Queimadores para fogões elétricos: características e tipos
As placas para fogões elétricos diferem em tamanho, potência e tipo. Têm a forma de um círculo, ou podem ser espirais, o queimador pode ser de ferro fundido e em alguns fogões existe halogéneo, existem também modelos de indução e rápidos. Vamos nos concentrar nas características de escolha do gravador certo.
Dispositivo e princípio de operação
Hoje em dia todos já se familiarizaram com o aparecimento dos fogões elétricos esmaltados com elementos de aquecimento standard de formato arredondado, mas os fabricantes modernos lançaram a produção de outras opções muito mais interessantes. Por exemplo, vitrocerâmica com uma superfície perfeitamente plana sem um contorno claramente definido.
Independentemente da sua aparência, O elemento de aquecimento do queimador é projetado para manter temperaturas elevadas para que você possa aquecer a panela ou frigideira por um período mínimo. Graças à tecnologia de produção especial, queimadores de todos os tipos adquirem uma elevada resistência aos danos mecânicos, sendo muito difícil danificá-los, mesmo que os recipientes de cozimento sejam colocados descuidadamente sobre a superfície.
O princípio de funcionamento de tais queimadores é muito simples. No momento da ligação, o elemento principal de trabalho começa a aquecer, enquanto ocorre a transformação de um tipo de energia em outro, e esse processo é acompanhado pela liberação de calor. Qualquer queimador de fogão elétrico é projetado de forma que tenha seu próprio circuito elétrico separado, por meio do qual a energia elétrica é fornecida e sua posterior transformação em calor.
O projeto inclui uma camada de amianto, a fiação com parâmetros de resistência aumentados é conectada nela, graças a ela ocorre o aquecimento. Normalmente é apresentado um termóstato no painel frontal da estufa, o que permite regular o nível de fornecimento de calor evitando assim o risco de sobreaquecimento do aparelho.
Variedades
Antes de comprar um queimador para o seu fogão, é importante decidir o seu tipo e ter a certeza de que se adapta ao fogão do seu modelo. Normalmente, queimadores de ferro fundido são instalados em fogões elétricos, assim como modelos mais modernos projetados para resistências de cerâmica. Os queimadores de ferro fundido lembram visualmente os discos, demoram muito para aquecer, mas esfriam por muito tempo. Eles, por sua vez, são subdivididos em vários tipos.
- Padrão - são discos redondos pretos sem qualquer marca. Durante a operação, esses dispositivos requerem um ajuste constante do regime térmico; o aquecimento ao nível mais alto leva cerca de 10 minutos.
- Queimadores Express - são distinguidos pela presença de uma marca vermelha no centro do disco. Estes são queimadores mais potentes que requerem menos tempo para aquecer totalmente - não mais do que 7 minutos.
- Automático - estão marcados em branco no meio do disco. Não são tão rápidos quanto as versões express, mas, ao mesmo tempo, tais modelos não precisam de termorregulação - aqui, com a ajuda de sensores especiais, o sistema determina de forma independente em que momento o aquecimento atinge o máximo e passa para um mais fraco, modo de suporte.
Outro modelo popular de queimadores são os queimadores com elementos de aquecimento tubulares. Uma espiral de nicromo é usada aqui, mas ela está localizada em um tubo especial resistente ao calor, devido ao qual o fornecimento de calor aos pratos aquecidos é mais rápido.
O ferro fundido e os elementos de aquecimento permanecem hoje bastante populares devido ao seu baixo custo, disponibilidade no mercado e a mais alta classe de confiabilidade. Os queimadores para placas cerâmicas são divididos em rápidos, halógenos, bem como de fita e indução.
Os modelos rápidos são uma das opções mais comuns. Nesse caso, uma espiral retorcida feita de uma liga especial de níquel, nicromo, atua como o principal elemento de aquecimento. Esses queimadores aquecem em cerca de 10-12 segundos, o que é considerado especialmente conveniente nos casos em que você precisa cozinhar uma grande quantidade de pratos complexos, por exemplo, sopas, todos os tipos de borscht, bem como gelatinas ou conservas. Regra geral, são redondas, nos modelos mais modernos existem zonas de expansão especiais - estão equipadas especificamente para recipientes de cozedura de diferentes tipos e tamanhos. A quantidade de energia consumida varia de 1 a 1,5 kWh, dependendo do formato do queimador.
Queimadores HiLight
Esses modelos são mais conhecidos como modelos de cinto. Eles são o tipo mais popular de queimador, equipado com um elemento de aquecimento de fita especial em forma de serpente (mola) - é feito de ligas de alta resistência elétrica. Não leva mais de 5 a 7 segundos para aquecer esse queimador, portanto, eles são ideais em situações em que você precisa fazer algo muito rapidamente - por exemplo, mingau de manhã antes de ir para o trabalho. A potência deste tipo de queimador não ultrapassa 2 kWh.
Halogênio
Esse nome do queimador não foi obtido por acaso, já que aqui são utilizadas lâmpadas halógenas para aquecimento. Eles são um tubo de quartzo preenchido com gás, o design contribui para um aquecimento quase instantâneo - leva no máximo 2-3 segundos.
Esses queimadores são usados para cozinhar e fritar quaisquer pratos, desde que não necessitem de fervura prolongada, por exemplo, para fritar carne. Durante a operação, a energia é consumida na quantidade de 2 kW * h.
Indução
Estas são as opções de queimadores mais caras, que se distinguem principalmente pela sua segurança. Um maior nível de proteção do usuário é alcançado devido ao fato de que eles tendem a aquecer não a superfície do fogão elétrico, mas diretamente o fundo da panela ou cuba - isso pode reduzir significativamente a probabilidade de queimaduras.
O aquecimento instantâneo é complementado por uma opção de ajuste de potência, o que significa que a energia elétrica é consumida de forma extremamente econômica. Ao mesmo tempo, para os modelos de fogões com queimador de indução, são necessários pratos especiais com fundo magnetizante - por exemplo, aço ou ferro fundido, que são bastante caros nas lojas.
Combinado
Nos fogões elétricos mais recentes, uma combinação de vários tipos de queimadores é freqüentemente usada, por exemplo, um par de halogênio e um par de queimadores rápidos são instalados.
Fabricantes
Na escolha dos utensílios de cozinha, um dos principais fatores que influenciam a escolha de um determinado modelo é o seu fabricante, pois não só a comodidade do fogão e a sua funcionalidade são importantes aqui, mas também a segurança e o design. Entre os fabricantes mais procurados, os usuários costumam citar a produtora turca Beko, que se especializou na fabricação de placas e componentes para eles, enquanto o design dos produtos produzidos se distingue pelo estilo e atratividade excepcionais.
Os fogões elétricos da holding alemã Bosch são há muito considerados um símbolo de qualidade, confiabilidade e garantia de uma longa vida útil. É por isso que cada vez mais compradores estão a apostar nos fogões e queimadores desta marca, até porque todos os componentes têm dimensões standard, que se desejar, podem ser substituídos por modelos de quaisquer outras empresas. A marca sueca Electrolux oferece eletrodomésticos com um design excepcionalmente marcante, complementado por uma longa vida útil e da mais alta qualidade.
Entre as donas de casa russas, os produtos da empresa bielorrussa Gefest são muito populares - as placas e peças sobressalentes para elas desta marca têm um custo bastante democrático e não prejudicam a qualidade e a funcionalidade. Entre os fabricantes de fogões elétricos e componentes para eles, estão os produtos da empresa eslovaca Gorenje, da marca ucraniana Greta e da italiana TM Zanussi.
Algumas empresas nacionais também se dedicam à produção de queimadores para fogões domésticos. Por exemplo, à venda você pode encontrar modelos de ferro fundido da marca "ZVI", "Elektra", "Novovyatka" - eles pertencem à série expresso e são marcados com uma marca vermelha. Deve-se notar que queimadores de ferro fundido domésticos aquecem muito lentamente em comparação com seus equivalentes importados mais modernos, mas ao mesmo tempo eles esfriam com a mesma lentidão, portanto, proporcionam economias de energia bastante perceptíveis.
Muitos fogões domésticos estão equipados com queimadores fabricados pela “Lysva” - infelizmente, estas unidades estão actualmente fora de produção, pelo que, caso seja necessário substituir o queimador, os utilizadores podem ter sérios problemas em encontrar peças sobressalentes.
Como escolher?
Quaisquer queimadores redondos, quadrados ou retangulares fundidos são capazes de criar uma placa plana no fogão elétrico, graças à qual os pratos podem ser movidos livremente. No caso de ser necessária a substituição do queimador, antes de mais, deve-se atentar para os parâmetros do fundo da loiça que nele será instalado. O principal é que os tachos e panelas cubram totalmente toda a superfície aquecida - o que é importante, caso contrário existe o risco de gotas de líquido caírem nas superfícies aquecidas, o que pode provocar a fissuração do queimador.
Se você conhece o modelo do seu fogão, é muito fácil encontrar um novo disco - basta comprar o mesmo do mesmo fabricante. Infelizmente, muitas vezes surgem situações em que determinados modelos de fogões são retirados da venda e não é possível escolher um queimador semelhante ao de fábrica. Nesse caso, é necessário proceder a partir dos parâmetros do aparelho - os diâmetros das panquecas (atualmente os queimadores estão disponíveis em três tamanhos padrão - 145, 180 e 220 mm), bem como a sua potência - esses dois indicadores serão o bastante para comprar um novo queimador em vez do antigo.
Lembre-se de que um queimador elétrico para qualquer fogão pode se tornar uma fonte de perigo para os seres humanos, portanto, eles precisam ser comprados apenas em lojas de varejo de confiança.
Para obter informações sobre como substituir uma placa de aquecimento por um fogão elétrico, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.