Fogões elétricos: características, tipos e dicas para escolher

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Por método de controle e princípio de operação
  5. Como escolher?
  6. Classificação dos melhores fabricantes
  7. Regras operacionais
  8. Opinião dos consumidores

O fogão é um elemento chave em qualquer cozinha. É uma técnica indispensável para preparar e aquecer alimentos. Como componente de um fone de ouvido ou elemento independente do arranjo, obedece a uma determinada classificação e tipo de trabalho. Por exemplo, os fogões elétricos são um dos produtos mais procurados pelos compradores. Vejamos o que são, quais as vantagens e desvantagens que apresentam, como utilizá-los corretamente e quais são as principais nuances da escolha de uma compra bem-sucedida.

O que é isso?

Um fogão elétrico é uma unidade de aquecimento alimentada por uma rede elétrica. Por ser um potente aquecedor, possui um elemento termoeléctrico, que varia consoante o tipo de recuperador. Quando ligado, consome uma corrente de até 50 A, exige o cumprimento das normas de instalação, atendendo às normas de segurança contra incêndio. O princípio de funcionamento do dispositivo depende do tipo de placa em si, bem como de sua finalidade. Em geral, os fogões elétricos convertem energia elétrica em calor e são uma alternativa às contrapartes a gás. Eles compram esses produtos para apartamentos ou casas particulares onde não há gasoduto.

Além disso, algumas modificações são adquiridas para chalés de verão ou gazebos com eletricidade fornecida.

Vantagens e desvantagens

Os fogões elétricos são mais seguros quando comparados aos seus homólogos a gás. Eles não têm chamas abertas, eles não criam situações explosivas. Além disso, nenhum gás é emitido durante a operação e, portanto, não há necessidade de ventilação constante do ambiente. É o gás que causa dores de cabeça frequentes nas famílias. Para lidar com todos os odores estranhos, um exaustor convencional é suficiente, e não é necessário que seja muito potente.

Pelo fato de tais placas não necessitarem de gasoduto, não há necessidade de colocação de cilindro e tubulações. Outras comunicações podem ser disfarçadas como um nicho, o que vai melhorar a aparência da cozinha. Os fogões elétricos são mais fáceis de cuidar - limpar a superfície de trabalho é conveniente e fácil. Além disso, os fogões elétricos caracterizam-se pela funcionalidade, pois possuem um número diferente de queimadores. Eles diferem no tamanho, bem como no material do fogão.

Quanto às desvantagens, estão associadas a determinados tipos de placas. Por exemplo, as opções de orçamento não têm um conjunto suficiente de opções, o que hoje é a norma para uma pessoa moderna. Por exemplo, nem todos os fogões têm um cronômetro de cozinha embutido e luz de fundo, alguns nem têm forno. Outras modificações requerem utensílios de um material específico, embora custem mais do que seus equivalentes. Outras desvantagens dos fogões elétricos incluem um longo tempo de aquecimento, altos custos de energia durante a operação dos produtos. Vale ressaltar também a curta vida útil de outros tipos de queimadores, alguns produtos são feitos de material com durabilidade insuficiente, portanto, ao utilizá-los deve-se ter cuidado para não quebrar a superfície.

Se a eletricidade for cortada repentinamente, é impossível usar o fogão.

Visualizações

O sortimento de fogões elétricos é bastante amplo: nas prateleiras dos pontos de venda, a atenção dos compradores é oferecida com uma grande variedade de opções que podem satisfazer as preferências do cliente mais exigente. No entanto, cada produto possui características próprias. Para entender como as placas diferem umas das outras, você precisa saber sua classificação básica. Os fogões elétricos para cozinha podem ser classificados de acordo com vários critérios.

Por método de instalação

Conforme o tipo de instalação, os fogões elétricos podem ser de vários tipos.

  • Autônomo. As opções de piso muitas vezes fazem parte de um conjunto de cozinha, são pesadas, são instaladas em um local permanente e conectadas, mascarando os fios.
  • Tabletop. Esses produtos pesam menos e são caracterizados pela mobilidade: se desejar, podem ser transportados para a dacha no verão, instalados em gazebos e em varandas, se houver eletricidade. Ao mesmo tempo, mesmo com essas modificações, o número de queimadores pode variar, o que afeta a funcionalidade dos produtos.
  • Integrado. Os aparelhos embutidos são um componente obrigatório do fone de ouvido e são selecionados com base na mobília existente. Na verdade, são placas e fornos que fornecem integração com o fone de ouvido.

Por tipo de construção

Independentemente do tipo, os fogões podem ser divididos em opções sem forno e com forno. As opções de mesa com forno parecem fornos de micro-ondas. Eles podem ser instalados em uma bancada de fone de ouvido, peitoril de janela e até mesmo uma mesa de jantar. Alguém os coloca em pequenos armários de cozinha. Esses produtos não ocupam muito espaço e sua funcionalidade permite cozinhar para uma família de 2 a 3 pessoas. As opções de chão estão sempre equipadas com forno, embora na maioria dos casos tenha um grande volume interior, pelo que pode cozinhar dois pratos ao mesmo tempo.

Quanto ao aquecimento, pode ser diferente. Na maioria dos casos, as versões com câmara de cocção dispõem de uma gaveta especial para guardar os pratos, o que é muito cómodo para cozinhas pequenas. A forma de controle do forno pode ser automatizada ou mecânica. O forno pode ter vários modos de cozinhar diferentes. Modificações caras geralmente oferecem a opção de autolimpeza, o que poupa o usuário da tediosa remoção de gordura das paredes do forno. O aquecimento interno pode vir tanto de baixo quanto de cima.

Além disso, um espeto pode ser incluído na embalagem.

Por material de superfície

A placa pode ser diferente no material de fabricação. Existem vários tipos disso.

  • Aço. Os produtos de aço inoxidável são esteticamente agradáveis. O metal se encaixa perfeitamente na maioria das direções estilísticas de design de interiores e a superfície do fogão pode ser fosca ou brilhante. Essas placas são adquiridas para cozinhas de estilo moderno, embora seja difícil dizer que o material é de fácil limpeza.
  • Esmaltado. Os homólogos domésticos com superfície esmaltada diferenciam-se dos anteriores pela presença de um revestimento de esmalte, que, para além da habitual cor branca, hoje pode ser muito diverso. Isso torna possível obter a infusão mais bem-sucedida da placa no conceito de estilística. No entanto, o esmalte tem medo de abrasivos e escovas de limpeza de metal, tal revestimento com o tempo torna-se coberto de arranhões e lascas.
  • Vitrocerâmica. Essa superfície parece elegante e impressionante. É durável, uniforme e liso, pode ser uma única superfície, o calor é transferido para ela de forma rápida e uniforme, por isso leva um mínimo de tempo para aquecer. No entanto, as cerâmicas de vidro não são projetadas para danos mecânicos significativos. Fogões com tal fogão são mais caros do que outras contrapartes elétricas.

Outra desvantagem é o fato de esta variedade requerer um prato especial com fundo plano.

Por tipo e número de queimadores

Os queimadores da placa são um dos principais critérios de compra. A funcionalidade do produto depende de seu número. Por exemplo, um fogão elétrico é o suficiente para um usuário, no fogão do qual haverá 1–2 queimadores. Quando o fogão é comprado para uma família numerosa, o número de queimadores pode variar de 4 a 8. Conforme o tipo de aquecimento, os queimadores podem ser de vários tipos.

  • As versões padrão são caracterizadas por uma potência média. Eles entram em operação em 10 minutos a partir do momento em que são ligados.
  • As placas expressas são mais potentes do que as convencionais. Aquecem mais rapidamente e têm uma marca vermelha no centro, à qual poderá prestar atenção na hora de comprar.
  • As placas de aquecimento automáticas são alimentadas por sensores embutidos. Estão equipados com uma opção de detecção da temperatura dos pratos colocados na placa. Esses queimadores têm uma marca branca, depois que a água do recipiente ferve, sua energia é reiniciada automaticamente.

Além disso, os queimadores podem ser dos seguintes tipos:

  • circuito duplo (relevante para ajustar a zona de aquecimento com base nas dimensões do fundo da loiça);
  • com uma superfície nervurada (opções de grelha grandes instaladas em fogões elétricos enormes);
  • Fry-top (em forma de painel metálico, instalado nas versões largas).

Importante! De acordo com uma modalidade, os queimadores podem ser uma espiral simples, tubular, aquecedor infravermelho de halogênio ou um elemento de aquecimento de fita.

Por método de controle e princípio de operação

O controle de fogões elétricos pode ser mecânico ou sensível ao toque. A conexão com a rede pode ser monofásica ou trifásica. Via de regra, as modificações do segundo tipo são convenientes porque, neste caso, o consumo de metal nos fios de alimentação é reduzido. No entanto, a maioria das placas trifásicas pode ser conectada a uma rede monofásica sem vários tipos de modificações.

Quanto ao princípio de funcionamento, de acordo com esta característica, os fogões para cozinha podem ser classificados em dois tipos.

  • Produtos tradicionais ou clássicos funcionam devido à liberação de energia térmica durante a passagem da corrente pelo elemento de aquecimento resistivo (condutor metálico com alto EOS). Os queimadores de tais fogões implicam em controle de potência escalonado (ou contínuo, realizado por meio de um termostato bimetálico). O design destes fogões é diferente: podem ter uma espiral aberta ou fechada, localizada por baixo da placa vitrocerâmica. Além disso, os fogões podem ser equipados com elementos de aquecimento e lâmpadas halógenas.
  • Análogos de indução o fundo da panela é usado para aquecer, aquecendo-o com correntes de vórtice dirigidas a ele pelo indutor. É por isso que o fundo da panela utilizada deve ser plano e ferromagnético. O termostato mantém a temperatura definida.

Como escolher?

Indo para uma loja especializada, muitas dúvidas surgem perante o comprador. Para simplificar a tarefa, é necessária uma inspeção visual do produto e conhecimento de várias nuances.

  • É importante ter em consideração o material da placa. As opções esmaltadas, embora difiram no custo orçamental, deverão ser protegidas de riscos e possíveis danos durante o funcionamento de tal recuperador. Remover graxa queimada de tal painel não é fácil.
  • O número de queimadores também é importante. Se houver poucos, isso complicará o cozimento e aumentará o tempo de permanência da dona de casa na cozinha. Por exemplo, para uma família de dois, um produto com dois queimadores ou uma opção com três é o suficiente.
  • Também é importante prestar atenção às diferenças entre as próprias placas. Por exemplo, seria supérfluo comprar um fogão com placa, no qual pelo menos 1 queimador se distinguiria por aquecimento rápido.
  • Quanto ao tamanho, o modelo deve ser selecionado com base na praça disponível na cozinha.Se for pequeno, e o fone de ouvido ocupar a maior parte do espaço, um fogão independente de duas bocas ou uma versão de mesa com forno será apropriado aqui. Se o fogão for necessário para remoção para a dacha, faz sentido comprar uma opção do tipo desktop. Nesse caso, é preferível levar um produto com forno, pois, provavelmente, com o tempo, você vai querer assar algo nele. Um fogão elétrico inversor também é adequado para doação, mas na hora de inspecionar o produto deve-se prestar atenção às suas características.
  • Para que a estufa cumpra os requisitos indicados, é necessário verificar a qualidade e fiabilidade da montagem: nada deve ficar pendurado, o equipamento deve estar completo. O comprador tem o direito de exigir do vendedor um certificado de qualidade e conformidade com as normas de segurança. A vida útil e os reparos em garantia também devem ser indicados ali. Se tais documentos não forem fornecidos ao comprador, vale a pena pensar na qualidade: muitas vezes, lotes defeituosos de mercadorias são comprados para venda, o que, claro, é omisso no momento da compra.
  • Preste atenção para o fato de que não existe um produto que não tenha defeitos. Sim, o fogão pode ser super moderno, de alta qualidade e funcional. Mas, por exemplo, com tudo isso, pode ser difícil de manter ou exigente na louça. Se for oferecida ao comprador uma opção barata com chip transparente ou defeito visível sob o pretexto de ser este o único modelo, a estufa não pode ser retirada.
  • Quando um produto é comprado para instalação em uma linha de um conjunto de cozinha, a largura do móvel é medida em casa. A laje não deve ser mais larga.
  • Quanto ao forno, aqui tudo é individual. Se houver fundos para comprar uma opção com automação e temporizador, é aconselhável examinar mais de perto apenas esses modelos. Por exemplo, se de repente durante o cozimento a dona de casa for esquecida, o próprio fogão sairá de um determinado regime de temperatura e fará um sinal sobre isso.
  • Se o tempo de aquecimento é importante, então, a este respeito, é mais lucrativo escolher opções de indução. As placas com painéis de esmalte aquecem mais lentamente, bem como esfriam mais do que outros análogos. Se não quiser se preocupar, pode levar um fogão de indução: depois de retirar a louça, o painel esfria instantaneamente.
  • Faz sentido examinar mais de perto a opção com fervura automática. Com esta opção, depois de definir a potência desejada, a estufa levará o líquido à ebulição de forma independente e, em seguida, voltará à potência definida.
  • Você pode prestar atenção à presença de um indicador de calor residual. Com esta opção, o usuário sempre pode saber quando a superfície esfriou para um nível seguro. Se o fogão tiver a opção de reconhecimento automático do tipo de pratos, isso excluirá o aquecimento do recipiente, dentro do qual há pouco ou nenhum conteúdo.
  • Quanto ao forno, a retroiluminação deve ser uma função obrigatória. Também é importante atentar para a convecção, por meio da qual o ventilador distribuirá uniformemente o ar quente no interior do forno.
  • O forno pode ser estático e multifuncional. Além disso, a segunda opção tem de 2 a 4 elementos de aquecimento e um ventilador. Se você deseja adquirir um fogão com forno que possua opção de programação, é importante atentar para o suporte do idioma russo do cardápio. Um produto de qualidade tem essa opção. Para facilitar a limpeza do forno durante o funcionamento, pode-se adquirir um produto com porta removível.
  • Será útil observar a conveniência do ângulo de visão. Quanto melhor você perceber como o prato está sendo preparado, mais conveniente será para a dona de casa (não há necessidade de abrir o forno com frequência). Uma opção útil seria uma porta mais próxima.
  • Além das características básicas e funcionalidade, a aparência do produto é importante. O desenho do recuperador deve estar em harmonia com o conjunto da cozinha, para que não se destaque no fundo geral com uma mancha incompreensível.
  • Quanto à classe energética, deve escolher um recuperador com a marca "A" ("B" é considerado um sistema de alto consumo de energia).

Classificação dos melhores fabricantes

O mercado de fogões elétricos está repleto de ofertas para uma ampla gama de compradores. Notemos vários fabricantes de fogões elétricos e seus melhores produtos, que foram incluídos no topo das modificações mais exigidas entre os compradores.

  • Gefest 420 K 19 - Fogão elétrico de mesa com dimensões 40x55x37 cm, forno e superfície esmaltada. Possui queimadores de ferro fundido no valor de 2 peças, o volume do forno é de 18 litros, o tipo de controle é mecânico, o tipo de grelha é com resistência. É equipado com uma grelha de metal e uma assadeira plana.
  • Electrolux EKI 954901 W - uma placa de indução com dimensões 85x50x60 cm e uma placa vitrocerâmica, bem como um amplo forno de 65 litros. Está equipado com 11 modos de cozedura e 4 zonas de cozedura e tem uma potência de 11.500 watts.
  • Gorenje EIT 6341 WD - modelo de indução com programador de toque IconLED, parâmetros 60x85x60 cm Possui forno amplo, opção de limpeza a vapor.

O revestimento do produto é feito de esmalte de alta resistência, a funcionalidade do prato é de 8 modos de cozimento.

  • Hansa FCIW53000 - um fogão elétrico com parâmetros 50x85x60 cm, dois interruptores rotativos e o resto do controle transferido para o fogão na forma de um display eletrônico. Está equipado com 4 placas de tamanhos diferentes e um forno espaçoso e uma gaveta para utensílios de cozinha.
  • Beko FSM 67320 GSS - Fogão elétrico com dimensões 60x60x85 cm, interruptores rotativos mecânicos, visor, temporizador e opção de grelha. Equipado com função de bloqueio do quadro de comando, 4 queimadores de circuito duplo, placa vitrocerâmica.
  • Darina S EM521 404 W - um produto de orçamento com um volume de forno de 45 litros, dois queimadores de trabalho e um controle giratório. O número de modos de cozedura é 4, a placa é de aço esmaltado.

Regras operacionais

Para que o fogão funcione por muito tempo e de maneira adequada, ele deve familiarize-se com as regras básicas de seu funcionamento.

  • Antes de ligar o fogão, é necessário verificar o estado sanitário, incluindo a inspeção dos queimadores, placa, forno. É necessário retirar o palete e limpá-lo. É importante atentar para a posição da laje: ela não deve balançar ou deslizar no chão. Todos os suportes devem estar alinhados e protegidos.
  • Após o término da inspeção visual, a placa é conectada à rede. O acendimento das zonas de cozinhar depende do tipo de modelo. Como padrão, eles são ligados e desligados girando interruptores e sensores de temperatura. Você precisa ligar o número estritamente necessário de queimadores. O forno é ligado cerca de 20 minutos antes de você precisar dele. Se você precisar aquecer a placa de aquecimento rapidamente, coloque-a na configuração de aquecimento máximo.
  • Depois que os alimentos no fogão são aquecidos a uma temperatura de + 80– + 90 graus, eles podem ser alternados para um modo de aquecimento mais fraco. Durante este tempo, o aquecimento aumentará devido ao calor acumulado pelo queimador. É importante notar que você não pode simplesmente ligar ao máximo e não usar os queimadores: a partir disso, eles rapidamente se tornam inutilizáveis. Além disso, aumenta significativamente o consumo de energia elétrica.
  • Não use frigideiras ou panelas com fundo irregular. O facto de a superfície não entrar em contacto total com a zona de cozedura do fogão aumenta o tempo de aquecimento e o consumo de energia. É importante acrescentar que os pratos em que os alimentos são cozinhados ou reaquecidos não devem ter paredes muito altas, o que aumenta o tempo de cozedura. Idealmente, a altura das paredes não deve ser superior a 0,8 vezes o diâmetro do fundo.
  • Durante o cozimento, você não pode deixar a cozinha por muito tempo e esperar que o líquido escorra para os queimadores. Isso pode causar um curto-circuito e reduzir a vida útil do produto.
  • Antes de experimentar o forno, certifique-se de que a porta está bem pressionada contra o corpo. Você não pode girar os interruptores constantemente: eles são ajustados para a temperatura desejada imediatamente. No final da cozedura, os interruptores são colocados na posição "O".

As superfícies internas do forno são limpas após o resfriamento, a bandeja é lavada com água e refrigerante.

Opinião dos consumidores

Os fogões elétricos são considerados mais convenientes quando comparados com os equivalentes a gás. Isso é evidenciado pelos numerosos comentários deixados na vastidão da World Wide Web. Os compradores têm opiniões conflitantes sobre qual modelo é o melhor. Algumas pessoas gostam dos modelos compactos que cabem na bancada da bancada da cozinha. Outros preferem usar fogões de chão com fornos, deliciando as famílias com delícias culinárias.

No entanto, a maior parte dos comentários deixados nos portais de informação indicam: melhor é um fogão elétrico do que aquele que tem um forno com ventilação e distribuição uniforme de ar quente. No que diz respeito à funcionalidade, aqui, segundo os compradores, tudo é decidido pela política de preços.

Em geral, as opções de indução são consideradas os melhores fogões da atualidade - são modernas, convenientes e funcionais.

Para obter informações sobre como conectar um fogão elétrico com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário