Cabo elétrico

Contente
  1. Requisitos
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Recursos de conexão

O fogão elétrico é há muito tempo um dos elementos mais importantes na cozinha de qualquer dona de casa. Não é de estranhar porque é graças a este tipo de técnica que é possível preparar alimentos saborosos e saudáveis ​​para si e para a sua família. Mas, apesar do uso de tal dispositivo, muitos nem sequer pensam sobre quais elementos fornecem um trabalho de alta qualidade dessa coisa.

Um deles é um cabo para um fogão elétrico, que o abastece com energia elétrica. As características da cablagem são muito importantes, porque se o fogão eléctrico também estiver equipado com forno, então deve suportar cargas pesadas.

Requisitos

Já é possível entender que nem todo cabo é adequado para conectar tais equipamentos. Isso é lógico, pois em grandes sobrecargas ele simplesmente queimará e pode causar quebra do equipamento ou incêndio. Portanto, ao escolher um cabo para um fogão elétrico, você deve confiar em tais características importantes:

  • Tensão nominal;
  • material que serve de base para os condutores de fio;
  • seção do cabo;
  • facilidade de conexão ao dispositivo.

Se tomarmos a tensão nominal para dispositivos de marcas bem conhecidas, então seu indicador não deve ser exatamente inferior ao fornecido pela rede elétrica usual, onde o dispositivo deve ser conectado. Agora vamos falar um pouco mais sobre os indicadores descritos.

Provavelmente, um dos aspectos mais importantes que irão desempenhar um papel é o material para fazer os núcleos dos cabos. É melhor que sejam de cobre. Por si só, este metal pode ser soldado, se necessário. E o fio de cobre é mais flexível do que o análogo de alumínio. Mas o custo da solução de cobre será mais alto. Se a escolha recaiu sobre um análogo de alumínio, então é preciso entender que sua instalação não deve ser feita em materiais que queimam. Você pode descobrir de que é feito o fio elétrico graças à marcação especial no próprio produto.

Outro parâmetro importante será a seção - deve corresponder à carga, que será indicada em amperes. Para calcular a intensidade da corrente, é necessário dividir o indicador de potência total de todos os aparelhos elétricos que estão conectados a esta rede pela voltagem.

Falando diretamente sobre os números, então, como regra, a maioria das soluções de marcas conhecidas (Samsung ou Electrolux) são projetadas para um consumo de energia elétrica de pouco menos de 4 kW. Por este motivo, a margem de segurança do fio deve ser selecionada em termos de potência em algum lugar com foco em tal indicador.

Para que o dispositivo funcione da forma mais segura possível, você também deve prestar atenção aos seguintes pontos.

  • Se for necessário passar o cabo diretamente da blindagem ao fogão elétrico, use um cabo com seção transversal padrão de 1,5 sq. milímetros.
  • Se outros aparelhos elétricos forem conectados entre o dispositivo e o painel, você deve ter um cabo com uma seção transversal de pelo menos 2,5 sq. milímetros. Esta opção fornecerá a margem necessária no caso de conectar alguns outros eletrodomésticos.

Um parâmetro importante é também o faseamento da conexão. Dependerá do número de núcleos do cabo. O fio pode ser de 3 ou 5 fios. O número de núcleos dependerá da fonte de alimentação interna. E pode ser monofásico ou trifásico. Se for a primeira opção, então você precisará comprar um fio com três núcleos, e se o segundo - com cinco.

E você também deve saber se o equipamento adquirido suporta o tipo de conexão que foi selecionado.Por exemplo, fogões com uma potência de até 5 kW são geralmente conectados a uma rede monofásica, e os mais potentes têm uma conexão 2 ou trifásica. O tipo de cabo que pode ser usado também é importante, mas mais sobre isso a seguir.

Visualizações

No caso de uma marca de fio, a melhor solução seria a opção PVA ou KG. O primeiro tipo significa fio de conexão de vinil. Este produto possui condutores de cobre, cada um dos quais é protegido por isolamento e todos eles estão em uma bainha branca. Esse fio de energia pode suportar tensões de até 450 V e o material isolante não queima, o que permite que o fio em questão seja resistente ao calor.

Ele também apresenta alta resistência e excelente resistência à flexão. Pode ser utilizado mesmo em edifícios sem aquecimento e húmidos, onde durará de 6 a 10 anos, dependendo das condições de funcionamento. Perfeito para conectar fogões elétricos.

Se falamos de um fio do tipo KG, seu nome significa cabo flexível. Sua casca é feita de um tipo especial de borracha. Além disso, o mesmo invólucro protege os condutores de cobre estanhado. Existe uma película protetora especial entre os fios. Deve evitar que os condutores grudem uns nos outros devido ao calor gerado pelo uso.

Normalmente, o fio KG contém de 1 a 5 núcleos. Como você pode imaginar, a seção transversal do condutor determina a potência que o cabo pode suportar. Este cabo é operado na faixa de temperatura de -40 a +50 graus. O cabo KG pode suportar tensões de até 660 V. Normalmente, este fio tem a seguinte designação: KG 3x5 + 1x4. Isso significa que existem condutores trifásicos com uma seção transversal de 5 sq. mm, e um condutor de aterramento com seção transversal de 4 sq. milímetros.

Independentemente de qual fio será selecionado para conectar o fogão elétrico, deve ser comprado com uma margem de comprimento para que você possa movimentar o produto. Além disso, a fiação que vai no interior das instalações e na entrada do apartamento deve ser de alta qualidade, o que também deve ser verificado antes de iniciar a ligação.

Como escolher?

Se falamos em escolher um cabo para conectar um fogão elétrico, então você deve se concentrar no material de que é feito, potência e seção transversal. Algumas dessas informações só poderão ser encontradas após análise das características da placa que será adquirida. Mais precisamente, será necessário conhecer seu poder. E para que a escolha seja correta, cerca de outros 20 por cento devem ser adicionados a este indicador. É melhor sempre ter uma pequena margem de contingência. Mas deve-se dizer que a potência não deve ser maior do que a do cabo de entrada, caso contrário, a carga principal cairá sobre ele.

Via de regra, muitos modelos de fogões elétricos produzidos atualmente são projetados para uma fonte de alimentação de 380 V e têm uma potência nominal média de 6 kW. Mas você pode encontrar modelos mais poderosos. Para esses modelos, é necessário um cabo de cobre para uma tensão de 380 V e com uma seção transversal de pelo menos 1,5 metros quadrados. milímetros. Este tipo de fio pode suportar até 16 amperes. Se os parâmetros do dispositivo forem maiores, então é melhor pegar um cabo com uma seção transversal de 2,5 sq. milímetros.

Para fogões elétricos que são alimentados por uma rede de cabos monofásica, os seguintes cálculos devem ser realizados:

  • se a potência for de até 3,5 quilowatts, um cabo de cobre é necessário com um diâmetro de núcleo de 1,5 sq. milímetros;
  • se até 5 quilowatts - 2,5 sq. milímetros;
  • se até 7 quilowatts - 4,0 sq. milímetros.

E também será importante que todos os fios tenham isolamento de tipo duplo.

Recursos de conexão

A conexão direta do tipo considerado de dispositivos elétricos é realizada de acordo com o algoritmo de princípio, que permite a conexão a uma rede de 220 ou 380 volts. O indicador de energia necessário pode ser fornecido usando jumpers especiais.

O diagrama de conexão será baseado na cor dos núcleos. O cabo, que tem isolação preta ou marrom, vai para o contato de fase, o azul para zero, o verde-amarelo para o contato terra.Perto dos terminais, haverá as letras latinas L, N e uma letra T invertida, denotando fase, zero e terra, respectivamente. Depois de efectuada uma ligação segura do cabo à estufa, resta apenas uma ligação correcta ao quadro eléctrico.

Depois de concluir as conexões, você precisa verificar a conexão correta usando um multímetro. A obra considera-se concluída se o fabricante a dispuser de uma tomada para ligação ao fogão eléctrico. Se não estiver lá, então você precisa comprar um modelo com um plugue de 3 pinos para 25-32 A, um cabo PVS 3 para 2,5 sq. mm de tamanho de dois metros, bem como o dispositivo de conexão necessário.

A conexão correta deve ser verificada com um multímetro. para saber que não há curto-circuito entre os fios do cabo e o plugue na ausência de contato entre a fase e o terra. Nesse caso, todos os interruptores do dispositivo devem estar inoperantes. A mesma verificação é realizada com diferentes modos de operação dos interruptores. Se o modo for definido para 100 ohms, a resistência normal estará na faixa de 4-10 ohms.

Em qualquer caso, a caixa de ligação do fio ou cabo de alimentação tem 6 contactos de aperto e nos documentos de funcionamento (por vezes no próprio recuperador) existe um diagrama esquemático com o qual pode ligar um recuperador eléctrico com um testador. Para proteger os fios ou cabos, um difavtomato ou um disjuntor com uma característica C e um RCD é montado no painel de uma casa ou apartamento. Outro ponto importante é que o fogão elétrico deve ser aterrado. Os trabalhos sobre este assunto podem ser divididos em 2 pontos:

  • a presença de um loop de terra comum;
  • sua ausência.

No primeiro caso, você precisará de um fio de cobre flexível de pelo menos 2,5 sq. mm, que deve ser realizada a partir do quadro elétrico e conectada ao corpo da placa. Se não houver circuito, então a instalação de um RCD e a implementação de aterramento ou o uso de dois métodos juntos são necessários.

Outro ponto que deve ser falado um pouco é a questão da transferência do fogão elétrico. Muitas vezes acontece que a cozinha está sendo reformada ou reorganizada e o fogão elétrico precisa ser removido. Considerando que geralmente há apenas uma tomada na cozinha, isso pode ser problemático. Em seguida, torna-se necessário alongar o cabo existente. Isto pode ser feito de várias maneiras.

Um dos mais fáceis é comprar um cabo de extensão. Mas o problema é que é raro encontrar um cabo de extensão trifásico. Portanto, é necessário alongar o cabo. Para fazer isso, você deve comprar o mesmo fio que foi usado anteriormente e simplesmente aumentá-lo.

O principal é não se confundir com a marca e potência do fio, para não atrapalhar o equilíbrio de todo o sistema.

Para obter informações sobre como conectar corretamente o fogão elétrico, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário