Fogões a gás de duas bocas: características e opções
Provavelmente, muitos estão familiarizados com a situação em que um fogão compacto é necessário para uma residência de verão ou uma pequena cozinha. Para não ficar confuso sobre o que comprar, você pode dar uma olhada mais de perto na compra de um aparelho a gás. Um dos tipos mais populares de fogões é a versão com dois queimadores. Vale a pena considerar as nuances desses produtos, mencionando suas vantagens e desvantagens, e também designar uma série de critérios na escolha.
Peculiaridades
Os fogões a gás de dois bicos são caracterizados pela presença de um pequeno fogão. Isso é suficiente para preparar alimentos em espaços confinados. Por isso, os produtos economizam espaço utilizável sem prejuízo da funcionalidade da cozinha. Hoje, esses produtos não podem competir com seus equivalentes elétricos. No entanto, os modelos em si são bastante convenientes de usar, você pode cozinhar vários pratos sobre eles, variando o grau de intensidade de aquecimento do queimador.
Dependendo do tipo de produto, os queimadores podem ser de diferentes tamanhos. Dois queimadores são suficientes para cozinhar o primeiro e o segundo pratos ao mesmo tempo. Eles operam com uma fonte de energia mais barata quando comparados com seus equivalentes elétricos. Você mesmo pode instalar o cilindro de gás. Não há problemas com as comunicações de gás, desde que todos os requisitos e tecnologia de conexão sejam atendidos. O gás não depende de quedas de energia.
Em comparação com os fogões elétricos, as modificações a gás são mais leves, o que melhora sua mobilidade conforme necessário. Outra característica dos fogões a gás é a utilização de diferentes materiais para o fogão. Pode ser esmaltado, feito de aço inoxidável ou mesmo vitrocerâmico.
A escolha do material da placa determinará a dificuldade de manutenção e também o custo da placa.
O funcionamento dos fogões a gás tem nuances próprias. Por exemplo, é necessário ventilar regularmente a sala com a salamandra instalada. Isso é especialmente importante com o uso de longo prazo.
A cor da chama é uma espécie de indicador que indica o correto funcionamento. Por exemplo, chamas amarelas indicam abastecimento insuficiente de gás. A luz correta é uniforme azul.
Vantagens e desvantagens
Os fogões a gás de dois bicos têm as seguintes vantagens:
- são fáceis de instalar e transportar, pelo que não é difícil entregá-los no local de instalação;
- os modelos são compactos e podem ser acomodados até mesmo na menor cozinha;
- apesar de serem compactos, são funcionais, pelo que pode utilizá-los na íntegra, como se cozinhasse num fogão normal;
- os produtos são diferenciados por formas claras e geometria rígida; devido à simplicidade visual dos vários modelos, não vão sobrecarregar o interior da cozinha e podem ser combinados com móveis existentes;
- como regra, esses produtos se encaixam em vários estilos de interiores e podem ser modestos e refinados;
- as modificações podem ser feitas em um esquema de cores diferente, devido ao qual você pode adicionar um clima especial à cozinha ou torná-la visualmente mais clara;
- os produtos diferem em diferentes categorias de preços, pelo que cada comprador poderá escolher uma opção de acordo com as suas capacidades financeiras;
- a escolha de tais placas é extensa, portanto o comprador tem a oportunidade de adquirir o produto, levando em consideração o mobiliário existente;
- Os fogões a gás com dois bicos variam em termos de variedades, o que permite escolher a opção mais funcional e cómoda para a sua cozinha.
Junto com as vantagens, os fogões a gás de dois bicos também têm desvantagens, tais como:
- ao comprar, você pode encontrar um produto com uma montagem de baixa qualidade;
- nem todos os modelos são tão funcionais quanto o comprador gostaria;
- em cidades pequenas, a gama de modelos é limitada, o que dificulta a compra do modelo desejado;
- os fogões não significam cozinhar ativamente para uma família grande, eles são projetados para uma família de 2 a 3 pessoas;
- nem todos os modelos são equipados com controles de toque, muitos não possuem vários modos de cozimento.
Variedades
Hoje, os fogões a gás de dois queimadores podem ser classificados por tipo de design. Por exemplo, os fabricantes produzem variações portáteis. Eles podem ser instalados em uma superfície horizontal em qualquer lugar da cozinha, levando em consideração o comprimento da mangueira de gás que está conectada ao cilindro. Estas são as menores variedades de toda a linha, sua funcionalidade é mínima.
Será necessário um pouco mais de espaço para acomodar os minifogões combinados com um forno compacto. São modificações embutidas no tampo da mesa que copiam um fogão a gás convencional, mas em vez de quatro queimadores, eles têm apenas dois. São óptimos para cozinhas onde há pouco espaço e não existe a possibilidade de alocar nem 1 centímetro para um ladrilho separado. Essas modificações têm sua própria gradação.
Hoje, as placas de 2 bocas do segundo tipo podem ser classificadas em três grupos: tampo de mesa, de chão e embutido. Cada variação tem suas próprias características. Por exemplo, aqueles que são colocados na mesa são muito semelhantes aos fornos de micro-ondas usuais. Além disso, eles diferem deles na presença de um fogão.
Essas modificações são produzidas com controle de gás, o que garante um alto nível de segurança do produto. Esses modelos possuem um conjunto padrão de opções que consiste em um queimador de grelha, temporizador e luz do forno. A funcionalidade é pequena, mas é suficiente para as condições de uma pequena cozinha. São opções móveis que podem ser levadas para a dacha no verão e daí para o inverno.
As contrapartes de chão com forno destacam-se pelo seu grande tamanho, o que diminui a sua mobilidade e aumenta o seu peso. Eles são instalados no chão, mas não funcionará pegá-los com a mesma largura do fone de ouvido existente, uma vez que são estreitos. Se a cozinha for pequena e não tiver nenhum fone de ouvido, esses pratos podem ser colocados entre os armários de chão ou ao lado do aparador. Eles diferem de outras variações em um grande conjunto de opções, têm um volume de forno aumentado, que foi percebido em altura. Isso é conveniente, porque nesse forno você pode cozinhar simultaneamente em duas assadeiras.
Importante! Já os fogões a gás embutidos com dois queimadores, essas variedades também são compactas, estão embutidos no tampo da mesa junto com os botões ajustáveis. Se necessário, alguns desses modelos podem ser facilmente complementados com um forno embutido compacto.
Dimensões (editar)
Os parâmetros de fogões a gás de dois bicos dependem de suas modificações. Via de regra, eles têm largura estreita e comprimento curto. A altura também varia dependendo do tipo de modelo. Por exemplo, para modificações no piso é padrão, igual a 85 cm. A largura varia de 30 a 90 cm, a profundidade pode ser de 50 a 60 cm.
As relações de largura, profundidade e altura podem variar. Por exemplo, o modelo para dois queimadores Darina 1ASGM521002W pode caber facilmente em uma área de 50x40x85 cm. O Flama CG3202-W é meio centímetro mais profundo. As placas sem forno podem ter até 10 cm de altura com pernas. Os parâmetros de fogões a gás de dois queimadores com forno podem ser 50x40,5x85, 50x43x85, 50x45x81 cm.
Quanto às opções de mesa, suas dimensões são em média 48x45x51 cm, não levando em consideração as dimensões das alças. O volume do forno, dependendo do modelo, pode ser de 30, 35, 40 litros.
Modelos populares
Até o momento, várias opções podem ser distinguidas da gama de modelos, popular entre os compradores e classificado como o melhor.
- Hansa BHGI32100020 É um típico fogão a gás com um tipo de instalação independente. É uma solução prática para quem não precisa de amarrar o fogão ao forno. É feito de aço durável e resistente ao desgaste. A potência do fogão é suficiente para cozinhar nele todos os dias. O painel está equipado com uma grelha fiável, graças à qual se consegue a estabilidade de pratos de diferentes tamanhos. Existe uma ignição elétrica, controle mecânico.
- Hansa BHG31019 é considerada uma opção econômica, adequada para uso em uma pequena cozinha ou um pequeno apartamento estúdio. Possui um tipo de interruptores rotativos, colocados na superfície frontal à direita. O modelo possui ignição elétrica, além de controle de gás. A base de metal da laje se encaixa perfeitamente no design de qualquer estilo de interior moderno.
- Bosh PCD345FEU - Este é um modelo com grades de ferro fundido, feito em um design deliberadamente grosseiro. Diferente de outras modificações em diferentes tamanhos de queimadores, é considerado seguro do ponto de vista de operação devido à presença de controle de gás e ignição elétrica. É fácil de usar, móvel e compacto, com montagem de alta qualidade.
- Gefest 700-02 - esta é uma opção econômica com controle mecânico, dois queimadores de ferro fundido. É executado em uma agradável tonalidade acastanhada, pelo que é prático e fica bem cuidado. A superfície é esmaltada, o ladrilho difere das outras modificações porque nele se ajusta o suprimento de gás liquefeito do cilindro. Seus parâmetros são 10x50x37 cm.
- "Artesã 1217BN" Possui uma agradável tonalidade chocolate, bem como um tipo de instalação independente. O fogão a gás possui grelha metálica para a loiça, é compacto, móvel, estável e esteticamente atractivo, pelo que pode caber com sucesso no interior de uma cozinha com diferentes estilos.
- Terra GS 5203W confeccionada em cor branca, caracterizada pela presença de forno. Esta é uma versão clássica da placa de fogão com forno escurecido com um volume de 35 litros. O limite de temperatura de cozimento do forno é 270 ° C. O produto é operado mecanicamente, os queimadores são de ferro fundido.
- Flama CG3202-W é um modelo de fabricante nacional, feito na cor branca, pelo que cabe facilmente em quase todas as cozinhas. O volume do forno é de 30 litros, o revestimento do fogão é esmaltado, confiável e de alta qualidade. As dimensões do recuperador são 50x40x85 cm, o que permite colocá-lo mesmo numa pequena cozinha.
Recomendações de seleção
Para que a compra agrade e o fogão funcione bem, na hora de comprar é preciso estar atento a uma série de nuances. Os principais são o material da placa, o tipo de queimadores, um conjunto de opções, a presença de grelhas para a loiça.
Olhando de perto o produto, nota que o esmalte torna o fogão mais barato, tem bom funcionamento e é capaz de proteger a superfície não só da ferrugem, mas também de danos mecânicos acidentais.
No entanto, não é tão fácil cuidar dele, pois várias escovas podem deixar arranhões. Além disso, se você não remover imediatamente a gordura queimada, ela pode se tornar um grande problema.
Na hora de comprar, é preciso levar em consideração que, apesar da semelhança externa, os queimadores são diferentes. E este não é apenas o tamanho, mas também a potência. Portanto, você precisa selecionar um produto levando em consideração suas necessidades. Ao examinar o fogão para o funcionamento do forno, é importante notar por si mesmo: as grelhas para esses fogões são feitas de aço ou ferro fundido.
Deve-se dar preferência à segunda opção, uma vez que tais grades resistirão todo o tempo de operação sem se deformar. Eles são mais confiáveis, termicamente estáveis e duráveis.
Se você planeja comprar uma opção econômica, precisa entender que, nesses produtos, as grades geralmente são de aço. As cargas fornecidas em tais placas são pequenas, portanto, não há necessidade de uma grelha de ferro fundido.O forno tem aquecimento de fundo: suficiente para assar tortas, guisados e cozer carnes.
A única coisa a notar é que você terá que manusear esse fogão com mais cuidado.
O controle dessas placas é mecânico. Em alguns modelos, um dos queimadores é caracterizado por aquecimento rápido. Você também precisa prestar atenção a esse recurso no momento da compra. Os interruptores dessas placas são rotativos. Uma gaveta para pratos pode ser um bônus.
Quanto à funcionalidade, você pode observar opções como ignição elétrica, temporizador e “fogo baixo”. A primeira opção é boa porque o queimador acenderá automaticamente quando você girar o botão ou pressionar o botão. O temporizador é uma ótima solução para quem, incluindo o fogão, se esquece dele. No final do tempo definido, o dispositivo desliga automaticamente o queimador. Definir a manopla na posição de "fogo baixo" é uma opção conveniente, que é fornecida parando a manopla em um ângulo predeterminado.
Para muitos, a questão do custo é relevante. Gostaria de comprar um bom produto a um preço acessível. No segmento de preço, os mais baratos são os fogões a gás de dois bicos de produção russa. No entanto, o preço mais baixo não significa nenhuma má qualidade: esses produtos não precisam de custos alfandegários e de transporte. Se o comprador tiver fundos suficientes para comprar, você pode olhar para os produtos da categoria de preço médio ou superior.
Além disso, você precisa comprar um fogão de um fabricante com boa reputação, por isso será útil ler as avaliações de compradores reais nos fóruns da World Wide Web dedicados à seleção de fogões de qualidade. Eles fornecerão informações mais específicas do que o anúncio do vendedor.
Você pode conhecer as características do fogão a gás de dois bicos Gefest PG 700-03 no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.