Características e cultivo de uma variedade de rosas "Salita"

Características e cultivo da variedade de rosa Salita
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Seleção de assento
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Uso em paisagismo

Por muitos séculos, as rosas vermelhas gozaram de uma popularidade impressionante e merecida como ímã, atraindo olhares entusiasmados. Esta tese também se aplica à "Salita" - uma variedade cultivada por um número crescente de jardineiros domésticos. As características decorativas e despretensiosas da variedade descrita tornam possível recomendá-la a quem quer decorar com eficácia o local com um moderado investimento de tempo e esforço.

Peculiaridades

A trepadeira em questão surgiu graças aos esforços dos criadores da famosa empresa alemã "Wilhelm Cordes and Sons" em 1987. Os especialistas atribuem "Salita" ao grupo de escaladores, o que nos permite estar convencidos da descrição das suas características, a saber:

  • um arbusto extenso que atinge 2,5–3 m de altura e 1,5 m de largura;
  • flores escarlates duplas com tonalidade laranja ou coral;
  • brotos longos e fortes;
  • diâmetro da flor - 8-9 cm;
  • grandes folhas verdes escuras com um brilho bem visível;
  • o número de flores no caule é 2–5;
  • área de cultivo - V (USDA);
  • natureza de floração - contínua;
  • aroma - frutado, discreto;
  • o número de pétalas em uma flor não passa de 40.

A forma dos botões da planta apresentada, característica das variedades híbridas de chá, também é digna de nota.

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens da rosa Salita é a cor viva e rica de suas flores, graças às quais o arbusto se assemelha a uma chama furiosa. Quanto às demais vantagens da planta em questão, vale ressaltar o seguinte:

  • pronunciada duplicidade de flores, atendendo às expectativas da maioria dos estetas;
  • a capacidade de usar no corte;
  • boa resistência invernal, permitindo resistir a geadas até -26 ° C, desde que disponha de um abrigo de alta qualidade;
  • floração longa e abundante, afetando diferentes níveis do arbusto;
  • resistência a invasões de parasitas;
  • cuidado pouco exigente, graças ao qual o cultivo de "Salita" está ao alcance da esmagadora maioria dos jardineiros;
  • resistência das flores à chuva forte.

A única desvantagem perceptível da rosa em questão é a velocidade relativamente baixa de desenvolvimento dos rebentos, especialmente perceptível em regiões com um clima frio.

Seleção de assento

Apesar de seu amor pela luz, "Salita" não tolera a luz solar direta. Estas últimas levam ao desbotamento das flores e ao aparecimento de queimaduras, razão pela qual a planta deve ser colocada em sombra parcial. A segunda condição que contribui para o desenvolvimento acelerado da rosa é o solo fértil e respirável do local, que apresenta uma reação levemente ácida (pH de 5,6 a 6,5). Se o solo não tiver leveza, ele é misturado com areia, composto, turfa e húmus, e uma combinação de solo de argila e grama é usada para torná-lo mais pesado. Além disso, vale a pena proteger a planta dos efeitos nocivos do excesso de umidade, evitando locais de seu acúmulo e estagnação do ar frio típico dos barrancos.

Também digno de atenção é o nível do lençol freático, cujos valores permitidos para "Salita" estão abaixo da marca do metro.

Aterrissagem

Você pode começar a resolver o problema em questão em abril, maio ou na última década de outubro. A segunda opção é menos preferível, pois uma planta jovem precisa de tempo para criar raízes antes da geada, o que nem sempre é o caso.As medidas preparatórias são realizadas um dia antes do plantio e envolvem a remoção de áreas danificadas do sistema radicular da planta. Além disso, os especialistas recomendam o processamento deste último com um bioestimulante dissolvido em água, o que contribui para a adaptação de uma rosa jovem a um novo local.

A ordem de outras ações é a seguinte:

  1. cavar um buraco com profundidade de 40-60 cm e colocar uma camada de drenagem no fundo (cerca de 10 cm de cascalho ou cascalho);
  2. se o dono do sítio planta várias rosas da variedade descrita, é aconselhável que mantenha um metro de distância entre elas;
  3. aplicar fertilizantes orgânicos - estrume podre ou uma combinação de composto maduro e turfa (espessura recomendada - 10 cm);
  4. posicionar a muda em um ângulo de 30 ° em relação ao suporte, espalhar suavemente as raízes e cobrir com terra, compactando cuidadosamente;
  5. certifique-se de que o colar da raiz está 3 cm abaixo do nível do solo;
  6. regar bem a planta jovem.

O estágio final é cobrir o solo com turfa no círculo próximo ao tronco.

Cuidado

Como mostra a prática, cultivar uma rosa saudável e bela "Salita" é uma tarefa interessante e bastante simples. Com base no feedback dos proprietários desta planta, pode-se argumentar que ela agrada a todos que seguem as regras básicas de sua tecnologia agrícola com uma floração exuberante e brilhante.

Rega

Dependendo da quantidade de precipitação, força do vento e temperatura, a rega da rosa em questão pode ser realizada em dias alternados e uma vez por semana. Este procedimento deve ser iniciado após o solo no círculo próximo ao tronco secar 10 cm de profundidade, gastando 25 litros de água mole por 1 arbusto adulto. Para reduzir a taxa de evaporação da umidade, o solo deve ser totalmente coberto com cobertura morta. Com o início do outono, a irrigação deve ser reduzida gradualmente, levando em consideração as mudanças nas condições climáticas.

Fertilização

Durante o primeiro ano de vida de uma planta jovem, ela deve ser alimentada mensalmente com uma mistura, que inclui os seguintes componentes:

  • excrementos de verbasco e pássaros dissolvidos em água (1:10 e 1:20, respectivamente);
  • cinza de madeira;
  • decocções de ervas úteis.

No futuro, "Salita" necessita de fertilizantes, cuja introdução é realizada de acordo com o seguinte esquema:

  1. ureia - no início da primavera;
  2. nitrato de amônio - após 2 semanas a partir do momento da primeira alimentação;
  3. preparações complexas contendo boro - em fase de brotamento;
  4. orgânico - pouco antes do início da floração;
  5. curativos de fósforo e potássio - no outono para preparar o arbusto para o inverno que se aproxima.

Além disso, no final da floração, é permitida a reintrodução de preparações contendo boro.

Liga

Como mencionado anteriormente, a variedade Salita é caracterizada por fortes brotos. Diante dessa circunstância, tal arbusto pode crescer sem suporte, o que economiza tempo e esforço do seu dono. Se a rosa for cultivada em uma região caracterizada por ventos fortes, é melhor não abrir mão do suporte. Seguir este conselho irá minimizar a probabilidade de danos aos brotos produtivos causados ​​por forte balanço. Já a liga deve ser feita com cuidado, evitando pressão excessiva dos fios nas hastes.

Ignorar esta recomendação pode levar à degradação e morte deste último devido à impossibilidade de fluxo total da seiva.

Poda

Durante o primeiro ano de vida da rosa salita, é aconselhável livrar-se de seus botões até o início de agosto. Isso se deve ao fato de que a floração tira de uma planta jovem a força de que ela precisa para se fortalecer e um inverno sem dor. No futuro, o arbusto é submetido a podas mínimas, preservando os rebentos basais de primeira ordem. Atenção especial deve ser dada ao rejuvenescimento das plantas, que deve ser realizado, mas relativamente raramente, como regra, uma vez a cada 4 anos.

Preparando-se para o inverno

Cultivar "Salita" na faixa do meio pressupõe a disposição obrigatória de um abrigo de inverno. Você precisa começar a resolver o problema em consideração após a temperatura cair para -7 ° C, seguindo o algoritmo abaixo:

  1. desamarre cuidadosamente a planta do suporte;
  2. coloque ramos de abeto entre o arbusto e o solo;
  3. cubra os brotos com o mesmo material (gradativamente para que se dobrem sem danificar);
  4. construa uma moldura de metal ou madeira sobre a rosa coberta e envolva-a com um tecido não tecido.

Se você não pode dobrar os fortes chicotes Salita corretamente, você só pode cobrir a parte inferior da roseira. Esta solução deve ser usada como último recurso, pois aumenta o risco de morte de rebentos desprotegidos devido a geadas severas. Você precisa abrir e desmontar o abrigo na primavera, março ou abril. Após a remoção do não tecido e dos ramos de abeto, deve-se dar tempo ao arbusto para se endireitar (na medida do possível) e, em seguida, amarrá-lo cuidadosamente ao suporte.

Doenças comuns

Apesar de a variedade descrita ser relativamente resistente a doenças fúngicas, em certos casos podem incomodá-lo. Na maioria das vezes, a salita rosa sofre de mancha preta e oídio, que se desenvolvem devido ao excesso de umidade ou espessamento excessivo das plantações. A neutralização eficaz dessas doenças envolve a remoção de todas as áreas afetadas e o tratamento da planta com um fungicida sistêmico. As medidas preventivas são realizadas duas vezes por temporada, na primavera e no outono. Eles envolvem o uso de fungicidas de contato - Bordeaux líquido ou sulfato de cobre.

Uso em paisagismo

Em primeiro lugar, a rosa Salita destina-se à jardinagem vertical. Graças à sua impressionante decoração, pode decorar com eficácia a parede de um edifício, cerca, arco ou coreto. Além disso, esta variedade fica bem em postes e colunas devido à sua floração abundante em vários níveis. Uma solução alternativa é posicionar a planta no gramado. Combinações de "Salita" com plantas anuais de cobertura do solo decoradas com flores brancas como a neve parecem especialmente vantajosas. Se o proprietário da rosa quiser cultivá-la com um arbusto, ele deve criar um fundo adequado de folhagem verde escura ou agulhas. Dado o tamanho e a aparência dos arbustos da variedade em questão, você não deve se surpreender que eles permitem realizar as idéias de design mais ousadas. "Salita" atende à esmagadora maioria dos conhecedores de beleza e originalidade, que desejam refinar seu site e admirar o resultado a cada ano.

Como a rosa Salita desabrocha, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário