Fogões Darina: tipos, seleção e funcionamento

Contente
  1. Informação do fabricante
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. O alinhamento
  5. Como escolher?
  6. Sutilezas de operação
  7. Falhas e seu reparo
  8. Opinião dos consumidores

Os fogões domésticos Darina são bem conhecidos em nosso país. Sua popularidade se deve ao seu excelente desempenho, ampla variedade e alta qualidade de construção.

Informação do fabricante

Os fogões domésticos Darina são uma ideia conjunta da empresa francesa Brandt, que se dedicava ao design e desenvolvimento de modelos, e da empresa alemã Gabeg, que construiu uma moderna fábrica para a sua produção na cidade de Tchaikovsky. O primeiro lote de fornos saiu da linha de montagem da empresa em 24 de outubro de 1998, e após 5 anos a planta atingiu a capacidade projetada e passou a produzir 250 mil placas por ano. Dois anos depois, em 8 de julho de 2005, foi feita a milionésima laje do jubileu e, 8 anos depois, a três milionésima laje. A empresa de manufatura recebeu um certificado internacional de acordo com o centro de certificação suíço IQNet, que atesta a total conformidade de todos os produtos com os requisitos da ISO 9001: 2008 e GOST R ISO 90012008, que rege o projeto, produção e manutenção do gás Darina, equipamento combinado e elétrico.

Até o momento, a fabricação de dispositivos é realizada em máquinas modernas de alta tecnologia, produzidas pelas principais marcas europeias Agie, Mikron e Dekel, usando tecnologias inovadoras e métodos de produção avançados. São utilizados como componentes materiais e conjuntos de alta qualidade com certificação obrigatória, o que garante alta confiabilidade e total segurança no uso dos aparelhos. No momento, a fábrica produz mais de 50 itens de fogões domésticos sob a marca Darina e que são altamente demandados pelos consumidores na Rússia e no exterior.

Vantagens e desvantagens

Um grande número de avaliações de aprovação e um interesse estável nos produtos da empresa russa devido a uma série de vantagens importantes dos fogões domésticos.

  1. Os especialistas da empresa monitoram atentamente os comentários e desejos dos consumidores e aprimoram constantemente os produtos, observando todos os requisitos de segurança. Como resultado, as placas atendem plenamente aos requisitos dos consumidores mais exigentes e não causam reclamações durante a operação.
  2. Graças à montagem nacional, o custo de todas as placas, sem exceção, é significativamente inferior ao custo de dispositivos da mesma classe produzidos por empresas europeias.
  3. A facilidade de manutenção e operação permite o uso das placas por idosos.
  4. Uma vasta gama de modelos facilita muito a escolha e permite adquirir um aparelho para todos os gostos.
  5. Os fogões a gás Darina são unidades versáteis e podem operar tanto com gás natural quanto com GLP. Além disso, esses modelos são equipados com a função de ignição elétrica e controle de gás.
  6. Boa manutenção e ampla disponibilidade de peças sobressalentes tornam os fogões domésticos Darina ainda mais populares.

As desvantagens das placas incluem um design algo rústico e a falta de funções adicionais populares, o que é compreensível pelo seu baixo custo, que inclui apenas os nós necessários para o trabalho diário. Além disso, há alguma descamação dos interruptores do queimador e sua tendência a quebrar rapidamente.Chama-se a atenção também para o grande peso dos modelos combinados de quatro queimadores, que também é bastante compreensível pelo uso de materiais baratos e não leves e pelas dimensões dos dispositivos.

Variedades

Atualmente, a empresa produz quatro tipos de fogões domésticos: a gás, elétricos, combinados e de mesa.

Gás

Os fogões a gás são o tipo de produto mais procurado. Isso se deve à extensa gaseificação dos prédios de apartamentos e à escolha frequente de fogões a gás pelos moradores de casas particulares. Isso se deve ao baixo custo do combustível azul em comparação com a eletricidade e à alta velocidade de cozimento com ela. Além disso, os queimadores de gás permitem alterar instantaneamente a intensidade da chama e, como resultado, a temperatura de cozimento.

Além disso, os aparelhos a gás são absolutamente pouco exigentes para a espessura do fundo dos pratos e podem ser usados ​​tanto com uma panela grossa de ferro fundido como com uma panela de parede fina.

Todos os fogões a gás Darina estão equipados com uma função de ignição elétrica manual ou integrada., que permite que você esqueça para sempre os fósforos e o isqueiro piezoelétrico. O queimador é aceso por uma descarga de alta tensão, resultando no aparecimento de uma faísca. Além da ignição, todos os modelos são equipados com sistema de "controle de gás" baseado em sistema de proteção termoelétrica. Assim, no caso de uma chama extinta repentinamente, o técnico reconhece rapidamente a situação e após 90 segundos corta o fornecimento de gás.

Outra função útil, que também está equipada com todos os modelos a gás, é um cronômetro eletrônico ou mecânico. A presença de tal dispositivo permite que você não olhe para o relógio enquanto cozinha e cuide de seus negócios com calma. Depois de decorrido o tempo definido, o temporizador emite um sinal sonoro alto para indicar que a comida está pronta. Outra opção necessária é um termostato, que evitará que os alimentos queimem ou sequem. Além disso, todos os fogões a gás estão equipados com um espaçoso compartimento de utilidades que pode acomodar utensílios de cozinha e outros itens pequenos.

Os fornos a gás têm uma porta fechada hermeticamente com vidro duplo resistente ao calor e uma luz de fundo brilhante que permite controlar o cozimento sem abrir o forno. As grades de perfis e barras são altamente duráveis ​​e não se deformam quando expostas a altas temperaturas. Os projetos de fogões a gás também são variados. O sortimento inclui amostras de diferentes cores, permitindo que você escolha facilmente o modelo certo para qualquer cor de interior.

Por tipo de construção, os fogões a gás Darina têm dois e quatro queimadores.

As amostras de duas bocas não requerem um grande espaço para sua colocação, diferem em dimensões bastante compactas (50x40x85 cm) e são a melhor opção para pequenos apartamentos e estúdios. O peso do fogão é de apenas 32 kg, sendo que o consumo máximo com dois queimadores em funcionamento corresponde a 665 l / h para gás natural e 387 g / h para gás liquefeito. Os aparelhos de duas bocas são frequentemente usados ​​em chalés de verão, onde são transportados no porta-malas de um carro.

Todas as amostras de chão são equipadas com um forno conveniente de 2,2 kW com capacidade de 45 litros. Esta capacidade do forno é suficiente para a preparação simultânea de 3 kg de comida, o que é suficiente até para uma família numerosa. Devido à presença de três fileiras e à capacidade de alterar suavemente o aquecimento, os alimentos no forno não queimam e são assados ​​de maneira bastante uniforme. Os fogões estão equipados com um tabuleiro para fritar e uma grelha onde são colocados os pratos de cozedura.

Os modelos de duas bocas são equipados com um avental de cozinha que protege as paredes de respingos de gordura e gotas de água, além de um suporte especial de fixação, com o qual o dispositivo é preso com segurança à parede. Os botões de regulação do fogo têm modo de “chama baixa”, sendo que o “comando do gás” dos queimadores e do forno desliga automaticamente o gás quando o queimador se apaga.Além disso, as placas são revestidas com uma camada especial de esmalte altamente resistente a arranhões e lascas.

Os fogões de quatro bocas são projetados para cozinhas espaçosas de corpo inteiro e se distinguem por maior funcionalidade e possibilidades muito maiores: eles aceleram significativamente o processo de cozimento e permitem que você cozinhe vários pratos ao mesmo tempo. A maioria dos modelos vem equipada com grelha e espeto, e o churrasco neles preparado em nada é inferior à carne cozida em fogo aberto. Os fogões são adaptados para gás natural e liquefeito, são fáceis de usar e manter.

Os dispositivos são revestidos com esmalte, que pode ser facilmente limpo com pós abrasivos e detergentes. Todos os modelos de quatro queimadores estão equipados com queimadores de diferentes capacidades, o que permite não só cozinhar, mas também cozer lentamente os pratos neles. Os aparelhos são dotados de ignição elétrica, função de controle de gás, além de caixa de utilidades e assadeira do conjunto Extra Effect.

Combinado

Os fogões elétricos a gás simplificam a solução de muitos problemas culinários e praticamente combinam queimadores a gás e elétricos. A utilização de tais modelos permite que você não se preocupe em desligar o gás ou a luz e, na ausência de um deles, pode utilizar com segurança uma fonte alternativa. Os modelos combinados reúnem as melhores qualidades dos fornos elétricos e a gás, por isso são considerados os mais práticos e funcionais. Os dispositivos são alimentados com uma tensão de 220 V e são capazes de operar com gás natural e liquefeito.

Todos os modelos combinados são bastante econômicos. Por exemplo, um fogão com três queimadores a gás e um elétrico consome 594 litros de gás natural por hora, desde que todos os queimadores funcionem simultaneamente. A placa elétrica também consome pouca eletricidade, o que se deve à capacidade dos elementos de aquecimento de trabalharem em modo inercial e manterem lentamente a fervura. Isso aumenta ligeiramente o tempo de cozimento, mas economiza eletricidade significativamente.

A combinação dos queimadores a gás e elétrico ocorre em várias combinações, o que permite escolher a opção mais adequada para cada cliente.

  1. Fogão com quatro queimadores a gás e forno elétrico será uma excelente escolha para pessoas que estão acostumadas a cozinhar no fogo e assar tradicionalmente em um forno elétrico. A potência total de todos os elementos de aquecimento do forno é de 3,5 kW.
  2. Um queimador elétrico e três queimadores a gás é talvez a combinação mais prática e conveniente. Esses modelos são equipados com forno elétrico e são muito procurados. Os fornos elétricos estão equipados com resistências superior e inferior e grelha, o que permite realizar receitas de qualquer complexidade e desenvolver menus interessantes. Graças ao convetor que regula a circulação uniforme do ar quente, os alimentos podem ser cozidos até ficarem crocantes, o que é difícil de conseguir em fornos a gás.
  3. Os modelos com dois queimadores a gás e dois elétricos também são bastante convenientes e não têm menos procura do que os anteriores. Os aparelhos são dotados de função de ignição elétrica, quando para o aparecimento de um incêndio basta afogar-se ligeiramente e rodar o botão do interruptor. O forno de todas as amostras combinadas possui 10 modos térmicos, o que permite não só cozinhar uma variedade de pratos, mas também aquecer pratos prontos.

Elétrico

Os fogões elétricos Darina são fabricados com dois tipos de placa: cerâmica e ferro fundido. Os espécimes de ferro fundido são "panquecas" em forma de disco tradicionais localizadas em uma superfície de aço esmaltado. Esses modelos são o tipo mais orçamentário de fogões domésticos e não perderam sua popularidade ao longo dos anos. Os aparelhos com elementos de aquecimento em ferro fundido não são apenas de quatro bocas, mas também de três bocas, onde no lugar do quarto queimador há um suporte para panelas.

O próximo tipo de fogões elétricos é representado por dispositivos com superfície vitrocerâmica da tecnologia Hi-Light. A placa de tais modelos é uma superfície perfeitamente lisa, sob a qual os elementos de aquecimento estão localizados. Os aparelhos são bastante econômicos e, com 4 queimadores operando simultaneamente, consomem de 3 a 6,1 kW de energia elétrica. Além disso, as placas são seguras para uso. Por meio de um indicador de calor residual, avisam o proprietário sobre uma superfície fria.

A superfície de vitrocerâmica é capaz de aquecer até 600 graus sem sofrer um choque térmico de resfriamento rápido. O painel é altamente resistente ao peso e cargas de choque e suporta perfeitamente o peso de tanques e panelas pesadas. Uma característica da cerâmica é a propagação do calor estritamente de baixo para cima, sem ir para um plano horizontal. Como resultado, toda a superfície do painel na vizinhança imediata da zona de aquecimento permanece fria.

Os modelos de vitrocerâmica são fáceis de lavar e limpar com qualquer produto químico doméstico, equipados com controladores de temperatura e estão disponíveis nas versões de dois, três e quatro queimadores. Além disso, os eletrodomésticos ficam lindos no interior e vão se tornar uma decoração digna da cozinha. As unidades estão disponíveis em dois tamanhos padrão - 60x60 e 40x50 cm, o que permite escolher um modelo para uma cozinha de qualquer tamanho.

Tabletop

Os fogões a gás compactos Darina são projetados para uso em pequenas cozinhas e chalés de verão na ausência de fornecimento de gás central. Os aparelhos não possuem forno e gaveta de utilidades e são dispostos sobre mesas, armários e estantes especiais. Os queimadores com potência de 1,9 kW são adequados para todos os tamanhos de utensílios de cozinha e podem funcionar com gás natural e GPL. A mudança de um tipo de combustível azul para outro é feita trocando os bicos e instalando ou removendo a caixa de engrenagens.

Devido ao seu baixo peso e pequenas dimensões, o fogão de mesa de duas bocas pode ser usado para cozinhar na natureza. A principal condição para seu funcionamento em campo é a capacidade de conectar corretamente o cilindro.

Deve-se observar especialmente aqui que a conexão dos fogões ao cilindro de propano deve ser feita por pessoas que tenham sido instruídas no serviço de gás e que possuam as ferramentas necessárias para tal.

O alinhamento

A gama de produtos Darina é muito ampla. Abaixo estão os exemplos mais populares, mencionados com mais frequência por consumidores na Internet.

  • Fogão a gás Darina 1E6 GM241 015 AT tem quatro zonas de cozinhar e está equipado com um sistema de ignição elétrico integrado. Os queimadores são equipados com “controle de gás” e opção “chama baixa”, mas possuem capacidades diferentes. Assim, o queimador dianteiro esquerdo tem uma potência de 2 kW, o direito - 3, o traseiro esquerdo - também 2 e o traseiro direito - 1 kW. O modelo está disponível nos tamanhos 50x60x85 cm e pesa 39,5 kg. O volume do forno é de 50 litros, a potência do queimador inferior é de 2,6 kW. O recuperador está equipado com uma assadeira e tabuleiro "Extra Effect", tem retroiluminação e termóstato do forno e está equipado com um relógio temporizador mecânico. O dispositivo foi projetado para uma pressão de gás natural de 2.000 Pa, para um gás de balão liquefeito - 3.000 Pa. O fogão a gás Darina Country GM241 015Bg, equipado com caixa de utilidades, sistema de controlo de gás e função de baixa chama, tem características semelhantes.
  • Modelo combinado Darina 1F8 2312 BG equipado com quatro queimadores a gás e um forno elétrico. O dispositivo está disponível nas dimensões 50x60x85 cm e pesa 39,9 kg. A potência do queimador frontal esquerdo é de 2 kW. direita - 1 kW, traseira esquerda - 2 kW e traseira direita - 3 kW. O forno tem um volume de 50 litros, está equipado com convector e pode funcionar em 9 modos de temperatura. A potência do elemento de aquecimento superior é de 0,8 kW, o inferior é de 1,2 kW, o grelhador é de 1,5 kW. O esmalte do forno pertence à classe de efeito limpador e pode ser facilmente limpo com qualquer detergente. O dispositivo tem garantia de 2 anos.
  • Placa combinada de quatro queimadores Darina 1D KM241 337 W com dois queimadores a gás e dois elétricos. As dimensões do dispositivo são 50x60x85 cm, peso - 37,4 kg. O modelo é projetado para operar com propano liquefeito e ao mudar para gás natural requer a instalação de injetores especiais para reduzir a pressão de 3000 Pa para 2000. A potência do queimador a gás frontal direito é de 3 kW, o traseiro direito - 1 kW . À esquerda, há duas placas elétricas, a potência da frente é de 1 kW, a traseira é de 1,5 kW. O forno também é elétrico, seu volume é de 50 litros.
  • Fogão elétrico com placa vitrocerâmica Darina 1E6 EC241 619 BG tem dimensões padrão 50x60x85 cm e pesa 36,9 kg. Os queimadores dianteiro esquerdo e traseiro direito têm uma potência de 1,7 kW, os restantes 2 - 1,2 kW. O aparelho está equipado com uma assadeira e um tabuleiro, forrados com um revestimento de esmalte fácil de limpar e dotados de indicadores de calor residual, que evitam que as suas mãos queimem na placa.
  • Fogão elétrico com quatro queimadores redondos de ferro fundido Darina S4 EM341 404 B é produzida nos tamanhos 50x56x83 cm e pesa 28,2 kg. O modelo está equipado com cinco modos térmicos do forno, tem termóstato e está equipado com grelha e tabuleiro. Dois queimadores têm potência de 1,5 kW e dois de 1 kW. A porta do forno está equipada com vidro duplo temperado, a potência dos elementos de aquecimento superior e inferior é de 0,8 e 1,2 kW, respetivamente.
  • Fogão de mesa a gás Darina L NGM 521 01 W / B tem um tamanho pequeno de 50x33x11,2 cm e pesa apenas 2,8 kg. A potência de ambos os queimadores é de 1,9 kW, existe uma opção de "chama baixa" e um sistema de "controle de gás". O modelo é ideal para recreação ao ar livre e viagens ao campo.

Como escolher?

Na hora de escolher um fogão doméstico, não só o componente estético é importante, mas também a facilidade de uso do aparelho, suas características ergonômicas e segurança. Assim, se houver criança em apartamento gaseificado, recomenda-se optar pelo modelo combinado. Na ausência de membros adultos da família, ele poderá aquecer sua comida de forma independente em um fogão elétrico. O mesmo se aplica aos familiares idosos, para os quais muitas vezes é difícil acender o gás, e eles são perfeitamente capazes de lidar com um fogão elétrico.

O próximo critério de seleção é o tamanho do dispositivo. Portanto, se você tem uma cozinha grande e uma família numerosa, deve escolher um modelo com quatro bocas, onde pode colocar vários tachos e panelas ao mesmo tempo. A maioria dos fogões domésticos Darina tem 50 cm de largura e 85 cm de altura, o que facilita a sua integração em móveis de cozinha de tamanho padrão, ajustando-os à altura desejada com a ajuda de pernas reguláveis.

Para pequenas cozinhas ou casas de campo, o tampo da mesa é a opção ideal.

Outro fator importante que influencia a escolha do modelo é o tipo de forno. Portanto, se você planeja assar produtos de massa de fermento com frequência, é melhor comprar um aparelho com forno elétrico. Isso se explica pelo fato de que nos fornos a gás sempre há orifícios para o fluxo de ar que sustenta a combustão do gás, o que é simplesmente destrutivo para a massa de fermento: dificilmente será possível obter assados ​​fofos e arejados em tais condições. O próximo critério de seleção é o tipo de fogão, que determina a velocidade de cozimento e a possibilidade de usar pratos de diferentes espessuras.

No entanto, para os proprietários de fogões a gás, isso não é um problema, ao passo que os proprietários de placas de vitrocerâmica ou de indução muitas vezes têm de selecionar utensílios de cozinha especiais concebidos para um tipo específico de placa.

E mais um fator igualmente importante ao qual você deve prestar atenção é a aparência do dispositivo. Ao comprar, você deve examinar cuidadosamente o revestimento de esmalte e verificar se não há lascas e rachaduras.Caso contrário, o aço sob o esmalte lascado começará a enferrujar rapidamente, o que se deve ao uso de suas marcas não muito caras. Você também precisa se certificar de que o kit deve incluir instruções para o uso do dispositivo e um passaporte técnico com um cartão de garantia.

Sutilezas de operação

O uso de fogões elétricos, via de regra, não causa dúvidas especiais. Os aparelhos são concebidos para uma tensão de 220 V e requerem apenas a instalação de uma máquina separada, que desliga instantaneamente o aparelho em caso de imprevistos. Mas ao comprar um fogão a gás, você deve seguir uma série de recomendações importantes.

  • Se o fogão foi comprado pelos proprietários para um novo apartamento, então você deve entrar em contato com o serviço de gás e ser instruído sobre o uso do gás. Lá você também deve deixar um pedido de conexão do dispositivo e aguardar a chegada do mestre. A conexão independente de equipamentos de gás é estritamente proibida, mesmo apesar de muitos anos de experiência no uso de gás.
  • Antes de ligar o gás, é necessário abrir levemente a janela, garantindo assim o fluxo de ar necessário para a combustão.
  • Antes de abrir a torneira do gás, certifique-se de que todas as zonas de cozinhar estão fechadas.
  • Quando o queimador está ligado, o gás deve acender em todos os orifícios do queimador, caso contrário o fogão não pode ser utilizado.
  • Antes de ligar o forno a gás, ele deve ser bem ventilado por alguns minutos, só então o gás pode ser aceso.
  • A chama do gás deve ser uniforme e calma, sem estalos e lampejos e ter uma tonalidade azulada ou roxa.
  • Ao sair de casa, assim como à noite, recomenda-se fechar a torneira do gás do cano principal.
  • É necessário monitorar o prazo de validade das mangueiras flexíveis que ligam o fogão à central do gasoduto, e após o vencimento não se esqueça de trocá-las.
  • É proibido deixar as crianças desacompanhadas na cozinha com panelas de fervura, bem como colocar recipientes com água fervente na borda do fogão. Esta regra se aplica a todos os tipos de fogões domésticos e deve ser estritamente seguida.

Falhas e seu reparo

Em caso de avaria no fogão a gás, é estritamente proibido efectuar reparações próprias. Nesse caso, você deve entrar em contato imediatamente com o serviço de gás e chamar o mestre. Quanto à reparação de fogões elétricos, com os conhecimentos necessários e a ferramenta adequada, alguns tipos de avarias podem ser diagnosticados de forma independente. Portanto, o desligamento de um ou mais queimadores de uma estufa de vitrocerâmica, assim como o seu funcionamento na potência máxima, pode indicar uma quebra do módulo de controle eletrônico, que ocorreu por superaquecimento ou picos de energia. A eliminação deste problema é realizada removendo a placa e diagnosticando e substituindo a unidade avariada.

Se a salamandra com elementos de aquecimento em ferro fundido não funcionar totalmente, é necessário verificar o estado do cabo, da tomada e da ficha e, se forem encontrados problemas, conserte-os você mesmo. Se um dos queimadores não funcionar, então, provavelmente, a espiral nele queimou. Para ter certeza desse problema, você precisa ligar o queimador e ver: se o indicador acender, a razão provavelmente está precisamente na espiral queimada.

Para substituir a "panqueca" é necessário retirar a tampa superior do forno, desligar o elemento e substituí-lo por um novo. Em todos os outros casos, é necessário chamar o comandante e não tomar quaisquer medidas independentes.

Opinião dos consumidores

      Em geral, os compradores apreciam a qualidade dos fogões domésticos Darina, notando a boa qualidade de construção e durabilidade dos aparelhos. Chama a atenção também o baixo custo, em comparação com outros modelos, a presença de uma série de funções adicionais e a facilidade de manutenção. As vantagens são um visual moderno e um amplo sortimento, o que facilita muito a escolha e permite adquirir um modelo para todos os gostos e cores.

      Entre as deficiências estão a falta de "controle de gás" e ignição elétrica nos modelos econômicos e uma grade solta sobre os queimadores em alguns modelos a gás. Alguns usuários reclamam das aberturas dos fornos a gás, das quais é muito difícil remover a sujeira. Há uma série de reclamações sobre a ignição deficiente de fornos a gás e a falta de luz de fundo em muitos deles. Porém, a maioria das desvantagens é explicada pelo fato de os aparelhos pertencerem à classe econômica e não poderem ter todas as funções a que a maioria dos usuários está acostumada.

      Veja o vídeo abaixo para feedback do cliente sobre o fogão Darina.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário