Como fazer o canto externo do rodapé?
A instalação de um pedestal de teto (filete, baguete ou moldagem) é a etapa final do acabamento decorativo do teto. A principal dificuldade aqui é que se a instalação de filetes em seções retas das paredes, via de regra, não causa dificuldades, então a junção estética de 2 elementos posicionados em ângulo pode ser bastante problemática. Especialmente quando a medida do ângulo difere de 90 °. Como executar corretamente o canto na moldura do teto e com o mínimo de resíduos, falaremos nesta publicação.
Peculiaridades
O rodapé do teto é parte integrante da decoração dos alojamentos, através dos quais são cobertos os defeitos de acabamento na zona de junção da parede com o teto. São usados com mais frequência para colar uma das superfícies adjacentes com papel de parede, porém, existem opções de soluções de design com rodapé, quando as paredes e o teto são pintados.
Uma moldura de teto tem duas funções principais:
- Decorativo. Dentre a abundância de variedades de pedestal, você sempre pode escolher uma opção quando a baguete se tornar um componente independente da decoração de parede, uma espécie de "grão de pimenta", dando-lhes um aspecto moderno e muitas vezes original.
- Estética. Ao colar paredes ou tetos, às vezes não funciona bem fazer uma linha de conjugação com a superfície adjacente. O filete cria uma transição completa da parede ao teto: atraente e elegante.
Do que eles são feitos
Os primeiros rodapés eram de gesso. Seus vários elementos foram moldados em formas especializadas. Os filés de gesso ainda estão sendo despejados. Porém, devido ao alto custo do produto, seu alto peso e fragilidade (não é fácil de instalar), quase nunca é utilizado em apartamentos e casas individuais. Nesse sentido, os filetes de gesso são fundidos, via de regra, em pequenos lotes para trabalhos de reparo e restauração ou em chalés de elite.
Em alojamentos comuns, outros materiais são praticados:
- Isopor. É um material muito frágil e deve ser manuseado com cuidado. Sua vantagem é a disponibilidade para a maioria dos consumidores.
- Policloreto de vinila (PVC). O custo dos produtos feitos com ela é baixo, mas com ela, assim como com a espuma, é preciso trabalhar com cuidado.
- Espuma de poliestireno extrudado (extrudado). As baguetes feitas com este material são resistentes e confiáveis, seu preço é superior ao dos produtos descritos anteriormente. Não é fácil quebrá-los, eles não se desintegram ao cortar.
- Madeira. O tipo mais forte de tais produtos é produzido a partir da madeira.
- Poliuretano. São feitos filetes fortes para superfícies de teto. Eles têm uma grande falha - os produtos de poliuretano são difíceis de reagir às flutuações de temperatura e são caracterizados pela suscetibilidade ao calor ou ao frio. Essas características devem ser levadas em consideração antes de aparar o filete do forro nos cantos.
- Borracha. O material elástico e macio é utilizado principalmente como complemento ao tecto falso - cobre o vão entre a tela e a parede.
Como cortar
Na hora de instalar qualquer um dos tipos de baguetes citados, é de extrema importância como deve ser feita a junta dos cantos e, para isso, deve-se fazer o correto aparamento das baguetes.
Dependendo do material do qual o pedestal do teto é feito, o trabalho com os produtos é realizado usando dispositivos especializados. Assim, em particular, serrar filetes de madeira deve ser feito com uma serra para madeira, além disso, com um dente fino.
Filetes de outras variedades são cortados com serras ou chapas de metal. Como resultado, torna-se um corte e um ângulo completamente uniformes. Essas telas, via de regra, são utilizadas para trabalhar com uma caixa de esquadria.
Materiais mais macios, por exemplo, baguetes de espuma, são cortados com um cortador de caixa comum (faca de papel) com uma lâmina bastante afiada.
Se os rodapés de poliuretano ou poliestireno forem cortados com uma serra, o principal é não aplicar força excessiva na prensagem, caso contrário o material ficará deformado.
Como fazer o ângulo certo
Antes de começar a fazer o canto externo da moldura do teto com suas próprias mãos, você precisa fazer cálculos e medições adequados para cortar a peça na perfeição. Para isso, é medida a distância que o elemento percorre do canto da superfície externa até a parede mais próxima.
Na parte oposta da baguete, é traçada uma linha que delineia o comprimento desejado, mas não se esqueça de que sua superfície superior se projeta ligeiramente para fora. Após a conclusão das medições e cálculos do canto externo da moldura do teto, eles são levados para trabalho posterior.
Existem várias maneiras de aparar o filete do teto.
Usando uma caixa de esquadria
Este dispositivo é uma pequena bandeja com ranhuras verticais, que se destinam a uma serra. A caixa de esquadria possui marcas especiais a 45 ° e 90 °.
Para serrar corretamente o filete, coloque-o na caixa de esquadria e corte a peça com cuidado. Meça a baguete adjacente da mesma forma que a anterior, deixe uma margem. Corte a imagem espelhada no primeiro filete.
Agora você pode anexar os fillets aparados ao teto e ver o que acontece. As seções das juntas dos elementos devem ser uniformes, sem recortes e fendas, estreitamente acopladas umas às outras. Se isso não aconteceu, não se preocupe: uma faca comum o ajudará. Por meio dele, você pode aparar as arestas do fillet até obter o resultado desejado.
Tenha em mente! O procedimento para aparar rodapés usando uma caixa de esquadria só é útil quando o ângulo entre as paredes é de 90 °. Em um desenvolvimento diferente de eventos, será necessário aparar manualmente.
Corte de rodapés sem caixa de esquadria
Se não for possível trabalhar com a caixa de esquadria, você precisará usar um método diferente. Antes de fazer um canto no filete do teto, você precisa praticar. Você pode usar os restos de produtos de trabalhos anteriores.
Se você acredita nos especialistas, cortar uma baguete sem usar uma caixa de esquadria é o mais preciso, pois permite delinear com mais precisão e exatidão o ângulo que está sendo formado. Com essa técnica, é mais confortável fazer o canto interno do forro em ângulo.
O método manual também tem desvantagens - não é fácil manter o peso de um pedestal de poliuretano ou madeira durante as medições.
Aqui está a cronologia das operações:
- Com ferramentas pré-preparadas, dois blocos são cortados em um ângulo de 90 °.
- Em seguida, o produto é fixado ao teto de forma que fique apoiado com um corte na parede, que é posicionada verticalmente com filetes. Com um lápis, as linhas de silhueta dos filetes são feitas diretamente no teto.
- Eles fazem o mesmo com a prancha vizinha - coloque-a no teto e desenhe uma linha com um lápis.
- Depois disso, você deve examinar cuidadosamente o desenho resultante. A intersecção das linhas será o local onde você precisará cortar a baguete. Melhor estar do lado seguro. Para fazer isso, coloque mais uma vez as duas baguetes no teto e marque um local para apará-las. Uma linha é traçada deste lugar até a segunda extremidade da baguete. Em seguida, de acordo com todas as marcas aplicadas, os rodapés são cortados.
- Ao final do procedimento de recorte, são unidos uns aos outros e fixados ao teto no local previsto para instalação.
Quando, quando o canto externo parece irregular, existem lacunas, lacunas ou outras falhas, não há necessidade de apressar e refazer todo o trabalho. Massa ou selante ajudará a eliminar defeitos. Eles podem preencher todos os vazios com precisão e rapidez, sem prejudicar a aparência da baguete.
Com cantos decorativos
Existe outro método pouco sofisticado para fazer um ângulo correto. Para rodapés de poliuretano ou espuma, use cantos decorativos (acabamento) feitos na fábrica. Eles são implementados separadamente, mas geralmente são multifuncionais, pois podem ser aplicados à maioria dos perfis. A principal tarefa é escolher o canto direito para a largura do rodapé e para o estilo geral, para que não pareça muito estranho.
Tais produtos são feitos de espuma e poliuretano, por isso é aconselhável comprá-los com um acabamento básico para escolher não só o padrão e o método de união, mas também o material.
Esses detalhes são de vários tipos:
- Cantos aos quais a baguete se junta de ponta a ponta. Este método funciona bem para ângulos retos cuidadosamente verificados.
- Cantos sob os quais as extremidades do rodapé são escondidas. Essas inserções permitem formar cantos que apresentam um erro de verticalidade.
- Cantos de acabamento externo, em regra, destinam-se a esconder os cortes dos rodapés.
A instalação dessas peças é simples. Na junção de duas paredes da sala, o canto é colado primeiro. Antes de unir os filetes a ela, a cola deve secar completamente. Em seguida, o corte de filete é nivelado e colado de ponta a ponta ou executado nas reentrâncias nas laterais do canto decorativo.
Como juntar nos cantos
Em salas, o canto externo pode ser encontrado com muito menos frequência do que o interno, mas ainda é desejável entender como unir a moldura do teto nos cantos externos. Cortar é fácil. Em primeiro lugar, marque o início de tal curva. Para fazer isso, pressione a baguete contra a parede ao longo das marcações e, em seguida, use um lápis para marcar a borda do canto onde você pretende cortar o canto externo. Depois disso, você pode iniciar o processo de fazer o canto externo do próprio filete.
O teto e as paredes de uma sala nem sempre são exatamente planos. E, portanto, ao conectar as peças de acabamento, podem surgir lacunas. Para unir e colar a moldura do teto nos cantos, é necessário seguir algumas recomendações:
- Antes da colagem, os detalhes dos materiais são experimentados para garantir que o corte está correto e que os fragmentos podem ser conectados.
- A instalação começa constantemente com elementos de canto. Recomenda-se deixar 10-15 centímetros de estoque ao calcular as partes retas para que, se necessário, você possa corrigir o corte.
- Um adesivo é aplicado nas extremidades externas e na superfície interna. Não é necessário aplicar a cola em camada espessa, caso contrário será necessário retirar o excesso. Depois que o filete é colocado no lugar e levemente pressionado. A configuração ocorre após 3-5 segundos.
Se houver excesso de adesivo, eles serão removidos com um pano úmido ou esponja.
Uma visão geral detalhada da criação do canto externo de um rodapé sem usar uma caixa de esquadria é apresentada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.