção, mas cada dispositivo sempre tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Vantagens e desvantagens

O uso de fogões a gás sem autoignição tem sido a norma há muito tempo, por isso nem todos reagiram com aprovação e confiança ao surgimento de uma função adicional, que torna possível colocar o fogão em condição de funcionamento muitas vezes mais rápido e mais confortavelmente. Para justificar a conveniência de tal inovação, vale mencionar suas vantagens inegáveis, que incluem as seguintes:

  • não há necessidade de comprar fósforos ou isqueiros, com os quais antes era preciso atear fogo aos queimadores, o que aumenta o conforto de uso e agiliza o processo de cozimento;
  • o modo automático de operação do aparelho permite evitar queimaduras durante o acendimento, já que não há necessidade de manter a mão próxima ao queimador;
  • ao usar fogões elétricos no passado e mudar para um aparelho a gás, a presença de uma ignição elétrica irá acelerar significativamente o processo de adaptação a novos equipamentos na cozinha.

Existem algumas vantagens em decidir pela compra de um novo fogão a gás, que terá ignição elétrica embutida. No entanto, os aspectos negativos também devem ser discutidos imediatamente. As desvantagens incluem o seguinte:

  • a necessidade de fornecimento de energia, através do qual o funcionamento do dispositivo é garantido; quando a eletricidade é desligada, a ignição automática não funciona;
  • o risco de usar o fogão por crianças pequenas que podem ver o processo de acendê-lo; se os fósforos ou isqueiro puderem ser retirados mais alto para que falte a criança, então o botão não pode ser retirado do painel, neste caso vale a pena ligar o eletrodoméstico para que a criança não veja todos os processos ou fique distraído por alguma coisa.

Importante! A presença ou ausência de ignição elétrica não altera a essência do funcionamento do fogão a gás. Apenas torna seu uso mais conveniente e rápido, o que é importante para as donas de casa modernas.

Tipos e suas características

Uma vez que os fogões a gás podem ser acesos mecânica e automaticamente, vale a pena considerar cada uma das opções com mais detalhes para ajudar na escolha do novo eletrodoméstico certo. No interior, o recuperador é complementado pelos seguintes novos elementos, que permitem receber rapidamente uma chama:

  • resistor;
  • transformador de alta tensão;
  • capacitor;
  • diodos.

A ignição elétrica mecânica tem o seguinte esquema de operação:

  • há um botão no painel frontal que deve ser pressionado para ligar o aquecedor; seu trabalho é feito com a ajuda da eletricidade, que fornece uma faísca a um determinado queimador;
  • Existem dois tipos de transformadores que garantem o funcionamento do transformador, podem ter 4 e 6 contatos; se a primeira opção for instalada no fogão, a faísca é fornecida apenas para os queimadores, se a segunda - também para o forno;
  • após pressionar o botão, o capacitor começa a carregar com a tensão retificada;
  • aumentam os farads, devido ao qual uma carga se acumula, e a tensão do tiristor de controle também aumenta;
  • assim que o pico dos parâmetros em volts for atingido, inicia-se o processo de descarga do capacitor;
  • o enrolamento primário está esquentando no transformador;
  • no ponto de saída, a tensão aumenta, o que provoca o funcionamento do pára-raios;
  • uma faísca é fornecida, que acende o fogão.

A autoignição automática difere do processo mecânico de operação e do método de geração de faísca, pois não requer o uso de botão de ignição adicional. O esquema de seu trabalho é o seguinte:

  • o processo de geração de faísca consiste em rebaixar o botão rotativo para um determinado queimador e fornecimento de gás;
  • como resultado de tais ações, a vela de ignição fecha, o que dá uma faísca aos eletrodos localizados próximos ao queimador.

O bloco de ignição da versão mecânica assume um elemento piezoelétrico especial, portanto também pode ser chamado de ignição piezo. Um trabalho de alta qualidade será garantido através do correto funcionamento do dispositivo, bem como tomando todas as medidas preventivas necessárias e eliminando quaisquer problemas assim que surgirem. O problema mais comum é a falta de faísca ou ruído anormal quando um botão é pressionado. Para evitar possíveis avarias, pode optar por uma salamandra com ignição automática, que só funciona com botões rotativos. Este tipo de ignição pressupõe o fornecimento simultâneo de faísca e gás, o que acelera ainda mais o processo de ignição do queimador.

A faísca na ignição automática tem uma estrutura múltipla. Para verificar se há faísca, basta pressionar a manivela e, após cliques, girá-la abrindo o gás. Os fogões a gás raramente são equipados com este tipo de ignição, na maioria das vezes é usado em fogões, às vezes pode ser encontrado em um dispositivo de forno. Uma vez que a manutenção da ignição automática se deve a elementos eletrônicos que se tornam inutilizáveis ​​com o tempo, eles precisarão ser substituídos.Além disso, há uma série de avarias e problemas que podem ser encontrados por aqueles que compraram um fogão a gás com ignição elétrica.

Possíveis malfuncionamentos

Tendo em vista que o equipamento começa a falhar com o uso prolongado, você precisa saber o que procurar para lidar rapidamente com as quebras. Se estamos falando sobre ignição elétrica, os sinais de mau funcionamento podem ser os seguintes:

  • falta de resposta após pressionar o botão de ignição ou o botão do queimador após o uso;
  • a autoignição está totalmente operacional e dispara ao toque e cliques constantes, sem dar a faísca necessária para acender o queimador;
  • continuação da operação de autoignição mesmo após a cessação do contato com o botão ou manopla;
  • o aparelho começa a funcionar de forma independente, sem pressionar um botão ou botão.

Se a ignição elétrica parar de funcionar, há uma série de razões para isso:

  • falta de contato com o eletrodo, o que acaba não dando faísca;
  • a presença de qualquer tipo de contaminação ou umidade que penetre no sistema ou faíscas;
  • violação da integridade do invólucro de cerâmica da vela sob a forma de fissura ou destruição total;
  • o transformador queimou, portanto, não é gerada uma faísca;
  • os contatos do botão de autoignição oxidaram;
  • o aparecimento de depósitos de carbono nos contatos devido a um curto-circuito.

Para entender a causa do problema e saber por que a estufa acende mal ou o processo não ocorre, é necessário fazer uma inspeção completa no aparelho. Assim que o problema for identificado, se você tiver o conhecimento e a experiência, poderá resolvê-lo sozinho ou ligar para o assistente assim que detectar o mau funcionamento do dispositivo. As causas mais prováveis ​​de quebra incluem o seguinte:

  • mau funcionamento do carregador;
  • mau funcionamento em um dispositivo que é alimentado por eletricidade;
  • problemas de pára-raios.

O mau funcionamento do carregador pode começar depois que refrigerante, veia ou detergentes entrarem nele. Você pode lidar com a situação sem ajuda externa, que requer lixa, que é usada para limpar o carregador, e depois deixá-lo secar completamente. Se tais ações não levaram ao resultado desejado, você deve procurar ajuda qualificada. Se houver algum problema com um aparelho que é alimentado por alta tensão, ou seja, um transformador que fica dentro do fogão, então não faz sentido consertá-lo, é preciso comprar uma peça nova e substituir a danificada . Esses blocos de reposição podem ser universais, são adequados para qualquer fogão, e existem aqueles que são feitos especificamente para uma determinada marca de eletrodomésticos.

Se o pára-raios for danificado, a faísca se forma não apenas dentro da estrutura, mas também atinge a superfície dos queimadores. Neste caso, não deve fazer a reparação sozinho, uma vez que o problema pode ser grave e apenas uma pessoa com conhecimento pode resolvê-lo. Se houver uma faísca no dispositivo e o fogão não puder ser aceso, você deve prestar atenção a possíveis motivos como:

  • violação da integridade da caixa, em razão da qual a faísca irá em sentido irregular e não cairá na área de ignição elétrica; se o carregador se deteriorar, não será possível consertá-lo, será necessário substituir a peça por uma nova;
  • pressão de gás muito alta, o que interfere no funcionamento estável da ignição - para fazer frente a tal situação, é necessário ajustar os parâmetros do suprimento de gás para que sejam ideais para o pleno funcionamento do dispositivo e seu conforto usar;
  • verificar o estado do bico - um mau funcionamento de algum elemento pode levar a problemas com a ignição, por isso é necessário verificar se há graxa, umidade ou sujeira nas peças; um fio simples pode ser usado para limpar a tocha e consertar o problema.

Para saber se o próprio queimador está funcionando corretamente, é necessário colocá-lo no fogo e olhar para ele. A chama após a ignição deve ter uma cor roxa, mas se for amarela ou laranja, então existem alguns desvios. Outro ponto importante é a correta distribuição do fogo, que deve ser uniforme e ter a mesma altura. Se houver fogo de um lado, mas não do outro, ou a altura não for a mesma, vale a pena verificar a correta instalação da divisória. Além disso, a causa pode ser a instalação incorreta da própria estufa, que foi colocada sobre um piso irregular, causando um mau funcionamento do aparelho.

Importante! O auto-reparo da ignição automática de um fogão a gás é possível se você estiver totalmente confiante em suas habilidades e souber as razões pelas quais a ignição elétrica pode falhar.

Se o recuperador ainda está na garantia, nem vale a pena mexer nele, os especialistas do centro de assistência tratam disso gratuitamente. Se o defeito estiver em algum lugar interno, você deve entrar em contato com um especialista que irá consertá-lo rapidamente, sem o risco de estragar o dispositivo ou prejudicar sua saúde.

Para obter informações sobre como consertar defeitos na ignição elétrica de um fogão a gás, consulte o vídeo a seguir.

1 comentário
0

Obrigado pela informação útil, especialmente o vídeo.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário