Rosa trepadeira "Simpatia": descrição da variedade, características de plantio e cuidados
As rosas trepadeiras tornam-se frequentemente a decoração principal do jardim. Eles podem ser um elemento da composição de um jardim, participar de plantações em grupo, ser usados como sebe, porém, não é tão fácil cultivar um arbusto tão bonito. Para isso, os amadores são incentivados a começar a crescer com a variedade mais simples - "Simpatia".
Descrição
A própria roseira trepadeira é uma planta de jardim com flores que resulta do cruzamento de roseiras e algumas variedades de rosas com rebentos longos. A "simpatia" é considerada uma das variedades mais populares, pois se caracteriza pelo cuidado despretensioso e pelo aspecto estético.
Criada na segunda metade do século 20, é uma planta com flores grandes e re-florida.
Um arbusto adulto cresce até 5 metros, seu diâmetro pode chegar a 2 metros. Esse arbusto volumoso pode ser usado para decorar uma cerca, arco, parede. Portanto, ao plantar, é necessário preparar um suporte estável e forte. As flores desta variedade têm uma rica cor escarlate, a sua estrutura pode ser comparada com a terry, o diâmetro de um botão chega a 10 cm, o seu aroma é muito agradável. As flores crescem muito densamente, cada uma com 20-25 pétalas.
A vegetação fofa impressionante e as flores enormes parecem muito bonitas no exterior da área do jardim. Como todas as outras rosas trepadeiras, "Sympathy" cresce rapidamente e por muito tempo. O início da floração ocorre no início de junho, o arbusto murcha com a chegada de uma onda de frio. O pico da floração cai na primeira onda, com floração repetida, o arbusto não floresce tão abundantemente.
As vantagens da variedade incluem resistência aos raios ultravioleta - as pétalas não desbotam ao sol. Depois da chuva, não há marcas ou estrias nos botões. A cultura tolera geadas ou uma mudança brusca no regime de temperatura com bastante firmeza. Não é particularmente suscetível a doenças e pragas.
Aterrissagem
O cultivo da variedade apresentada é possível não só em climas quentes, mas também na faixa do meio. É verdade que, no segundo caso, a planta deve ser isolada para o inverno. Na hora de escolher um local, é recomendável escolher um local bem iluminado pelo sol. Nessas condições, as primeiras flores podem aparecer já no próximo ano. Se as rosas são cultivadas para decorar um objeto, é necessário plantá-las a uma distância de 50 cm do local desejado.
É melhor começar a plantar no outono, então os primeiros brotos começarão a se desenvolver antes mesmo da geada. No caso do plantio na primavera, demorará muito mais para esperar as primeiras flores, além disso, um exemplar plantado na primavera exige cuidados mais sérios. Ao plantar, use as seguintes diretrizes.
- Mergulhe o material de plantio por um dia.
- Divida os brotos e as raízes em dois botões.
- Cave um buraco com 50 cm de diâmetro.
- Encha o buraco preparado com fertilizante. Para fazer isso, você pode usar esterco, superfosfato, limão, resina de árvore.
- Enterre as raízes no solo a uma altura de pelo menos 10 cm.
- Se vários espécimes forem plantados, observe uma distância de pelo menos um metro entre os brotos.
- Após o término do plantio, deve-se eliminar a parte do arbusto que fica 20 cm acima do solo.
Este procedimento irá garantir o crescimento ativo da cultura.
Se uma rosa for cultivada com mudas de uma planta anterior, você precisará seguir estas etapas.
- Comece a multiplicar flores no meio do verão.Para tal, são adequadas as estacas de verão e de inverno de plantas saudáveis imediatamente após a floração.
- Cada talo deve ter pelo menos quatro botões. Todas as folhas são removidas de baixo.
- Prepare um recipiente crescente. Pode ser uma caixa ou um pote.
- Encha o recipiente com um substrato, por exemplo, areia e terra em uma camada de centímetros.
- Plante as mudas no solo resultante e cubra-as com uma jarra de vidro.
- Retire para um local à sombra, regue à medida que o solo seca.
Cuidado
Como mencionado acima, cuidar da variedade não é particularmente difícil, no entanto, algumas regras de cultivo ainda devem ser conhecidas.
Regar e soltar
A cultura pertence às espécies que toleram facilmente a seca, por isso esta rosa não necessita de rega frequente e abundante. Recomenda-se colocar 1-2 baldes de água sob o arbusto a cada 7 dias. Os jardineiros aconselham organizar um círculo próximo ao tronco com uma cerca de areia no local para que a água não se espalhe pelo território. É melhor regar a planta com água sedimentada.
Para evitar que o solo endureça após o procedimento de rega, ele deve ser afrouxado e coberto com cobertura morta. Turfa, serragem e casca de árvore são adequados para cobertura morta. Esses materiais ajudarão a manter uma atmosfera úmida ao redor do arbusto e evitarão a germinação de ervas daninhas. Se você aplicar cobertura morta no círculo do tronco, poderá regar a cultura com ainda menos frequência.
Cobertura e fertilização
Se, durante o plantio, uma grande quantidade de fertilizantes minerais e matéria orgânica for colocada no solo, nos primeiros dois anos o arbusto não poderá ser alimentado, pois terá elementos úteis suficientes. Eles começam a alimentar a planta no terceiro ano. A cultura reage bem ao estrume ou às cinzas de madeira.
No outono, recomenda-se fazer curativo, que contém potássio. Ambos os fertilizantes comprados em lojas de uso geral projetados para plantações de flores e cinzas de madeira comuns são adequados. Você também deve alimentar o arbusto com fósforo, sódio, cálcio. Todos esses elementos permitirão que a rosa sobreviva ao inverno. A época mais favorável para a alimentação é a primavera.
E quando o arbusto começar a florir, você não deve aplicar fertilizantes.
Jarreteira e guarnição
Uma liga é uma obrigação para qualquer planta trepadeira. Qualquer cerca viva, cerca, parede, arco ou treliça é adequada como suporte. Você mesmo pode projetar o dispositivo, por exemplo, na forma de uma treliça. Um suporte é instalado a 50 cm do tiro. Recomenda-se inspecionar sistematicamente a estrutura e certificar-se de que ela não cai sob o peso dos galhos crescidos e não agride o arbusto.
Os especialistas não recomendam amarrar todos os chicotes, caso contrário, todas as flores vão acabar por cima. Alguns dos brotos principais precisam ser amarrados horizontalmente, dando ao arbusto uma forma mais estética. Para uma liga, os jardineiros são aconselhados a usar barbante de plástico. É bom porque não danifica o arbusto.
A poda é necessária na primavera e no outono. Na primavera, os galhos secos e doentes devem ser eliminados, e as pontas dos galhos devem ser removidas para formar um forte botão externo. No outono, você precisa remover os botões desbotados e desbastar os caules. A partir do quarto ano, o arbusto necessita de uma poda radical, pois no quinto ano a floração dos principais rebentos desta variedade enfraquece.
Mudas enxertadas nos primeiros dois anos não desenvolvem bem o sistema radicular, mas se uma rosa mosqueta foi usada como estoque, então o efeito oposto é observado - as raízes crescem fortemente e, portanto, os brotos também precisam ser eliminados periodicamente.
Preparando-se para o inverno
Se uma rosa dessa variedade for plantada em uma região fria, ela precisa ser coberta para o inverno. Antes disso, no outono, os galhos velhos são cortados, o arbusto é desbastado. Já na primeira metade do outono, preparando a planta para o inverno, param de regá-la. As folhas caídas são coletadas sob o arbusto e tratadas com um desinfetante. Em seguida, é necessário remover com cuidado os galhos do suporte, abaixá-los até o solo e fixá-los. Ao mesmo tempo, é melhor não colocar a planta no chão. Em seguida, a rosa é coberta com folhas ou ramos de abeto.Todas as manipulações são realizadas em tempo seco.
Você pode cobrir a bucha sem removê-la do suporte. Para isso, são colocados ramos de abeto em volta da planta por meio de um barbante e, por cima, envolvida em fibra de algodão. Procure não encostar muito o material de cobertura nos arbustos para não atrapalhar a circulação do ar. O filme é removido após um descongelamento.
O círculo do tronco também precisa de proteção, você pode preenchê-lo com uma densa camada de turfa com terra.
Doenças e pragas
Esta variedade é bastante resistente à formação de doenças e ataques de pragas, mas se esses problemas não puderem ser evitados, use as recomendações a seguir.
- Se a planta for atacada por pulgões, ela pode ser derrotada com água e sabão. Se a pulverização com a composição não ajudar, então uma preparação inseticida é usada.
- Se um tom cinza for perceptível nas folhas, elas secam e murcham, e uma teia de aranha é observada na parte inferior, então o arbusto se tornou vítima de um ácaro-aranha. A situação será salva pulverizando-se com uma infusão de absinto, mil-folhas ou tabaco. Das preparações especiais, os jardineiros recomendam o uso de Fitoverm.
- Para proteger a cultura do ataque de insetos, você pode plantar malmequeres nas proximidades, seu cheiro espanta as pragas. Como medida preventiva, você pode borrifar o arbusto com o líquido bordalês na primavera e no outono.
- Se, com a chegada da primavera, manchas marrons forem notadas nas folhas, eventualmente escurecendo e formando um anel ao redor do caule, pode-se supor que a planta tenha se infectado com a doença fúngica coniotirium. Até que a doença destrua o arbusto, é necessário cortar os brotos danificados junto com a parte sã e queimar. Para prevenir esta doença, não aplique fertilizantes que contenham nitrogênio no outono.
- Uma flor esbranquiçada, escurecendo gradualmente, indica a formação de outra doença - o oídio. É necessário eliminar os ramos infectados e tratar o arbusto com uma solução de vitríolo de cobre (2%) ou ferro (3%). Como medida preventiva, pulverizar com carbonato de sódio e sabão é adequado.
Avaliações
Agrônomos experientes e jardineiros novatos falam muito bem da variedade Simpatia. Eles gostam de flores lindas e exuberantes, de fragrância muito agradável. Essas ricas rosas escarlates são perceptíveis de longe. Observa-se que a planta floresce por muito tempo, e também não precisa selecionar um local especial para o cultivo. Por exemplo, um arbusto cresce em condições de neblina frequente e com uma localização próxima de lençóis freáticos. Se a cultura for congelada em um clima hostil, ela pode ser facilmente reabilitada com a ajuda de um verniz de jardim e fatias das áreas afetadas.
Para mais informações sobre a rosa trepadeira "Simpatia", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.