Variedades de rosas trepadeiras
A rosa é o melhor elemento decorativo para qualquer jardim ou quintal. Cada pessoa poderá escolher a variedade que mais lhe convier, já que a gama de rosas trepadeiras é simplesmente enorme. Cuidado e atenção são importantes para essas flores lindas e perfumadas, e só assim a planta irá deliciar os proprietários por muitos anos.
Variedades
Para um belo design do seu site, é melhor usar rosas trepadeiras. Quase ninguém ficará indiferente ao aroma delicado, beleza inspiradora e textura aveludada destas plantas. Essas flores serão um ótimo complemento para qualquer projeto paisagístico, bem como farão parte da jardinagem horizontal original.
Atualmente, existe uma grande variedade de rosas trepadeiras, por isso até o jardineiro mais exigente pode encontrar uma opção adequada para si.
As rosas trepadeiras são divididas em dois tipos.
- Flor pequena. Essas plantas incluem variedades com rebento rasteiro ou arqueado, que pode atingir 5 metros de comprimento. Plantas deste tipo precisam de suporte. Durante a floração, as rosas são cobertas por pequenas flores duplas, que atingem um diâmetro de 2-3 centímetros. As plantas florescem nos brotos do ano passado, este processo é caracterizado pela abundância e duração. Este grupo de rosas tem boa resistência de inverno.
- Variedades de flores grandes caracterizado pela força das hastes, que atingem um comprimento de 200 centímetros. Se a planta for alta e se espalhar, precisará de suporte. No caso de uma haste forte e ereta, nenhum suporte é necessário. As variedades de flores grandes são caracterizadas por flores maiores que 4 centímetros de diâmetro, que são coletadas em um arbusto.
Considere as variedades mais populares de rosas trepadeiras.
"Metanoya"
A variedade "Metanoya" apresenta-se na forma de arbustos largos e poderosos, recobertos por folhas brilhantes. A planta continua a florescer durante todo o verão. A flor é caracterizada por moderada duplicidade, tamanho médio e um agradável aroma sutil. Os pincéis consistem em 7 flores, cada uma com cerca de 9 centímetros de tamanho.
O arbusto Metanoia atinge uma altura de 2,2 metros e uma largura de até 2 metros. O Território Krasnodar, Astrakhan e a Crimeia são considerados regiões de crescimento favoráveis. Essa rosa deve ser plantada nos últimos dias de abril - início de maio. Uma característica da variedade é sua resistência à precipitação. As flores da planta são semelhantes aos crisântemos, mas sua cor é geralmente pêssego ou laranja.
A descrição da variedade indica que é ideal para jardinagem vertical e cultivo em vasos.
"Jardine"
Este tipo pertence à escalada de rosas nostálgicas. Uma característica da planta é sua resistência à luz solar. As flores queimam em uma cor rosa mais delicada. A altura do arbusto é de 3 a 4 metros, enquanto sua largura é de cerca de 1,5 metros. Eles podem decorar o jardim com sua beleza por toda a temporada. A variedade é ramificada, resistente a doenças e pragas.
Esta rosa pode ser reconhecida não só pelas grandes flores rosadas que se acumulam nas inflorescências, mas também pelo agradável aroma frutado. A forma das rosas dura bastante tempo, sem esfarelar ou desbotar. A planta prefere locais ensolarados, além de fertilização e cuidados.
"Jasmim"
Rose "Jasmine" é considerada um rival digno de variedades de chá. Cada um dos arbustos desta planta é caracterizado por luxuosas inflorescências perfumadas. As principais características da variedade são as seguintes:
- arbustos ramificados com até 3 metros de altura e cerca de 1 metro de largura;
- sistema radicular desenvolvido, que é aprofundado no solo;
- haste forte e reta;
- ramos finos abundantemente cobertos de espinhos;
- folhagem de tamanho médio, verde oliva e brilhante;
- a flor é em forma de taça, densamente dupla, atingindo 7 centímetros de diâmetro;
- a cor das pétalas é rosa lilás;
- o aroma apresenta notas pronunciadas de jasmim e lilás.
O "jasmim" é uma planta despretensiosa que pode crescer nos solos mais pobres. Uma flor recém-cortada da planta pode durar cerca de 14 dias. As peculiaridades da variedade incluem a necessidade de entortar os arbustos para o período de inverno do ano, além de danificar a rosa durante as fortes chuvas.
"Perfume dourado"
Esta variedade é uma das mais apreciadas pelos jardineiros do país. Graças aos longos cílios rosa, é possível criar arcos charmosos e composições decorativas no jardim. A flor grande representativa da flora distingue-se pelas flores duplas amarelas, que apresentam um aroma estável e agradável. O arbusto desta variedade caracteriza-se pelo crescimento vigoroso, grande espessura dos rebentos e brilho das folhas verdes.
As flores da planta atingem 10 centímetros, enquanto o arbusto em si tem 2 metros de altura e 1,5 metro de largura. As melhores regiões de cultivo para Golden Perfume são Moscou, Região de Moscou, São Petersburgo e Extremo Oriente. Maio ou primeira quinzena de outubro é considerado período favorável para o plantio dessa variedade.
As características desta variedade de roseira trepadeira incluem uma excelente invernada, a capacidade de crescer à sombra, a continuidade da floração de Junho a Setembro, bem como uma procura mínima de cuidados.
"Naema"
O perfume desta flor contém uma grande porcentagem de essência rosa. A flor tem cheiro de rosa, pêssego, pêra e erva-cidreira. O arbusto tem grandes dimensões, podendo atingir uma altura de 2 a 3 metros e uma largura de 1,5 metros. As flores rosas desta variedade são caracterizadas por grande tamanho, densa duplicidade, agradável e bela cor rosada. O período de floração desta planta é de junho a outubro.
"Antik"
A rosa trepadeira da variedade "Antik" é uma trepadeira com várias flores. As flores da planta são rosadas com reverso branco, no caule são de 3 a 5. O tamanho das flores chega a 12 centímetros. O arbusto é grande, sua altura chega a 3 metros e sua largura é de 200 centímetros. As zonas recomendadas para o cultivo de uma planta incluem as regiões de Moscou, Tver, Smolensk, Leningrado, bem como os Urais e a região do Médio Volga. A variedade é recomendada para plantio em abril ou final de outubro.
A principal característica da rosa são suas grandes e densas flores duplas. Assemelham-se à forma de rosas antigas. A cor das pétalas é bastante incomum - branco com uma borda rosa. O arbusto caracteriza-se pelo vigor, boa robustez invernal, resistência a fungos, precipitação e luz solar.
A desvantagem da variedade é o crescimento lento do arbusto. Em climas frios, a planta leva muito tempo para fazer efeito, mas suas qualidades decorativas são do mais alto nível.
Coral Down
Esta rosa tem uma cor rosa profundo. As folhas do arbusto são escuras, brilhantes e resistentes a infecções. A flor "Coral Down" é caracterizada pela duplicidade, forma esférica e um grande número de pétalas. O arbusto é denso e ramificado. A planta prospera em tempo seco, pois a maciez da folhagem faz com que as pétalas sejam severamente danificadas pela umidade excessiva.
7 flores estão concentradas no pincel, com o tempo podem mudar de cor para um rosa mais claro. Eles atingem um tamanho de 10 centímetros, e também têm um aroma perfumado. A folhagem é verde escura, brilhante e coriácea. A mata se caracteriza por se espalhar, podendo atingir em altura até 2 metros. A rosa floresce abundantemente e por muito tempo dá bons frutos. A planta é muito bonita e resistente ao inverno.
"Schneewalzer"
A variedade Schneewalzer é uma planta muito bonita caracterizada por uma floração abundante e resistência ao frio. A rosa trepadeira é usada para decoração e jardinagem de parcelas pessoais. O arbusto desta planta é abundantemente coberto por folhagem verde escura. Uma vez que o botão se abre, você pode ver flores de limão ou rosa pálido. Este tipo de rosa é caracterizado por boa resistência à geada e resistência a doenças.
Solos acidificados são adequados para cultivo. O plantio deve ser realizado nos últimos dias de abril ou maio. Para que a rosa agrade seus donos por muito tempo, será necessário fertilizar a rosa em tempo hábil, soltar o solo, arrancar as ervas daninhas e cortar o arbusto.
"Rosanna"
Esta variedade é muito popular entre os consumidores. A rosa é caracterizada por uma haste longa, poderosa e ramificada, que é coberta por folhagem brilhante de cor verde escura. Na primavera, o arbusto é coberto por muitas flores grandes, duplas e rosadas, caracterizadas por um tom coral e um agradável aroma perfumado. Esta variedade requer o cultivo em uma área ensolarada e respirável.
O período de floração da planta é longo, durante toda a temporada. "Rosanna" é considerada a líder entre as rosas trepadeiras neste indicador. Por sua vez, requer abrigo para o inverno, bem como cobertura morta.
Excelsa
Esta rosa tem a aparência de uma liana que se espalha, que tem uma força de crescimento bastante elevada. Os rebentos são caídos, flexíveis e longos. Em altura, a planta pode atingir até 4 metros, tendo cerca de dois de diâmetro. A folhagem do arbusto é de cor verde escuro e é caracterizada por um brilho especial. As flores rosas são pequenas em tamanho, mas parecem bastante elegantes. Sua forma é uma roseta, que tem uma base achatada.
O diâmetro das flores vermelhas é de 6 centímetros, elas são caracterizadas por uma duplicidade densa e um aroma sutil e sutil. Cada flor é composta por 90 pétalas, que juntas dão grandes inflorescências e pincéis densos. O período de floração do "Excelsia" cai no final de junho, enquanto um agradável aroma de baunilha se faz sentir na área circundante. Esta variedade é tolerante à sombra e tem boa resistência de inverno.
"Mont Blanc"
A variedade de rosas "Mont Blanc" é caracterizada por um arbusto forte, grande e vigoroso, que atinge uma altura de cerca de 3-4 metros. O rebento forte e extenso é coberto por grandes folhas coriáceas, pintadas de verde escuro. A flor é redonda, dupla, composta por 70 pétalas. Seu tamanho chega a 12 cm, enquanto o formato da flor pode ser em forma de xícara.
Floresce "Mont Blanc" de cor cremosa, com o tempo as flores tornam-se rosa-creme e ainda mais charmosas. A floração da variedade é bastante longa, podendo durar do início do verão ao final do outono. As principais características da planta podem ser chamadas boa resistência ao gelo, alto efeito decorativo, versatilidade de uso.
"Don Juan"
Esta variedade é bastante popular hoje em dia. As principais características da rosa são robustez de inverno, resistência a doenças. Don Juan é um arbusto com grandes botões vermelhos duplos que cheiram bem. O diâmetro das flores é de pelo menos 12 cm, enquanto a altura da rosa chega a 3,5 metros. A variedade encontrou aplicação no paisagismo de paredes, criando arcos decorativos. Esta rosa requer uma boa manutenção, alimentação regular e amarração.
Aterrissagem
Para plantar qualquer uma das variedades de rosa trepadeira em seu site, não é preciso muito conhecimento e esforço. Esse procedimento está ao alcance até mesmo de iniciantes. Para plantar arbustos, vale a pena dar preferência a uma área bem iluminada pelo sol, que seja constantemente ventilada.A maioria das variedades de rosas é boa para a luz, mas também existem variedades que preferem sombra.
A melhor opção para plantar uma rosa seria o lado sul ou sudoeste. Não é recomendável plantar a planta em solo pantanoso, sujeito a inundações ou caracterizado por alto nível de lençol freático. Não é segredo que é melhor plantar uma roseira em solo fértil e moderadamente úmido. No caso de solo de alta gravidade, deve-se amenizá-lo adicionando areia, turfa, húmus com esterco de vaca. Nesse caso, a camada fértil deve ter pelo menos 0,3 metros.
Na hora de escolher um local onde se pretende plantar uma planta perfumada, vale a pena levar em consideração o fato de que pode ser necessário colocar os caules para o período de inverno do ano, mas de forma que não os danifiquem. um contra o outro.
O próximo passo importante no procedimento de plantio da rosa é a seleção de uma muda de qualidade. Um indivíduo jovem deve ter vários caules maduros com uma estrutura lenhosa e uma casca verde sem danos. A muda deve ter um sistema radicular forte com um grande número de raízes.
O procedimento de plantio deve ser realizado no período de outono - de setembro a outubro, ou no início da primavera - de meados de abril a meados de maio. A profundidade de plantio deve ser de 0,55-0,65 metros. No caso de um plantio de outono, você precisará plantar 2 cm mais fundo. Mas também não se esqueça que o plantio de uma muda antes do inverno requer amontoamento com ajuda de terra misturada com areia. Assim, você pode proteger a planta jovem de secar e congelar.
Antes de plantar no solo, as mudas devem ser preparadas. As rosas novas são embebidas em água 24 horas antes do plantio. E também com a ajuda de um podador, todas as folhas presentes, brotos danificados ou ramos verdes são removidos. As raízes precisam ser encurtadas em 0,3 metros. E também vale a pena encurtar a parte aérea da rosa. As mudas precisam ser desinfetadas, para isso são colocadas em uma solução de sulfato de cobre a três por cento.
O plantio direto da planta deve ser iniciado com a preparação da cova. Deve ser escavado com dimensões de 0,5 por 0,5 metros. Se você pretende plantar mais de uma muda, vale a pena observar a distância entre elas de pelo menos dois metros. A colocação das raízes no buraco deve ser livre, sem dobras. O local do enxerto deve estar localizado em um ponto a 10 centímetros do nível do orifício. A fossa é preenchida com mais da metade de solo, após o que é compactado. Assim, o solo irá aderir bem ao sistema radicular. O próximo passo é regar a planta jovem.
Depois que o líquido é totalmente absorvido, o buraco deve ser preenchido com terra até o topo e a muda com 0,2 metros de altura é amontoada. Na ausência de chuva, a rega deve ser feita a cada 5 dias. Passados três dias do momento do plantio, vale a pena retirar o solo da muda. É melhor realizar este procedimento em tempo nublado, quando não há mudanças bruscas de temperatura.
Não se esqueça que o ponto de enxerto deve ficar a 0,1 metros de profundidade, pois a partir dele novos brotos se formarão.
Transferir
Vale a pena replantar uma rosa adulta apenas quando ela não tiver espaço suficiente para o crescimento e desenvolvimento normais, e também se as condições de cultivo, o solo, não forem adequadas para isso. Este procedimento é realizado no início de novembro. Se você transplantar a planta mais tarde, talvez não haja tempo para criar raízes antes do início da geada. E você também pode realizar o processo na primavera, mas neste caso, o jardineiro deve ter tempo antes da formação do solo.
Em primeiro lugar, retira-se a rosa do suporte, após o que vale a pena beliscar os rebentos. Os caules com mais de 24 meses devem ser removidos e os que são muito longos devem ser encurtados.A próxima etapa é cavar nos arbustos em um círculo, enquanto você precisa recuar a partir do centro, que deve ser igual a pelo menos duas pás. Ao trabalhar, vale lembrar da profundidade das raízes, eles devem ser completamente escavados sem danificá-los. Vale a pena sacudir os restos da terra desde as raízes e, com a ajuda de um podador, é preciso remover os processos de raiz felpuda e eliminar os danificados.
A rosa escavada é colocada em um buraco preparado com um sistema radicular esticado. Depois disso, o buraco é coberto com terra e compactado. Em seguida, a planta precisa ser regada. Passados vários dias do momento do transplante, vale a pena acrescentar terra à rosa no volume que faltava e alinhar o círculo do tronco. Além disso, não se esqueça de amontoar o arbusto.
Cuidado
No processo de cuidar das rosas trepadeiras, você precisará realizar regas regulares, alimentar a planta, cortá-la a tempo, soltar o solo e também combater doenças e pragas. Para um crescimento limpo, as hastes precisarão ser amarradas a um suporte. Para o inverno, a planta deve ser coberta.
Rega
Durante a estação de crescimento, a rosa precisa de muita umidade. Por isso, depois que os botões estão inchados e feita a poda, os arbustos precisam ser regados a cada 10 dias. Durante este procedimento, a percolação do líquido deve ser realizada abaixo do nível das raízes. Cada roseira precisa de até dois baldes de água. Depois de regar ou chover, é imprescindível soltar o solo a uma profundidade de 5 centímetros. Graças a este procedimento, mais oxigênio entra no solo.
Com a falta de líquido no solo, o volume de sais aumenta e o crescimento da planta também diminui. Também vale lembrar que uma quantidade excessiva de líquidos contribui para o desenvolvimento de uma infecção fúngica.
Top curativo
Este tipo de rosa, ao contrário de todas as outras, precisa de uma grande quantidade de fertilizante. É necessário alimentar as plantas durante todo o verão com uma pausa de 10-20 dias. Não se esqueça da alternância de curativos. Primeiro, fertilize com fertilizantes nitrogenados e depois com fertilizantes complexos. Nesse caso, as substâncias podem estar secas e dissolvidas.
No início da temporada, vale a pena alimentar as rosas com fertilizantes minerais líquidos. Após 10-20 dias, recomenda-se alimentar o arbusto com um fertilizante orgânico, que consiste em uma mistura das seguintes substâncias:
- baldes de verbasco;
- 5 litros de água;
- 3 quilos de cinzas.
Com essa mistura, as rosas são regadas pela raiz. Graças aos procedimentos acima, a planta floresce abundantemente, o que também contribui para a coloração brilhante dos botões. Os arbustos precisam dessa alimentação até meados do verão, após o qual a fertilização com nitrogênio é cancelada e substituída por fósforo ou potássio.
Para que o processo de alimentação não prejudique as rosas, a dosagem deve ser observada.
Poda
Você precisa cortar rosas para que uma bela coroa seja formada, e o arbusto seja saudável, forte e floresça por muito tempo. Mudas jovens dão novos caules longos que precisam ser colocados no solo e cobertos para o inverno. Na primavera, o proprietário deve cortar os caules que estão congelados e apodrecidos, bem como as pontas dos galhos até o botão original. Depois disso, surge a necessidade de poda em função da época de início da floração da rosa.
No caso em que um arbusto floresce uma vez e as flores aparecem no rebento do ano anterior, então eles precisam ser completamente cortados. Para substituir os rebentos podados, surgem novos rebentos, que florescerão no próximo ano. Novos rebentos em arbustos em floração aparecem dentro de três anos. A fraqueza da floração é observada no quinto ano de vida da rosa, portanto, após 4 anos, os brotos devem ser cortados.
O processo de poda das rosas deve ser feito na primavera. Com este procedimento, vale a pena deixar apenas o número ideal de hastes, que se caracterizam pela juventude, resistência e comprimento da haste.A poda da primavera deve ser feita anualmente. E também os galhos devem ser dobrados para trás e amarrados horizontalmente. Este procedimento estimula o crescimento de um poderoso rebento jovem e sua vigorosa floração.
Um procedimento importante é a remoção das flores murchas para a primeira folha que olha para fora. É muito importante remover as flores após a primeira onda de floração, pois isso irá estimular o crescimento de novos rebentos e a floração.
Cuidado de inverno
Para preparar a rosa para o inverno, vale a pena cobri-la. O procedimento é realizado quando a temperatura do ar cai para 5 graus abaixo de zero. Não é recomendável fazer isso antes, pois o arbusto não terá tempo de endurecer ou começará a apodrecer. Você precisa cobrir a planta em um dia em que não haja chuva ou vento.
Para começar, as folhas são removidas dos caules e as partes danificadas da rosa são destruídas. Em seguida, você precisa amarrar os cílios com uma corda e colocá-los com muito cuidado na superfície de lixo. A planta deve ser fixada na superfície do solo, polvilhada com terra ou areia em cima. A seguir, a rosa deve ser coberta com lutrasil, filme plástico, material de cobertura ou qualquer outro material impermeável.
Não se esqueça de que deve haver uma camada de ar entre a rosa e a superfície.
Doenças e pragas
Uma rosa trepadeira pode ser atacada por pulgões e ácaros. Com uma pequena disseminação de pulgões, pode ser eliminado com remédios populares. As pragas podem ser coletadas manualmente. Para isso, com a ajuda dos dedos, uma parte da planta é pinçada e o pulgão é retirado. Luvas devem ser usadas durante este procedimento. Este método é eficaz apenas nos estágios iniciais da infestação de pulgões.
Numa situação em que os pulgões atacaram abundantemente a rosa, vale a pena preparar uma solução com sabão. Para fazer isso, o sabão é ralado, colocado em uma tigela e enchido com água. A substância deve repousar até que o sabão esteja completamente dissolvido. Em seguida, vale a pena filtrar a substância e borrifar na planta afetada.
Desde que esse método não ajude e o pulgão continue existindo no arbusto, vale a pena comprar um agente inseticida para uvas e rosas. O tratamento com uma preparação química deve ser realizado em um dia calmo e quente.
O ataque de uma rosa por um ácaro-aranha ocorre em clima quente e seco, sujeito a raras regas. A praga se instala no lado sujo das folhas, enquanto se alimenta do suco da rosa e a enreda com suas teias de aranha. As folhas da planta afetada mudam de cor para verde-prata. Para eliminar o parasita, os jardineiros costumam usar uma tintura à base de absinto, makhorka, mil-folhas e tabaco. Após 3 dias do momento do tratamento com a substância, mais de 80 por cento dos insetos morrem, o retratamento pode ser realizado após 14 dias.
Uma rosa trepadeira pode sofrer ataques de cigarras, tripes, moscas-das-rosas e rolos de folhas. Mas, com o cuidado adequado e oportuno do arbusto, os parasitas acima não se instalam nele.
Um método preventivo de proteger as rosas trepadeiras de pragas é o plantio de malmequeres nas imediações. No outono e na primavera, recomenda-se processar arcos perfumados com o líquido bordalês.
As doenças mais perigosas para as rosas trepadeiras são várias doenças.
- Câncer bacteriano. Ela se manifesta na forma de protuberâncias macias, que endurecem e escurecem com o tempo. O resultado do tratamento precoce da doença é a completa secagem do arbusto. Infelizmente, o câncer bacteriano é uma doença incurável, portanto, ao comprar uma muda, vale a pena fazer um exame completo. E também, como medida preventiva, recomenda-se desinfetar as raízes da rosa colocando-as em uma solução de sulfato de cobre. Se ainda forem observados crescimentos em um arbusto adulto, vale a pena cortar imediatamente a área afetada e também tratar o corte com sulfato de cobre.
- Coniotirium é uma doença fúngica reconhecida como queimadura ou câncer. A doença manifesta-se pelo aparecimento na casca de manchas castanho-avermelhadas, que tornam-se pretas com o tempo. As hastes afetadas devem ser cortadas imediatamente para evitar a propagação da doença. Como profilaxia para coniotirium no outono, vale a pena substituir os fertilizantes de nitrogênio por fertilizantes de potássio. E também durante o degelo, os arbustos precisam ser ventilados levantando seu abrigo.
- Oídio. Esse tipo de doença é corrigido quando uma flor branca aparece na planta, que fica marrom com o tempo. A causa do oídio é considerada alta umidade, quedas de temperatura, grande quantidade de nitrogênio no solo e irrigação inadequada. Em primeiro lugar, vale a pena cortar as partes da rosa que foram atacadas pela doença. Em seguida, o processamento é feito com cobre e sulfato de ferro.
- Mancha negra. O aparecimento nas folhas de manchas vermelho-acastanhadas com uma margem amarela indica esta doença. Depois de um tempo, as manchas podem se fundir em um, fazendo com que os folhetos morram. Como medida preventiva, no outono, a rosa deve ser alimentada com fertilizante de fósforo e potássio. Além disso, você precisará tratar a planta e o solo ao seu redor com líquido bordalês e sulfato de cobre com uma pausa de uma semana.
- Podridão cinzenta - este é o tipo de doença da rosa que destrói todas as suas partes. A planta perde o seu aspecto atraente e é caracterizada pela escassez de floração. Se a doença atacou fortemente o arbusto, ele deve ser desenterrado e destruído. Aos primeiros sinais de podridão cinzenta, a rosa deve ser tratada com uma solução com os seguintes componentes: 5 litros de água, 50 gramas de líquido bordalês. Para tratar uma rosa, você precisa realizar 4 tratamentos em intervalos de uma semana.
Às vezes, surgem situações em que uma roseira trepadeira bem desenvolvida se recusa a florescer. A razão para esta situação pode ser não apenas doença, mas também má qualidade da muda, condições inadequadas de crescimento e desenvolvimento, congelamento durante geadas severas.
Avaliações
Muitas pessoas que não conseguem imaginar sua vida sem cultivar plantas preferem trepar rosas. Com a ajuda desta planta, você pode decorar o território e preenchê-lo com um aroma perfumado único na estação quente. Uma roseira bem cuidada que envolve um arco, uma porta, um suporte decorativo contribui para o gozo moral da beleza de um arbusto em flor. Esse ambiente não agrada apenas aos olhos e ao olfato, mas também contribui para um bom passatempo ao ar livre.
Avaliações de jardineiros que plantaram uma rosa trepadeira em seu site indicam que a planta é despretensiosa no cuidado, cria raízes bem, raramente sofre ataques de doenças e pragas. A maioria das pessoas admira a beleza e o aroma das plantações de rosas trepadeiras. A principal coisa a lembrar é o cuidado adequado e oportuno com os arbustos floridos.
Só então é possível obter a decoração do território na forma de charmosas cores vivas. Na hora de escolher uma determinada variedade, também é recomendável estudar detalhadamente as peculiaridades de seu cultivo e seguir as recomendações.
Para as melhores variedades de rosas trepadeiras, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.