As sutilezas de consertar fogões elétricos com suas próprias mãos

Contente
  1. Fogão elétrico
  2. O que será necessário para o reparo?
  3. Mau funcionamento frequente
  4. Solução de problemas
  5. Como desmontar o fogão?
  6. Como consertar sozinho?

No mercado moderno, os eletrodomésticos que funcionam com eletricidade são muito populares. No entanto, no processo de uso de qualquer técnica, pequenas avarias podem ocorrer. O fogão elétrico está presente em quase todas as cozinhas, é o elemento central desta sala, sem tal equipamento é impossível cozinhar alimentos. É por isso que, se esse assistente quebrar, muitas pessoas tentam consertar imediatamente, geralmente por conta própria.

Fogão elétrico

O fogão elétrico é um dispositivo bastante impressionante que inclui um grande número de componentes tecnologicamente complexos. Apesar disso, a placa é caracterizada por um design simples e, o mais importante, os elementos de trabalho estão localizados no próprio corpo, que é feito de aço inoxidável. O princípio de funcionamento de tal dispositivo é praticamente igual ao de outros eletrodomésticos que funcionam com eletricidade.

A principal tarefa de garantir a operabilidade recai sobre os elementos de aquecimento, que são aquecidos a uma determinada temperatura devido ao uso da corrente. Na superfície de cada fogão existe um determinado número de queimadores, cujo número varia em função do modelo e das características do próprio fogão. A versão padrão está equipada com quatro zonas de cozinhar, no entanto, você pode ver opções com duas ou seis.

O design dos queimadores é único para cada fabricante e pode parecer completamente diferente. A opção clássica é considerada se o queimador for feito sobre uma superfície esmaltada e a resistência localizada no interior. Além disso, no mercado moderno você encontra opções em que a superfície é totalmente feita de cerâmica ou com elementos de aquecimento já embutidos. Entre os principais tipos de queimadores que podem ser vistos nos fogões elétricos, destacam-se os seguintes.

  • Variantes russas antigas, em cujo processo produtivo foi utilizado ferro fundido. Esses queimadores elétricos não podem se orgulhar da velocidade de aquecimento e também esfriam rapidamente, como resultado do qual um certo efeito de vapor é criado na cozinha. A peculiaridade de tal placa é que ela não se deteriora devido à exposição à umidade ou alta temperatura.
  • Espirais tubulares, que são feitos de um tubo especial e durante o aquecimento não só geram calor, mas também fornecem a circulação de ar mais eficiente. A principal vantagem deste design é que aumenta significativamente a eficiência dos queimadores e permite cozinhar o prato o mais rápido possível. No entanto, tais estruturas são bastante complexas do ponto de vista técnico, por isso é quase impossível repará-las por conta própria. Para um reparo competente, você precisa entender as características do fogão elétrico e as nuances da substituição de certas peças.
  • Queimadores cerâmicosque possuem um design simples, a capacidade de autorreparação em casa e durabilidade. Esses fogões elétricos são equipados com uma espiral de nicromo, que são colocados em tigelas especiais e fixados em toda a superfície do fogão.Os fabricantes modernos muitas vezes usam cerâmicas de vidro para a produção de tais queimadores, que podem se orgulhar de durabilidade e facilidade de manutenção, o que se destaca favoravelmente no contexto de outros modelos.
  • Queimadores de halogênio, que são dispositivos exclusivos com um emissor avançado. Eles podem ser instalados em diferentes áreas da placa, o que cria um aquecimento incrivelmente rápido. A principal vantagem deste tipo de recuperador é que, com um consumo mínimo de energia, pode garantir um aquecimento rápido, o que tem um efeito positivo na economia de uso. A única desvantagem é a complexidade do projeto, razão pela qual apenas especialistas profissionais podem realizar trabalhos de reparo.

A peculiaridade de todos os fogões elétricos do mercado moderno é que eles utilizam um fio elétrico com seção especial para transmitir a corrente. Além disso, o design inclui controles de temperatura especiais que garantem proteção confiável contra superaquecimento. Dependendo do modelo do fogão elétrico, o nível e a velocidade de aquecimento podem ocorrer de diferentes maneiras. Para alguns, isso é feito mudando manualmente, enquanto outros são equipados com temporizadores e sensores de temperatura especiais que permitem medir a temperatura no modo automático ou desligar completamente os dispositivos, se necessário.

O que será necessário para o reparo?

Em primeiro lugar, um artesão que planeja consertar um fogão elétrico deve compreender as características de funcionamento de tais dispositivos e ter conhecimentos básicos de engenharia elétrica. Além disso, é necessário estar atento às normas de segurança no processo de execução desse tipo de trabalho. Antes de iniciar o trabalho, você precisa se certificar de que o mestre é capaz de lidar com um reparo tão complexo, bem como detectar a causa da falha em tempo hábil e corretamente. É a determinação da causa do mau funcionamento que leva mais tempo, e a eficácia do reparo depende da exatidão do "diagnóstico".

Para que a reparação a ser realizada seja o mais eficaz e eficiente possível, é necessária a aquisição de ferramentas especiais. Se você planeja desmontar o fogão elétrico, não poderá prescindir de todo um conjunto de chaves de fenda. Além disso, várias chaves serão necessárias sem falha, incluindo opções de ponta aberta e limite. Se o mau funcionamento for interno e for realizado um trabalho de instalação interna, será necessário obter um ferro de solda, fita isolante e dispositivos especiais com antecedência que permitem medir o nível de tensão e resistência.

Mau funcionamento frequente

Cada modelo de fogão elétrico pode ter certos problemas de operação, no entanto, há uma série de defeitos comuns que podem ser detectados estudando os sintomas. Entre os problemas de funcionamento mais comuns enfrentados pelos proprietários de fogões elétricos estão os seguintes.

  • No processo de uso do fogão elétrico, sente-se o cheiro de queimado. Se estamos falando de cheiro de comida queimada, você não precisa se preocupar, pois seu aparelho não precisa ser consertado. Basta limpar a superfície. Mas se cheirar a borracha fundida, você precisa desligar imediatamente a energia e chamar um mestre que pode examinar a integridade da fiação e evitar um incêndio.
  • A placa de aquecimento liga, mas não aquece. Muitas vezes isto acontece devido ao facto de não existir tensão na rede, pelo que, antes de mais, é necessário verificar se a corrente flui para o recuperador eléctrico. Em caso afirmativo, o problema pode ser uma bobina com defeito ou alça do controlador, como resultado do qual todos os fios precisarão ser substituídos. Um dos problemas mais comuns com fogões elétricos de mesa é que suas espirais se deterioram com rapidez suficiente.Eles podem falhar como resultado de estresse mecânico ou mudanças de temperatura. Por exemplo, se água fria for despejada em um queimador aquecido, o equipamento provavelmente falhará. Esta é a principal razão para a falta de aquecimento uniforme da placa de aquecimento. O ponto positivo é que é muito fácil consertar a espiral ou substituí-la completamente sem mestre, pois não será difícil chegar a essa parte da estrutura.
  • Não é possível definir a temperatura de aquecimento de superfície necessária. Esta situação pode ser corrigida apenas substituindo os interruptores de modo, o que é feito com bastante facilidade e rapidez.
  • O forno não funciona bem. A principal razão para tal mau funcionamento é geralmente uma quebra da espiral, e ela só pode ser eliminada como resultado de uma substituição completa.

Muitas vezes acontece que quando o fogão elétrico é ligado, a máquina desaba ou o interruptor clica. Na maioria dos casos, isso indica que o termostato está com defeito ou os plugues estão quebrados. Para corrigir a situação, eles precisarão ser totalmente substituídos. Vale a pena lembrar que qualquer intervenção independente no funcionamento do fogão elétrico, levará à perda do direito ao serviço de garantia. Por isso, só é necessário restaurar sozinho a capacidade de trabalho do recuperador se estiver confiante nas suas capacidades.

Solução de problemas

Antes de começar a procurar a causa raiz do mau funcionamento e começar a reparar, é necessário fazer um diagnóstico superficial. Graças a ela será possível determinar as causas mais prováveis ​​da avaria deste equipamento. Se não houver reclamações sobre a tensão da rede elétrica e o dispositivo ainda não funcionar após ser ligado, certifique-se de que a própria tomada esteja funcionando. É possível que difira em uma potência diferente da necessária, ou que seus contatos estejam simplesmente desgastados. Se for esse o problema, basta substituir a tomada e instalar a melhor opção.

Muitas vezes acontece que em fogões elétricos equipados com controladores e interruptores mecânicos, a lâmpada não funciona e depois de algum tempo o recuperador deixa de funcionar. O diagnóstico de superfície permitirá determinar, sem desmontar a caixa, que o principal motivo da falha está justamente na chave, que simplesmente precisará ser substituída para que o dispositivo funcione em modo pleno.

Se no processo de diagnóstico inicial foi revelado que certas partes dos elementos de aquecimento ainda estão funcionando, no entanto, eles não podem se orgulhar de cem por cento de eficiência, então, muito provavelmente, um mau funcionamento pode ser detectado na integridade do cabo de alimentação. Além disso, você precisará prestar muita atenção aos interruptores do queimador, que também podem causar problemas semelhantes.

Raramente acontece que todos os queimadores param de funcionar em um momento. Isso só pode acontecer devido a uma rápida oscilação de energia, que causa a queima de peças e fios elétricos. É por isso que, se todos os queimadores não estão funcionando, então primeiro você precisa se certificar de que eles estão recebendo tensão para o controlador. Só depois de verificar se o fogão elétrico recebe a corrente necessária, mas não funciona, é possível desmontar a estrutura e iniciar os reparos.

Como desmontar o fogão?

Dado o fato de que fogões e fogões elétricos diferem em diferentes formas e designs, não existe um algoritmo exclusivo para desmontá-los. O usuário precisa estudar de forma independente as características de cada modelo, as recomendações do fabricante, para só então iniciar a desmontagem da caixa. No processo de desmontagem, você precisa ter muito cuidado, pois pode danificar a camada de isolamento térmico.Isso afetará negativamente a eficiência energética e também pode levar à falha completa do equipamento.

Trabalhar com lã de vidro é permitido apenas com luvas especiais para garantir sua segurança. Remover a superfície do fogão elétrico não é difícil. Normalmente, isso requer erguer a superfície com uma chave de fenda especial. Remova a superfície com muito cuidado para não danificá-la. Qualquer impacto mecânico pode causar a falha total do fogão elétrico, o que torna o dispositivo impróprio para uso posterior.

Como consertar sozinho?

Um fogão elétrico é considerado um eletrodoméstico de maior perigo, por isso você mesmo deve fazer isso com a maior responsabilidade. Se o problema for grave, então o melhor é confiar a restauração da capacidade de trabalho a um funcionário de um serviço especializado. A autorreparação de um recuperador elétrico consiste, na maioria dos casos, na substituição de peças avariadas. Por exemplo, um elemento de aquecimento não pode ser reparado, independentemente da complexidade de sua avaria. Se não funcionar corretamente, você terá que substituí-lo por um novo.

O mesmo se aplica ao controlador de temperatura: caso não seja possível configurá-lo devido a alguns problemas de funcionamento, será necessário substituí-lo. Você precisa ter cuidado ao verificar a fonte de alimentação e repará-la. A princípio, você pode tentar substituir apenas o loop, porém, na ausência de um resultado positivo, você terá que comprar um novo módulo. Na maioria dos casos, a reparação ou substituição do interruptor do fogão eléctrico é efectuada da seguinte forma.

  • Desligamos a energia para garantir a segurança do mestre. Sob nenhuma circunstância devem ser realizados reparos enquanto a alimentação estiver ligada.
  • O termostato deve ser colocado na temperatura mínima até ouvir um clique. Se não existir, você pode ter certeza de que o dispositivo está fora de serviço. Se desejar, você pode realizar outra verificação no termostato simplesmente deixando-o na posição central e aplicando energia. Neste modo, o termostato deve desligar a cada 30 segundos.
  • As alças agora podem ser removidas. Antes é imprescindível ler as instruções do fabricante, pois para alguns modelos esta peça é indissociável.
  • Primeiramente é necessário retirar as alças que são responsáveis ​​pelo ajuste externo, e só então você pode ir para o painel frontal.
  • Sob o painel frontal, há uma faixa que pressiona os interruptores.

Outro problema comum é uma bobina rachada, que precisa ser substituída por uma nova. Este processo é o seguinte.

  • O fogão elétrico está desconectado da rede. Normalmente, não há sentido em tentar consertar a bobina, então é melhor comprar uma nova imediatamente.
  • Retiramos a placa correta com queimadores. Aqui, na maioria dos casos, existem orifícios para o elemento de aquecimento.
  • A peça é empurrada com uma pequena chave de fenda e removida. É necessário ter cuidado antes de retirar os fios e contatos para que não haja fluxo de corrente.
  • A espiral é instalada da mesma maneira.

Assim, consertar fogões elétricos do tipo "faça você mesmo" é um processo complexo que requer certas habilidades, conhecimentos e ferramentas especiais. Durante o trabalho de reparo, você precisa ser extremamente cuidadoso, uma vez que a integridade e o desempenho do dispositivo no futuro dependem disso. Se o seu aparelho chocar ao ser ligado, o vidro quebrar, parar de desligar ou esquentar fracamente, então, em primeiro lugar, você precisa determinar a causa do problema. O reparo pode ser iniciado somente após a possível origem do mau funcionamento ter sido identificada.

Para obter informações sobre como consertar um fogão elétrico com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário