Rosas de David Austin: prós, contras e variedades populares
David Austin lembrou ao mundo a beleza esquecida das velhas rosas inglesas, que se distinguem por um aroma forte, botões grandes, resistência a fungos e outras doenças. As variedades Austin não estão incluídas na classificação oficial de Rosaceae, apesar de já existirem mais de 200 delas e serem muito procuradas por jardineiros amadores e profissionais.
Descrição
Em 1950, David Austin, na França, notou roseiras antigas com uma aparência de flor única e um cheiro forte e agradável. Inspirado por sua beleza, ele quis criar uma variedade moderna que combinasse as características de tipos de rosas esquecidos. e atenderá aos novos requisitos da planta, incluindo resistência a condições climáticas adversas. A principal tarefa era dar aos novos arbustos a capacidade de florescer e se desenvolver em diferentes zonas climáticas. Os tipos antigos de rosas distinguem-se pela ausência de tonalidades quentes na gama amarela, que o criador também pretendia alterar.
O cruzamento das variedades Bel Isis e Le Grasse em 1961 levou à criação da primeira rosa Constance Spray de Austin. Pertence às variedades peônia. Suas flores grandes em forma de taça são de cor rosa e têm um aroma persistente. "Constance Spray" dissolve os botões apenas uma vez por ano, no entanto, ganhou grande amor entre os jardineiros e continua a ser relevante e popular nos dias de hoje.
Em 1984 já eram apresentadas cerca de 50 variedades de plantas, que surgiram através da seleção de espécies antigas com rosas-chá híbridas., grupo floribunda, rosa selvagem. As variedades Austin na aparência se assemelham a Damasco, Bourbon, Gallic, Albu, mas diferem em uma ampla paleta de cores, na capacidade de crescer em solos esgotados e na resistência a más condições ambientais. Embora externamente antiquadas, a maioria de suas espécies está re-florescendo, algumas são capazes de floração contínua múltipla. A principal vantagem é a redução da demanda por iluminação, para as rosas 4 horas de luz do dia são suficientes para o empreendimento.
Todas as culturas de Austin têm botões como velhas roseiras - em forma de concha, roseta, pompom. Flores em forma de cone (a forma é inerente às espécies de chá híbrido) David rejeitou durante o cruzamento. Cada variedade se distingue por seu aroma rico. O nome "Jude the Obscur" é atribuído à rosa mais perfumada de Austin, seu perfume é capaz de competir com o verdadeiro perfume francês.
Cerca de 4 novas variedades de safras são registradas a cada ano. Entre eles havia arbustos criados, arbustos anões altos e eretos com flores pequenas, adequados para crescer em terreno fechado, recipientes.
Vantagens e desvantagens
O criador observa que todas as plantas atender aos seguintes requisitos:
- pureza da cor das pétalas;
- a força do perfume;
- formas clássicas de botões;
- aumento da vitalidade.
As propriedades das rosas Austin em diferentes condições de cultivo podem ser diferentes. As características da Rússia central são as seguintes.
- A resistência ao gelo é maior do que a declarada pelo fabricante.
- As plantas geralmente crescem mais altas do que o indicado nas características da variedade.Essa característica deve ser levada em consideração no momento do plantio, pois o replantio de um arbusto de 7 anos será problemático devido ao seu tamanho.
- Ao cultivar uma rosa como planta trepadeira, você também deve estar preparado para produzir brotos mais longos do que o indicado na descrição.
- Depois de plantar uma roseira durante os primeiros dois anos, as flores são pequenas, os ramos são fracos, dobram-se facilmente. No final do período de adaptação, todos os indicadores voltam ao normal.
Os principais aspectos positivos das rosas inglesas:
- resistência à geada;
- facilidade de atendimento;
- a formação de botões florais ao longo de todo o comprimento do ramo.
Desvantagens de alguns tipos:
- exatidão com as condições climáticas (chuva, neve, granizo e assim por diante);
- fragilidade dos ramos jovens sob o peso dos botões em flor;
- flores de cor escura tendem a formar manchas pretas nas pétalas.
As melhores variedades
As melhores variedades são Lady of Shalott, Golden Celebration, Graham Thomas, Molineux, The Mayflower.
Senhora de Shalott
A planta é adequada para iniciantes. As flores são pintadas em uma gama quente de pêssego-laranja com um tom rosado nas bordas das pétalas, o dobro. Em cada haste, de 1 a 3 grandes botões são formados. O aroma é forte, lembrando flor de macieira e cravo. A rosa "Lady Shalotte" floresce muitas vezes, quase continuamente.
Arbusto ramificado, grande, até 2 metros de altura, cresce rapidamente. É cultivado com sucesso na Sibéria e na região de Moscou. Cubra com lutrasil para o inverno. Com calor prolongado, é capaz de derramar flores.
Celebração de Ouro
A variedade tem esse nome por causa das flores amarelas duplamente ricas. As pétalas podem ser pintadas em pontos rosados, as rosas são grandes, até 16 cm de diâmetro. Até 10 botões de flores estão localizados nos brotos. No calor, as flores caem rapidamente e queimam. Os caules são quase sem espinhos. No sul da Rússia, a Golden Celebration é cultivada como uma rosa trepadeira.
Prós:
- floração longa;
- aroma de frutas e frutos silvestres.
Desvantagens:
- resistência média a doenças;
- resistência de inverno reduzida;
- baixa resistência à precipitação.
Graham Thomas
Uma roseira com aroma adocicado de chá, flores grandes de peônia amarelo claro. 3-5 botões de flores são formados nos cílios, em média, um botão em flor permanece no ramo por cerca de 5 dias. Em climas quentes, Graham deve ser cultivada como uma rosa trepadeira ou arbusto. A robustez do inverno é média, você definitivamente precisa de uma liga de galhos para os suportes. O arbusto distingue-se pela floração abundante até à geada.
Molineux
Recomenda-se que as plantas desta variedade sejam plantadas em grupos. O arbusto chega a atingir meio metro de altura, em boas condições pode atingir a marca de 2 metros. As flores são amarelas brilhantes, densamente duplas, rosáceas, o seu aroma tem uma tonalidade almiscarada. As hastes não têm espinhos. A duração da floração é toda a estação. Na região de Moscou e na Sibéria, o mato precisa de abrigo para o inverno.
O mayflower
A casta distingue-se pelas flores duplas de um rosa vivo, de cor rica e de forte aroma, florescendo até ao final do outono. O arbusto é compacto em tamanho, mas bastante exuberante, se espalhando. Mayflower é mais adequado para climas mais frios. Em climas quentes, ele é atacado por um ácaro-aranha. Floresce precocemente, resistente a fungos e outras pragas.
Vamos apresentar algumas novas variedades de rosas Austin cultivadas depois de 2016.
Dame Judi Dench
A variedade leva o nome da atriz Judi Dench. Suas flores duplas são coloridas em tons de pêssego com perda gradual da intensidade da cor da base da roseta até a ponta das pétalas. O aroma é típico de variedades de chá, mas há notas de pepino, kiwi. A planta cresce até 1,5 m de altura e largura.
Vanessa Bell
Um híbrido de rosa almiscarada. As pétalas são amarelo-limão, passando para o branco. O formato da flor é peônia, arredondado. Arbusto extenso, com até um metro de largura. Cada ramo possui até 5 botões de flores. Floração longa e abundante. Aroma a limão com notas de chá verde e mel.
James L. Austin
As flores desta espécie têm um tom rosa-cereja rico e duplo. A planta floresce de junho a outubro.O aroma é forte, a baga, lembra o cheiro de groselha, framboesa. O arbusto é compacto, adequado para cultivo em composições de borda, contêineres.
As variedades de corte mais adequadas para a casa e o mercado são Beatrice, Carey, Charity, Constance, Edith, Kate, Keira, Tess.
Estas espécies distinguem-se pelo tamanho compacto dos arbustos, adequado para plantações individuais e em grupo., despretensioso no cuidado e resistente às geadas de inverno. Muitos espinhos são formados nas hastes, com exceção da cultivar Beatrice. Todas as flores são duplas, peônias, grandes. A paleta de cores é mista, de tons branco-amarelo a rosa-ouro, cores quase puras em Tess (bordô) e Kate (lilás escuro). Cada variedade tem um aroma forte e único.
Aterrissagem
Antes do plantio, a muda deve ser tratada: podando as raízes, desinfetando áreas abertas com uma solução de manganês, mergulhando o sistema radicular em água por cerca de um dia com adição de Kornevin ou outros estimulantes. Cava-se uma cova de plantio de 50x50x50 cm. A distância entre os furos é de pelo menos 0,5 m, para as rosas trepadeiras deve ser aumentada para 100 cm.
Em um recipiente separado, o substrato nutritivo para a rosa é preparado. O solo do jardim é misturado com turfa, húmus, fertilizantes minerais são adicionados na proporção de 1: 1: 1. As plantas são plantadas em um buraco preparado, o local de enxerto está cerca de 7 cm abaixo do nível do solo. As raízes são esticadas, aspergidas com solo pronto. Após o plantio, os arbustos são regados com água, o consumo líquido é de 5 litros. Além disso, o solo é compactado para evitar o aparecimento de cavidades.
Quando o solo seca a uma profundidade de três centímetros, a planta deve ser regada. A melhor hora para hoje é à noite. Cada rosa adulta deve ter pelo menos 10 litros de água, as trepadeiras absorvem até 15 litros
O enfeite superior de roseiras é realizado durante 2 anos de vida na temporada de primavera. Fertilizantes de nitrogênio são usados durante o período de crescimento, fertilizantes de nitrogênio-fósforo quando os botões aparecem. Na temporada de outono, fertilizantes de potássio são aplicados, ajudando os ramos da planta a amadurecer e transferir o período de inverno.
Rosaceae na Sibéria são sempre plantadas no lado sul do local com sombra parcial. Para as rosas, vale a pena escolher lugares localizados em uma pequena colina. O grau de congelamento do solo nessas áreas é menor, o que salvará os arbustos do congelamento do sistema radicular e da ocorrência de doenças fúngicas. Na Sibéria, os ventos sopram mais frequentemente do norte, noroeste ou nordeste, por isso vale a pena construir uma cerca para as rosas ou escondê-las atrás de várias construções externas.
Nas condições do clima siberiano, é aconselhável plantar flores na primavera, a partir de maio, quando a temperatura do solo chega a 10 graus Celsius. Mudas enxertadas devem ser plantadas primeiro, rosas com sistema radicular desenvolvido - de 15 de maio a 15 de junho. Este período é o mais ótimo, para que o processo de lignificação do tronco tenha tempo de terminar no início do inverno.
O solo deve ser argiloso, ácido, com húmus em grandes quantidades. Antes de plantar a planta, esterco de cavalo podre deve ser colocado no fundo da cova. A proporção ideal de composição do solo: 1: 1: 3: 2: 0,5 (argila, areia, húmus, turfa, cinza de madeira).
Cuidado
Não é preciso muito esforço para cultivar essas variedades. As rosas de Austin são colocadas em locais onde a luz é de pelo menos 4 horas por dia. É desejável que o local de plantio da planta não seja inundado com água do degelo na primavera.
Os arbustos são podados na primavera e no outono. Rebentos verdes fracos, ramos doentes e velhos são removidos. A formação da copa ocorre de acordo com as seguintes regras: os ramos de uma pequena planta são cortados ao meio, em arbustos largos são encurtados em um terço, as variedades ramificadas de rosas são aparadas em um quinto do comprimento do broto.
Ervas daninhas, folhas secas e flores são regularmente removidas sob os arbustos. O solo está amontoado e solto.
Reprodução
As rosas de Austin são cultivadas de duas maneiras.
Por estacas
Para este método, brotos frescos são selecionados. Cada um é cortado para economizar três folhas. O local de plantio das mudas é escolhido em sombra parcial, sem ervas daninhas e com solo bem cavado. Antes do plantio, as duas folhas inferiores são retiradas, o broto é enterrado no solo para que uma folha fique na superfície. Cada muda é coberta com um material protetor - metade de uma garrafa de plástico com o gargalo aberto, que goteja com neve no início do inverno.
Um ano depois, ocorre o enraizamento completo das plantas jovens. Na primavera, eles já são transplantados para um local definitivo, tentando não tocar ou expor o sistema radicular durante o procedimento.
Camadas
Este método é adequado apenas para plantas maduras. O tiro selecionado é pressionado contra o solo quase na base com um suporte, coberto com terra e bem regado. Um ano depois, durante o enraizamento, as estacas são cortadas da planta-mãe e transplantadas.
Preparando-se para o inverno
A preparação para rosas de inverno no jardim ou plantas colocadas em terreno fechado é realizada de acordo com as regras padrão. As rosas inglesas não são muito resistentes à geada, por isso precisam de proteção e abrigo para o inverno. A uma temperatura de -5 graus, rebentos verdes, folhas caídas e arbustos amontoados são removidos. Uma cerca feita de poliestireno, madeira compensada e recipientes de plástico é instalada ao redor da planta. O espaço interno está cheio de húmus.
Variedades ramificadas de rosas são pré-fixadas ao solo, os galhos são cobertos com folhas caídas. A espessura da camada é de até 30 cm. As plantas são abertas após o inverno a uma temperatura do ar acima de 0 graus.
Exemplos em paisagismo
As rosas de Austin enraízam-se no interior e no exterior, graças ao qual são amplamente utilizadas em paisagismo ao criar mixborders, canteiros de flores, sebes e outras estruturas.
Variedades trepadeiras são usadas na jardinagem vertical. Rosas de Austin são combinadas com arbustos perenes, coníferas.
A versão clássica do jardim de flores consiste em variedades de baixo crescimento localizadas em primeiro plano, formando-se na forma de arbustos que se espalham, e espécies altas, eretas ou trepadeiras.
Tudo sobre as desvantagens das rosas de David Austin, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.