O que é convecção em um forno elétrico e para que serve?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Peculiaridades
  3. dicas e truques

A maioria dos modelos modernos de fornos tem muitas funções e opções adicionais, por exemplo, convecção. Qual é a sua peculiaridade, é necessário em um forno elétrico? Vamos entender esse problema juntos.

O que é isso?

Entre a variedade de fogões modernos, as donas de casa estão cada vez mais escolhendo exatamente aqueles modelos que apresentam uma série de opções e funções. Por exemplo, o fogão elétrico de convecção é muito popular. A maioria dos consumidores tem certeza de que quanto mais funções adicionais o fogão tiver, melhor. Mas durante a operação, nem todas as opções estão em demanda. Portanto, antes de fazer sua escolha em favor de um determinado modelo, você deve aprender tudo sobre ele.

Um forno de convecção funciona muito melhor, muitos têm certeza. Mas nem todo mundo sabe o que é convecção e também quais são suas principais vantagens. A convecção é um tipo de transferência de calor que ocorre no forno durante o funcionamento. Em regra, os modelos com convecção possuem um ou mais elementos de aquecimento e uma ventoinha, que se encontra na parede posterior dentro da câmara do forno. Os elementos de aquecimento aquecem gradualmente e a ventoinha ajuda a distribuir o ar quente uniformemente por toda a cavidade do forno. Esse processo é a própria "convecção" de que tanto falam.

Entre os modernos fogões elétricos, você encontra opções com várias convecções. A maioria dos fornos modernos são equipados com convecção forçada. Existem modelos com uma única ventoinha, e existem opções mais reforçadas, que, claro, são mais caras. A principal diferença entre os fornos com ventilador reforçado é que esses modelos não só distribuem o ar quente uniformemente pela câmara, mas também permitem manter a temperatura necessária por um determinado tempo. Isso permite que as carnes permaneçam suculentas e macias por dentro, apesar da crocância por fora.

Além disso, há convecção úmida. Esta opção é bastante rara. Durante a operação deste modo, ocorre uma distribuição uniforme dos fluxos de ar, e a função também fornece vapor especial à câmara. Graças a isso, o cozimento acaba ficando o mais exuberante possível, avermelhado e não seca de todo. Muitos modelos de convecção modernos possuem recursos adicionais, como controle de umidade e vapor quente.

Graças a isso, você pode selecionar facilmente um modo de cozimento individual para um determinado prato.

A convecção não está disponível em todos os modelos. Estude com atenção o painel do aparelho, ele deve necessariamente ter um ícone com um ventilador, que indica que o forno pode funcionar em modo de convecção. Essa opção tem uma série de vantagens, que discutiremos a seguir.

Peculiaridades

Os modelos com esta opção podem aquecer muito mais rápido, o que economiza tempo e eletricidade durante o cozimento. Devido ao fato de que o ar quente é distribuído tão uniformemente quanto possível por toda a câmara interna do forno, isso permite que os pratos sejam cozidos uniformemente por todos os lados. Mesmo se você fizer um bolo grande, graças a esta função ele ficará dourado e cozido em todos os lados.

O principal é que não é necessário desdobrar o prato preparado durante a cozedura.

Se o forno tiver uma função adicional como grelhador, então, em combinação com a convecção, permite-lhe cozer perfeitamente até um grande pedaço de carne. Graças a esta opção, a carne em processo de cozimento adquirirá uma crosta marrom dourada apetitosa, mas por dentro permanecerá macia e suculenta. A convecção ajuda a cozinhar muitos pratos de carne na perfeição, sem os secar demasiado.

Outra vantagem desse recurso é que você pode cozinhar facilmente várias refeições ao mesmo tempo. Como o ar quente será distribuído uniformemente por todos os níveis e cantos do forno, você pode assar duas ou três bandejas com seus bolos favoritos de uma vez.

E tenha a certeza de que todos eles ficarão perfeitamente dourados e assados.

dicas e truques

Usar esta opção é muito simples e conveniente. Cada modelo de fogão elétrico tem suas próprias instruções detalhadas que o ajudarão a entender todas as complexidades de operação.

Mesmo assim, temos algumas recomendações úteis para você, que certamente serão úteis.

  • O forno não precisa ser pré-aquecido para usar uma função adicional como a convecção. Isso só deve ser feito se você estiver fazendo merengues, pão ou se a receita de um determinado prato exigir isso.
  • Lembre-se de que o forno opera a uma temperatura muito alta durante a operação de convecção. Portanto, isso deve ser levado em consideração ao definir o modo normal. Por exemplo, se de acordo com uma receita você precisa assar um prato a 250 °, então com convecção você deve definir a temperatura 20-25 ° mais baixa. Ou seja, não 250 °, mas 225 °.
  • Se você estiver assando um prato grande, como uma torta, que ocupe o máximo possível todo o espaço utilizável no forno, será necessário aumentar o tempo de cozimento. Isso ocorre porque não haverá espaço na câmara interna para a livre circulação de ar, então o prato levará mais tempo para cozinhar.
  • Com esta opção, você pode cozinhar alimentos congelados sem descongelá-los primeiro. Você só precisa aquecer o forno por 20 minutos e depois começar a cozinhar.

Você pode descobrir como usar corretamente o modo de convecção em um forno elétrico abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário