Tudo sobre cortadores de azulejos
Hoje, o azulejo é considerado um dos materiais de revestimento mais procurados. No entanto, para assentá-lo corretamente, é necessária uma ferramenta especializada - um cortador de azulejos, é simplesmente impossível realizar o trabalho com azulejos sem ele.
Existem muitos modelos de cortadores de azulejos com diferentes potências do motor, profundidade de corte, tamanho da ferramenta e, consequentemente, custo. Vamos nos deter nas principais características deste dispositivo.
Características e propósito
O termo “cortador de ladrilhos” reúne um conjunto de técnicas destinadas ao corte de ladrilhos cerâmicos, bem como de vidro e pedra de todos os tamanhos. Nesse caso, o corte pode ser executado diretamente por três métodos:
- fazer uma incisão, ao longo da qual o azulejo será quebrado no futuro;
- corte ou serragem completa da peça de trabalho;
- arrancando fragmentos individuais da borda.
O método a ser usado em cada situação específica depende diretamente do tipo de equipamento. As características do cortador de azulejos afetam a velocidade e a qualidade do trabalho.
Vamos explicar com um exemplo simples. Imagine que você está colocando ladrilhos nas paredes do banheiro. Mais cedo ou mais tarde, você encontrará orifícios de ventilação, tomadas e interruptores, canos e juntas de parede. Nesses casos, você terá que ajustar o tamanho dos ladrilhos, ou mesmo fazer furos (redondos, quadrados ou prismáticos). Em algumas situações, é necessário aprofundar e cortar ladrilhos, fazer juntas de canto. Em todas as obras acima, você precisará de um cortador de azulejos.
Este equipamento não é apenas adequado para cerâmica. É adequado para grés porcelânico, vidro e pedra. Em qualquer caso, os seguintes tipos de manipulações estarão disponíveis para o assistente:
- subcotação;
- realização de cortes retos ou cacheados;
- criando buracos;
- o desenho dos recessos;
- incisão em um ângulo de 45 graus.
Ao mesmo tempo, absolutamente todos os cortadores de cerâmica têm suas desvantagens. Consiste no fato de que eles não podem cortar 4-5 mm das bordas da peça de trabalho. Nesse caso, você terá que usar uma trituradora ou pinças.
Visualizações
Nem todas as ferramentas são capazes de realizar todos os tipos de trabalho listados. As características de cada dispositivo específico dependem inteiramente de seus parâmetros técnicos. As máquinas de corte de azulejos são alimentadas por bateria e automáticas, de pequeno e grande formato, têm cortadores diferentes e têm uma aparência diferente. Considere quais tipos de cortadores de azulejo existem e quais são suas diferenças.
Mecânico
Os modelos manuais mecânicos são projetados para o corte de peças de trabalho de até 1,5 m de espessura e até 40 cm de comprimento. É uma ferramenta prática e ergonômica. Existem três modificações básicas.
- Roller - neste caso, o entalhe é feito por meio de um rolo embutido, fundido em uma liga de metal duro. Este é o design mais simples.
- Mecânico - aqui, o carro rígido atua como uma ferramenta de corte. Este cortador de azulejos pode lidar com as peças de trabalho mais difíceis.
- Consequência - a mais poderosa de todas as ferramentas manuais apresentadas neste segmento. Pode cortar ladrilhos de até 1,6 cm de espessura Feito de material extra forte.
As vantagens dos cortadores manuais mecânicos para ladrilhos incluem a sua independência do fornecimento de eletricidade e, como resultado, a capacidade de funcionar em quaisquer condições, incluindo humidade elevada até 95%. Os dispositivos são compactos e leves com 9 kg.Isso os torna móveis, já que cada mestre pode entregar a ferramenta de forma independente no local de trabalho sem muito esforço.
Ao escolher um cortador mecânico de azulejos, você precisa se concentrar em suas características.
- Força da estrutura - é importante que o braço de corte possa suportar a pressão do peso.
- Tamanho da plataforma - dê preferência aos modelos universais cujo comprimento da plataforma é de 40 cm, neste caso pode-se processar tanto ladrilhos típicos como ladrilhos maiores.
- Rigidez de base - se a estrutura fornece amortecimento adicional, então, no momento do corte, isso pode fazer com que o ladrilho se desloque.
- Execução suave - a alavanca com rolamentos, via de regra, funciona sem problemas. Se o projeto não for de rolamento, então ao escolher é necessário verificar o deslizamento da alavanca.
Elétrico
Com muito trabalho, é preferível dar preferência aos cortadores elétricos para azulejos. Essa ferramenta fornece corte eficiente e de alta qualidade de um grande volume de ladrilhos. Deve-se ter em mente que, no decorrer do trabalho, o material tende a esquentar. Para evitar o superaquecimento do motor e danos ao material, a área de trabalho é submetida a resfriamento forçado por meio de fluxo de ar ou água.
Dependendo das características do projeto, todos os cortadores elétricos são divididos em dois grupos.
- Parte inferior do motor - tal dispositivo pode funcionar com ladrilhos de vários tipos e tamanhos e ocupa pouco espaço durante o armazenamento.
- Motor no topo - os modelos mais ergonômicos e fáceis de usar. Além disso, proporcionam uma qualidade de corte superior.
Top models
Existem muitos cortadores de cerâmica no mercado hoje de uma grande variedade de fabricantes - americanos, italianos, alemães, chineses e japoneses. Os fabricantes mais populares são Diam, Gigant, MTX, Remocolor Vira.
O melhor mecanismo elétrico, de acordo com avaliações de usuários, é fornecido por empresas Ryobi, Fubag, Elitech, Helmut e Diam. De empresas nacionais, a produção de cortadores de azulejos foi estabelecida "Stavr", "Special", "Caliber" e "Enkor"... Oferecemos uma classificação dos modelos mais populares.
"Prática 1872"
Ferramenta tipo bancada com posicionamento inferior do motor. Adequado para cortar vários tipos de ladrilhos cerâmicos. Diâmetro da superfície de trabalho 385x380 mm. Motor elétrico de indução, os parâmetros de potência correspondem a 720 kW. Isso proporciona maior produtividade e excepcional precisão de corte. Essas características são suficientes para o movimento de um disco de 180 mm a uma velocidade significativa.
Recomendado para o corte de ladrilhos com área não superior a 300x300 mm. A profundidade máxima de um corte, feito em ângulo reto, corresponde a 20 mm. O projeto inclui uma bomba de água que fornece água fria para a área de trabalho para neutralizar as partículas de poeira e resfriar a roda de corte.
Biber OS 800
Cortador elétrico para ladrilhos de 800 W. O motor é colocado embaixo. A área da superfície de trabalho corresponde a 340x380 mm. O modelo prevê o corte em ângulo, enquanto o ângulo de inclinação pode ser alterado. Para resfriar o motor e eliminar a poeira da área de trabalho, existe um abastecimento de água fria. O peso do dispositivo é de 15 kg - o que o torna móvel e conveniente para o transporte. Este modelo possui uma boa profundidade de corte e alta potência.
Normalmente usado na esfera doméstica, também é relevante para pequenas construções.
Rubi nd 180
Ferramenta elétrica externa barata, posicionamento inferior do motor... A potência do motor 600 W, em marcha lenta dá rotação a uma velocidade de 2850 rpm. Para o corte, é necessário um disco de 180 mm, o furo corresponde a 22,2 mm. Forma um corte com profundidade de 35 mm.
A área da base de trabalho é 380x360 mm. A possibilidade de alterar os parâmetros do ângulo de inclinação é fornecida.Há resfriamento de água da área funcional, enquanto o consumo de água é mínimo - isso leva à manutenção da limpeza do ambiente de trabalho. Peso 11,5 kg. Como os modelos anteriores, é uma boa opção para reformas residenciais.
Helmut fs 200
Pacote elétrico montado na parte superior... Move-se a uma velocidade de 2.950 rpm. O motor é assíncrono, sua potência corresponde a 800 W. O diâmetro do disco de diamante é de 200 mm, o tamanho do furo corresponde a 25,4 mm. Esses dados levam a uma melhor qualidade de corte de peças com uma espessura de até 35 mm e um comprimento de até 700 mm.
Existe uma opção para proteger o motor de superaquecimento. A estrutura é projetada com pernas dobráveis, de modo que o cortador de azulejos pode ser colocado no chão, se necessário. Peso 30 kg. Entre os produtos com colocação de motor suspensa, este é um dos mais populares devido à sua funcionalidade aliada a um preço acessível.
"Calibre PLE-180 / 600A"
Um modelo procurado de cortadores elétricos de azulejos. A localização do motor é mais baixa. A potência do motor é de 600 kW, em marcha lenta fornece uma velocidade de operação de 2860 rpm. Um disco de diamante de 180 mm com furo de 22,3 mm é usado como base de corte.
O corte em ângulo reto é de 23 mm. Superfície funcional 385x395 mm. O ângulo de inclinação é variável, o que permite cortar em ângulos retos.
Existe um abastecimento de água para manter a temperatura ideal da área de trabalho e eliminar a poeira.
Dewalt d24000
Ferramenta elétrica profissional. É diferente colocação superior do motor. Potência do motor 1600 kW, marcha lenta se move a uma velocidade de 4200 rpm. O tamanho do disco de diamante é 250 mm - esses parâmetros são suficientes para fazer cortes de até 90 mm de profundidade.
Função de corte de ângulo obtuso ou agudo fornecida... A entrada de água mantém o motor resfriado. O design não prevê suportes, portanto o dispositivo não ocupa muito espaço.
"Enkor 3660"
Modelo mecânico de duplo trilho para cortadores de azulejos. Relevante para corte doméstico de ladrilhos de cerâmica... A estrutura de corte fornece um rolo de 1,5 mm de espessura. Seu diâmetro é de 15 mm, o diâmetro do furo é de 6 mm. Este cortador de ladrilhos corta ladrilhos até uma profundidade de 6 mm.
"Bieber 55521"
Ferramenta manual popular, feita na forma de um lápis com um quebrador... Fabricado em aço de alta qualidade. É necessário ao realizar pequenos cortes inferiores do material. Adequado tanto para ladrilhos como para vidro.
"Bars 87590"
Cortador mecânico de ladrilhos monotrilho. O projeto prevê suportes de canto. Diâmetro do rolo de corte 20 mm, furo 6 mm. Corta a peça de trabalho a uma profundidade de 15 mm.
Como escolher?
Com toda a abundância de ferramentas para cortar azulejos no mercado, é difícil não se confundir. É por isso que primeiro você precisa decidir se vai usar a ferramenta em casa de vez em quando ou em escala de produção. O trabalho doméstico envolve a operação de curto prazo de equipamentos, que, após a conclusão dos trabalhos de acabamento, serão enviados para a oficina da casa para armazenamento. Neste caso, um cortador de azulejos doméstico é adequado, uma vez que todas as outras opções não serão economicamente lucrativas.
Para o desenho de cortes retos em ladrilhos e vidro com uma espessura de não mais de 10 mm com uma área de ladrilho de até 600x600 mm, artesãos experientes optam por produtos de trilhos mecânicos. Eles são compreensíveis em operação e, além disso, executam as falhas mais precisas.
É importante que a estrutura não tenha folga, isto é importante quando, no processo de faceamento, for necessário realizar um corte diagonal.
A frequência de uso doméstico de tal ferramenta é baixa. Portanto, aqui é melhor escolher um elemento de corte típico e não necessariamente a mais alta qualidade. Por perder suas propriedades operacionais com bastante rapidez, é preferível dar preferência a modelos que prevejam a substituição do rolo de corte.
Se, além de um corte reto, você vai fazer formas de vários graus de complexidade a partir de ladrilhos, você precisará de uma opção de ferramenta estendida. Neste caso, deve-se atentar para a versão com "bailarinas". Dependendo das características de um determinado modelo, eles são capazes de formar orifícios de 40-80 mm.
Esses cortadores de azulejo são ideais se você planeja passar um tubo através de um azulejo ou material cerâmico, ou se pretende contornar tubos de água e esgoto com azulejos. Para tal, os dispositivos mecânicos ferroviários são relevantes.
Nos casos em que o trabalho requeira a formação de sulcos e depressões, um cortador de mini-ladrilhos em forma de pinça será o ideal. Ele manuseia facilmente peças de até 8 mm de espessura e pode ser usado para atravessar cantos. No entanto, antes de iniciar os trabalhos, é aconselhável praticar sobre os restos de materiais de construção, pois em caso de utilização indevida, existe o risco de inutilizar totalmente a peça de trabalho.
Mesmo com o uso doméstico, às vezes surgem situações em que o uso de uma ferramenta mecânica é difícil. Isso se deve aos casos em que é necessário fazer um corte com profundidade superior a 10 mm. No dia a dia, uma ferramenta elétrica do segmento de orçamento dará conta dessa tarefa. Ao escolher esses produtos, é melhor ficar nos modelos com um tipo de avanço da lâmina de serra mais baixo. Eles são solicitados ao fazer cortes regulares ao longo de todo o comprimento do ladrilho e ao fazer cortes retos no lado final. Para a vida cotidiana, os modelos com uma potência do motor de 600 W com um disco de diamante de 180 mm são adequados. Isso dá uma profundidade de corte de 34 mm. Essas ferramentas são resfriadas a água.
Outros requisitos se aplicam ao equipamento de um ladrilhador profissional. No arsenal deste mestre deve haver vários cortadores de azulejos de diferentes tipos ao mesmo tempo, projetados para o trabalho diário. Juntos, eles devem ser capazes de funcionar bem com ladrilhos em uma faixa mais ampla de espessuras. Para peças com espessura de até 15 mm, haverá cortadores mecânicos de trilhos atuais.
Para facilitar o corte, soluções com funcionalidade adicional, além da bailarina, são adequadas, por exemplo, desenhos com régua quadrada. Para uma ferramenta profissional, um fator crítico é sua confiabilidade e longa vida útil. É por isso é melhor para os ladrilhadores prestar atenção aos mecanismos com estrutura reforçada, pois proporciona resistência ao aumento de cargas.
No entanto, apesar da facilidade de uso dos modelos mecânicos, a versatilidade é altamente valorizada na indústria profissional. Os artesãos muitas vezes têm de lidar não apenas com ladrilhos, mas também com pedra e vidro. Apenas um cortador elétrico de azulejos pode lidar com essas lacunas. Pode ser uma ferramenta manual, como uma esmerilhadeira. É escolhido nos casos em que os ladrilhos são cortados periodicamente. Estes são dispositivos compactos, não ocupam muito espaço, pelo que podem ser facilmente transportados com todas as outras ferramentas.
Se o mestre se especializou apenas em ladrilhos e se depara constantemente com grandes volumes de trabalho, uma máquina com motor suspenso é preferível para ele. Atenção especial deve ser dada aos produtos em que as pernas e a cama são dobradas.
A massa de tais dispositivos não deve exceder 40 kg - isso permitirá que eles sejam transportados entre locais de construção sem problemas.
Para processar ladrilhos e pedras, você precisará de um cortador de ladrilhos, cuja potência do motor é de 2 a 2,5 kW. Este valor é suficiente para cortar material de até 50 mm de espessura sem sobrecarregar a fonte de alimentação doméstica. Esse equipamento proporciona um corte de alta qualidade.Esses dispositivos, em comparação com os eletrodomésticos, têm uma vida útil mais longa em operação contínua.
Os requisitos mais rigorosos se aplicam aos modelos usados na produção. Por exemplo, para serrar ladrilhos e pedra à escala industrial. Aqui você precisa de uma ferramenta estacionária que possa manusear materiais difíceis de maneira rápida e fácil. Pelo seu design, eles representam os mesmos cortadores de azulejos profissionais, mas com características de maior potência - de 2,2 kW. Para as cargas de produção mais intensas, máquinas com capacidade de 3-4 kW são adequadas. Se o cortador de azulejos for mais potente, não está conectado a uma rede doméstica, mas a uma corrente alternada de 380 V.
Dicas operacionais
Ao usar cortadores de azulejos, é importante seguir as regras de segurança. O mestre deve proteger os olhos dos detritos e os ouvidos do ruído. Portanto, ele deve definitivamente usar óculos e fones de ouvido. Antes de iniciar o trabalho, inspecione cuidadosamente a roda, ela não deve apresentar sinais de desgaste. Verifique o aperto da fixação da roda. Se o elemento balançar, o corte ficará irregular. Cortadores manuais de azulejos requerem preparação especial. Prepare o ladrilho para o corte. Para fazer isso, usando um marcador, você deve traçar uma linha de corte, em seguida, colocar o ladrilho na base do cortador de azulejos e fixá-lo o mais firmemente possível.
Se se trata de uma ferramenta manual, deve-se segurar o ladrilho com uma mão e, com a outra, com um movimento rápido e confiante, guiar a base de corte ao longo de todo o comprimento do ladrilho. Então você precisa clicar nas bordas do ladrilho - e separar as metades. Se você estiver usando uma ferramenta elétrica, deve ajustá-la. E então, segurando firmemente o ladrilho com ambas as mãos, mova a lâmina com movimentos suaves. Quando toca no ladrilho, não vale a pena o esforço. Continue o movimento lenta e suavemente, aumentando progressivamente a força do stop.
Importante: você deve cortar os ladrilhos com a frente voltada para você. Na fase final, a borda de corte é processada com uma pedra de amolar ou lixa.
O comentário foi enviado com sucesso.