Características e operação de placas elétricas de toque

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Característica
  4. Como ligo as zonas de cozinhar inteligentes?
  5. Dicas práticas de uso
  6. Regras de cuidado

Desde tempos imemoriais, o fogão é parte integrante de todas as cozinhas. A maioria dos fogões modernos funciona com gás ou da rede elétrica, mas mais cedo ou mais tarde qualquer modelo pode falhar e será necessário substituí-lo. Escolhendo uma coisa nova, sempre buscamos uma versão melhor e mais aprimorada. Assim, o forno de indução com controle de toque está substituindo os tradicionais fogões. Mas como usá-lo corretamente - poucas pessoas sabem. Mais sobre os recursos de operação.

O que é isso?

O fogão elétrico de nova geração é um dispositivo que aquece pratos criando um campo magnético. Além da "concha" esteticamente agradável, a unidade inclui uma placa de controle IC, um sensor de temperatura e um regulador de tensão. Existem três tipos de touchpads.

  • Placa de toque independente com forno. O corpo é feito principalmente de metal esmaltado ou aço inoxidável, a própria placa é feita de vidro temperado ou cerâmica de vidro.
  • Modelo de mesa lembra fogões elétricos tradicionais, parece uma balança eletrônica. Esta é uma opção insubstituível para chalés de verão, viagens de negócios ou viagens temporárias.
  • Fogão embutido tipo de inversor para 2-4 queimadores. A vantagem do modelo é que embaixo dele você pode colocar o que é mais conveniente para o proprietário: caixas de armazenamento, forno, micro-ondas, lava-louças ou outros eletrodomésticos.

Externamente, a placa de toque não difere muito de um forno elétrico com painel de cerâmica e controle eletrônico. No entanto, o princípio de seu funcionamento é completamente diferente: um forno elétrico aquece com o auxílio de elementos de aquecimento embutidos, e um inversor funciona devido à influência de um campo eletromagnético.

Vantagens e desvantagens

A principal diferença entre uma placa de indução com controle de toque é a ausência dos interruptores mecânicos usuais. Os programas e funções da placa são ativados simplesmente tocando com o dedo no valor correspondente na barra. Essa opção tem as seguintes vantagens:

  • fácil de usar;
  • alta qualidade;
  • alta velocidade de aquecimento e resfriamento;
  • amplo potencial;
  • economia de energia;
  • design esteticamente agradável;
  • alta funcionalidade;
  • facilidade de atendimento;
  • sem fuligem;
  • segurança comparativa.

As desvantagens de um fogão de indução incluem o fato de que o dispositivo requer certas habilidades de uso, tem uma vida útil limitada e um preço alto. Além disso, a cerâmica de vidro é um material bastante frágil.

Característica

A facilidade de atendimento é a principal característica dos modelos de toque. Ao contrário de placas de fogão, um forno de indução é muito mais fácil de limpar. Não é necessário remover as grades e interruptores, bem como limpar a camada queimada. Após cada cozimento, simplesmente limpe o painel com um pano úmido ou esponja. O controle de tal fogão não requer muito esforço. Você pode ativar a função desejada ou definir um modo específico com um simples toque.

Sensores embutidos no painel identificam a largura da parte inferior da panela. Graças a isso, o calor é distribuído uniformemente por toda a circunferência, sem subir mais alto.Este método de aquecimento permite ferver a água e concluir o processo de cozimento muito mais rápido, o que economiza energia. E também alguns modelos estão equipados com indicadores de calor residual para cada zona de cozinhar e podem controlar o grau de aquecimento dos pratos.

Como ligo as zonas de cozinhar inteligentes?

Uma placa de indução é um aparelho elétrico bastante complexo, equipado com várias funções e capacidades. A unidade é controlada por um painel de toque localizado na placa. Os sensores são tão sensíveis que o fogão elétrico reage instantaneamente ao menor toque. O processo de ativação e operação é o seguinte:

  1. preste atenção ao painel em si, como regra, deve haver um botão de início de toque lá - tocar neste botão liga a placa;
  2. cada zona de cozinhar individual é ativada da mesma forma, sendo também possível regular a potência de aquecimento (de 0 a 9);
  3. os modos de energia ideais para uma operação particular são descritos nas instruções de operação, que diferem entre si dependendo do modelo do aparelho elétrico;
  4. o painel desliga-se de duas formas - após a cozedura, pode premir o botão "stop" ou aguardar um pouco sem colocar nada no fogão, o aparelho desliga-se automaticamente.

    Importante! O aparelho também está equipado com funções adicionais que permitem definir o bloqueio do painel, transferir energia de um queimador para outro, reter o calor ou desligar o aparelho em modo de emergência.

    Dicas práticas de uso

    As instruções para cada modelo específico indicam regras claras para ajustar a temperatura de aquecimento. Quando utilizar um forno com inversor, é importante compreender que não poderá interromper repentinamente o fornecimento de calor à zona de cozedura desligando a placa de aquecimento. Para evitar que as refeições cozidas queimem, é melhor determinar com antecedência quando reduzir o calor. Ou, a maneira mais fácil é desligar o fogão 10 minutos antes do final do cozimento e deixar o prato ferver no fogão. Ao ligar e desligar o fogão, assim como ao ajustar a potência, lembre-se que com apenas um toque, como dizem os fabricantes, o mecanismo não tem tempo para funcionar. Como regra, você precisa manter o dedo no botão por cerca de 5 segundos.

    O que fazer se o fogão do inversor parar de funcionar repentinamente:

    1. verifique se a função de bloqueio foi ativada;
    2. preste atenção à rede de alimentação: talvez a eletricidade tenha sido desligada;
    3. lave as mãos, seque-as bem, se estiverem frias, aqueça-as e tente ligar o forno novamente;
    4. depois de deslocar outra frigideira para a zona de cozedura, experimente ligar novamente o forno: é possível que esteja a ser utilizada uma frigideira inadequada.

    Regras de cuidado

    A vida útil do fogão com inversor, definida pelo fabricante, é de apenas 15 anos, mas se manuseada sem cuidado, pode ser facilmente reduzida. A operação competente da unidade não só fornecerá um período de uso completo, mas também o prolongará.

    Vale a pena atentar para as regras básicas de atendimento.

    • Preparação para operação. A nova estufa deve ser limpa de resíduos de embalagens, enxaguada com sabão e solução salina. Caso contrário, quando você ligar o forno pela primeira vez, sentirá um cheiro de queimado na cozinha até que a camada de gordura de fábrica queime.
    • Pureza. Não deixe sujeira na superfície. Se algo derramar no forno durante o cozimento, é melhor limpá-lo imediatamente. Quando manchas ou resíduos de alimentos secam, eles se tornam mais difíceis de limpar e podem arranhar a superfície.
    • Os tachos devem ser usados ​​com fundo plano. Fundos curvos podem deformar a zona de cozinhar, ela aquece de forma irregular, causando uma carga irregular na placa.
    • Não coloque pratos molhados no fogão. É melhor colocar os recipientes com água fria e não sobre uma superfície aquecida. Aquecer uniformemente a panela e seu conteúdo prolongará a vida útil do fogão.
    • O fogão incluído deve estar sempre seco... Quando as placas estão em modo de aquecimento, não derrame líquido sobre elas para não causar uma queda repentina de temperatura. Rachaduras podem se formar em um painel frágil. A superfície só pode ser lavada com os queimadores desligados.
    • Uma placa de aquecimento vazia não deve permanecer ligada na potência máxima. Isso sobrecarrega o elemento de aquecimento e pode danificar rapidamente a zona de cozinhar.
    • Sem danos mecânicos. Evite bater acidentalmente na superfície ou deixar cair objetos sobre ela. Cerâmica de vidro ou vidro temperado são materiais bastante frágeis. Não pendure pratos para secar e vários utensílios domésticos de cozinha sobre o fogão.
    • O fogão não é um local de armazenamento. Se estamos acostumados com o fato de que uma chaleira "vive" em um dos bicos de um fogão a gás, então isso não funcionará com um fogão inversor. Não armazene utensílios sobre a superfície de vitrocerâmica, especialmente aqueles feitos de materiais de baixo ponto de fusão. Se o forno for acidentalmente ligado, a louça pode ficar danificada e uma chaleira vazia pode simplesmente queimar.

    Importante! Se precisar consertar o fogão, por exemplo, trocando uma resistência do forno ou na superfície, você só deve confiar a profissionais.

      Para obter informações sobre quais recursos estão disponíveis nos fogões elétricos de toque, veja o próximo vídeo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário