Rosa trepadeira "Don Juan": descrição da variedade, características de plantio e cuidados
As rosas trepadeiras são a escolha da maioria dos jardineiros que adoram botões grandes em cores brilhantes e saturadas. Existem muitas variedades desses arbustos. Especialmente muitas vezes as pessoas preferem a rosa escalada Don Juan ("Don Juan"). A popularidade desta planta deve-se ao seu cuidado despretensioso, beleza incrível, floração longa e abundante. Sujeito às regras da tecnologia agrícola, ele se tornará a principal decoração do jardim.
Descrição
A rosa trepadeira "Don Juan" é uma planta cujos caules atingem 2,5 m de altura (em alguns casos, o valor é de 3 m). Este arbusto é classificado como espécie trepadeira. Isso significa que seus botões são formados nos brotos que cresceram este ano. A planta tem grandes botões em forma de xícara. O tamanho médio da maioria deles chega a 10-12 cm.
A flor tem um aroma forte e rico. Um caule pode ter de 1 a 2 botões. As flores podem ser em tons de vermelho escuro, roxo e carmesim. A folhagem do arbusto é verde brilhante, abundante. Os caules mais velhos são castanhos, enquanto os mais novos são verdes.
Essas flores podem ser cultivadas para corte posterior e para decorar um terreno de jardim.
Vantagens e desvantagens da variedade
Rose "Don Juan" é a favorita de muitos jardineiros experientes e novatos. É resistente à geada, por isso é freqüentemente criado na Sibéria e nos Urais. No entanto, para que os arbustos floresçam abundantemente, eles precisam de um abrigo preliminar para o inverno. Essas flores não têm medo de chuvas. Além disso, os jardineiros observam sua alta resistência a doenças como o oídio e a mancha preta.
Outros benefícios de um arbusto incluem:
- floração longa e abundante - os botões aparecem em julho e a planta murcha apenas em outubro;
- de fácil cuidado;
- despretensão, graças à qual a rosa pode criar raízes em quase todas as zonas climáticas;
- belos botões brilhantes exalando um agradável aroma adocicado.
Don Juan também tem algumas desvantagens. As desvantagens incluem o medo de correntes de ar e águas subterrâneas. A rosa tem um sistema radicular enorme - suas raízes têm 1,5 a 2 metros de profundidade.
Se houver água subterrânea por perto, eles podem apodrecer e a planta morrerá.
Regras de pouso
Os especialistas aconselham o plantio da rosa Don Juan no início do outono. O melhor período será a primeira ou segunda semana de outubro. No verão, o sistema radicular do arbusto deve ter se fortalecido e novos botões aparecerão em julho.
É importante seguir uma série de recomendações de jardineiros experientes antes de plantar.
- Corte os brotos até 15 cm, e as raízes - até 30. Após as ações realizadas, são colocadas em água fria por cerca de 24 horas.
- Prepare um poço de 0,5 metros para o plantio, com 0,6 metros de diâmetro.
- Cubra o fundo com húmus (em vez disso, você pode usar composto). Se a terra não for fértil, os especialistas recomendam o uso de um fertilizante especializado projetado para rosas.
- Coloque o tiro preparado na cova. Neste caso, é importante que a profundidade do colo da raiz seja de pelo menos 10 cm, caso contrário as raízes da roseira brava crescerão e o arbusto perderá sua aparência.
- Regue as mudas abundantemente e polvilhe-as.
O cumprimento das regras de plantio é tão importante quanto escolher o local certo. Para a rosa Don Juan, recomenda-se uma área bem iluminada pelos raios do sol e protegida de forma confiável de fortes rajadas de vento.
Cuidado
Apesar de a rosa Don Juan ser despretensiosa, ela precisa de cuidados adequados. Prestando a devida atenção ao jardim de flores, o jardineiro obterá uma boa colheita na forma de botões grandes e numerosos. O cuidado sazonal inclui as seguintes atividades.
- Rega. Arbustos escaladores precisam de muito líquido. Antes de plantar, coloque pelo menos 15 litros de água sob a raiz de cada broto. Além disso, o solo é regado à medida que seca. Durante os períodos de seca, recomenda-se regar as plantas em dias alternados, enquanto o consumo de água deve ser de no mínimo 15-20 litros para cada roseira.
- Top dress. Don Juan cresce rapidamente e floresce profusamente, por isso precisa de nutrientes vitais. Jardineiros experientes aconselham alimentar o jardim de flores pelo menos 6 vezes durante a estação de crescimento. Para fazer isso, use nitrato de amônio, sal de potássio, superfosfato, excrementos de frango.
Você pode usar vários produtos projetados para alimentar rosas trepadeiras.
- Afrouxamento. O crescimento abundante e a floração da planta serão garantidos pela penetração de oxigênio nas raízes. Para isso, é necessário evitar a formação de uma crosta terrestre dura. O afrouxamento ajudará neste assunto. Recomenda-se fazê-lo após cada rega do arbusto. Para tornar a tarefa mais fácil, alguns jardineiros cobrem o solo com serragem podre, aparas de madeira ou composto. Isso torna o solo mais macio e não precisa mais ser afrouxado constantemente.
- Pisando fora. Para estimular a floração, além de contribuir para a formação de uma elegante copa do jardim de flores, os arbustos devem ser cortados uma vez por ano. Os especialistas aconselham encurtar os brotos frescos em 25-30% do comprimento. Os brotos verdes precisam ser completamente removidos. Quando eles são deixados, existem grandes riscos de decomposição.
Rose "Don Juan" é resistente à geada, mas isso não significa que a planta pode suportar temperaturas muito baixas (abaixo de -20). Se uma rosa for criada em um clima rigoroso, é importante garantir seu isolamento no inverno. Para fazer isso, o arbusto é livre de folhas e flores secas, os cílios são cuidadosamente dobrados em ramos de abeto e também cobrem a planta por cima. Em seguida, qualquer material não tecido é colocado.
Recomenda-se isolar a rosa somente após o início da geada para que o arbusto não apodreça.
Possíveis doenças e métodos de luta
A rosa "Don Juan" é uma planta resistente a várias doenças. No entanto, com cuidados inadequados ou em condições desfavoráveis, podem ocorrer doenças ou pragas. Na maioria das vezes, esse tipo de arbusto trepador é afetado pelas doenças descritas a seguir.
- Oídio. Os principais sinais externos do seu aparecimento são a formação de flor branca nas folhas, deformação da folhagem. Normalmente, esta doença aparece durante os períodos de chuva, quando está úmido e frio lá fora. Para combater a doença, recomenda-se borrifar o arbusto com líquido bordalês ou sulfato de cobre.
- Mancha negra. Com uma doença, manchas com uma tonalidade marrom-avermelhada são formadas na folhagem. Para combater a infecção, você deve borrifar o arbusto com vitríolo de ferro, líquido bordalês ou outros medicamentos.
Às vezes, placas vermelho-escuras aparecem na casca da rosa. Isso nada mais é do que uma queimadura. Você não pode se livrar dessa derrota. Se isso ocorrer, você precisa cortar as hastes danificadas. Para evitar a formação de queimaduras, os arbustos isolados para o inverno devem ser ventilados na primavera para evitar que apodreçam.
Rose "Don Juan" pode ser atacada por pragas. Estes incluem ácaros, pulgões, mosca-das-rosas, tripes, cigarras. Para espantar a maioria dos tipos de pragas, os jardineiros são aconselhados a plantar vários arbustos de calêndula perto de um jardim de flores rosa. Seu rico aroma ajudará a afastar tripes, rolos de folhas e moscas-serra. Quando os pulgões aparecem, a rosa é tratada com um borrifador com uma composição de água com sabão saturada ou preparações inseticidas especializadas.
Avaliações
Em vários fóruns e sites temáticos, jardineiros e jardineiros compartilham sua experiência no cultivo da rosa trepadeira "Don Juan". Principalmente as pessoas deixam um feedback positivo para essas flores. Notam a boa resistência das plantas às geadas, o seu cuidado despretensioso, bem como o aumento da resistência a várias doenças e ao aparecimento de pragas.
No entanto, as qualidades decorativas do arbusto são especialmente valiosas para os jardineiros. Segundo eles, os arbustos se distinguem por sua graça e esplendor. Em meados do verão, os arbustos são "regados" com numerosos botões de diferentes diâmetros. O longo período de floração também agrada.
Das deficiências, os jardineiros notam espinhos longos, muitas vezes plantados no caule, um aroma fraco e a dificuldade de abrigo devido aos longos cílios. Em geral, a rosa "Don Juan" tem críticas positivas. Merece a atenção de quem quer decorar o seu jardim, pomar ou zona local com um lindo jardim de flores.
Para obter informações sobre como cuidar de uma rosa trepadeira, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.