Fogões elétricos de duas bocas: características e seleção
Quase todos nós, mais cedo ou mais tarde, temos que lidar com a questão de comprar um bom fogão. Uma coisa é quando há muito espaço, porque você pode comprar qualquer modelo sem se preocupar com a quantidade de espaço livre que ele ocupará. Porém, num espaço pequeno, a situação é diferente: aqui é necessário um recuperador que não ocupe muito espaço, sem perder funcionalidade. Nesse caso, fogões elétricos de duas bocas serão uma boa escolha.
Peculiaridades
A principal característica dos fogões elétricos de 2 queimadores é a largura. Eles são alimentados por uma rede elétrica, têm uma placa lisa na qual a panela e os tachos estão posicionados de forma estável. Além disso, o design de modelos estreitos pode ser muito diversificado.
Esses produtos não requerem a remoção dos produtos de combustão. Independentemente de se tratar de gordura ou cheiro, a coifa de recirculação dá conta disso.
Ao contrário das contrapartes a gás, os fogões elétricos não precisam passar um duto de ar na cozinha, portanto, não precisam piorar a aparência do ambiente. Com essas placas, as comunicações podem ser disfarçadas em armários de parede ou falsos nichos. Alguns fogões elétricos só fornecem aquecimento se os utensílios de cozinha forem colocados sobre eles. Isto é muito conveniente, pois na sua ausência nenhum dos membros da família queimará as mãos se tocar acidentalmente na superfície de trabalho do fogão.
Os queimadores são diferentes: podem ser pronunciados ou cobertos com placas especiais. Nesse caso, os limites dos queimadores podem ser delineados ou não. Por exemplo, em outras variedades, há uma única zona em que a posição dos pratos aquecidos não importa. As modificações podem ter fornos, além disso, possuem gradação própria de acordo com o tipo de instalação.
Em comparação com as contrapartes para 4 queimadores, os fogões de 2 bocas economizam significativamente espaço na cozinha. Eles ocupam metade dele e essas placas podem ser instaladas paralelamente ou perpendicularmente à mesa. Essa capacidade de manobra não é apenas conveniente em pequenas cozinhas, mas também permite diversificar a abordagem para a elaboração de uma composição interior em um espaço limitado.
Produtos deste tipo são frequentemente comprados como um fogão adicional a um análogo de gás existente. Devido a eles, você pode aumentar significativamente a produtividade da cozinha quando uma grande família mora na casa. Além disso, em alguns casos, estes produtos são utilizados nos chamados sistemas Domino, nos quais a zona de cozinhar é criada a partir de vários tipos de placas de fogão.
Vantagens e desvantagens
Os fogões elétricos de duas bocas têm muitas vantagens.
- No sortimento de lojas, eles são apresentados nos mais variados. Uma grande seleção permite que até o comprador mais exigente encontre a melhor opção.
- Em comparação com as contrapartes a gás, são mais seguros, pois não há risco de vazamento de gás, os fogões não queimam oxigênio.
- Em tais modelos, não há possibilidade de ignição por uma chama aberta.
- As modificações prevêem um ajuste de vários níveis para o aquecimento dos queimadores, através do qual é possível regular o processo de cozimento.
- O princípio de comando do recuperador pode ser diferente, pelo que cada consumidor poderá escolher a opção mais cómoda para si.
- Devido à variabilidade na aparência, você pode comprar um produto com uma instalação diferente, incluindo modificações móveis para chalés de verão.
- Essas placas diferem em potência e design, elas podem ser adquiridas para decorar cozinhas em diferentes direções estilísticas de design.
- Os produtos são caracterizados por uma montagem de alta qualidade e confiabilidade: se usados corretamente, eles servirão aos seus proprietários por muito tempo.
- Esses produtos são mais fáceis de lavar e menos onerosos de manter em comparação com seus equivalentes a gás.
Além disso, os fogões elétricos de duas bocas são fáceis de usar. Você pode cozinhar sobre eles pratos de complexidade diferente. São inofensivos para a saúde, não precisam de ventilação constante na cozinha. Devido à falta de gás, não há necessidade de um exaustor desnecessariamente potente. No entanto, como qualquer eletrodoméstico, os fogões elétricos têm desvantagens.
- No processo de cozimento neste tipo de fogão, muitas vezes é necessário usar pratos especiais, cujo fundo deve ser plano e grosso. Panelas com fundo irregular aumentam o tempo de cozimento e, portanto, o consumo de energia.
- Se houver queda de energia no fogão, é impossível cozinhar ou aquecer nada. Nesse sentido, as contrapartes de gás são mais independentes.
- A instalação pode ser complicada por um plugue que não é adequado para uma tomada de alta carga e, portanto, em alguns casos, não pode ser feito sem a ajuda de um especialista externo.
- Esses produtos são mais caros do que os equivalentes de gás e, com o uso constante, a conta de pagamento cresce.
Variedades
Os fogões elétricos de duas bocas podem ser classificados de acordo com diferentes critérios.
tipo de instalação
Eles podem ser colocados no topo da mesa ou no chão. Os produtos do primeiro tipo são caracterizados pela mobilidade e baixo peso. Freqüentemente, eles são levados para a dacha no verão, quando os problemas com o cozimento rápido são resolvidos. As segundas modificações são instaladas no chão. Ao mesmo tempo, eles podem ser parte integrante de um conjunto de cozinha e um canto de cozinha independente localizado em uma área separada da cozinha.
Independentemente do tipo de instalação, os modelos podem ter um forno, através do qual poderá afiar os seus dotes culinários. Os modelos com forno de bancada são semelhantes a um forno de micro-ondas. Eles são compactos e não ocupam muito espaço. Produtos sem forno são como fogões.
Dependendo das características do projeto, eles podem ser um produto independente ou parte da tecnologia embutida no tampo da mesa de trabalho.
Por material
As placas do fogão eléctrico são esmaltadas, vitrocerâmicas e inox. As opções de aço inoxidável são bastante duráveis, embora necessitem de um manuseio cuidadoso. Em tal superfície, arranhões e vestígios de agentes de limpeza aparecem com o tempo. Em geral, o material parece esteticamente atraente e, portanto, essas placas ficam bonitas em vários designs de interiores. Análogos com superfície esmaltada também são feitos de aço, mas por cima são revestidos com esmalte, cuja cor pode ser muito diversa. Esse fogão elétrico é bastante durável e de alta qualidade. Mas não resiste a danos mecânicos significativos e, portanto, clivagem. Em locais onde o produto é frequentemente limpo, o esmalte ficará mais fino.
O fogão elétrico de vitrocerâmica de duas bocas realça a aparência da zona de cozimento. Como regra, as vitrocerâmicas não têm medo de gordura, essa placa é de fácil manutenção, embora precise de um manuseio cuidadoso e não resista a danos mecânicos.
As placas de cerâmica sofrem forte impacto (rachaduras ou mesmo lascas podem aparecer na superfície). Além disso, esta técnica é exigente na escolha dos utensílios nos quais os alimentos são cozinhados.
Por controle e tipo de queimadores
Conforme o tipo de controle, as placas podem ser de botão, sensíveis ao toque ou equipadas com interruptores giratórios. As segundas variedades são equipadas com um pequeno display, esses produtos são mais caros do que seus equivalentes.As opções rotativas possuem ajuste de tipo manual, hoje não são tão populares. As modificações de botão envolvem pressionar o botão desejado.
O controle pode ser combinado, no qual é fornecida uma combinação de botões convencionais e de toque, um sensor e interruptores rotativos. Quanto ao tipo de queimadores, podem ser de ferro fundido, halógeno, de indução e os chamados Hi Light.
O ferro fundido é durável e resistente ao desgaste, embora aqueça um pouco. O halogênio nada mais é do que uma espiral. Embora aquecem muito rapidamente, também consomem mais energia.
As placas de indução são caracterizadas pelo baixo consumo de eletricidade. São seguros, o seu trabalho é efectuado segundo o princípio das ondas magnéticas, pelo que tais variedades são exigentes na escolha dos pratos. As últimas opções são constituídas por elementos de aquecimento em forma de fita ondulada.
Esses queimadores são exigentes com o diâmetro da panela: não deve ser menor do que o próprio disco de aquecimento.
Modelos populares
Até o momento, da rica lista de fogões elétricos de 2 bocas apresentada no mercado nacional, existem vários modelos populares.
- Darina SEM521 404W - um fogão com forno e queimadores de ferro fundido. Uma opção econômica com iluminação do forno, uma gaveta para pratos, uma assadeira e uma gradinha.
- "Dream 15M" - Modelo de pernas altas com forno, feito na cor branca. É caracterizada por um revestimento superficial esmaltado, é caracterizada pelo rápido aquecimento dos elementos de aquecimento, montagem e compactação de alta qualidade.
- Hansa BHCS38120030 - um produto que combina características de alta qualidade e design elegante. A superfície do modelo é em vitrocerâmica, o corpo é adequado para embutir o painel numa bancada, existe a opção de aquecimento.
- Kitfort KT-105 - placa com sensor de dois queimadores, idealmente compacta e móvel. Difere no aquecimento e no cozimento rápidos, fácil de limpar, possui painel de controle com fechadura, além de desligamento de segurança.
- Iplate YZ-C20 - fogão de mesa de alta eficiência energética. Controlado eletronicamente por meio de interruptores de toque. Possui fontes de aquecimento por indução, um temporizador e display, uma trava do painel de controle e um indicador de calor residual.
Recomendações de seleção
Para comprar um fogão de 2 bocas realmente útil e de alta qualidade para a cozinha, vale a pena considerar vários critérios básicos de seleção. Por exemplo, a funcionalidade do fogão é um fator chave: veja se o produto possui opções como:
- temporizador que define as configurações de tempo, temperatura;
- desligamento automático, que permite desligar o recuperador por conta própria sem ajuda humana após um tempo pré-determinado;
- uma pausa que define o modo de manter uma temperatura específica;
- reconhecimento de pratos na placa sensora, bem como bloqueio de aquecimento quando a panela é deslocada do centro;
- ebulição automática, que reduz o poder de aquecimento, tipo de queimadores de circuito duplo;
- indicador de calor residual, indicando a temperatura no momento;
- bloqueio do painel de controle, necessário se houver crianças pequenas em casa.
É importante atentar para as dimensões: se o produto é planejado para ser usado no verão no interior, é melhor comprar a versão mobile com ou sem forno. Quando precisa de encaixar o fogão numa cozinha já equipada, olham para a altura: o fogão deve ficar ao mesmo nível da bancada do conjunto de cozinha. A altura típica das opções de piso é de 85 cm. A largura das modificações é em média 40 cm.
Se a dona de casa adora cozinhar no forno, as características do forno passam a ser um critério de seleção obrigatório. Os produtos diferem em capacidade, controle de temperatura e painéis de informações. Se alguma opção não for necessária e o comprador tiver funções básicas suficientes, não há sentido em pagar a mais por elas.Se o fogão não for necessário para uso permanente, você pode comprar uma opção econômica.
Para não gastar dinheiro extra com eletricidade, é preciso selecionar opções para que o diâmetro dos queimadores coincida com o diâmetro do fundo das panelas e frigideiras. Na hora de escolher, não se deve esquecer as necessidades e os tamanhos da própria cozinha.
Se houver espaço suficiente, faz sentido escolher a versão do chão. Quando praticamente não há espaço para móveis nele, você pode pensar em comprar uma mesa.
No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral da placa elétrica Monsher MKFC 301.
O comentário foi enviado com sucesso.