Rosa trepadeira "Indigoletta": descrição da casta, regras de plantio e cuidados
A rosa trepadeira "Indigoletta" é uma variedade bastante caprichosa, mas que se delicia com as suas fantásticas flores de uma estranha cor lilás. Talvez para um jardineiro novato, plantar e cuidar dessa variedade possa ser uma tarefa árdua, mas um especialista avançado definitivamente deve ter um "residente" em seu território.
Descrição
A variedade Indigoletta foi desenvolvida há mais de trinta anos na Holanda. Seus traços distintivos são chamados de cores surpreendentemente originais das flores, bem como floração de longo prazo: os botões não caem até o aparecimento da neve. Via de regra, de 2 a 3 flores crescem em uma haste, contendo cerca de três dúzias de pétalas. No estado de botão, são de cor roxa e, quando se abrem, adquirem uma tonalidade azulada - lilás. O tamanho de uma flor em flor varia de 8 a 10 centímetros e, na forma, lembra um pouco um copo.
A altura do arbusto varia de 250 a 300 centímetros, embora às vezes chegue a 4 metros, e a largura não ultrapasse 150 centímetros. O próprio arbusto com densas folhas arredondadas, pintadas em um rico matiz verde, e hastes fortes torna-se poderoso, forte. A rosa parece muito bonita, o que explica seu uso frequente e extenso em paisagismo. O aroma da "Indigoletta" é brilhante e memorável. A variedade é caracterizada por uma resistência satisfatória ao gelo. Se você o cobrir adicionalmente para o inverno, o arbusto não morrerá mesmo em geadas que atingem -30 graus.
A floração abundante ocorre pela primeira vez no final da primavera - início do verão, e pela segunda vez na virada de agosto e setembro. Acredita-se que a cor das flores depende muito de onde os arbustos foram plantados, variando de tons claros a intensos de púrpura.
A variedade é bastante despretensiosa, tem uma imunidade inata a doenças comuns.
Falando sobre as desvantagens dessa variedade, é possível identificar a probabilidade do surgimento de um fungo em situação de alta umidade. Apesar de a rosa precisar de muita luz, por estar sob luz direta, ela pode simplesmente queimar e perder sua bela sombra de pétalas. Finalmente, os rebentos dobram-se bastante mal, o que significa que podem surgir algumas dificuldades quando a colheita está protegida para o inverno.
Aterrissagem
A rosa "Indigoletta" deve ser plantada em uma área com iluminação de alta qualidade. O solo ideal é solto e fértil, mas não com umidade excessiva, mas com impurezas de calcário. Se o lençol freático estiver localizado próximo à superfície, você não deve escolher esse local para o plantio. Também é importante que haja proteção adicional no lado norte. A escolha do local também depende se o mato fará parte da composição futuramente ou se crescerá sozinho. No primeiro caso, uma rosa pode enquadrar um arco ou uma porta, decorar uma fachada ou um mirante.
É melhor colocar a variedade no setor leste de uma casa ou lote.
Muitas vezes, a "Indigoletta" é imediatamente amarrada para que as flores emergentes olhem na direção certa, ou simplesmente fixadas em leque. É mais apropriado usar suportes de metal para construir a tempo, se necessário. Ao mesmo tempo, é importante garantir a livre circulação do ar dentro da mata para prevenir muitas doenças.Quando as variedades trepadeiras são plantadas perto de uma casa ou gazebos, os buracos devem ser cavados a uma distância de um metro das paredes, caso contrário as consequências dos fenômenos atmosféricos que gotejam dos telhados e calhas prejudicarão a planta.
Para plantar uma roseira, é preciso cavar um buraco, cuja profundidade chega a 50 a 60 centímetros. Mais de 2/3 do seu espaço é imediatamente preenchido com composto ou uma mistura de húmus, areia de rio e turfa. Depois de colocar a "Indigoletta" no buraco, é necessário endireitar as suas raízes e, em seguida, começar a preencher gradativamente a terra, socando cada camada. Os suportes são instalados a 20 centímetros da raiz, e o colo da rosa é aprofundado exatamente 5 centímetros. Terminado o enchimento com terra, a bucha deve ser imediatamente inclinada ligeiramente para os apoios.
Cuidado
A floração de alta qualidade da casta será assegurada por podas regulares, efectuadas de acordo com as regras. Os brotos fortes de primeira ordem não devem ser tocados, mas os de segunda ordem devem ser podados, deixando apenas aqueles que mostram a eficiência máxima. Além disso, os caules mortos devem sempre ser removidos.
Na primavera, a rosa Indigoletta precisa ser fertilizada com fósforo, potássio e nitrogênio. Nos meses de verão, quando termina a primeira fase da floração, o arbusto deve ser alimentado com um complexo de potássio e fósforo, que já contém uma quantidade mínima de nitrogênio. Em agosto, o nitrogênio deve desaparecer totalmente da dieta, e a fertilização em maior proporção com potássio. Além disso, antes mesmo do início do aparecimento das flores, vale a pena pulverizar os arbustos com fertilizantes com micronutrientes bóricos.
O Indigoletta não agüentará o frio sem abrigo adicional se a temperatura cair abaixo de -15 graus.
Se o inverno na região é geralmente ameno, então será o suficiente para spud e qualitativamente cobertura morta da parte inferior do mato. Quando o abrigo ainda é necessário, primeiro você terá que dobrar os duros chicotes, e isso terá que ser feito em várias etapas. Em primeiro lugar, são cingidos com laços de corda, depois são ligeiramente inclinados ao solo e fixados com estacas. Sete dias depois, a corda terá que ser encurtada para que a rosa se curve mais.
Este procedimento deve ser repetido várias vezes antes que a "Indigoletta" chegue à posição desejada. Para evitar que o chicote se quebre durante esse procedimento, os especialistas recomendam colocar pedaços redondos de madeira sob a base. Na etapa final, a mata é protegida com um abrigo seco ao ar. Por exemplo, pode ser um filme de polietileno, fixado com grampos e pilhas de barro. Idealmente, deveria se formar uma espécie de túnel, no qual haja ar, mas não haja acesso para precipitação atmosférica.
Uma parte importante dos cuidados com as colheitas é a prevenção de doenças comuns. Já a partir de março, o mato deve ser pulverizado com fungicidas, por exemplo, bordalês líquido ou preparações mais fortes. Isso deve ser feito apenas em tempo seco e sem vento. Além disso, na primavera recomenda-se tratar os arbustos com sulfato de cobre e no verão com uma mistura de sabão e carbonato de sódio. Este procedimento evitará o aparecimento de oídio.
Se a doença acontecer, então todas as partes afetadas da planta devem ser cortadas e queimadas, é tão importante fazer com a queda das folhas.
Após o inverno, é importante destruir todos os caules, folhas e galhos que estão congelados, infectados, quebrados ou afetados por doenças putrefativas. Se isso não for feito, os detritos restantes podem ser uma fonte de doenças ou pragas de insetos. É importante mencionar que se a rosa não florescer bem, então é recomendável mudar a posição de seus cílios. Se você torná-los mais horizontais, depois de fixá-los em um suporte especial, vai ativar o desenvolvimento dos botões e, conseqüentemente, o aparecimento de flores.
É necessário regar esta variedade com bastante frequência. Imediatamente após o plantio, a irrigação é realizada uma vez ao dia na ausência de chuva. A seguir a rega é realizada conforme necessário, suficiente, mas não excessivo, uma vez que o excesso de umidade leva imediatamente à decomposição do sistema radicular. Se necessário, você pode criar um sistema de drenagem especial. Cada irrigação, natural e artificial, termina com um procedimento de afrouxamento. Este procedimento evita a estagnação do fluido e ativa o fluxo de ar para o sistema radicular. Além disso, para proteger o solo, ele pode ser coberto com palha, por exemplo. Isso manterá a frouxidão e a quantidade necessária de umidade no solo.
Avaliações
As declarações dos jardineiros que já experimentaram a variedade Indigoletta rosa são bastante contraditórias. Por exemplo, há uma crítica que diz que, apesar da altura de três metros dos arbustos, eles se desenvolvem muito lentamente e parecem nus. Além disso, uma flor plantada à sombra imediatamente infecciona-se com uma mancha negra, pelo que não agrada aos proprietários com floração abundante. Em outros arbustos, os botões florescem normalmente, pintados em uma sombra lilás-cinza.
Outra revisão contém informações de que "Indigoletta" está se desenvolvendo satisfatoriamente mesmo na presença de uma sombra, que adicionalmente protege contra o esgotamento. O cheiro da variedade é muito forte, a princípio parece até artificial, mas com o tempo você se acostuma e começa a sentir prazer.
Outros jardineiros afirmam que o esgotamento ocorre apenas se as rosas estiverem sob a luz direta do sol no pico mais ensolarado. Uma grande vantagem é o florescimento da cultura até o Natal, acompanhado de um belo visual. Finalmente, há uma história que no primeiro ano "Indigoletta" deu apenas três brotos fracos com flores discretas, mas no ano seguinte floresceu tão abundantemente que mesmo para cobri-lo antes do tempo frio teve que estar na presença de flores .
Para mais informações sobre escalar rosas "Indigoletta", veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.