Variedades de superfícies de fogões elétricos e suas características

Contente
  1. Características de revestimento
  2. Tipos de elemento de aquecimento

A escolha moderna de fogões elétricos é tão ampla que é muito difícil para um comprador inexperiente fazer a melhor escolha, uma vez que este equipamento de cozinha inclui muitas variedades. Os fogões elétricos são divididos de acordo com as características do revestimento da placa, a estrutura do elemento de aquecimento, bem como o método de instalação. Tentaremos sistematizar toda a variedade de produtos do mercado. Esperamos que nossas informações o ajudem a escolher o melhor modelo de fogão elétrico.

Características de revestimento

A principal área funcional de qualquer fogão elétrico é o fogão, que abriga os queimadores. Hoje, existem vários tipos principais de revestimentos:

  • esmaltado;
  • feito de aço inoxidável;
  • de vidro;
  • vitrocerâmica.

Vamos nos deter nas características de cada tipo de revestimento.

Esmaltado

Esta é uma das opções mais comuns. É este o material que há muitos anos tem sido o principal na produção de fogões elétricos de cozinha e só nos últimos anos perdeu espaço para as superfícies de vidro mais modernas.

O aço esmaltado pode ser encontrado como revestimento para placas na linha de sortimento de qualquer fabricante, e os consumidores apreciam este material por seus recursos de alto desempenho, listados abaixo.

  • Design elegante. Hoje, as superfícies esmaltadas são produzidas em uma ampla gama de cores. À venda encontra placas nos mais variados tons e cores para que o produto se adapte harmoniosamente a qualquer interior.
  • Disponibilidade. O preço dos fogões elétricos esmaltados pertence ao segmento econômico, então quase toda família média em nosso país pode comprar este tipo de produto.
  • Alta qualidade. Existe a opinião de que preço baixo é sinal de fragilidade e insegurança do equipamento. Este estereótipo é facilmente destruído por placas com superfícies de esmalte. Os revestimentos deste tipo são particularmente resistentes a altas temperaturas, não são destruídos sob sua influência, sem danificar a estrutura em que entram em contato com a água.
  • Facilidade de manutenção. Com os devidos cuidados, o recuperador pode durar muitos anos, mantendo a sua funcionalidade original e um aspecto atraente.
  • Força. Esta qualidade é uma das características mais marcantes dos revestimentos de lajes esmaltadas. Não é segredo que na cozinha, onde uma grande variedade de alimentos é constantemente preparada, a probabilidade de contaminação da superfície aumenta significativamente. No entanto, os acabamentos de esmalte podem ser facilmente limpos com limpadores líquidos padrão e estão livres de impressões digitais e respingos de água, para que a aparência permaneça impecável por anos.

No entanto, além das vantagens, as placas de esmalte têm suas próprias desvantagens. Lembre-se que este tipo de técnica tem medo de objetos pontiagudos e pesados, qualquer dano mecânico provoca lascas e rachaduras, que podem causar o acúmulo de sujeira e resíduos de graxa na superfície do fogão.

Aço inoxidável

Esta opção foi muito difundida nos anos soviéticos, este revestimento é considerado bastante prático e ao mesmo tempo barato.

A superfície do aço inoxidável é brilhante ou fosca. Deve-se notar que, ao contrário dos materiais esmaltados, o aço é mais resistente às esponjas metalizadas e aos agentes de limpeza duros usados ​​para manter a condição sanitária do fogão elétrico em um nível adequado. No entanto, com seu uso frequente, o brilho muitas vezes se perde.

As vantagens das placas de aço inoxidável também incluem resistência à corrosão, choque e estresse mecânico. Esta é a sua vantagem indiscutível sobre outros tipos de revestimentos.

Mas também há uma desvantagem - o aço fica sujo rapidamente, manchas de gotas de água e resíduos de produto difíceis de remover permanecem nele. Tais pratos perdem quase imediatamente o seu aspecto estético, por isso, hoje em dia são mais utilizados em chalés de veraneio ou em casas de residência temporária.

Vidros temperados e vitrocerâmicas

O vidro temperado, assim como a cerâmica de vidro, se distingue por uma aparência excepcionalmente apresentável, bem como por sua maior resistência. As superfícies são bastante largas e lisas, integram-se harmoniosamente em todos os interiores.

Se compararmos o vidro temperado com a vitrocerâmica, então o primeiro material vai brincar um pouco. O resultado final é que uma das características da cerâmica de vidro é a transmissão vertical. Numa linguagem mais compreensível, não é o próprio queimador que aquece aqui, mas apenas o fundo da loiça, pelo que a utilização destes fogões é mais segura, visto que reduz significativamente o risco de queimaduras.

No entanto, como todos os outros tipos de revestimentos para fogões elétricos, as cerâmicas de vidro também apresentam suas desvantagens. Por exemplo, nem todos os pratos são adequados para trabalhar em tal superfície - panelas e frigideiras de alumínio deixam marcas de desordem na superfície, portanto, deve-se dar preferência a recipientes de vidro refratário, aço inoxidável ou cerâmica.

Se o fogão elétrico estiver equipado com queimadores de indução, então aqui os pratos de cerâmica, assim como os lunares, de aço e de cobre, serão absolutamente inúteis - aqui você precisará comprar recipientes de cozimento especiais para fogões de indução.

Além disso, apenas utensílios de cozinha com fundo uniforme e perfeitamente liso são adequados aqui. Tanques com fundo redondo não são adequados aqui, pois têm muito pouca área de contato com o revestimento. É melhor abandonar imediatamente todos os tipos de loiça com fundo rugoso e ondulado. Lembre-se que o fundo deve ser necessariamente grosso, pois o fino pode deformar devido à exposição a altas temperaturas.

Além disso, evite colocar açúcar e substâncias que contenham açúcar nos revestimentos de vitrocerâmica, pois são difíceis de remover da superfície, na verdade, é quase impossível removê-los. E também tais superfícies não se diferenciam na resistência mecânica especial, portanto, a limpeza com escovas de metal e pós pode ter o efeito mais destrutivo sobre elas. Se você colocar os potes sem cuidado, o revestimento pode simplesmente rachar.

E, por fim, as desvantagens incluem o custo dessas placas - o fato é que estima-se que aparelhos com superfícies de vitrocerâmica sejam significativamente mais caros do que todos os outros tipos de revestimento para fogões elétricos.

Tipos de elemento de aquecimento

Os fogões elétricos são frequentemente classificados de acordo com as características dos aquecedores, que determinam o princípio de funcionamento da técnica, a velocidade de cozimento e as características da escolha dos pratos.

  • Ferro fundido - são familiares a todos os discos queimadores com elementos de aquecimento em espiral. A subtileza de sua instalação reside no fato de serem colocados ligeiramente mais altos na superfície de cozimento, o que pode causar problemas como tombamento da panela e dificuldade de limpeza. Além disso, esses elementos de aquecimento não diferem em durabilidade, uma vez que o ferro fundido é um material bastante frágil que se quebra facilmente por impactos pontuais.No entanto, esses elementos são bastante despretensiosos - podem ser combinados com utensílios de qualquer tipo, e o custo de um fogão elétrico com elementos de aquecimento em ferro fundido tem um preço bastante acessível.
  • Hi-Light. São queimadores com resistências tipo banda feitas de liga de níquel com parâmetros de alta condutividade térmica. Esses queimadores aquecem o fundo da panela com bastante rapidez. Mas, como consomem muita eletricidade ao mesmo tempo, esses modelos não são amplamente usados. No momento, eles estão cada vez mais sendo retirados do mercado por suas contrapartes mais modernas.
  • Halogênio. Aquecedores, que em suas características operacionais podem competir com os queimadores de indução, ocupando um dos primeiros lugares no ranking dos melhores modelos. O consumo de energia é médio.
  • Indução. Elementos de aquecimento do tipo indução são bastante procurados, e o princípio de operação difere de todos os outros aquecedores. Se os elementos de aquecimento padrão liberam seu calor para todo o queimador, as bobinas magnéticas, induzindo ondas magnéticas, transferem o calor apenas para o fundo das panelas e potes, de modo que a tampa do fogão permanece bem fria e a eletricidade é consumida de forma extremamente econômica.

    Deve-se notar que os fogões com aquecedores combinados são os mais populares e práticos. Um exemplo são os dispositivos que incluem queimadores de cerâmica e de indução. Os primeiros permitem o uso de absolutamente qualquer utensílio e os segundos são óptimos se necessitar de cozinhar alimentos rapidamente.

    Você pode ver como escolher um fogão elétrico no próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário