Rodapés de poliuretano: da seleção à instalação
Em um interior moderno, o rodapé (também conhecido como moldagem, filete, perfil) é parte integrante do design. Este detalhe decorativo ajuda a criar uma bela transição entre o piso e a parede ou entre a parede e o teto, mascara a fiação do cabo elétrico, define os destaques da decoração.
Uma das opções para rodapés decorativos é um filete de poliuretano, que é flexível e durável. Usando este elemento, você pode não só decorar o chão ou teto, mas também decorar as paredes com colunas feitas em estilos diferentes.
Peculiaridades
O material de poliuretano é um polímero moderno amplamente utilizado em muitas áreas da vida humana. Os produtos acabados de poliuretano são duráveis e não emitem componentes nocivos para o ambiente externo, portanto, os produtos deste material são amplamente utilizados para decoração de interiores. O produto de decoração mais popular é um rodapé de poliuretano, que apresenta várias vantagens.
- Longa vida útil. O rodapé de poliuretano mantém sua aparência estética por pelo menos 35 anos. Este material não é capaz de absorver odores, é resistente a solicitações mecânicas, resistente à umidade e ecologicamente correto.
- Ampla faixa de temperatura. O material pode suportar cargas de alta temperatura de valores positivos e negativos. O poliuretano não derrete, encolhe ou perde sua forma. Pode ser usado em uma casa sem aquecimento, colocado no teto próximo a um fogão a gás ou no chão próximo a uma lareira quente. O frio e o calor não prejudicam o material de forma alguma.
- Instalação rápida e fácil. Rodapés de plástico feitos de poliuretano podem ser colados no teto ou na superfície do piso, mesmo por aqueles que não possuem habilidades especiais de acabamento. O perfil flexível uniformiza pequenas irregularidades superficiais, esconde a curvatura das paredes ou pisos, não exige o alinhamento perfeito das superfícies de trabalho. Não há risco de danificar o filete durante o trabalho de instalação.
- Boa usinabilidade. O poliuretano pode ser cortado com uma faca ou serrado com uma serra de esquadria. Se necessário, a superfície do rodapé pode ser pintada com tinta acrílica ou spray de água.
- De fácil cuidado. Os produtos de poliuretano podem ser processados a úmido ou lavados a seco. Nesse caso, o filete e sua superfície pintada não perderão sua forma e cor. Se necessário, você pode usar detergentes para cuidar do rodapé.
- Variedade de formas e designs. A escolha de pedestais é bastante ampla: desde opções elegantes e austeras até elementos artísticos e encaracolados. Os filetes de poliuretano podem ser selecionados para qualquer estilo de interior. Muitos tipos de rodapés contêm canais para passagem de cabos ou nichos para instalação de iluminação.
A desvantagem é o alto custo. Apesar da variedade de opções, todos os rodapés de poliuretano são divididos em 2 grandes categorias: opções de piso e teto.
Visualizações
O rodapé de poliuretano apresenta características distintivas não só no desenho da superfície, mas também na forma, bem como na forma de instalação. Existem vários tipos deste material de acabamento.
- Rodapé largo - este tipo de produto cobre uma área razoavelmente grande da superfície de trabalho do teto ou parede. Na maioria das vezes, esses filetes são usados em salas com um nível de teto alto, uma vez que um pedestal visualmente amplo oculta o espaço livre. Um rodapé largo e conformado com um nicho pode ser instalado no teto onde um desenho retroiluminado é necessário.
- Rodapé Radius - Esta é uma versão flexível do filete, que é usada para decorar colunas ou arcos arredondados. Este tipo de rodapé tem a capacidade de aderir bem às curvas arredondadas, repetindo completamente a sua forma.
- Opção conectada - este tipo de produto implica a introdução de uma parte do revestimento do piso na sua estrutura, por exemplo, carpete ou linóleo. Assim, é realizada a transição do revestimento do piso para a parede, o que cria a possibilidade de proteger a parte inferior da parede e concretiza uma solução de design original.
- Rodapé escondido - serve para mascarar as juntas entre o chão e a parede. Essa decoração é alinhada com a parede. Além da função decorativa, o rodapé protege da poeira a área da junta entre o piso e a parede. A simplicidade e concisão desta opção tornam possível aplicá-la em várias soluções de estilo de interiores.
- Rodapé com canaleta de cabos - o projeto de tal produto prevê a presença de reentrâncias nas quais você pode colocar a fiação elétrica externa. Além da função decorativa, esse pedestal ajuda a resolver o problema de mascarar fios que precisam ser escondidos de olhares indiscretos.
- Opção autoadesiva - o filete do verso possui fita adesiva. Após a remoção da camada protetora, o rodapé pode ser fixado à superfície de trabalho do teto ou parede com a ajuda de uma fita adesiva. Esta opção é conveniente porque você não precisa gastar dinheiro adicional na compra de cola de montagem.
Do ponto de vista do desenho, o pedestal pode ser absolutamente liso, imitar molduras de gesso, ser decorado com elementos decorativos em forma de contas ou um ornamento geométrico volumétrico. Os fabricantes produzem filetes de poliuretano de branco ou pintam-nos.
Os produtos brancos são considerados os mais versáteis, pois é bastante simples pintá-los na tonalidade desejada.
Dimensões (editar)
Os fabricantes de filetes de poliuretano produzem produtos de tamanho padrão com vários designs. Em alguns casos, é possível emitir lotes sob um pedido individual. Os rodapés de poliuretano têm 2 parâmetros principais.
- Comprimento do produto. O tamanho padrão é de 2 ou 2,5 m. Existem filetes com comprimento de 1,2 m. É muito raro encontrar um pedestal com comprimento de 3 m, projetado para salas de grandes dimensões.
- Largura do rodapé. A versão larga pode atingir 25–30 cm. Na maioria das vezes, são usadas opções de 3 a 15 cm. Em salas pequenas, é aconselhável usar filetes, cuja largura é de 5–10 cm.
O melhor efeito visual pode ser obtido com a largura do rodapé corretamente selecionada, portanto, a atenção principal na escolha do acabamento em poliuretano deve ser dada a este parâmetro.
Formulários
Não só o chão, a parede ou o tecto, mas também a escada está sujeita a acabamentos decorativos com rodapés de poliuretano.
- Teto. Com o auxílio de uma moldura de teto, é possível eliminar pequenas irregularidades não só no teto, mas também nas paredes, dando ao ambiente um aspecto estético e moderno. Este acabamento arredonda os cantos agudos e, ao mesmo tempo, levanta visualmente o teto. O poliuretano também pode ser usado em salas de formato oval, pois a elasticidade do rodapé permite que ele se curve em torno de superfícies mesmo com um pequeno raio. Além disso, filetes de teto são usados para decorar janelas de sacada, colunas e são usados para a fabricação de estruturas de teto de várias camadas.
- Pisos. O rodapé ajuda a decorar as juntas, assim como fissuras, pequenos defeitos e irregularidades que se formam nos pontos de junção da parede e do piso.Os rodapés de poliuretano também protegem a parede contra danos mecânicos. As opções de moldagem de piso podem ter dutos de cabos para fiação elétrica, o que elimina o processo demorado de furar a parede. Acredita-se que a instalação de um pedestal de piso seja muito mais fácil e rápida do que uma versão de teto.
- Rodapé para escadas. Com a sua ajuda, os vãos formados durante a instalação dos degraus entre a escada e a parede são fechados. A escada adquire um aspecto estético e completo se for utilizado um pedestal estreito para as juntas, com o qual não só são mascarados os defeitos de instalação, mas também superfícies verticais e horizontais visualmente delimitadas. Um rodapé de proteção entre a parede e as escadas evita que poeira e detritos entrem nas aberturas entre a parede e as escadas e, além disso, a moldagem de poliuretano protege as superfícies de danos mecânicos, estendendo assim sua vida útil.
As molduras de poliuretano cumprem não apenas uma função prática, mas também estética. Este elemento de design traz um toque de originalidade ao interior e torna possível a implementação de qualquer projeto criativo.
Com o que está combinado?
O rodapé de poliuretano de design tem uma característica única: combina bem com qualquer tipo de revestimento de parede ou piso. As opções de combinação podem ser diferentes.
- Piso em parquet. Moldura de poliuretano claro parece igualmente bonita contra o fundo de tons claros e escuros de placas de parquet. Para uma harmonia absoluta, é melhor escolher combinações contrastantes de tons escuros e claros.
- Linóleo. Este tipo de piso é considerado o mais orçamentário, mas mesmo para ele, a combinação com um rodapé de poliuretano será uma solução de design interessante.
- Tapete. O piso é combinado com molduras em interiores de casa e escritório. A principal condição para uma combinação harmoniosa é que o carpete tenha pêlo baixo.
- Laminado. Para a decoração de interiores, onde um painel laminado é usado como revestimento de piso, são mais frequentemente utilizadas molduras, cuja superfície tem um revestimento de verniz. Nesse caso, você pode obter a combinação mais eficaz de 2 materiais de texturas diferentes.
Quanto à combinação do rodapé com a superfície da parede no acabamento do forro, neste caso também não há restrições. O material fica bem próximo a gesso texturizado, papel de parede comum e pintável, azulejos de cerâmica e painéis de parede. Na maioria das vezes, as molduras de polímero são usadas para decorar quartos no estilo Art Nouveau, Barroco e Império.
Sutilezas de instalação
A instalação de um filete de poliuretano é rápida, mesmo sem nenhuma habilidade especial. Para fixar correctamente a decoração às paredes ou ao tecto, é necessário dividir o processo de instalação em várias etapas sucessivas.
Para obter informações sobre como colar um rodapé de poliuretano, veja o próximo vídeo.
Markup
Antes de iniciar a instalação, as marcações são feitas pressionando o rodapé na parede e fazendo marcações. Os locais de juntas e acréscimos também devem ser marcados previamente na superfície de trabalho. No poliuretano, as marcações são feitas com lápis comum - de acordo com essas marcas, futuramente será necessário cortar o pedestal. Ao marcar, você precisa tentar economizar material para que as juntas dos elementos individuais sejam as menores possíveis.
Corte aberto
Você pode usar uma lâmina de faca ou uma serra de esquadria para cortar o molde. O trabalho é muito simplificado se você usar uma caixa de esquadria de marcenaria. O ajuste de cantos difíceis devido à curvatura das paredes pode levar a erros, portanto, é necessário montar o rodapé somente depois de experimentar todos os elementos para o local de colagem. Para economizar material caro, é recomendável primeiro cortar as juntas de filete e, em seguida, ajustar as peças ao comprimento.
Em alguns casos, o corte do rodapé pode ser simplificado com a compra de juntas de canto prontas, enquanto tudo o que resta é cortar o material no comprimento desejado.
Instalação
A instalação dos filetes começa no canto mais distante da parede mais longa. Uma composição adesiva é aplicada na superfície do pedestal, a cola é distribuída uniformemente, então a parte é trazida para a parede e prensada. É necessário pressionar a moldagem em vários lugares ao mesmo tempo, para que a colagem dos elementos longos seja realizada em conjunto com um auxiliar. Após a polimerização da cola, a borda inferior do rodapé deve ser tratada com um selante acrílico para remover todas as lacunas e garantir o melhor ajuste do material à superfície de trabalho.
Quadro
Antes de pintar, é necessário limpar a parte externa do rodapé do excesso de cola, selante, massa e também remover a poeira com um pano úmido. Esta importante etapa não pode ser ignorada, pois a tinta pode não aderir uniformemente à superfície do produto. O papel de parede ou uma parede rebocada são protegidos com fita adesiva. Para o trabalho, escolha um pincel, cuja largura corresponda à largura do pedestal. A composição de coloração é aplicada à moldagem de poliuretano em 2 camadas.
Se uma composição à base de água for usada para o trabalho, então após a aplicação da primeira camada de tinta, ela pode secar por 12 horas e somente após a aplicação de uma segunda camada. A maneira mais conveniente de pintar o pedestal é com uma lata de aerossol - a tinta é espalhada em uma camada fina e uniforme. Recomenda-se a realização de trabalhos de instalação e pintura de decoração de poliuretano em ambiente com humidade normal e evitar correntes de ar.
Lindos exemplos no interior
A moldagem em polímero decorativo é capaz de transformar qualquer interior, trazendo nele um charme e personalidade únicos. Os interiores modernos exigem mais design e você pode lidar com essa tarefa adicionando um rodapé decorativo como acabamento. As opções de design para um interior moderno são infinitas, você pode fazer um design simples ou o mais complexo usando um rodapé feito de material poliuretano, acessível e de design variado. Vamos considerar as opções mais interessantes para usar um pedestal feito de material polimérico no design.
- O clássico rodapé liso é usado para decorar paredes, portas e tetos.
- O pedestal de poliuretano decora o arco interno, decora a superfície do teto e é usado para decorar a lareira e as paredes.
- O rodapé é usado para criar um teto em várias camadas com iluminação oculta. A superfície do teto também é decorada com molduras de poliuretano.
- A sala é de estilo barroco, com acabamento em poliuretano a imitar estuque.
- Esta opção surpreende pela sua simplicidade e brevidade. Uma ampla moldura de teto une toda a composição.
O comentário foi enviado com sucesso.