Como usar um fogão elétrico corretamente?

Contente
  1. Qual o melhor local para instalar o recuperador?
  2. Como ligar?
  3. Controle de temperatura
  4. Que tipo de utensílio posso usar?
  5. Como usar o forno?
  6. Engenharia segura

Para um cozimento rápido, você pode usar vários eletrodomésticos, mas os fogões ainda são considerados os principais até hoje. Os fogões a gás são encontrados em quase todas as casas, mas seu uso nem sempre é conveniente, porque o custo do gás é bastante alto e há sempre o perigo de contato com o fogo aberto. Os fogões elétricos podem ser considerados mais seguros. Para usá-los confortavelmente, você precisa conhecer as regras e recursos básicos de manuseio deste dispositivo.

Onde é o melhor local para instalar o recuperador?

O forno eléctrico funciona a partir da rede eléctrica, pelo que não pode ser instalado em qualquer parte da cozinha, devido ao perigo de uma emergência. Após a compra, você deve examinar cuidadosamente a cozinha para encontrar o local certo para o novo eletrodoméstico. Se antes existia um fogão semelhante, deve-se colocar um novo no mesmo local., porque tudo o que você precisa já está por perto: uma tomada e um exaustor.

Se for necessário instalar um fogão elétrico em um novo local, isso só deve ser feito levando em consideração as normas de segurança.

Vale lembrar que ndeveria haver um bairro com pia, porque a água que entra no aparelho pode causar um curto-circuito. Não é recomendado colocar sua compra ao lado da geladeira, porque a alta temperatura pode fazer com que o corpo derreta. Também não é necessário pendurar o micro-ondas perto do forno elétrico., porque a temperatura durante a cozedura será bastante elevada, o que irá causar uma perturbação no funcionamento do electrodoméstico e danificá-lo.

Na cozinha, tudo deve ser pensado com antecedência, conexões de ventilação, organização de fiação e aterramentopara garantir o funcionamento seguro do forno elétrico. Seguir as regras de segurança permitirá que você proteja seu apartamento de situações adversas que surgem devido ao descuido e incompetência humana. Todos os utensílios de cozinha têm suas próprias regras de instalação e operação, comprando-os, você deve levar a sério.

Como ligar?

Tendo comprado um fogão elétrico, vale a pena conferir se o kit inclui instruções e regras operacionais, o que será útil, especialmente se não houver experiência anterior com tal dispositivo. Antes de ligar o aparelho, vale inspecionar e verificar a integridade e consistência da embalagem, para que em caso de algum problema, devolva a compra à loja e não coloque em risco a sua saúde. Se o aparelho estiver em boas condições, vale a pena prepará-lo para o trabalho. Importante limpe a poeira e a graxa do fogãoque podem permanecer após a montagem. Caso contrário, existe a possibilidade de um odor desagradável após ligar o aparelho.

O fogão elétrico é aceso por meio de uma tomada, após o que o próprio aparelho é controlado.

O funcionamento do fogão pode ser diferente dependendo do tipo de fogão.

  • Em caso de tipo dependente o fogão elétrico será embutido no forno, e o painel de controle será comum ao mesmo tempo para os queimadores e o forno. Você pode encontrá-lo na parte superior do dispositivo.
  • Se o fogão elétrico for independente do forno, então o sistema de controle será autônomo, pode ser na forma de interruptores ou ser sensível ao toque.

Para destravar o fogão, é necessário girar a manivela e colocá-lo na posição necessária para o cozimento. Para desbloquear o touch pad, você precisará encontrar o botão liga / desliga e definir o nível de energia, desde o mais fraco, indicado por uma unidade, até o máximo.

Acender tal fogão era conveniente e não havia confusão em acender o queimador desejado, o painel costuma ter diagrama curto do dispositivo... É necessário desligar os fogões na ordem inversa do procedimento de ligar. Se houver necessidade de desligar completamente o dispositivo, basta desconectá-lo da rede.

Controle de temperatura

Para escolher o regime de temperatura ideal, é necessário ligar o fogão e selecionar a temperatura desejada por meio de alavancas giratórias ou um sensor, dependendo do tipo de superfície. Nos modelos touchscreen, o aquecimento será indicado pelos sinais "+" e "-", e a potência tem um equivalente digital, geralmente de 1 a 3, de 1 a 6, ou de 1 a 9. A temperatura máxima terá um valor maior valor numérico. Depois de comprar um fogão, vale a pena experimentar ao máximo suas capacidades, pois as placas devem ser aquecidas na configuração mais alta.

Essa manipulação permitirá que você entenda exatamente o que o dispositivo pode fazer e que temperatura selecionar para determinados processos de cozimento.

    A temperatura das placas varia de acordo com o tipo de placa, que pode ser a seguinte:

    • Espiral - são a opção mais desatualizada e representam uma espiral escondida sob a placa. O processo de aquecimento e resfriamento será mais lento, o que deve ser levado em consideração no preparo dos alimentos. Vale a pena trabalhar com esse equipamento com muito cuidado e precisão.
    • Ondulado - uma versão mais moderna, onde uma fita corrugada é instalada em vez de uma espiral. Esta opção tornou-se mais progressiva devido à maior eficiência e segurança.
    • Halogênio - os mais modernos possuem queimadores movidos a lâmpadas halógenas. Esta superfície aquece e arrefece muito rapidamente, o que torna a utilização da placa mais segura.

    O processo de seleção do regime de temperatura ocorre apenas levando em consideração o tipo de queimador e a potência do próprio fogão, pois para cada marca e marca esses indicadores podem diferir significativamente. Se estamos falando sobre o forno, então a termorregulação é realizada em função do tipo de forno. Com controle eletrônico e touch, é possível selecionar um determinado valor numérico que é necessário para a preparação de um determinado prato.

    Os dispositivos modernos têm modos em que são definidos automaticamente parâmetros de temperatura do forno:

    • inclusão de aquecimento superior e inferior - para cozinhar alimentos com composição e estrutura homogênea;
    • uso de convecção - ligar um elemento de aquecimento anular com um ventilador que distribui uniformemente o ar quente.

    Quanto mais funções houver no painel de controle, mais fácil será definir a temperatura desejada ou ajustá-la a um prato específico.

    Que tipo de utensílio posso usar?

    Os fogões elétricos modernos têm muitas vantagens, mas também apresentam pontos fracos. Para cozinhar, você só precisa usar pratos especializados, que não riscará o fogão. Panelas e frigideiras velhas serão desencorajadas neste caso. Para operar um fogão elétrico com um fogão moderno por muito tempo, pode ser usado:

    • pratos esmaltados, que devem ser novos;
    • potes, conchas, etc. feitos de aço inoxidável sem fundo ondulado;
    • Cerâmica de vidro feita especialmente para uso em placas;
    • utensílios de ferro fundido com fundo plano.

    Um fogão elétrico com revestimento vitrocerâmico necessita não só de cuidados especiais, mas também de uma seleção de pratos que não estraguem a sua superfície.

    Fundos ásperos, irregulares, de alumínio ou cobre impróprio para cozinhar nesse forno.

    Se a superfície for indutiva, então o material de louça mais adequado seria:

    • cobre;
    • alumínio;
    • cerâmica;
    • vidro resistente ao calor;
    • latão.

    Na hora de escolher os pratos, você deve dar preferência às opções que têm mais fundo grosso, que irá garantir um uso a longo prazo e conforto ao cozinhar. Vale a pena prestar atenção na cor, é melhor se o fundo será escuro e fosco, o que irá acelerar o aquecimento do recipiente. Uma tigela de uma multicozinha não será a melhor opção. para cozinhar em um fogão elétrico, mas com um fundo perfeitamente plano e uma superfície limpa, você pode tentar cozinhar algo, embora seja melhor usar tal recipiente para o fim a que se destina.

    Menores requisitos para utensílios de cozinha podem ser destacados com placas de indução, é desejável que o fundo corresponda ao queimador, mas não necessariamente. Os materiais podem ser os mesmos, incluindo vidro resistente ao calor. Para não comprar uma falsificação, vale a pena levar um ímã com você até a loja e segurá-lo no fundo do prato, se sentir atração, então o recipiente é adequado para uso, caso contrário, escolha outra opção .

    A opção mais adequada para fornos de indução é considerada uma panela de aço inoxidável.

    Se estamos falando sobre o forno, então o uso de utensílios pode ser o seguinte:

    • recipientes em cerâmica e argila;
    • produtos de ferro fundido, que podem ser feitos de material liso ou fundido.

    Outro fator importante a ter em conta ao cozinhar em fogões elétricos modernos é tamanho do prato... Seu valor não deve ser superior ou inferior ao do queimador, a discrepância pode ser de um centímetro e não mais.

    Como usar o forno?

    O fogão elétrico possui dois tipos de fornos: com termostato e dispositivos sem ele... O princípio de funcionamento de cada um deles não é muito diferente, portanto vale atentar para os principais pontos que o consumidor deste eletrodoméstico deve conhecer. As regras básicas de operação incluem o seguinte.

    • Para estufar e assar é necessário colocar a assadeira no meio do forno, e também colocar os alimentos no centro para que assem mais rápido e melhor. Na parte inferior do forno, pode-se ferver os vegetais, preservando ao máximo o sabor e a saúde dos mesmos.
    • Ao assar ou estufar, é necessário alterar o regime de temperatura duas vezes. A temperatura máxima é definida primeiro e a temperatura mais baixa é definida a partir do meio do tempo de cozimento.
    • Se o forno tiver um termostato, então determinar a temperatura dentro do forno será fácil, mas se não estiver lá, você pode usar papel comum. A folha branca é colocada em uma assadeira e levada ao forno. Se a temperatura for máxima, ele ficará amarelo em 3 minutos, se o mínimo - em 10.
    • Ter um novo forno elétrico com forno, vale a pena comprar novos pratos também. Será muito mais conveniente usar recipientes de cerâmica, ferro fundido, vidro ou argila no forno. Para tal eletrodoméstico, é permitido usar papel alumínio para assar.
    • Durante o cozimento vale a pena abrir a porta do forno assim que a cozedura passar pelo meio.

    O uso correto do dispositivo permitirá obter alimentos saborosos no menor tempo possível. A vida útil da placa e do forno dependerá precisamente do cumprimento das ações realizadas na cozinha com as normas de segurança e as principais recomendações do fabricante.

    Engenharia segura

    Para que o funcionamento da estufa não seja perturbado, é importante utilizá-la corretamente, não esquecendo os princípios básicos de segurança, que são os seguintes.

    • Verificar os pratos, na qual a comida será preparada, seu fundo deve estar limpo e uniforme. Se não for este o caso, a comida resultante pode cheirar ou ter um sabor estranho.
    • Antes de colocar os pratos no fogão elétrico, certifique-se de que está completamente seco. Não fazer isso pode custar a quebra do dispositivo ou curto-circuito.
    • Para pratos, você deve usar essas tampas., que veio originalmente no kit, para minimizar o risco de rolar e cair na placa, pode aparecer uma fissura e o seu desempenho será significativamente prejudicado.
    • Deixe o fogão autônomo no modo ligado é possível apenas por um curto período de tempo, porque o conteúdo não deve ferver ou queimar até o fundo.
    • Após o processo de cozimento é importante desligar o recuperador de calor da rede para desenergizar o aparelho e torná-lo totalmente seguro. O mesmo deve ser feito na limpeza da superfície, o aparelho elétrico ligado será muito perigoso, principalmente na limpeza úmida.

    A utilização do fogão eléctrico não causa dificuldades particulares, pelo que pode ser adquirido por pessoas de todas as idades.

    Para que o processo de cozimento transmita apenas emoções agradáveis, vale a pena estudar bem as instruções do fogão e siga os regulamentos de segurança impecavel. Se você os negligenciar, poderá ter problemas sérios. Caso depois de cozinhar você tenha esquecido de desligar o fogão, ele será energizado, e qualquer contato com água ou manuseio descuidado pode acabar mal; na pior das hipóteses, o fogão pode até explodir.

    Para dicas úteis sobre como usar seu fogão elétrico corretamente, veja o vídeo abaixo.

    1 comentário

    Comprei um forno há dois anos, comprei um elétrico. Fiquei completamente satisfeito com o forno, pois devido ao volume, dá para cozinhar até em duas camadas ao mesmo tempo, não só com algo pequeno, mas também com pratos grandes, como frango ou presunto. É só aula!

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário