Por que o forno não funciona no fogão elétrico e como consertar?

Contente
  1. Razões para aquecimento insuficiente
  2. Verificando o funcionamento do regulador
  3. Substituindo a lâmpada no forno
  4. Consertar desconexões estáveis
  5. Diagnóstico de mau funcionamento do elemento de aquecimento
  6. Prevenção de avarias

Se o forno quebrar, isso complica seriamente a vida. Mesmo os cuidados adequados e a limpeza regular não garantem que o dispositivo funcione sem avarias. São vários os sinais-padrão que descrevem as situações mais frequentes de perturbações no funcionamento do forno: parou de aquecer, a lâmpada interna quebrou, o gás é desligado periodicamente no forno, o painel de controle está disfuncional, o o forno não liga.

Razões para aquecimento insuficiente

Isso geralmente é devido a um sensor de temperatura quebrado. Esse defeito pode ser causado por várias falhas, faz sentido analisar cada caso.

Por que o forno não aquece:

  • o cabo de alimentação está deteriorado - talvez sua integridade tenha sido violada;
  • houve uma falha na operação dos interruptores;
  • o ventilador quebrou;
  • o aquecimento é afetado por um encaixe insuficiente da porta.

Se faltarem alimentos, o forno ou aquece mal ou a temperatura no interior não sobe em absoluto. Para determinar a causa, desconecte o dispositivo da fonte de alimentação, certifique-se de que o cabo não esteja danificado em qualquer lugar. Por precaução, você pode verificar se ele está conectado a uma tomada que esteja funcionando. É muito comum a situação em que uma saída com defeito se torna a causa de um forno inoperante.

Mesmo se um pequeno defeito for notado no cabo, pode ser o suficiente para impedir o funcionamento do forno. Todo o sistema é amarrado a um cabo, portanto, considere esta opção primeiro.

Verificando o funcionamento do regulador

Com um curto-circuito potencial, o interruptor-regulador pode falhar. Ele também paralisa o funcionamento do forno. Para ter certeza de que esse é exatamente o caso, você precisa realizar manipulações simples.

Algoritmo de diagnóstico:

  1. desligue o recuperador da rede;
  2. primeiro gire o botão de controle de potência para o máximo e depois para zero;
  3. atingindo os valores limite, o regulador deve clicar ou fazer outro som definidor.

Substituindo a lâmpada no forno

Se o regulador não responder a essas ações, ele precisa ser substituído. Para isso, o painel traseiro da placa é desparafusado, o mecanismo é substituído. Para não se confundir na colocação de cabos e fios no fogão, deve-se fazer um esboço do diagrama (ou melhor - tirar uma foto).

Em alguns casos, o fogão pode ser reparado substituindo o ventilador. Mas um ventilador que nem sempre para de funcionar é uma necessidade estrita de um novo, às vezes basta limpar bem os seus componentes com óleo para que não se esfreguem.

A lâmpada do forno foi concebida para durar muito tempo. Mas se ele queimar, será necessário substituí-lo. Certifique-se de guardar as instruções em papel do fogão elétrico, pois contém informações sobre o tamanho da base da lâmpada e sua potência.

Para substituir uma lâmpada, você precisa:

  1. desconectar o equipamento da rede elétrica;
  2. retire a tampa protetora;
  3. substitua a lâmpada de acordo com as recomendações especificadas nas instruções individuais (o algoritmo de substituição pode ser diferente em modelos diferentes).

Ao adquirir uma nova lâmpada, seu principal critério será a resistência a altas temperaturas. Quase sempre o ponto de referência é 300 graus. Se a lâmpada estiver mais fraca, irá quebrar rapidamente.

Consertar desconexões estáveis

Aqui o ponto está na quebra do termostato.Isto pode ocorrer devido ao sobreaquecimento do forno, se a concepção da estufa não prevê a função de auto desligamento ao atingir um determinado indicador de temperatura. O problema é resolvido substituindo o termostato. Mesmo com um pouco de experiência, isso pode ser feito sem o envolvimento de especialistas.

Reparo de fogão elétrico com desligamento automático:

  1. desligue o recuperador da rede;
  2. remova o botão de controle de potência;
  3. afrouxe os fechos, tire uma foto do diagrama de conexão do termostato;
  4. instalar um novo regulador de temperatura;
  5. retorne os botões de controle à sua posição normal.

Algumas pessoas confundem o botão do interruptor de temperatura com um termostato - se você não conhece informações suficientes sobre o dispositivo e o funcionamento do fogão, é mais sensato entrar em contato com um especialista.

Menos comumente, ocorre uma falha no painel de controle. Se você é proprietário de um recuperador de calor com essas funcionalidades modernas, não faça você mesmo o conserto. O dispositivo sob garantia deve ser devolvido ao serviço e, se a garantia tiver expirado, convide um especialista para ir à sua casa. A falha das configurações requer diagnósticos profissionais sérios - como regra, o problema é corrigido rapidamente por um especialista.

Diagnóstico de mau funcionamento do elemento de aquecimento

Um elemento de aquecimento é chamado de elemento de aquecimento que se parece com um tubo não muito grosso com um fio feito de um material com alta resistência no interior. Os vazios do tubo são preenchidos com magnésia para que o fio não toque suas paredes. Nos fornos, os elementos de aquecimento são espirais, sólidos, de halogênio.

Se você notar que uma parte do prato está bem assada e a segunda está praticamente crua, o problema pode estar em um elemento de aquecimento com defeito. Está presente na parte superior e inferior do forno. Se a peça estiver funcionando, ela brilha com uma luz vermelha uniforme e fica muito quente. Se estiver com defeito, nenhum calor é gerado e na própria superfície do elemento de aquecimento pode haver deformações, manchas pretas.

Você não precisa trocar o elemento de aquecimento com suas próprias mãos, você só pode agravar a avaria. Convide um especialista que fará o diagnóstico do forno e consertará a avaria. Freqüentemente, o mestre percebe outros problemas relacionados. Por exemplo, ele verá que uma camada de borracha saiu da porta no lugar certo. Nesse caso, o especialista irá colar o elástico, o que garantirá o encosto desejado da porta ao corpo.

Prevenção de avarias

Se o forno fumegar, desligar, esquentar fracamente, não use até que os problemas sejam resolvidos. Não tente fazer seu próprio conserto se você não tiver muito conhecimento em tecnologia. Se o recuperador ainda se encontra na garantia e você mesmo está a tentar repará-lo, em caso de falha na reparação, o serviço de garantia pode recusar-se a repará-lo gratuitamente.

Para que o forno funcione por muito tempo e sem reclamações, é necessário seguir regras simples desde os primeiros dias de funcionamento.

  • O interior do forno deve ser limpo cuidadosamente. Normalmente, para este fim, os proprietários levam esponjas macias. Se você depender de escovas de metal, a queimadura será bem esfregada, mas a superfície será arranhada rapidamente.
  • É melhor levar agentes de limpeza cremosos. Produtos abrasivos são prejudiciais à superfície do forno.
  • Se houver elementos de alumínio na superfície externa do aparelho, faz sentido untá-los com óleo de girassol (ou qualquer outro vegetal) antes mesmo da lavagem.
  • O procedimento de limpeza deve ser concluído com um produto à base de álcool.
  • Uma solução de vinagre é excelente para sujeira teimosa. Se se acumularam grumos de gordura dentro do forno e o cheiro proveniente dele não é dos mais agradáveis, pode-se colocar um recipiente com um terço de um copo de amônia no forno frio.
  • Nunca coloque panelas com fundo úmido em um forno pré-aquecido.
  • Se houver formação de gordura velha no forno, aqueça-o a 50 graus, desligue-o e limpe as superfícies com um pano macio e úmido.
  • Todas as partes externas do forno elétrico devem ser limpas somente com o aparelho desligado.
  • Tente lavar a porta de vidro com água com sabão comum - se você não iniciar o processo de poluição, água com sabão é suficiente para uma limpeza de alta qualidade. Isso deve ser feito uma vez por semana, então a sujeira não terá tempo de se acumular na porta.

Lembre-se de usar a energia com moderação: muitos cozinheiros desligam o forno 5 a 10 minutos antes de a refeição estar pronta. Os alimentos são cozidos com o calor residual e os gastos com energia são reduzidos.

Se usado corretamente, o dispositivo vai servir por muito tempo, pelo menos 15 anos. Se o forno não funcionar no fogão eléctrico, pode adquirir o forno e a placa em separado, hoje o comprador tem muitas alternativas.

Você pode ver os problemas no funcionamento do fogão elétrico no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário