Lajes "Dream": características e gama de modelos
Parece que não é difícil adquirir um fogão. No entanto, existem muitos modelos de diferentes fabricantes. O fogão Dream é uma boa escolha.
Especificações
A produtora de fogões de cozinha “Dream” iniciou a sua atuação no segmento doméstico em 1968. Por muitos anos a empresa teve uma marca de qualidade estatal confirmada. Ao longo do último meio século, mais de 12 milhões de placas já foram feitas. O sucesso é garantido pelo fato de a produção ser realizada nas instalações do complexo militar-industrial. A qualidade dos produtos não é questionada.
As placas "Dream", tanto a gás como elétricas, têm uma demanda estável de consumidores em diferentes países. Isso se deve tanto ao nível de preço aceitável quanto à confiabilidade ideal das estruturas. Nenhum outro fabricante russo conseguiu atingir uma eficiência térmica tão alta. O nome "Dream" é totalmente justificado também graças ao design moderno impecável. As réguas são atualizadas anualmente.
Os fogões elétricos "Dream" podem ter queimadores de ferro fundido ou aquecedores elétricos tubulares. Os fornos são equipados com sistemas de iluminação e termostatos. Os modelos de piso têm 4 modos de operação padrão que fornecem controle de aquecimento superior e inferior.
Os fogões a gás "Dream" destinam-se ao consumo de propano-butano. Os desenvolvedores fornecem um modo de chama mínimo. Para cada modelo, são emitidos certificados de conformidade com os requisitos técnicos e normas de segurança contra incêndio. O fogão a gás, assim como o elétrico, tem corpo esmaltado. Esses projetos são bons tanto em residências urbanas quanto no campo.
Tipos e modelos populares
Existem muitas modificações nas placas do Dream. Estão todos na categoria de orçamento, mas são de excelente qualidade. As versões de 4 queimadores são populares na Rússia e no exterior. Este é o número de queimadores necessários para preparar comida para uma família comum. Os queimadores nessas versões geralmente são feitos de ferro fundido.
Estamos falando de versões como:
- 12-06-03C;
- 12-06;
- 12-06-03Sat.
Queimadores baseados em elementos de aquecimento são usados às vezes. O único representante deste grupo é 12-03.
Os queimadores de ferro fundido são fáceis de manter. No entanto, eles são caracterizados por alta inércia térmica. E também quando em contato com água fria ou quando atingido por pratos pesados, o ferro fundido racha facilmente. O elemento de aquecimento, que está esquentando e esfriando rapidamente, é ruim porque todas as migalhas e líquidos derramados secam sob o aquecedor.
Alguns dos fogões elétricos estão equipados com os chamados queimadores expresso. Eles são equipados com elementos de aquecimento de maior potência (não 1-1,5, mas 2 kW). As placas são revestidas com esmalte de vidro resistente aos esforços mecânicos. Esse revestimento tem a garantia de manter suas qualidades em temperaturas significativas. Mesmo os modelos Dream, que estão em operação há 10-15 anos, não perdem seu apelo visual.
"Dream 211H"
Um bom exemplo de fogão elétrico Dream é o modelo 211Ch. Não inclui forno. As dimensões do produto são 0,54X0,296X0,09 m. O controle é realizado mecanicamente. Não há cronômetro, display e relógio.
211T VK
A modificação 211T VK é considerada um dispositivo totalmente confiável. O design ergonômico de dois queimadores aquece alimentos com aquecedores espirais.
06/12/03 sáb
Outra opção para fogões com dois queimadores é o modelo 12-06-03 СБ. De acordo com o fabricante, o esmalte de vidro confiável é usado para a fabricação da placa.
As principais vantagens de tal solução são:
- excelente resistência à abrasão;
- facilidade de limpeza;
- preservação a longo prazo de uma aparência atraente.
O indicador de energia está localizado no painel de controle. O forno está equipado com sistema de iluminação. Portanto, a observação da comida sendo preparada é possível com as portas fechadas. Vidro duplo resistente ao calor é fornecido. O termostato é projetado para manter uma temperatura definida com precisão.
O maior consumo de energia neste recuperador é de 5,3 kW. Os queimadores elétricos de ferro fundido funcionam de forma confiável e estável. Você pode alterar sua potência em etapas (configuração 1 de 7 níveis). A capacidade do forno chega a 48,7 litros.
"Dream 29"
Mas às vezes é necessário um fogão elétrico menor: no qual há 2 bocas com forno. Nesse caso, o Dream 29 será útil. O esmalte branco e preto é usado em sua produção. A fabricante promete que o produto vai durar 10 anos. Os primeiros 2 anos vêm com garantia proprietária.
O fogão é muito compacto e pode ser instalado numa pequena cozinha.
Nas dachas, em uma casa de subúrbio, essa vantagem é muito valiosa. A corrente operacional mais alta é 16 A. Portanto a instalação do "Dream 29" é possível em qualquer edifício onde haja uma fiação elétrica moderna típica.
As placas aquecem no máximo em 3 minutos. Há um compartimento para pratos não utilizados. O volume de entrega inclui uma assadeira com revestimento de esmalte e uma grade para fritar e secar alimentos. O maior consumo de energia no Mechta 29 é de 2,2 kW. O peso líquido é de 25 kg. Com características semelhantes, o fogão elétrico de 251Ch pesa 29,5 kg.
"Dream 100M"
O fabricante do Ural também possui modelos a gás. O fogão Dream 100M foi projetado para instalação em mesa. Pode funcionar com gás liquefeito. Importante: a mudança para o gás natural só é permitida na compra de peças de reposição nos centros de serviço da empresa. O pequeno tamanho de "100M" permite movê-lo facilmente para qualquer lugar.
Os projetistas cuidaram da combustão estável do gás no modo menos intensivo. Igualmente importantes são as almofadas dos pés antiderrapantes. Graças a eles, a instalação sobre uma base lisa é possível. O fogão funciona apenas com gás liquefeito. O único acessório no conjunto de entrega é a grelha. Ambos os queimadores produzem 1,7 kW de calor.
"Dream 200M"
O Dream 200M também funciona com gás. Requer combustível liquefeito. Da mesma forma, a conversão para o gás natural clássico é permitida. A descrição da empresa indica que a laje tem um tamanho bastante compacto (0,5X0,285X0,115 m).
"Dream 221-01 GE"
Concluir a revisão é apropriado em placas de combinação. O Dream 221-01 GE é bastante compacto e pode ser usado mesmo em pequenas cozinhas. Há dois elementos de aquecimento instalados em seu forno elétrico (um em cima e outro embaixo), para que os alimentos sejam aquecidos com mais eficiência. É importante ressaltar que o estande permite que você use o fogão tanto no chão quanto na mesa.
Para o trabalho, tanto o gás natural quanto o liquefeito podem ser usados; os queimadores são acionados por um dispositivo de ignição elétrica.
O design permite reconfigurar o recuperador à sua vontade, para o adaptar aos vários tipos de gás. O equipamento também é atraente.
O fogão é fornecido com:
- assadeira de esmalte;
- grelhadores para fritar e para fogões;
- escudo;
- parafusos de aceleração fracos;
- injetores.
A parte elétrica e a unidade de ignição elétrica são projetadas para corrente doméstica com valores padrão. A produção de calor de um único queimador é de 3,4 kW. O consumo de eletricidade no forno é de 1,2 kW. Pode manter uma temperatura de 50-300 °.
As dimensões do dispositivo são as seguintes:
- largura - 0,5 m;
- profundidade - 0,43 m;
- altura - 0,85 m.
O maior peso é 19,5 kg.Tal como acontece com outros produtos, a vida útil é de 10 anos, o período de garantia é de 2 anos.
"Dream 251-01 GE"
A placa “Dream 251-01 GE” pode ser considerada uma alternativa. De acordo com suas características, pouco difere, a diferença diz respeito apenas às dimensões: 0,5X0,6X0,85 M. Além disso, esta placa é mais pesada - até 25,2 kg.
"Dream 450 GE"
Existe mais um modelo estacionário - "Dream 450 GE".
Como em outros modelos, existem:
- modo de chama baixa;
- indicação do início do queimador elétrico;
- vidro duplo resistente ao calor;
- compartimento para guardar pratos;
- um termostato que mantém uma temperatura de 50-300 °.
Dicas de Seleção
Ao escolher, você precisa levar em consideração algumas das nuances.
- O número de queimadores é importante (posições de aquecimento). A placa de fogão 1 é muito pequena. Mas esses produtos são muito raros. Eles são necessários apenas para casas de verão visitadas ocasionalmente. É fácil aquecer uma chaleira ou aquecer um pequeno prato nestes fogões. A placa 1 não é adequada para a preparação completa, mesmo dos pratos mais simples. O modelo de fogão de dois bicos tem mais opções. Além disso, em um espaço limitado, nas mesmas casas de verão, é conveniente usar esses fogões. Se necessário, expandir a área de trabalho devido a um inserto adicional não será difícil.
Para cozinhas pequenas onde você precisa preparar refeições para uma família de três ou quatro pessoas, fogões de mesa de 3 bocas são mais adequados. A solução clássica, porém, é o fogão de quatro bocas. Permite preparar um grande número de pratos em pouco tempo.
- Leve em consideração o tamanho da cozinha e as dimensões do fogão... A distância entre o lava-louças e o recuperador de calor deve ser de 0,6 - 1 m, e de pelo menos 0,3 m de qualquer borda do painel a qualquer parede, sendo esses parâmetros iguais para os painéis a gás e elétricos.
- Selecionando um tipo de superfície... O revestimento de esmalte tem sido usado por muitas décadas porque é barato e bastante resistente a influências destrutivas. Mas é ruim limpar o esmalte da gordura, do leite fervido, do caldo. Além disso, mesmo um manuseio cuidadoso não ajuda a evitar o aparecimento de pequenas rachaduras e arranhões com o tempo. Portanto, vale a pena dar uma olhada mais de perto nas placas de aço inoxidável. Eles toleram perfeitamente o calor forte e até mesmo o estresse mecânico.
É preciso lembrar que o aço só fica bem em interiores modernos. Se a cozinha for decorada em estilo clássico, o aço ficará fora do lugar.
O aço inoxidável não é coberto por arranhões profundos, especialmente aparas. A placa de aço pode ser facilmente removida de resíduos de alimentos. No entanto, não pode ser limpo com pós abrasivos. A superfície do aço é freqüentemente coberta com impressões digitais altamente visíveis e, portanto, terá que ser esfregada sistematicamente.
Uma característica atraente das superfícies de cerâmica de vidro é o design e a funcionalidade. Mas você precisa entender que o cuidado requer meios especiais. Cerâmicas de vidro são pintadas apenas de preto.
- Conhecimento das características do forno... É muito bom se tiver um modo de convecção. Esses projetos melhoram a distribuição do ar durante o cozimento. A iluminação do forno está ausente apenas nas modificações de fogão mais baratas: as funções adicionais aumentam invariavelmente o preço. O "Dream 29", apesar de todos os seus méritos, não possui controle de gás e temporizador.
- Escolhendo um fogão elétrico ou a gás... Produtos a gás são mais baratos do que dispositivos elétricos semelhantes e o fogo é muito mais fácil de regular do que elementos de aquecimento. Quase todos os chefs experientes preferem o gás: ele permite que você aqueça pratos e alimentos mais rapidamente. Não é de admirar: uma chama aberta é muito mais quente do que um disco em brasa. Além disso, o combustível azul é mais barato que a eletricidade.
A queima de gás ameaça fogo e, se o metano e o propano-butano escaparem, inevitavelmente ocorrerão envenenamento em massa e explosões.
Outro ponto fraco dos fogões a gás é que a temperatura no forno não pode ser definida com exatidão.Mas se esse problema puder ser evitado usando um modelo misto, os aditivos de gás natural feitos para diferentes fins ainda serão inconvenientes: após a combustão, eles podem ter um cheiro desagradável. O gás deixa muita fuligem e a umidade se acumula em uma sala fechada com pouca ventilação. Finalmente, em uma casa com crianças pequenas, um fogão elétrico é definitivamente mais seguro. Deve ser escolhido se você precisa de um forno funcional e não há desejo de lutar constantemente contra a fuligem e a segurança está em primeiro plano.
O uso de fogões elétricos fora da cidade deve ser considerado com cautela. Embora haja tarifas de eletricidade mais baixas, geralmente há falta de capacidade da rede fora de uma grande comunidade.
- Estude cuidadosamente todos os comentários sobre um modelo específicoantes de fazer sua escolha final.
Como conectar?
Os equipamentos de cozinha a gás devem ser instalados exclusivamente por profissionais. Um dispositivo elétrico pode ser instalado sozinho estudando o diagrama de conexão. Em primeiro lugar, você deve verificar se a fiação da casa vai resistir.
Para fogões elétricos, apenas um cabo de cobre trançado é adequado, a seção transversal do qual é superior a 4 mm 2. E para placas especialmente potentes - a partir de 6 mm 2.
É igualmente importante conectar a fiação aos disjuntores classificados para a corrente mais alta (com uma margem de uma classificação). Eles também verificam a disponibilidade da tomada e do plugue, sua conformidade com a carga. Um RCD deve ser usado.
Somente o cumprimento desses requisitos garante total segurança.
Antes da instalação, certifique-se de ter todas as peças sobressalentes e acessórios que devem vir no kit. E as placas mais potentes são melhor conectadas não por meio de um plugue, mas por meio de um bloco de terminais.
Durante a operação, o faseamento da conexão deve ser estritamente observado. A conexão é feita somente em local onde não haja risco de umidade. Cada parte do fio é presa com segurança.
Instruções de uso
Para o funcionamento seguro do recuperador, devem ser seguidas algumas regras.
- As placas "Dream" só devem ser conectadas a redes CA classificadas para 220 V. Não as use onde não houver contato de aterramento.
- É proibida a instalação de fogões a gás e elétricos em ambientes que não atendam aos requisitos da documentação técnica.
- Se o recuperador não funcionar, deve-se desenergizá-lo, para só então inspecionar e procurar algum problema. É estritamente proibido trocar quaisquer peças: somente especialistas qualificados têm o direito de substituí-las.
- Além disso, apenas funcionários da indústria de gás e organizações credenciadas têm o direito de alterar o local de instalação do fogão a gás.
- Em caso de problemas com o queimador de gás, pode-se limpá-lo por fora e retirar os detritos das passagens acessíveis. No entanto, apenas especialistas treinados têm o direito de desmontar esta parte e outros elementos do gasoduto.
- É altamente recomendável que você leia toda a documentação técnica antes de pesquisar a causa de um problema específico.
- Trabalhar com resistências elétricas (resistência, espiral), assim como com termostato e comutador de modo, com componentes eletrônicos em condições artesanais é inaceitável.
- Mesmo um procedimento tão simples como a troca de um cabo de alimentação deformado deve ser executado apenas por funcionários de centros de serviço. Não utilize termostatos e outras peças de reposição que não possuam certificados de conformidade para um determinado recuperador.
- Todas as manchas e outros contaminantes devem ser lavados imediatamente. Para isso, use apenas os produtos recomendados pelo fabricante.
- É indesejável usar pratos com fundo húmido (também é mau para o fogão a gás, embora em menor grau do que para o fogão eléctrico). Não use panelas com fundo muito estreito ou largo.
- É proibido acender o gás ou os queimadores do fogão elétrico "vazios" (sem pratos ou com pratos vazios). Ventile a sala antes de acender o gás.
- Se entrar água ou qualquer outro líquido no interior do electrodoméstico, deve ser informado aos especialistas.
- Não é permitido operar quaisquer placas cujo corpo e partes externas estejam pelo menos sob baixa tensão.
- A chave de 4 posições deve ser posicionada de forma que os contatos de trabalho estejam fechados. Isso irá maximizar a resistência do circuito enquanto aumenta o calor. Se entra eletricidade, mas o recuperador não funciona, deve verificar todos os contactos com um testador: os técnicos de reparação profissionais terão que procurar menos o problema. Os elementos de aquecimento dos queimadores são verificados sequencialmente.
Uma visão geral do fogão elétrico "Dream", veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.