Como substituir uma placa de cozinhar em um fogão elétrico?

Contente
  1. Como funciona a placa de aquecimento?
  2. Instalando novas zonas de cozinhar
  3. Como solucionar problemas de uma placa de aquecimento?
  4. Como eu troco uma placa de aquecimento?

Os fogões elétricos são há muito tempo um aparelho multifuncional. Por exemplo, o temporizador está programado para comutar as espirais elétricas quando o mesmo alimento é cozinhado de acordo com receitas iguais ou semelhantes no mesmo prato. Você só precisa definir o modo de cozimento e se afastar do fogão para outros assuntos. O próprio fogão reduzirá ou adicionará calor no momento certo. E após o término do cozimento, será desconectado da rede elétrica.

Um problema comum é a queima das espirais, a falha dos relés de comutação e interruptores. Para trocar o mesmo queimador elétrico, não há necessidade de convidar um mestre do serviço mais próximo - tendo pelo menos um conhecimento mínimo de eletricidade e circuitos para aquecedores elétricos de qualquer finalidade, você trocará uma parte não funcional por uma nova com o seu Mãos próprias. O único requisito é o cumprimento das regras de segurança elétrica.

Como funciona a placa de aquecimento?

No desenho usual, os queimadores elétricos (espirais elétricas) são instalados sobre um painel de aço revestido com esmalte resistente ao calor e de alta resistência. O elemento de aquecimento em si está localizado no interior, em uma grande abertura redonda - é instalado em uma estrutura de aço inoxidável. O elemento de aquecimento é feito em forma de bobina ou "blank" de tipo fechado.

A laje artesanal mais simples é um par de tijolos de argila refratários, colocados lado a lado e fixados em uma base retangular com um perfil de canto de aço que possui pernas nos cantos. Uma ranhura aberta foi perfurada nos tijolos, na qual uma espiral elétrica de nicrómio comum está localizada. Esses fogões não precisam de eletricidade adicional - a espiral é posicionada e esticada de modo que todo o calor seja suficiente para preparar a maioria dos pratos do dia-a-dia, sem se desviar da receita usada. É tão fácil quanto descascar peras para substituir uma espiral quebrada, para isso você não precisa desmontar nada - toda a estrutura está bem à vista.

Os fogões elétricos modernos são montados segundo o tipo de um fogão clássico a gás de 4 bocas, e também são equipados com eletrônica - conforme o tipo que se instala em uma multicooker. Seja como for, o queimador clássico está equipado com um interruptor de 5 posições, onde a dupla espiral de cada um dos elementos de aquecimento opera em quatro modos:

  1. inclusão sequencial de espirais;
  2. uma espiral mais fraca funciona;
  3. uma espiral mais poderosa funciona;
  4. inclusão paralela de espirais.

Falha da chave, queima dos terminais de saída da bobina de aquecimento (ou "panqueca"), onde o contato elétrico entre as bobinas e as chaves desaparece são os problemas mais comuns. Nos fornos soviéticos, foram usados ​​copos de metal cerâmico, resistindo a 1 quilowatt ou mais. Eles foram então substituídos por interruptores iluminados por neon e conjuntos de interruptores.

Nos queimadores elétricos do tipo halógeno, as partes do emissor são colocadas em locais diferentes do elemento de aquecimento, o que permite que o queimador atinja a temperatura de operação em questão de segundos. Isso distingue favoravelmente o "halogênio" do termoelemento lento, em poucos minutos, de aquecimento operando na base de uma espiral de nicrômio. Mas os "halogênios" são um pouco mais difíceis de reparar.

Instalando novas zonas de cozinhar

Na maioria das vezes, uma lista de instrumentos pequeno para o trabalho:

  • chaves de fenda hexagonais e planas;
  • alicates e alicates;
  • multímetro;
  • ferro de solda.
  • pinças (quando um pequeno trabalho é planejado).

Materiais consumíveis:

  • solda e colofônia para trabalhos de soldagem;
  • fita isolante (de preferência não inflamável).

Além disso, é claro, obtenha um elemento de aquecimento que seja o mais semelhante possível ao que acabou de queimar. O mesmo se aplica a interruptores ou interruptores. Mas se o dispositivo de controle eletrônico estiver inoperante, é melhor entrar em contato com o centro de serviço, uma vez que é improvável que você queira comprar dois fogões da próxima vez, as peças sobressalentes de um deles seriam úteis se o outro falhar.

Você pode encontrar peças de reposição nos mercados locais ou solicitar produtos eletrônicos inoperantes da China - esta é uma solução para aqueles que basicamente ignoram os centros de serviço e estão confiantes em seus conhecimentos e habilidades no conserto de eletrodomésticos.

Como solucionar problemas de uma placa de aquecimento?

Antes de proceder à reparação, verifique a tensão da tomada onde está ligado o próprio fogão eléctrico, ligando o aparelho de teste para medir a tensão da rede ou ligando qualquer aparelho eléctrico a esta tomada. Remova também o fio de aterramento - ele é preso com uma porca separada.

O elemento de aquecimento não funciona

Se, no entanto, o queimador não aquecer, então, além dos interruptores e bobinas elétricas / halogênios, os fios poderiam ser desconectados - seus contatos estão oxidados, e por superaquecimento constante - o ar dentro do fogão elétrico pode chegar a 150 graus - mais cedo ou mais tarde, o isolamento dos fios se desintegrará. A verificação da integridade dos terminais e fios, bem como o "toque" das espirais elétricas, cada uma com resistência de até 100 ohms, é capaz de identificar o local da falha do contato. Limpe os terminais, substitua os fios com isolamento quebrado, restaure a conexão se o fio estiver quebrado.

A razão para a quebra do elemento de aquecimento, que tem a forma de uma panqueca, e não de uma bobina, pode ser uma estrutura que se rompeu com o tempo, em cuja fenda é visível uma espiral que corre por dentro. Esse termoelemento, muito provavelmente, também não funcionará por um longo tempo.

A melhor saída é não deixar a "panqueca" ligada após a cozedura, nem utilizá-la apenas para aquecer a divisão.

DEZ não aquece bem

Se não for possível "tocar" algumas espirais do elemento de aquecimento, só pode ser alterado, desde que esteja fechado. Uma espiral aberta em fogões caseiros permite que você conecte o local de queima (quebra) - por algum tempo você pode usar um fogão assim, mas isso não pode ser feito com um elemento de aquecimento completo.

Em alguns casos, o fato de a bobina de aquecimento falhar em breve é ​​indicado por um "ponto crítico" nela - torna-se visivelmente mais quente e emite uma luz laranja-avermelhada brilhante. Há pouco sentido a partir do ponto de aquecimento excessivo da espiral - na maioria das vezes ocorre quando o elemento de aquecimento está operando com potência total. É possível estender a vida útil do elemento de aquecimento sem ligá-lo na potência máxima - excluir do trabalho a das espirais em que ocorre o superaquecimento do ponto, ou ligá-lo, mas separadamente e por um curto período de tempo.

O dispositivo está ligado, mas não há aquecimento

Em fogões elétricos equipados com uma unidade de controle eletrônico (ECU), tanto o controlador principal, que define o modo de operação, quanto os sensores de aquecimento em cada um dos queimadores podem ser danificados. Tente remover temporariamente a ECU e conectar qualquer um dos queimadores elétricos diretamente à rede - provavelmente, ela será projetada para tal uso, no entanto, você terá que esquecer seu controle eletrônico até que a ECU seja restaurada / substituída. O reparo da placa da ECU consiste na verificação e substituição de sensores, relés e termostatos.

Cheiro estranho

O colapso se manifesta não apenas pela ausência de aquecimento e geração de calor, mas também por odores estranhos. O cheiro a queimado é formado durante a queima de partículas de alimentos, durante o cozimento, que atingiram a resistência. Desligue a placa de aquecimento, espere até que esfrie e lave bem os alimentos e queime as manchas de sua superfície. O cheiro de comida queimada irá embora. Com menor frequência, aparece o cheiro de plástico queimado - não é recomendável continuar a operar o queimador: a queima do isolamento pode causar um curto-circuito com consequências desagradáveis.

Hotplate funciona, mas não desliga

Existem três razões para este comportamento do queimador:

  1. durante o reparo, você montou o circuito incorretamente;
  2. o interruptor não funciona (travamento de contatos condutores);
  3. o computador falhou (por exemplo, travamento dos contatos do relé que controlam a operação de queimadores individuais).

Uma placa que funcionou adequadamente por 10 ou mais anos às vezes falha devido ao envelhecimento dos materiais de que o processador é feito (o microcontrolador ou toda a sua placa como um todo), do qual depende o seu funcionamento preciso e exato.

Como eu troco uma placa de aquecimento?

Ao substituir o queimador, os parafusos que prendem sua base redonda são desparafusados, o elemento de aquecimento danificado é removido e um novo é colocado em seu lugar - o mesmo.

Ao conectar fios e interruptores, siga o diagrama do circuito elétrico original. Caso contrário, quando o queimador é ligado para a posição 3, uma espiral mais fraca, não mais potente, irá aquecer, e o queimador também pode funcionar na potência máxima, embora isso na verdade corresponda a um modo completamente diferente. Com uma violação completa do esquema, você pode obter um fogão elétrico funcionando de maneira incompleta e desativá-lo completamente, o que acarretará em custos de reparo muito mais elevados.

Se a reparação for efectuada correctamente, receberá queimadores eléctricos utilizáveis, cuja manutenção não lhe dará dúvidas na sua posterior utilização.

Você aprenderá mais sobre como substituir o queimador de um fogão elétrico no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário