Como escolher um cortador para ladrilhos grandes?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e suas características
  3. Dicas de Seleção

Encontrar um bom cortador de azulejos para grandes ladrilhos ou grés porcelânico não é uma tarefa fácil. A maioria dos modelos domésticos simplesmente não são projetados para essas cargas. Por isso, é importante estudar a visão geral do mercado de cortadores manuais e elétricos profissionais, atentando para suas características e demais parâmetros para a escolha dessas ferramentas.

Peculiaridades

Um cortador adequado para ladrilhos grandes ou grés porcelânico deve ter as características adequadas. Uma vez que se trata de cortar materiais com um comprimento de painel de até 2-3 metros, as dimensões da plataforma de trabalho são de particular importância. É importante que possa acomodar módulos de cerâmica de grande formato. Os modelos manuais modernos permitem aumentar o comprimento das guias, facilitando o trabalho com materiais de diferentes comprimentos e larguras.

Outros recursos da ferramenta especializada incluem:

  • alta precisão de corte;
  • criação limpa de um chip;
  • força de aperto ajustável;
  • profundidade de corte de até 16 mm.

Em condições de corte em linha, são utilizadas ferramentas mais produtivas que suportam o uso de um acionamento elétrico. Muitos deles são capazes de fornecer processamento de ponta sem chip, praticamente sem diferenças do de fábrica.

Tipos e suas características

Todos os cortadores de ladrilhos adequados para o corte de ladrilhos grandes podem ser divididos em 2 categorias principais: doméstico e profissional. Cada opção tem suas próprias características. Vale a pena considerá-los com mais detalhes.

  • Profissional com alto desempenho. Isso inclui máquinas elétricas que se parecem com um moedor, mas com uma base na parte inferior. Esse equipamento funciona a partir da rede, o ladrilho é colocado na plataforma, fixado e, em seguida, um disco de corte revestido de diamante é baixado sobre ele. Essa ferramenta tem uma velocidade de trabalho muito alta, dá um mínimo de refugo, mas requer configurações complexas. Os modelos resfriados a água são considerados mais preferíveis, pois eliminam o superaquecimento e a quebra das placas.

  • Portátil profissional. Esses modelos são equipados com 2 ou 3 guias longas, além de um carrinho com rolo de corte e alicate especial para garantir uma frenagem precisa. Ventosas especiais auxiliam na fixação do dispositivo na superfície, em alguns modelos já estão integradas na base. O comprimento médio das guias para esses modelos é de pelo menos 1,5 m.
  • Doméstico. Isso inclui ferramentas manuais movidas pela força muscular do operador. Também possui uma base e guias para determinar a precisão do corte, e o elemento de contato é apresentado na forma de um rolo que se move com um carro. Esses dispositivos são baratos e não têm alto desempenho. Após o corte, os ladrilhos são fendidos com um pé especial e uma alavanca, e a percentagem de refugo, neste caso, aumenta significativamente.

O desempenho das ferramentas elétricas é determinado diretamente pela potência do motor nelas instalado.

Isso afeta a escolha do diâmetro do círculo, a velocidade de sua rotação. Em alguns modelos, o ângulo de corte pode ser alterado na faixa de 45 graus. E também um cortador opcional pode estar presente para criar orifícios redondos.

Dicas de Seleção

Ao escolher o cortador de ladrilhos certo para ladrilhos grandes, há uma série de parâmetros básicos a considerar.

  1. Dimensões da plataforma de trabalho. Deve ser maior do que as dimensões do ladrilho em comprimento e largura.Caso contrário, você terá que interromper o corte, o que afetará negativamente a qualidade do corte e pode causar rachaduras.
  2. Tipo de unidade. Um cortador elétrico de azulejos é necessário principalmente para artesãos que regularmente se deparam com a tarefa de encurtar ou estreitar os materiais de acabamento. A velocidade de corte, neste caso, será de até 10 elementos por minuto. Os modelos manuais não têm esse desempenho.
  3. Mobilidade. A ferramenta portátil leve é ​​conveniente se você tiver que cortar material em objetos diferentes. Em casa, você pode escolher um modelo fixo permanentemente instalando-o na oficina.
  4. Profundidade de corte. Para a maioria dos modelos manuais da classe doméstica, não é muito grande, varia dentro de 5-6 mm. Para equipamentos profissionais, o cortador pode ser imerso em até 16 mm. Com unidades elétricas, a lâmina de serra é adequada até para cortar produtos de pavimentação de espessura muito maior.
  5. Poder. É relevante para modelos elétricos, o mínimo é 1 kW. Esta técnica é equipada com discos de até 200 mm alimentados por baixo. A categoria universal de cortadores de azulejos é representada por modelos de 1,1 a 2 kW. Eles estão disponíveis nas versões portátil e estacionária e possuem alimentação de disco superior.

Einhell, RUBY, Monolit, Raimondi estão entre as marcas que mais se destacam no mercado de cortadores de cerâmica para grés porcelanato de grande formato e similares.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário