Características e sutilezas da escolha de fogões elétricos de 4 bocas

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variedades
  3. Modelos populares
  4. Como escolher?

Um bom fogão, independentemente do seu tipo, é a ferramenta mais importante para uma anfitriã que quer deliciar os seus entes queridos com obras-primas da culinária. É difícil imaginar que em uma cozinha moderna ao lado de uma geladeira, pia e todos os tipos de armários de armazenamento, não houvesse fogão para criar pratos deliciosos. Felizmente, no mundo moderno, na era das tecnologias mais recentes, as pessoas têm a oportunidade de escolher entre uma ampla gama de diferentes tipos de pratos, um grande número de marcas mundialmente famosas.

Recentemente, os fogões elétricos se tornaram populares. Vamos descobrir quais são seus recursos, quais são os tipos e por quanto tempo podem servir.

Vantagens e desvantagens

Para começar, considere as características das chapas pelas quais eles são tão procurados entre os compradores.

  1. Talvez a vantagem mais importante dos fogões elétricos seja o fato de que eles são absolutamente seguros para a saúde humana em comparação com os gases. A ausência de qualquer dano é alcançada devido ao fato de não haver necessidade de uso de gás. Portanto, o dispositivo não nos priva de oxigênio durante a operação. Além disso, um exaustor de menor potência pode ser adquirido com este tipo de fogão.
  2. Não há necessidade de conectar um gasoduto. No mundo moderno, muitas casas não são equipadas com dutos especiais que dão acesso ao gás a todos os apartamentos. Portanto, para os proprietários dessas moradias, a única saída é instalar um fogão elétrico.
  3. A julgar pelos comentários, o forno na forma de fogões que estamos considerando é muitas vezes mais conveniente do que em aparelhos a gás. As donas de casa observam que os fornos elétricos são mais versáteis e fáceis de limpar, pois não há fuligem.
  4. A vantagem óbvia dos fogões elétricos é que ao cozinhar, não há necessidade de monitoramento constante da temperatura configurada. Graças a tecnologias especiais, este processo é realizado automaticamente. A comida é cozinhada uniformemente, por isso tem um sabor melhor.

Como qualquer produto, os fogões elétricos apresentam várias desvantagens.

  1. As desvantagens incluem o fato de que para usar o fogão elétrico, é necessário ter pratos especiais de grande espessura e fundo plano. Isso se aplica a placas de indução e vitrocerâmica. Como o fundo em relevo leva mais tempo para aquecer, menos energia é desperdiçada, e o processo de cozimento também é atrasado.
  2. Instalar um fogão elétrico em um apartamento é um procedimento bastante perigoso.... Se não houver experiência nesta área, é melhor entrar em contato com um especialista. É necessário também realizar a fiação de um cabo especial do quadro elétrico e instalar uma tomada que suporte cargas elevadas.
  3. O mesmo se aplica ao funcionamento de um fogão elétrico. É importante seguir as instruções e precauções de segurança em cada movimento. O uso, assim como a instalação, requer cuidados especiais. Caso contrário, será difícil evitar consequências trágicas.
  4. As placas deste tipo dependem da fonte de alimentação. Se de repente as luzes em sua casa forem apagadas repentinamente, o que pode acontecer, então seu assistente de 4 bocas não pode ser útil para preparar o jantar. As placas deste tipo funcionam exclusivamente com eletricidade, pelo que a sua presença é obrigatória.
  5. A presença de fogão elétrico em casa é muito mais cara em comparação com a a gás, isso é perceptível nas contas alteradas. É mais barato cozinhar a gás na Rússia, porque nosso país é famoso por seu combustível azul.

Variedades

Os fogões elétricos podem ser divididos em vários tipos de acordo com vários critérios. De acordo com o método de instalação, os fogões elétricos são divididos em de chão, de mesa e embutidos. Tudo depende exclusivamente de suas preferências. É necessário que os eletrodomésticos se adaptem ao tamanho da sua cozinha. A altura padrão é 85 centímetros e a área do fogão é 50x60 ou 60x60 centímetros.

Se desejar, você também pode escolher um fogão com ou sem forno. É claro que os fogões elétricos equipados com fogão e forno têm mais vantagens. No entanto, você pode experimentar, comprar um fogão e instalar o forno em um armário separado, por exemplo, ao lado do micro-ondas. Em geral, todos os fogões elétricos são divididos em:

  1. clássico;
  2. vitrocerâmica;
  3. indução.

Cada uma dessas opções tem suas próprias características, vamos examinar algumas das sutilezas. Como material para a superfície de um fogão elétrico clássico, podem ser considerados esmalte, vitrocerâmica, aço inoxidável. A primeira opção, ou seja, o esmalte, é relativamente barata e fácil de limpar. Além disso, é possível escolher uma determinada cor, por exemplo, uma placa bege caberá perfeitamente em um conjunto de tonalidade semelhante.

As cerâmicas têm um design elegante e são fáceis de limpar, mas podem ocorrer rachaduras se o líquido entrar. Esse material é exigente com a louça, pois dificilmente resiste a danos mecânicos. O aço inoxidável é um pouco mais caro do que o esmalte, mas sua manutenção é mínima, não risca e não tem menos estilo que a cerâmica.

Os fogões elétricos têm um número diferente de queimadores, cada um com uma potência de aquecimento diferente. A opção mais popular é um fogão de quatro bocas, mais conveniente para qualquer família. O tempo de aquecimento e a sua potência dependem do tamanho da placa de aquecimento, que deve ser adequada ao diâmetro do tacho em questão. Com relação ao controle de aquecimento, observe o seguinte.

  1. Existem queimadores de média potência, geralmente são feitos de ferro fundido e aquecem em 10 minutos.
  2. Existem placas que aquecem rápido o suficiente, o que dura cerca de 7 minutos na potência máxima.
  3. As zonas de cozinhar potentes aquecem em 1 minuto. São feitos de cerâmica de vidro ou esmalte, na superfície são indicados por linhas pontilhadas ou círculos visíveis.
  4. São necessários queimadores auxiliares para mudar a zona de aquecimento, ajustando-a ao diâmetro da loiça através de reguladores especiais.
  5. As placas de indução aquecem apenas o fundo das panelas e frigideiras de ferro fundido ou aço, enquanto a superfície da placa permanece fria.

As placas vitrocerâmicas distinguem-se pela elevada condutividade térmica, neste aspecto são semelhantes às placas a gás, uma vez que o aquecimento à temperatura máxima ocorre de forma bastante rápida - em 10 segundos. Sua superfície é lisa e plana, com círculos de fogão marcados. Esses pratos se encaixam perfeitamente no interior de qualquer cozinha.

Essas placas são perfeitamente limpas, já que a superfície é plana, sem saliências, porém, é necessário usar compostos especiais. Os queimadores não necessitam de substituição, pois estão embutidos no recuperador e não se desgastam, não há possibilidade de se queimarem, a velocidade de aquecimento e arrefecimento dos queimadores é impressionante. O painel de controle de toque, que é freqüentemente usado pelos fabricantes, é considerado conveniente.

As desvantagens dos pratos de vitrocerâmica incluem o facto de os alimentos só poderem ser cozinhados em utensílios de ferro fundido e esmalte, ou então utilizar suportes especiais para o fundo de outros objectos, por exemplo alumínio ou vidro.

A área cerâmica é riscada sem muito esforço e sujeita a danos mecânicos, podendo perder suas propriedades únicas. E o custo de tais fogões excede significativamente o preço dos elétricos convencionais.

Os fogões de indução são de tamanho pequeno, na maioria das vezes com um queimador, embutidos em um conjunto de cozinha ou combinados (metade do fogão é de indução, a outra metade funciona com elementos de aquecimento). As placas de indução funcionam graças às correntes parasitas geradas por campos magnéticos de alta frequência. A potência de aquecimento pode ser incomum ou pode ser regulada por impulsos. Os queimadores de fogões deste tipo só começam a aquecer quando há um prato sobre eles, aliás, feito de material magnético.

As vantagens dos fogões de indução incluem: aquecimento instantâneo e conveniente do queimador, alta eficiência, porque os alimentos aquecem aqui muitas vezes mais rápido do que nos fogões elétricos, nenhuma probabilidade de se queimar, manutenção precisa da temperatura definida, fácil limpeza da sujeira. Podem ser consideradas desvantagens as seguintes características: só é permitida a utilização de determinados tipos de loiça, carga elevada nos fios eléctricos, radiação electromagnética durante o funcionamento da estufa.

Modelos populares

O fogão de embutir Bosch NKN645G17 é feito de vitrocerâmica e é instalado diretamente acima do forno. A potência deste modelo chega a 7,8 kW, e as dimensões são 575 e 515 milímetros. Este fogão de quatro bocas é feito na Alemanha. Os usuários observam que, ao longo de vários anos de operação, a técnica não perde seu poder e praticidade. A cor preta da superfície combina perfeitamente com a moldura prateada, que evita que líquidos entrem sob o tampo da mesa.

O modelo Gorange E 5121WH-B é um fogão elétrico clássico feito na cor branca. Equipado com quatro das chamadas panquecas, ou seja, queimadores de ferro fundido: dois funcionam de série, um tem limitador de temperatura e outro com aquecimento expresso. Eles estão localizados em um painel esmaltado. O volume do forno chega a 68 litros. Em todos os aspectos, o prato é feito com alta qualidade, na prática mostra-se do melhor lado.

Hansa FCCW90 é um fogão elétrico compacto e prático com uma potência de 7,5 kW, o que é suficiente para uma dona de casa comum. O forno é projetado para 40 litros, o painel de controle, de acordo com as avaliações dos clientes, é fácil de entender e raramente falha. Você pode escolher quase qualquer cor que se encaixe harmoniosamente em várias opções de interiores.

O modelo Beko CSM 67300 está equipado com um grande número de funções que o ajudarão na preparação de obras-primas culinárias. Muitos proprietários notam o perfeito funcionamento do forno, onde os pratos são assados ​​na perfeição, e também há uma poderosa iluminação instalada.

Como escolher?

Na hora de comprar um fogão elétrico, é importante estar atento às suas características técnicas para que o aparelho não só tenha uma boa aparência, mas também funcione sem interrupções. Se falamos sobre o material de revestimento da placa, então a maioria das mulheres prefere o esmalte, que foi testado por mais de uma dúzia de anos e é confiável. O único aspecto negativo é a difícil partida.

Mas se você quer deixar sua cozinha realmente estilosa, compre vitrocerâmicas, mas tenha muito cuidado, pois ela pode facilmente sofrer danos mecânicos.

Um painel de aço inoxidável é uma ótima opção. A espiral e as "panquecas" demoram muito para aquecer, o que nem sempre é conveniente para uma dona de casa moderna. Os fogões de indução estabelecem um regime de alta temperatura o mais rápido. Além disso, são os mais econômicos e seguros, pois excluem a possibilidade de queimaduras. No entanto, o custo dessas placas é o mais alto.

O forno pode ser equipado com um ou dois elementos de aquecimento, o que garante uma melhor qualidade de cozedura.Além disso, muitos fabricantes complementam o forno com a função de grelha, que permite à dona de casa deliciar sua família com um delicioso frango. Esteja atento à presença de níveis especiais e bandejas instaladas neles. É melhor que sejam imediatamente incluídos com o recuperador. A tecnologia das chaves de alternância depende do fabricante e do modelo que você escolher. Eles podem ser sensíveis ao toque, giratórios, de botão ou embutidos. Também depende dos seus desejos.

Como escolher um fogão: a gás, elétrico, combinado, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário