Tomada para fogão elétrico: tipos, instalação e conexão

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Diagramas de conexão
  5. Regras de instalação
  6. Como faço para movê-lo para outro local?

Hoje, nenhuma técnica está completa sem uma fonte de energia. Via de regra, trata-se de eletricidade, que extraímos das redes elétricas instaladas em nossas casas. O intermediário entre a rede elétrica e o dispositivo é a tomada à qual o dispositivo é conectado por meio de um plugue.

Este artigo irá falar sobre uma coisa como uma tomada para um fogão elétrico. Vamos considerar suas características e categorias, como escolhê-lo, planos para sua conexão, padrões de instalação e como, se necessário, movê-lo para algum lugar.

Peculiaridades

Um conector de alimentação que pode suportar uma carga séria é geralmente usado para operar algum tipo de eletrodomésticos poderosos, por exemplo, um fogão elétrico. Esta solução difere de uma tomada 220 simples porque pode passar valores de corrente nominal significativamente mais altos do que as tomadas domésticas comuns.

Normalmente, para conectar tal elemento a uma rede monofásica, um fio especial de 3 núcleos é usado, o qual contém cabos zero, terra e fase com a seção transversal apropriada. As tomadas simples são projetadas para uma corrente na região de 10-16 amperes, e as necessárias na opção considerada são para 25, 32 e 40 A. Ou seja, tal corrente nem mesmo aquece seus contatos, que não conduzirão para usar e rasgar com o tempo.

Uma solução com maior potência, como uma tomada comum, tem os seguintes componentes:

  • parte de trabalho;
  • parafusos;
  • sobreposição decorativa que desempenha uma função estética e protetora.

Dos três elementos, apenas o mecanismo interno será diferente do soquete usual. Ao desmontá-lo, ficará claro que existem terminais especiais do tipo entrada para conectar o cabo de alimentação e contatos do tipo saída, que permitem a transferência da corrente elétrica para o plugue, que é inserido na tomada.

Visualizações

Deve-se dizer que os soquetes de tipo de alimentação são diferentes. Geralmente são classificados de acordo com vários critérios.

Propósito

Existem vários tipos de pontos de venda que diferem em finalidade.

  • Conector que não tem aterramento... Tal solução será o tipo mais tecnicamente simples de tomadas elétricas para conectar fogões elétricos. Geralmente é usado em conjunto com um plugue que não possui proteção de aterramento.
  • Tomada elétrica embutida com aterramento... Além dos furos para os pinos, esta solução também possui um pino-plug especial da categoria F. Existem também soluções semelhantes, mas com contatos nas laterais. Esta opção faz a conexão aos contatos de aterramento antes mesmo do momento em que os plugues entram em contato com os contatos do tipo potência.
  • Conectores com persianas de proteção... Em tais variantes, os orifícios para os contatos do tipo de força são simplesmente cobertos com placas de plástico. As venezianas podem ser abertas quando os pinos do garfo tocam ambos os contatos ao mesmo tempo.
  • Soquete ejetor... Possui um dispositivo especial no corpo para ejetar o plugue, que é acionado quando você pressiona a tecla correspondente.
  • Conector de temporizador... Aqui você pode simplesmente programar a tomada para o tempo de conexão e desconexão.
  • Soluções RCD... Essas opções serão uma excelente solução em locais onde existem sérios riscos de segurança.

Tempo operacional

A duração da operação e a confiabilidade dos contatos dependerão do valor definido pelo fabricante em termos do número máximo de liga e desliga do dispositivo.Se a saída for de alta qualidade, ela pode suportar cerca de centenas de milhares de ciclos ligados e desligados.

Técnica de instalação

De acordo com este critério, as tomadas são divididas em fechadas e abertas. A segunda opção é usada na fiação correspondente e é montada diretamente na parede como uma placa de cobertura. Normalmente, esse tipo de fiação é usado em galerias, casas de madeira, na rua e assim por diante.

Se a instalação for fechada, o conector de alimentação corta no soquete. Então, a fiação também ficará dentro da parede. É o segundo método considerado o mais comum e é realizado na maioria das categorias de instalações residenciais.

Resistência a influências externas

Normalmente, esse momento é reconhecido pelas marcações que estão indicadas em cada produto. Geralmente consiste em um código alfabético especial, a saber, as letras IP, bem como vários números. As letras indicam a presença de proteção contra intrusão e os números de 0 a 8 - o grau dessa proteção.

Ao escolher, você deve prestar atenção aos seguintes fatores:

  • a presença de um mecanismo de contato de mola - é melhor se o dispositivo tiver um par de patas de contato;
  • categoria de fixação - via de regra, pode ser de fixação dupla ou rápida;
  • diâmetro do furo do garfo - de acordo com o padrão europeu, seu tamanho deveria ser 4,8 milímetros, nos países pós-soviéticos esse número é de 4 milímetros.

Como escolher?

Agora vamos falar sobre como essa tomada é escolhida para montar um forno ou conectar um fogão elétrico. Ao escolher, o valor atual permitido é importante.

Como já mencionado, a maioria das tomadas convencionais são classificadas para 10 ou 16 amperes. Mas se você conectar um aparelho de alta potência a uma tomada semelhante na cozinha com suas próprias mãos, os contatos ficarão muito quentes e ocorrerá o incêndio subsequente.

É melhor selecionar a saída para a corrente de carga máxima... No caso dos tipos de equipamentos em consideração, que possuem indicador de consumo de energia de até 7 kW, será necessário ter em mãos um conjunto "plugue-soquete" padrão, projetado para uma corrente nominal de 32 amperes, mas com uma carga permissível por um curto período de tempo a 40 amperes.

Se os aparelhos da cozinha consumirem mais de 7 kW, o indicador da tomada sobe para 63 amperes.

O próximo ponto em termos de escolha é o número de fases. O método de conexão monofásico é o padrão para eletrodomésticos. Em seguida, é usado um plugue de 2 pólos, aterrado ou não. De vez em quando, é utilizado o 3º contato - aterramento, que conecta a caixa metálica do dispositivo com potencial zero em relação ao terra.

Diagramas de conexão

Normalmente, todos os fogões elétricos acabam nas lojas com uma tomada já conectada, mas acontece que você mesmo precisa ligá-la. Não será um problema se você tiver as informações.

Primeiro, você precisa entender como o fogão elétrico será alimentado, porque os esquemas de conexão monofásicos e trifásicos serão diferentes. É importante entender aqui que Os fornos elétricos podem operar tanto a partir de uma tomada de 220 volts como de uma tomada de 380 V.

O mais comum seria uma conexão monofásica, portanto, vamos considerá-lo primeiro. Os plugues terão então 3 saídas, onde o contato é um cabo de fase, mais uma é zero e a outra é de proteção.

Se o soquete já estiver instalado, você deve localizar cada um dos cabos indicados e conectar os cabos localizados no plugue aos contatos necessários.

Se o soquete ainda não tiver sido conectado, o terminal extremo à esquerda será fase, o extremo direito será zero e a opção restante será um cabo de proteção.

A próxima etapa é conectar a técnica em questão. Para uma pessoa com pouca experiência, até 6 contatos podem ser confusos, mas não há nada de complicado nisso. Os contatos marcados com 1–3 e L1 - L3 são necessários para conectar o condutor de fase.Se for monofásico, um jumper deve ser instalado entre os terminais indicados e um cabo de fase deve ser instalado. Vários fabricantes fornecem dispositivos com um jumper montado.

Os contatos com as designações 4–5 e N1 - N2 são os contatos dos terminais zero do dispositivo. Também deve haver um jumper entre eles e o tipo de cabo especificado pode ser facilmente colocado em qualquer contato. Aquele com a designação PE é para o cabo de proteção. Quando tudo isso estiver feito, a conexão com a sua própria mão, no caso de uma rede monofásica, é considerada completa.

Vamos ver como fazer uma conexão trifásica corretamente. A instalação da tomada para o propósito em questão será um pouco diferente. Haverá 5 contatos no plugue e no soquete. E neste caso, 1 fio será de proteção, 1 - zero e trifásico. Em seguida, este último será conectado a contatos localizados entre si, o contato do fio neutro estará localizado na parte superior, e para o de proteção abaixo.

Os cabos de fase devem ser conectados do plugue aos pinos 1-3 ou L1-L3. Há um ponto importante aqui - se o fabricante instalou jumpers entre os pinos 1-3 ou L1-L3, eles devem ser desmontados. Ou então um curto-circuito é garantido. E o fio de proteção e neutro deve ser conectado, como na versão anterior.

Regras de instalação

O processo de realização de trabalhos elétricos com uma tomada não apresenta nenhuma dificuldade particular. É necessário ter conhecimentos básicos de engenharia elétrica e saber trabalhar com ferramentas.

A instalação inclui várias etapas.

  • Primeiro você precisa desligar o fornecimento de energia na cozinha e reduza a tensão a zero. Para fazer isso, desligue o medidor do apartamento ou da casa.
  • Agora segue escolha um local para montar o conector... Aqui você deve fazer isso de forma que seja o mais conveniente possível. Será melhor se a tomada combinada ou qualquer tomada estiver localizada atrás de um dispositivo elétrico no topo ou atrás de um painel articulado. Você também pode fazer isso perto do fogão.
  • Colocando o fio. Inicialmente selecione o tipo de cabo de alimentação necessário... Para isso, é aplicada uma fórmula segundo a qual a soma de todas as potências dos queimadores e superfícies para aquecimento e do forno deve ser dividida pela tensão que estará envolvida. O resultado que obteremos desses cálculos será a quantidade de corrente que flui através do cabo de alimentação com carga total. Mas geralmente nas situações em consideração, um cabo de 3 núcleos com uma seção transversal de 4 mm é usado. Esta limitação é uma consequência do consumo total de energia de não mais do que 7 kW ou 32 amperes.
  • Instalação de equipamentos de proteção... Estamos falando de um disjuntor da categoria de potência. Precisaremos de uma solução de 32 amperes, que corresponderá à tensão máxima da linha em plena carga.
  • Antes de conectar diretamente o fogão, você precisa preparar as ferramentas necessáriaspara que estejam sempre à mão - uma faca, uma chave de fenda, um plugue, o próprio soquete e um alicate.
  • Agora vamos direto para a instalação de uma tomada de cozinha. Primeiro você precisa acessar o conector uma técnica que está localizada no painel na parte traseira. Desparafusamos os parafusos para afrouxar os contatos na fiação do tipo de conexão. Limpamos o fio e cortamos os núcleos. Agora os fios com contatos. Deve-se dizer que vermelho é fase, amarelo é chão e azul é zero.
  • Desconectando cabos... Primeiro, abrimos o plugue, desparafusando o parafuso de montagem, removendo a parte superior da caixa. Abaixo você pode ver as superfícies do tipo de contato com terminais. É necessário conectar aos terminais 3 fios que saem do fogão elétrico.
  • Agora estamos instalando a tomada. A tomada da cozinha é montada da seguinte forma:
    • marcamos o local onde será colocado;
    • fazemos furos na parede usando um perfurador;
    • conectamos os fios - afrouxamos os fixadores, cada núcleo é conectado à braçadeira necessária;
    • agora colocamos o painel de encaixe no local marcado e fixamos com parafusos.
  • Conexão do disjuntor... O local de instalação deve ser escolhido de forma que seja possível desligá-lo rapidamente, se necessário. A instalação levará cerca de 7 a 10 minutos. Primeiro, você precisa instalar a base que irá segurar esta máquina - um trilho DIN especial, e também conectar os condutores necessários. Mais precisamente, apenas o condutor de fase. Primeiro, com uma faca, limpamos a bainha do cabo e encontramos um fio vermelho. Deve ser aberto e as pontas limpas. Conectamos os fios aos contatos de acordo com o plano de conexão, que está no disjuntor.

Um ponto importante na instalação de um disjuntor de 32 A é que os cabos desencapados devem ter um determinado comprimento. Essas veias não devem se destacar do grupo de contato. Quando a máquina estiver conectada, deve-se colocá-la na posição zero, após o que se liga o condutor do medidor de energia elétrica, que é inserido na caixa de controle.

Como faço para movê-lo para outro local?

Acontece frequentemente que ao realizar reparações ou rearranjos na cozinha, seja necessário efectuar a transferência da tomada para o fogão eléctrico. Considerando que normalmente só existe uma tomada, todos os equipamentos ficarão presos ao local onde se encontram, não podendo instalar o fogão e o painel do fogão, que são alimentados a eletricidade, em nenhum outro lugar.

Existem vários métodos para realocar uma tomada elétrica. Alguns são extremamente simples e seguros, e alguns são complexos e nem sempre seguros, portanto, exigem certos conhecimentos e habilidades.

Vamos tentar considerar as soluções mais simples, para não complicar o que pode ser feito de forma simples.

  • A maneira mais fácil de mover um fogão ou fogão elétrico é usar um cabo de extensão... Tudo será extremamente simples aqui - conectamos o cabo de extensão na tomada de que dispomos e levamos o conector até o local de que precisamos, onde o equipamento está localizado. Este método é simples e acessível. Mas nem sempre é possível encontrar um cabo de extensão onde uma conexão trifásica é usada. E essa conexão não pode ser considerada muito confiável. E também aumenta o risco de causar danos mecânicos a essa estrutura, pois o fio geralmente é colocado no chão ou atravessa móveis. Em geral, há um benefício neste caso, mas também há desvantagens suficientes.
  • Substituição do cabo de alimentação do fogão elétrico do painel... Este método tem confiabilidade máxima, mas os custos aqui serão máximos, porque você deve comprar o cabo necessário de um determinado comprimento, instalá-lo novamente e assim por diante. E muitas vezes você quer que essa fiação seja escondida e interna, o que significa que você tem que quebrar a parede. Também existem vantagens e desvantagens.
  • Provavelmente, o melhor seria uma simples extensão de cabo, que haja também seu assentamento no novo local do equipamento. Em geral, não haverá nada complicado, o assentamento do cabo repetirá as etapas descritas acima. Este método combina as vantagens dos dois métodos descritos acima e praticamente não tem desvantagens. É seguro, confiável, não muito caro e manterá os eletrodomésticos de sua cozinha funcionando bem em um novo local por muito tempo.

Para obter informações sobre como realocar adequadamente uma tomada elétrica para um fogão elétrico, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário