Tudo sobre rodapés de poliuretano

Tudo sobre rodapés de poliuretano
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Projeto
  4. Dimensões (editar)
  5. Dicas de Seleção
  6. Sutilezas de instalação
  7. Belos exemplos

Os rodapés são painéis de proteção que escondem a distância entre a parede e o chão. Eles são feitos de materiais diferentes, podem ter tamanhos e designs diferentes. O produto também tem uma função decorativa - complementa e transforma o interior da sala. No acabamento, os rodapés de poliuretano ganharam popularidade especial. Considere suas vantagens e desvantagens, regras de design e instalação.

Peculiaridades

O poliuretano é um material caracterizado pelo aumento da resistência a várias influências. Não altera seu desempenho e não deforma em altas temperaturas ou umidade. O poliuretano não absorve odores e é fácil de limpar de vários contaminantes.

Graças a esta funcionalidade, pode ser utilizado na cozinha ou na casa de banho.

Existem outras vantagens nos rodapés de poliuretano.

  1. Flexibilidade. Devido à sua elasticidade, o painel se encaixa perfeitamente contra paredes curvas sem criar espaços.
  2. Instalação fácil. Os rodapés de poliuretano são bem cortados, perfurados e adequados a outros tipos de processamento - isso facilita e acelera muito o processo de instalação. A instalação não requer conhecimentos especiais, habilidades ou o uso de equipamentos especializados.
  3. Uma vasta gama de perfis em várias cores e formas. Em termos de número de cores, as fitas de poliuretano são significativamente superiores aos produtos de metal, cortiça ou madeira. Também há opções de pintura à venda - neste caso, você pode dar às tiras qualquer cor implementando qualquer ideia de design.
  4. Segurança ambiental. Nenhuma substância tóxica é usada na produção de tais rodapés.
  5. Combinação com todos os tipos de pisos. Os rodapés de poliuretano são adequados para parquete, linóleo, laminado ou carpete.
  6. Durabilidade. Sujeitos às regras de operação, os rodapés manterão sua aparência decorativa e original por 5 a 15 anos.

O poliuretano resiste a golpes descuidados, é fácil de limpar, pode ser polido ou pintado com várias tintas um número ilimitado de vezes. No entanto, como outros produtos decorativos, esses rodapés também apresentam desvantagens. Isso inclui peso pesado e a possibilidade de danos ao produto devido a cortes inadequados. Alguns consumidores acham os acabamentos de poliuretano caros. O preço desses produtos é baixo, mas quando comparados com rodapés de plástico ou espuma, fica óbvio que o último custará 1,5-2 vezes mais barato.

Visualizações

Fabricantes nacionais e estrangeiros oferecem diversas variedades de rodapés de poliuretano. Eles têm design e recursos operacionais diferentes.

  1. Maior flexibilidade. São indispensáveis ​​para o acabamento de cantos arredondados ou colunas. Esses painéis também são chamados de painéis de raio.
  2. Autoadesivo. A superfície posterior desses produtos é tratada com um adesivo especial, protegido por uma película fina. Ao instalar os painéis, a casca é removida e o pedestal é fixado com segurança à superfície da parede. Essas soluções são utilizadas principalmente para acabamento de tetos.
  3. Escondido. Esses modelos são projetados para serem instalados em linha com a superfície da parede. Eles escondem perfeitamente as juntas e são capazes de se encaixar perfeitamente em qualquer interior e estilo da sala. Esses rodapés não acumulam poeira atrás deles - esta é uma de suas principais vantagens.
  4. Conectado. Graças ao seu design especial, permitem a instalação de linóleo ou outro revestimento elástico na parede.

Os rodapés de poliuretano também são elétricos - dentro de sua estrutura existem reentrâncias especiais projetadas para ocultar a fiação. Externamente, essas tiras são semelhantes às convencionais.

Projeto

Os rodapés de poliuretano podem transformar e complementar qualquer interior. Existem muitas variações na execução de tais produtos - os fabricantes oferecem modelos em todas as cores e soluções estilísticas. As pranchas corretamente selecionadas são capazes de se encaixar em estilos de interiores modernos e clássicos.

Os rodapés são:

  • multicolorido - desde tons pastéis brancos e delicados até claros e escuros;
  • suave;
  • com uma ou mais arestas;
  • com padrões e ornamentos em relevo;
  • imitando moldagem de estuque.

Os produtos são estreitos e largos, com bordas simples ou onduladas.

Dimensões (editar)

Os fabricantes oferecem rodapés de poliuretano em vários tamanhos. As alturas padrão são de 4 a 7 cm e os comprimentos são de 2 a 2,5 m. No entanto, também existem variações não padronizadas na venda. Eles vêm em tamanhos maiores ou menores do que os painéis tradicionais.

Para apartamentos típicos com tetos de 2,7 m, os produtos de 5 a 7 cm de altura com largura de 23 mm são os mais escolhidos. Como regra, eles têm um canal de cabo embutido. Comprimentos de pranchas não padronizados - 1,2 e 3 metros.

Eles são projetados para quartos pequenos e espaçosos, respectivamente.

Dicas de Seleção

Para que todos os acabamentos estejam em harmonia no interior, é importante levar a sério a sua seleção. Os rodapés não são exceção. Ao escolhê-los, é importante estar atento às cores, tamanhos e outros parâmetros.

Espectro de cores

Na escolha da cor do rodapé é importante levar em consideração o desenho dos pisos, a textura e o tom da decoração das paredes, o desenho e a cor das folhas da porta. Você pode usar tiras contrastantes, mas neste caso será muito mais difícil decorar o ambiente com bom gosto. Para evitar erros de cálculo, os designers são aconselhados a dar preferência a rodapés 2 tons mais claros ou mais escuros que o revestimento do piso. E também uma boa solução seria selecionar rodapés da mesma cor do acabamento do piso.

Interiores interessantes em que os rodapés se tornam uma continuação das paredes. Porém, neste caso, vale considerar que as superfícies devem ser pintadas ou revestidas com gesso. Os designers não recomendam combinar papel de parede com padrões com tiras de poliuretano florais. Você pode combinar o tom das tábuas com a cor das guarnições das portas.

Ao mesmo tempo, é importante determinar não apenas a faixa desejada, mas também a altura ideal das venezianas.

Dimensões (editar)

As dimensões dos painéis devem ser selecionadas levando em consideração as dimensões da sala e a altura dos tetos. Para divisões pequenas, é inaceitável o uso de tábuas largas e altas (de 8 cm ou mais). Nesse caso, eles vão tornar o espaço visualmente mais pesado, vai parecer ainda menor e mais baixo. Para espaços pequenos com uma altura de teto padrão de 2,7 m, rodapés pequenos (até 5 cm) são os mais adequados. Com a ajuda deles, você pode "delinear" o perímetro da sala e economizar espaço.

Em salas grandes, o uso de rodapés estreitos também é impraticável. Para eles, o melhor é escolher produtos com uma altura de 10-15 cm.

Sutilezas de instalação

Em primeiro lugar, você precisa calcular o material. Para isso, utilizando uma fita métrica, é determinado o perímetro da sala, o valor resultante é dividido pelo comprimento de 1 plinto. Os produtos devem ser levados com margem de 10%, levando em consideração o custo do aparamento. As tiras podem ser fixadas com um adesivo especial de poliuretano, além de parafusos ou pregos auto-roscantes. Eles são camuflados com a ajuda de revestimentos decorativos especiais vendidos nas mesmas lojas de ferragens que os rodapés.

Para a instalação, você também precisará de um cortador de escritório, uma serra de esquadria ou uma pequena serra para metal. Depois de comprar tudo que você precisa, você pode começar a instalar os painéis.

Preparação

Antes de instalar os rodapés, certifique-se de que as superfícies da parede e do piso estão limpas e secas. É importante que no início da obra o acabamento das paredes e do piso esteja totalmente concluído.

Para colocar os rodapés de forma precisa e uniforme, é necessário fazer uma marcação preliminar. Para fazer isso, prenda a prancha no canto da parede e faça anotações nas bordas. A mesma manipulação é realizada com a parede adjacente. As linhas cruzadas indicarão o ângulo de corte desejado. Na maioria dos casos, é de 90 graus. No entanto, também existem paredes irregulares que requerem ajustes individuais.

Após a marcação, os cantos são aparados. Para esses fins, você pode usar uma caixa de esquadria (modelo). Com sua ajuda, você pode observar o ângulo com a máxima precisão e fazer um corte preciso.

Para reduzir o consumo de material de acabamento, primeiro é preciso cortar os cantos e só depois ajustar o comprimento.

Instalação

Uma das formas mais rápidas e comuns de fixar rodapés de poliuretano é colando-os. O adesivo utilizado não deve conter solventes. Adesivos à base deles contribuem para a formação de fissuras nas juntas dos painéis. Além disso, o adesivo não deve deixar marcas ao atingir o piso ou o rodapé.

É necessário instalar as pranchas de um dos cantos da sala. Para consertar, é necessário aplicar cola nas ranhuras das réguas, prestando especial atenção às bordas escovadas. Em seguida, você precisa pressionar o elemento contra a parede e não soltar até que a composição "agarre" na superfície. Os fabricantes indicam o tempo exato nas instruções da cola. Para segurar o pedestal, se necessário, você pode usar as ferramentas à mão.

Devido aos desníveis das paredes, após a fixação, o rodapé pode ser detectado a partir da superfície - neste caso, recomenda-se eliminar o defeito com a utilização de uma viga. Após a secagem total da cola, retira-se o cravo e retira-se o orifício que sobrou com a ajuda de massa e pintura.

Após as manipulações realizadas, os vestígios de cola devem ser removidos com uma espátula e uma esponja úmida. Se lacunas forem formadas, elas devem ser seladas com um selante transparente. Então você pode começar a pintar os rodapés decorativos.

Quadro

Para dar tonalidade ao produto, são utilizadas tintas à base de acrílico ou látex. Eles são aplicados a partir de um borrifador. Recomenda-se pintar os rodapés antes de instalá-los. Caso contrário, existem grandes riscos de danos na decoração das paredes. Se, no entanto, houver necessidade de repintar as tábuas, deve-se primeiro selar as paredes com fita adesiva.

Os rodapés de poliuretano podem ser pintados em cores claras, calmas ou neutras, decorados com composição de bronze, ouro ou prata.

Alguns artesãos preferem produtos de trituração para envelhecimento artificial.

Belos exemplos

O pedestal é um elemento decorativo importante e insubstituível. Com a sua ajuda, poderá ocultar vários defeitos formados no processo de aplicação do papel de parede, bem como tornar o interior mais interessante e original. Os exemplos abaixo ilustram a elegância com que pode decorar uma divisão com rodapés de poliuretano.

Você pode descobrir como instalar um rodapé de poliuretano com suas próprias mãos no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário