Descrição e cultivo de rosas barrocas
Entre o grande número de diferentes variedades de rosas, as belezas criadas no famoso viveiro de rosas "Tantau" na Alemanha são muito populares. É lá que são cultivadas maravilhosas variedades de rosas, que ocupam as primeiras posições na classificação dos jardineiros russos.
Descrição
O mundialmente famoso viveiro de rosas Tantau está localizado no norte da Alemanha. A roseira trepadeira "Barroca", uma das melhores variedades do viveiro, foi aqui criada em 1999. O nome da espécie vem da palavra "barroco", que significa um estilo que combina pompa e inusitado. "Barroco" corresponde plenamente ao seu nome, diferenciando-se pela espetacular floração e decoratividade.
De acordo com a classificação estabelecida na floricultura, a variedade pertence aos escaladores. Os rebentos flexíveis de uma rosa endurecem com o tempo e tornam-se resistentes. Ela tem grandes flores duplas com belos botões e um doce aroma picante.
O esquema de cores da rosa é incrível. Ele cintila de damasco e rosado a cremoso com tons amarelos. As flores destacam-se lindamente entre a folhagem verde escura. A cor das pétalas depende das condições meteorológicas. No clima frio, eles ficam rosados e no calor tornam-se damascos com uma tonalidade amarelada. A altura chega a 2-3 metros, o tamanho da flor - até 12 cm, flores em forma de xícara de 5-10 com 65-75 pétalas são colocadas no caule de uma vez.
Além da aparência, outras vantagens também são atraídas:
- floração contínua;
- resistência a doenças;
- boa resistência à geada.
Mudas de viveiro são excelentes materiais de plantio. Eles voam por todo o mundo. Na Rússia, a variedade é cultivada com sucesso na faixa do meio.
Apesar de sua boa durabilidade, o "Barok" não tolera temperaturas extremas e intempéries, o que pode ser considerado uma desvantagem da variedade.
Características de pouso
O local no qual está planejado o plantio de uma rosa deve ser escolhido cuidadosamente. Deve ser leve e arejado, visto que a rosa cresce em largura. O "barroco" é uma planta perene, e vai ficar aqui por muito tempo. Também é dada atenção ao nível de umidade do solo. A rosa não cresce em locais onde a água subterrânea está próxima à superfície da terra ou onde a área é muito pantanosa. Além disso, é necessário determinar a acidez do solo. Um ambiente ligeiramente ácido é adequado para esta espécie. Um teste de acidez pode ser adquirido em qualquer loja de jardinagem. Ao plantar rosas, deixe uma distância de pelo menos 1 metro entre elas e 60 cm até o suporte.
Também é preciso escolher as mudas com cuidado, pois dela dependerá a saúde da planta e todo o seu processo de cultivo. As mudas devem ser adquiridas com sistema radicular e botões bem desenvolvidos. Eles devem ter pelo menos dois brotos endurecidos sem brotos verdes. Antes do plantio, são imersos em água por várias horas para que os brotos fiquem bem saturados de umidade.
O local de pouso é preparado com antecedência. Deve ser escavado até a profundidade de 60 cm e deve ser aplicado fertilizante orgânico. Cal ou cinza são introduzidos em solos ácidos, agulhas ou serragem em solos alcalinos. As raízes devem ser colocadas livremente na cova, no fundo da qual a drenagem e o composto devem ser despejados. Os rebentos destinados ao plantio são encurtados em 20-30 cm. Após o plantio, as mudas são regadas abundantemente com água.
É melhor plantar uma rosa no outono. Ele consegue criar raízes e sua robustez no inverno aumenta e, na primavera, começa o crescimento ativo.Com o plantio na primavera, o sistema radicular demora mais para criar raízes, o que leva a uma desaceleração do crescimento e da floração.
Como crescer?
Em primeiro lugar, essa planta precisa de alimentação regular. Sem isso, ele se recusará a florescer. Na primavera, para um melhor crescimento, são aplicados fertilizantes de nitrogênio. No verão são alimentados com preparações de origem mineral. Antes do inverno, para melhor tolerância ao frio, os fertilizantes devem incluir dois elementos: fósforo e potássio.
A rega deve ser feita pelo menos 1 vez por semana com água morna estabilizada. Na ausência de chuva, são necessários 2 a 2,5 baldes de água por arbusto. A planta é regada pela raiz, as folhas devem permanecer secas. É melhor fazer isso de manhã e à noite, excluindo os horários quentes do dia.
A variedade "Barroca" é bastante resistente a várias doenças, no entanto, os seguintes fatores podem levar a elas:
- uso impróprio de fertilizantes;
- condições climáticas inadequadas:
- acidez do solo e sua estrutura.
Se ocorrer uma doença, as áreas afetadas da rosa devem ser removidas, se possível. A própria planta e o solo sob ela devem ser tratados com fungicidas. O processamento é executado várias vezes. Para saturar as raízes com oxigênio, é usado o afrouxamento. É realizado na primavera e no outono. Na primavera - para proteger as raízes do ressecamento, e no outono - do frio.
Poda
Para manter o arbusto em uma forma atraente, caules danificados e secos são cortados da seguinte forma:
- na primavera - a poda principal, na qual 2-4 botões são deixados;
- no verão - fraco;
- no outono - preparação para abrigo de inverno.
A retirada de ramos velhos e poda de ramos jovens leva ao estímulo do crescimento de novos caules laterais. A poda ajuda as raízes a reter os nutrientes armazenados e a rejuvenescer a planta. A rosa tolera facilmente a poda e se recupera rapidamente
Liga
Arbustos extensos "barrocos" são usados para jardinagem vertical. Essa qualidade também é usada em projetos paisagísticos. As flores podem enobrecer a área de aparência mais comum:
- esconder as imperfeições da parede da casa ou sebe;
- decorar lindamente as colunas de um gazebo ou arcos de jardim.
Ao amarrar uma rosa, deve-se ter em mente que ela deverá ser removida para o inverno. Existem diferentes maneiras de amarrar rosas:
- você pode colocá-lo na forma de um leque contra uma parede ou cerca viva;
- os cílios podem ser distribuídos na grade;
- uma rosa, enroscada em uma árvore ou um pilar em arco, parece linda.
Ao amarrar uma planta a um suporte, as seguintes recomendações de jardineiros experientes devem ser observadas:
- os suportes devem ser fortes e confiáveis para que possam resistir a qualquer mau tempo;
- certifique-se de que estão em harmonia com o design do site;
- o cumprimento do comprimento dos rebentos é obrigatório.
Abrigo para o inverno
Devido à baixa flexibilidade dos ramos, é difícil fechar as rosas para o inverno. Esta deficiência é totalmente compensada pela floração exuberante e contínua no verão, que confere ao seu local uma beleza e atratividade únicas.
Cobrindo os arbustos para o inverno, eles devem ser dobrados ao chão. Ramos de abeto e outros materiais improvisados são colocados em volta da rosa, sobre os quais se situam os chicotes retirados dos suportes. Uma moldura é erguida acima deles, que é coberta com um tecido denso. A estrutura deve corresponder ao comprimento dos ramos. Você também pode construir uma casa de tábuas de madeira e cobri-la.
Se os brotos perderam a flexibilidade, são deixados para o inverno em posição vertical, envoltos em um pano grosso.
Vários materiais para cobrir rosas podem ser adquiridos nas lojas.
- O filme de polietileno retém um espaço de ar, que promove processos metabólicos no abrigo. Neste caso, é necessário monitorar o regime de temperatura e os fluxos de ar em seu interior.
- O material não tecido de polímero permite a passagem do ar, protege do vento, aumenta a temperatura dentro do abrigo em vários graus. O material é muito durável e pode ser usado por muito tempo.
Antes de se abrigar para o inverno, é necessário soltar o solo ao redor do tronco e aplicar fertilizante.
Reprodução
Rosas, como outras plantas, podem ser propagadas por estacas e camadas.Nem todas as variedades são adequadas para este método, mas para o barroco é possível. Os cortes de uma rosa são criados a partir de seus caules. O topo do caule com botões é cortado diagonalmente a uma altura de 20-30 cm.Os cortes são feitos de forma clara, sem bordas pendentes. O caule é limpo das folhas inferiores e baixado para um recipiente com água. Se a estaca estiver enraizada, os botões ficam verdes. O método não dá 100% de garantia de que as estacas criarão raízes.
Quando propagado por camadas, o broto flexível da rosa é colocado no solo. Após o enraizamento, os processos aparentes são separados da planta-mãe e transplantados. Normalmente isso é feito na primavera, e no outono só será necessário o transplante. Se propagados por camadas no verão ou no outono, eles são cobertos para o inverno e transplantados no ano seguinte.
Avaliações
De acordo com especialistas, as seguintes conclusões podem ser tiradas:
- rosa "Barroco" é resistente ao frio e às doenças;
- é uma decoração do jardim, floresce linda e continuamente; cresce rapidamente;
- mudas de rosa criam raízes bem;
- usado com sucesso em design de paisagem.
No entanto, também há respostas negativas, principalmente relacionadas ao cultivo de rosas:
- para um cultivo bem-sucedido e uma floração exuberante, é necessária uma quantidade suficiente de calor e luz;
- você deve regar, alimentar e remover ervas daninhas da planta regularmente;
- O barroco tem resistência média à chuva;
- os cílios jovens e flexíveis tornam-se mais rígidos com o tempo, por isso é difícil dobrá-los, cobrindo a rosa para o inverno.
No próximo vídeo você encontrará ainda mais informações sobre a rosa barroca.
O comentário foi enviado com sucesso.