Escolhendo uma moldura frontal
Molduras de fachada são sobreposições decorativas especiais que permitem adicionar sofisticação até mesmo ao edifício mais comum. Esses projetos também ajudam a esconder vários defeitos que estão presentes na fachada.
Peculiaridades
Essas molduras podem ser feitas de vários materiais. O principal é que eles podem suportar mudanças de temperatura, flutuações de umidade. Freqüentemente, esses projetos são feitos de acordo com pedidos individuais.
As molduras das fachadas facilitam a transformação de um edifício, tornando-o mais expressivo. Além disso, costumam ter um custo acessível. Esses itens decorativos são fáceis de pintar. Na maioria das vezes, eles são revestidos com um pigmento do mesmo tom do edifício.
Às vezes, essas molduras são enceradas por cima. Isso os protegerá da penetração de umidade. Além disso, a substância dá às estruturas um brilho leve e bonito.
Variedades
As molduras das fachadas podem diferir umas das outras dependendo do material de que são feitas.
-
isopor... É este o material mais frequentemente utilizado no fabrico de tais estruturas decorativas. É tão fácil de instalar quanto possível. Além disso, os moldes de espuma têm boa resistência e são facilmente receptivos a vários tipos de processamento. Além disso, os modelos feitos com este material possuem um moderno sistema de travamento que permite a instalação sem costuras visíveis. As amostras de isopor têm uma aparência excelente, são bastante duráveis e o custo para elas é relativamente baixo. Para aumentar a resistência à água do material, ele é revestido com fibra de vidro especial. Este revestimento também aumenta significativamente a resistência mecânica dos produtos, protegendo-os dos efeitos negativos da radiação ultravioleta.
- Poliestireno expandido... Este material é considerado um tipo de espuma. A tecnologia de corte ondulado permite que você faça uma variedade de elementos a partir dele. As estruturas de poliestireno expandido são leves, por isso é mais fácil trabalhar com elas. Além disso, essas amostras são revestidas com compostos especiais de reforço e coloração, o que lhes confere um aspecto mais decorativo, aumenta a sua resistência e durabilidade. Com a instalação adequada, será possível até mesmo evitar juntas ao conectar molduras individuais. Durante a operação, será necessário renovar a pintura (aproximadamente uma vez a cada 10 anos). Às vezes, são usados revestimentos especiais que imitam uma superfície de madeira.
- Pedra leve... Esses modelos são feitos com base em lascas de mármore e cimento branco. Na maioria das vezes, a cor desse material é o branco, mas às vezes é adicionado tingimento à massa. Molduras feitas de pedra leve irão imitar pedra natural. Ao instalar tais estruturas, a seleção das juntas é considerada um elemento de decoração. Ao instalar essas molduras, requisitos especiais são impostos à resistência da fachada.
- Gesso... Os moldes de gesso são relativamente fortes. E também possuem uma pequena massa, o que simplifica o processo de sua instalação. Este material é altamente higroscópico, o que é uma desvantagem. Além disso, é frágil. Mesmo com pequenas cargas de choque, o gesso começará a se desintegrar facilmente. Para proteger o material da penetração de umidade, várias impregnações e revestimentos de proteção especiais são usados.Mesmo assim, os modelos de gesso raramente são usados no projeto de fachadas externas. Às vezes, eles são tidos como uma decoração para janelas.
Como escolher?
Antes de comprar uma moldura para decoração de exteriores, você deve prestar atenção a algumas nuances significativas de escolha. Portanto, certifique-se de considerar o estilo do edifício. Na decoração de casas em um estilo ascético moderno, deve-se dar preferência a modelos simples e finos, sem ornamentos e com grandes detalhes decorativos. Caso contrário, você pode sobrecarregar o design.
Molduras volumétricas em relevo são perfeitas para casas de estilo clássico. As coberturas vegetais são mais bem adquiridas para edifícios barrocos.
As dimensões da estrutura também são importantes. Molduras volumosas e largas devem ser adquiridas para casas grandes; modelos estreitos são adequados para edifícios pequenos.
Os valores dimensionais das próprias molduras dependem de sua finalidade. Assim, para emoldurar aberturas de portas e janelas, amostras mais estreitas são usadas.
Se você está planejando comprar molduras feitas de material pesado, então calcular com antecedência se a fachada do edifício pode suportar tais cargas... Na maioria dos casos, os modelos feitos de materiais naturais podem ser substituídos por designs leves com imitação.
Lembre-se de que é melhor comprar molduras com revestimentos protetores especiais. Esses modelos serão capazes de funcionar por tanto tempo quanto possível. As impregnações protetoras podem aumentar significativamente a resistência e a confiabilidade dos itens decorativos.
Métodos de instalação
As molduras de fachada podem ser facilmente instaladas com suas próprias mãos, sem a ajuda de especialistas. Primeiro você precisa preparar a superfície frontal. Está completamente limpo de detritos e poeira. Às vezes é pré-nivelado com gesso.
Em seguida, a marcação é realizada na superfície de trabalho. Depois disso, a parede é examinada novamente para verificar a precisão de todas as linhas. Primeiro, as peças são fixadas sem ênfase (na maioria das vezes peitoris de janela). As peças a seguir irão segurá-los. Para evitar que as peças caiam, é melhor fazer paradas adicionais na forma de pregos de acabamento. Após a fixação final, eles são removidos.
A estrutura é medida por baixo, após o que as pontas desejadas são serradas. Os modelos feitos de espuma simples também podem ser serrados com uma serra comum. A seguir, o adesivo é preparado de acordo com as instruções da embalagem. A massa adesiva resultante é aplicada com uma espátula na superfície de trabalho e nas próprias molduras.
Se estiver muito quente lá fora, é recomendável umedecer a parede com água.
O material é fortemente pressionado contra a fachada. Todo o excesso de cola é removido com uma espátula. Certifique-se de que o fundo não caia. A parte superior da decoração é aplicada na superfície, enquanto as áreas de corte são necessariamente marcadas.
As partes laterais são preparadas da mesma maneira. Depois de combinadas todas as partes, elas são pressionadas com força, todo o excesso de cola é removido novamente.
Para dar a máxima resistência à estrutura, o material deve ser fixado em várias áreas ao mesmo tempo por meio de buchas.
E também às vezes realizam a instalação com cola e parafusos auto-roscantes. Além disso, para cada 2 metros, existem 3-5 desses fechos.
O comentário foi enviado com sucesso.