Como escolher e conectar um fogão a gás para dar debaixo de um cilindro?
Muitos proprietários de apartamentos gostam de passar o tempo livre em suas dachas, longe da agitação da cidade. Para que esse descanso seja confortável, é necessário ter em casa um fogão a gás para uma botija. Graças a este aparelho, você pode preparar alimentos rapidamente. É fácil de operar, apresenta-se em várias modificações e é perfeito para instalação em chalés de verão, onde muitas vezes não há gás canalizado.
Peculiaridades
Um fogão a gás para uma residência de verão embaixo de um cilindro é um tipo popular de eletrodoméstico que torna confortável viver fora da cidade. Este dispositivo é caracterizado pela multifuncionalidade e longa vida útil, que depende das características do modelo e do cumprimento das regras de uso. Essas placas podem ter diferentes potências e o número de pentes (de 1 a 8), sua superfície de trabalho é geralmente feita de vidro temperado, cerâmica de vidro ou aço inoxidável durável.
A maioria dos modelos também está equipada com uma assadeira elétrica. Quanto ao sistema de controle, os fogões a gás para botijão são equipados com displays, temporizadores, touch, painéis elétricos e mecânicos. Além disso, as placas podem ser fornecidas completas com armários para o dispositivo balão, seu design prevê portas e prateleiras abertas localizadas na parte inferior da moldura.
Um botijão cheio de gás reduzido é conectado a qualquer dispositivo, independente de suas características técnicas, seu volume é de no mínimo 5 litros.
Ao usar fogões a gás, é importante cumprir todas as regras de funcionamento, caso contrário, são possíveis situações de emergência.
A enorme demanda por dispositivos a gás com cilindro para chalés de verão é explicada pelas seguintes vantagens.
- Autonomia... O equipamento funciona perfeitamente independentemente da presença ou ausência do gasoduto principal.
- Lucratividade. Comparados aos fogões elétricos, os fogões a gás possibilitam cozinhar alimentos rapidamente, exigindo um consumo mínimo de energia.
- Compacidade... Quase todos os modelos de países de dispositivos são pequenos em tamanho. Graças a isso, você pode levá-los em caminhadas e piqueniques.
Quanto às deficiências, são poucas. A principal desvantagem dos fogões a gás com cilindro é a complexidade da conexão. Para que o dispositivo funcione corretamente e com segurança, ele deve ser instalado por um especialista. Ligar o equipamento sozinho pode resultar em vazamento de gás, que por sua vez pode resultar em risco de explosão. O custo do equipamento também é uma desvantagem, pois é determinado pelas características de design de um determinado modelo.
Variedades
Até o momento, os fabricantes produzem fogões a gás caseiros de verão com cilindros de vários tipos, que diferem não apenas no design, mas também na funcionalidade. De acordo com o número de confortos, o equipamento subdivide-se nas seguintes modificações.
- Queimadores únicos. Esses fogões são ideais para solteiros e famílias pequenas que raramente cozinham no campo. Uma estrutura tão pequena é caracterizada pela mobilidade, o que permite que seja colocada em qualquer parte da casa. Além disso, o dispositivo pode ser usado na estrada durante viagens longas.A principal vantagem dos fogões de queimador único é o baixo custo, mas são produzidos sem forno.
- Duas bocas. Estes são os modelos mais populares e recomenda-se comprá-los para pequenas famílias de 2 a 3 pessoas, desde que não esteja previsto fazer preparativos para o inverno na dacha. Este tipo de equipamento pode ser facilmente conectado a qualquer tipo de cilindro, independente de seu peso e volume. Os fogões, que têm 2 queimadores, são fáceis de usar, podem ser facilmente movidos para interiores ou transferidos para salas de serviço. A placa de fogão com dois bicos é compacta, pelo que também é fácil de transportar. Além disso, muitas modificações são equipadas com uma caixa espaçosa para guardar pratos, em algumas modificações há até um forno embutido.
- Quatro queimadores. São equipamentos multifuncionais que se diferenciam significativamente das opções anteriores pelo preço elevado. Estes modelos podem ser colocados tanto na mesa como no chão, são ideais para uma grande família e donas de casa que gostam de trabalhar nos preparativos para o inverno. A principal desvantagem das estruturas é considerada o seu grande tamanho, o que se torna um problema frequente na organização de pequenas cabanas de verão. As placas para 4 queimadores, via de regra, estão equipadas com forno e um prático sistema de controle de gás. Eles são adequados para GLP e gás de sistema.
Os fogões a gás para chalés de verão com cilindro também podem diferir no local de instalação.
- Tabletop. Eles são considerados os mais simples em design para cozinhar, uma vez que não possuem opções adicionais. A principal vantagem de um ladrilho de mesa é seu peso leve e compacto.
- Exterior. Esses modelos são caracterizados por grande peso e dimensões. Antes da instalação, é necessário selecionar um local adequado com antecedência, pois sua movimentação será então problemática. Os designs de piso são muito mais caros do que os designs de mesa, pois são complementados com várias funções, forno, compartimentos de cilindro e prateleiras abertas.
- Portátil. São considerados a opção de equipamento mais comum, o que é ideal não só para casas de veraneio, mas também para viagens. Os fogões portáteis são compactos, na maioria das vezes possuem um queimador e um pequeno cilindro de gás disposto dentro do corpo do produto. Deve-se notar que, para tais fogões, o propano não é adequado como combustível, como de costume, mas uma mistura de gás com butano. Um modelo semelhante pode ser comprado tanto para piqueniques quanto para cozinhar bem, uma lata pequena geralmente é suficiente para vários pratos de cozinha.
Além de vantagens como conforto e compactação, os modelos portáteis têm como desvantagem a falta de ignição automática e controle de gás.
Modelos populares
Um fogão a gás country com botija é apresentado no mercado por diversos fabricantes que oferecem aos clientes uma vasta escolha de modelos. As modificações mais populares que receberam muitas críticas positivas incluem esses modelos.
- "Hephaestus PGT-1 802". Este é um fogão de mesa com quatro engastes e ignição elétrica. Não há forno na embalagem. As dimensões do equipamento são 11 * 37,4 * 50 cm (altura * profundidade * largura). A principal vantagem deste dispositivo é considerada uma longa vida útil. A laje "Hefesto" está disponível em várias cores, o que permite pegá-la rapidamente para qualquer interior.
- Tesler GS-20. É uma opção econômica para solteiros e famílias jovens. O minifogão de mesa é excelente para cozinhas pequenas. Funciona com gás liquefeito. O projeto possui dois queimadores, interruptores mecânicos rotativos e uma função de "chama baixa". O revestimento de esmalte confere ao equipamento não apenas uma aparência chique, mas também uma longa vida útil.
- "Residente de verão"... Este modelo é muito procurado por todas as donas de casa, pois apresenta inúmeras vantagens. A unidade de piso possui quatro queimadores, sob os quais não existe um forno na parte inferior, mas sim prateleiras para guardar alimentos e pratos. Apesar da falta de forno, este modelo lida bem com cozinhar. O custo do produto é médio, o que permite que famílias de baixa renda possam adquiri-lo. As dimensões do equipamento são 85 * 50 * 60 cm, peso - 18 kg, pode funcionar em várias condições.
- "Dream-450". O modelo de chão combinado da produção russa é produzido em um conjunto completo com forno elétrico. É equipado com três queimadores a gás e um elétrico (1,5 kW), além de ignição elétrica. As dimensões do dispositivo são 84 * 50 * 60 cm, o preço é baixo.
- "Lada-12.120". É considerado um dos melhores produtos modernos, que é equipado com forno a gás. Existem dois queimadores de ignição elétrica na placa do fogão. Além disso, os queimadores possuem duas posições fixas e um regulador de potência, o fogão funciona tanto com gás liquefeito quanto com gás natural. Devido ao seu tamanho compacto, o aparelho pode ser colocado em qualquer lugar conveniente da cozinha. Entre as funções adicionais do recuperador, destaca-se a presença de retroiluminação e comando do gás.
Recomendações de seleção
Antes de comprar um fogão a gás para uma residência de verão com cilindro, é preciso decidir sobre sua funcionalidade, bem como levar em consideração o número de pessoas que vivem na família e o tempo de permanência fora da cidade. No caso em que as viagens à dacha são raras e cozinhar é insignificante, então os modelos de mesa com dois queimadores serão a escolha ideal.
Se você pretende ficar na dacha durante todo o verão e fazer os preparativos para o inverno, é melhor dar preferência às estruturas de piso, que incluem um forno.
Como este tipo de equipamento é comprado há muito tempo, as seguintes recomendações de especialistas ajudarão a evitar erros na escolha de um determinado modelo.
- Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção à placa do produto. Via de regra, todas as lajes são fabricadas com acabamento inoxidável ou esmaltado. A primeira opção é mais prática, pois os painéis são fáceis de limpar, resistentes ao ataque químico dos detergentes e não corroem. Já o segundo tipo de revestimento é mais barato e apresenta-se em grande esquema de cores. Além disso, existem grelhas especiais nas placas concebidas para a colocação de utensílios de cozinha. É aconselhável escolher entre ferro fundido.
- O número de queimadores não será menos importante na escolha. Se a dona de casa vai cozinhar e conservar muito no campo, então um modelo de fogão com quatro bocas é adequado para ela. Para cozinhar moderadamente, você pode comprar fogões com 2 a 3 bocas, mas se a dacha servir apenas como um lugar para piqueniques, então um azulejo com um fogão é o suficiente.
- O tipo de ignição do fogão também é de grande importância. Modelos com ignição manual serão uma opção econômica, mas a ignição elétrica é mais conveniente.
- A presença de uma opção tão importante como o controle de gás também deve ser levada em consideração, pois disso dependerá a segurança de uso do dispositivo.
- O parâmetro final na escolha de um fogão a gás é a presença ou ausência de forno. Hoje, a maioria dos modelos está equipada com fornos elétricos ou a gás.
Visto que cortes de energia são possíveis fora da cidade, é melhor comprar modificações com fornos a gás. Eles fornecem um bom aquecimento, mas são menos funcionais.
Conexão
Depois que o fogão a gás com botijão é comprado e entregue na casa de campo, fica a obra mais importante - a instalação do equipamento a gás. Apesar do fato de que de acordo com as regras e regulamentos de operação, aparelhos a gás devam ser conectados exclusivamente por especialistas qualificados com experiência e permissão, alguns residentes de verão o fazem com suas próprias mãos. Isso se deve ao fato de que é difícil para os artesãos chegarem a muitas cabanas de verão. Se a instalação ocorrer de forma independente, é importante conectar corretamente o adaptador, caixa de engrenagens e seguir as instruções.
- Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre a localização do equipamento. Para isso, é elaborado um projeto, que indica o layout do fogão.Modelos de mesa usados apenas sazonalmente podem ser conectados se a sala tiver sistema de exaustão. Estão situados a uma distância de pelo menos 65 cm do capô.Além disso, é necessário saber que a ignição elétrica e os sistemas de iluminação podem ser conectados à tomada se houver aterramento. Se não estiver lá, você precisa fazer isso.
- Depois disso, são determinados com a instalação do balão. Recomenda-se colocá-lo a uma distância de até 1,5 m do fogão. Visto que o cilindro é conectado ao fogão por mangueira de fole, antes da instalação certifique-se de que o comprimento é suficiente e verifique se o produto está quebrado e trincado. Essa questão deve ser tratada com responsabilidade, pois a menor fissura, seja por passagem ou não, levará a uma emergência. Todas as conexões, com exceção dos O-rings, devem ser tratadas com água e sabão antes da instalação, o que simplificará a verificação de vazamentos de gás.
- Em seguida, a laje é colocada em uma superfície plana, excluindo distorções e inclinações. Para eliminar erros, é recomendável usar um nível de montagem. O mesmo ajuste é feito com as pernas, que podem se alongar quando viradas para fora.
- Em seguida, aperte a porca da engrenagem... No caso de ser utilizada uma mangueira flexível, ela deve ser colocada na conexão e fixada com uma braçadeira. Se forem usados tubos de fole, a união é previamente desparafusada da caixa de engrenagens e um adaptador do tamanho apropriado é inserido.
- A instalação é concluída abrindo a válvula no cilindro. Quando a caixa de engrenagens gira, um certo nível de pressão de saída é definido. Depois de iniciar o gás no sistema, verifique se há vazamentos em todas as conexões. Quando a verificação estiver concluída e a integridade do sistema for confirmada, as zonas de cozinhar podem ser abertas e acesas.
Cada um dos queimadores deve queimar com uma chama azul. Se a cor do fogo for diferente, é necessário reduzir a pressão no redutor.
Sutilezas de operação
Apesar de usar fogão a gás com botijão no país ser fácil, para melhorar a segurança operacional, as seguintes restrições e regras devem ser observadas.
- Qualquer trabalho com o recuperador deve começar pela arejamento da divisão, embora seja importante recordar que este equipamento se destina apenas ao uso doméstico, pelo que não pode ser utilizado para fins industriais. Se arranca pela primeira vez, é aconselhável ler as instruções para o seu funcionamento.
- Durante a cozedura, deve monitorizar constantemente os elementos de aquecimento, uma vez que pratos volumosos podem causar sobreaquecimento da placa. Além disso, é necessário controlar para que o líquido fervente não escorra para o painel de trabalho, mas se isso acontecer, é necessário desligar imediatamente o equipamento e limpar o fogão.
- Não acenda o fogão em superfícies irregulares ou no carro. Além disso, não é permitido usar o dispositivo para outros fins (secar coisas ou aquecer o ambiente).
- É proibido deixar o equipamento em bom estado de funcionamento sem vigilância e carregá-lo com objetos estranhos.
- Para determinar o consumo de gás da estufa, é necessário observar atentamente as suas características técnicas indicadas na ficha técnica. Assim, por exemplo, um modelo convencional com quatro queimadores consome no máximo 486 g de gás por hora, o que significa que 50 litros são suficientes para 44 horas de cozimento. O consumo de gás depende de muitos fatores (potência do fogão, intensidade do cozimento).
Depois que o gás acabar, o cilindro deve ser enchido. Isso deve ser feito em postos de gasolina especializados. Alguns residentes de verão reabastecem os cilindros por conta própria, mas isso é muito perigoso e pode levar a uma emergência durante o funcionamento posterior do fogão.
Para informações sobre como conectar um fogão a gás no país, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.