Descrição e cultivo de rosas "Aloha"
Uma das variedades populares de rosas "Aloha" não pode ser ignorada. Esta é uma rosa trepadeira, descoberta pelo famoso criador alemão W. Söhne Kordes em 2003. Em 2006, a rosa recebeu o certificado de honra Orléans Rose Trials (França). Esta é uma espécie de planta extraordinária com uma forma de botão perfeita, floração abundante e uma delicada cor laranja. Outros nomes: Aloha, Aloha Hawaii, KORwesrug.
Peculiaridades
Plantas "Aloha" possuem a seguinte descrição:
- a altura do arbusto é de cerca de 2,5 metros, de largura chega a 100 cm;
- o diâmetro da flor em taça é em média 10 cm;
- a cor das flores é damasco, rosa, com tonalidades variadas, no verso pétalas de cor mais escura; o caule pode ter de 5 a 10 botões com 50 pétalas;
- o aroma é agradável, moderadamente intenso, com leves notas frutadas;
- as folhas são grandes, lisas, brilhantes, de cor verde brilhante; a rosa tem caules altos e duros com muitos espinhos;
- período de plantio - meados da primavera ou outono;
- floresce por muito tempo - de junho a setembro; a pausa entre a floração quase não é notada devido ao fato de que as flores nas inflorescências se abrem alternadamente;
- possui alta vitalidade, resistência a pragas e geadas.
A decoratividade da variedade "Aloha" é a floração incomum e abundante da planta. Os botões se abrem lentamente e um grande número de pétalas de um tom rosa quente é mostrado. Conforme a flor desabrocha, sua cor mais complexa aparece: dentro das pétalas cor de vinho desbotam para um delicado carmesim com um tom de laranja claro, quando as pétalas externas mudam de rosa escuro para rosa claro. A parte inferior escura das pétalas e suas bordas claras dão a impressão de um excesso de cor.
A rosa trepadeira "Aloha" enraíza-se harmoniosamente ao lado de gerânios, violetas, centáureas, alfazema, buxo. Esta variedade fica bem em postes verticais, colunas, arcos, mandris. Para o sucesso da formação do formato da rosa, é necessário, à medida que os caules vão crescendo, guiá-los e amarrá-los com um barbante plástico ao suporte. Não é recomendável fixar os brotos com arame, pois danifica os delicados caules da rosa.
Importante! Esta variedade possui um Aloha "duplo" da produção americana em 1949. No entanto, o híbrido alemão "Aloha" não é fácil de confundir com outras plantas devido à singularidade das suas propriedades decorativas.
Vantagens e desvantagens
Pelo lado positivo os seguintes são dignos de nota:
- decoratividade da variedade - a beleza incomum e a forma das flores rosas trepadeiras atraem cada vez mais fãs;
- período de floração longo e abundante;
- relativa despretensão e resistência a pragas, que só podem surgir com o cuidado extremo da planta.
Dentre os aspectos negativos, destacam-se os seguintes:
- inflorescências pesadas muitas vezes caem no chão, então "Aloha" realmente precisa de um suporte sólido;
- os caules da planta são cobertos de muitos espinhos, que podem causar transtornos na hora de partir (poda, transplante, embrulhamento para o inverno);
- esta variedade precisa de solo fértil, portanto, é necessário fertilizá-la em tempo hábil (pelo menos uma vez a cada 2-3 semanas).
Aterrissagem
A rosa trepadeira Aloha é ótima para o plantio ao ar livre, mas áreas com muito vento devem ser evitadas. As rajadas de vento forte e as correntes de ar são um dos motivos da falta de flores nesta casta.Devido ao seu grande tamanho, a rosa Aloha parece uma árvore e, portanto, requer mais fertilização. O plantio de uma planta no solo é feito de forma rigorosa, obedecendo às seguintes regras:
- se a rosa “Aloha” for plantada na primavera, é necessário esperar até que o solo aqueça até + 10 ° C;
- o local de pouso deve ser bem iluminado, mas sombra parcial também é permitida; se você planeja plantar perto de um prédio, então precisa escolher um lugar para que a água da chuva não caia no mato;
- alguns dias antes do plantio, o corte da planta deve ser mantido em solução estimuladora de crescimento;
- é necessária uma fossa de pelo menos 40 cm de profundidade, no fundo da qual deve haver uma camada de drenagem de cascalho fino; a próxima camada é de fertilizantes orgânicos (pelo menos 10 cm) e, em seguida, solo novamente;
- recomenda-se manter um intervalo de 1 metro entre os arbustos para estimular o crescimento da massa verde e a formação de botões jovens;
- o pedúnculo na cova deve ser cravado de maneira uniforme, pois é polvilhado com terra, calque-o com cuidado; não deve haver cavidades entre as raízes;
- para que a muda não desapareça, o colo da raiz da planta deve ficar 3 cm acima do nível do solo;
- o arbusto deve ser regado abundantemente e polvilhado com uma pequena camada de turfa para reter a umidade no solo.
Você pode propagar a rosa Aloha por conta própria enraizando a camada trepadeira no meio da primavera ou no início do outono.
Os brotos principais devem ser colocados horizontalmente para que os ramos jovens que deles crescem se levantem. Isso ajudará a moldar a bucha corretamente.
Cuidado
A variedade Aloha é uma planta bastante despretensiosa. Vale a pena realizar atividades de cuidados básicos como:
- controle de ervas daninhas;
- afrouxamento regular, mas superficial do solo;
- fertilização das plantas (dependendo da época: no verão - potássio e fósforo, e na primavera - fertilizantes de nitrogênio);
- medidas de prevenção de doenças e ataques de insetos;
- regar pelo menos 2 vezes por semana;
- Poda regular para dar forma à planta; devido ao grande número de inflorescências e à severidade dos botões, a rosa trepadeira "Aloha" necessita de apoio.
Importante: nos primeiros meses após o plantio, a rega irregular ou insuficiente, bem como a falta de poda, reduzem significativamente as chances de uma rosa enraizar em novo local.
Mudas jovens precisam ser regadas abundantemente em intervalos de 10 dias, mas não permitem o excesso de umidade. As plantas adultas são regadas a cada 15–20 dias. Regar uma rosa pequena requer cerca de 1 balde de água e um maior - 2 a 3 baldes. O mais tardar antes do início das primeiras geadas de outono, a rega final é realizada para reabastecer a rosa com umidade. As plantas jovens vão precisar de cerca de 30 litros de água, e para os adultos - 50 litros.
O primeiro ano após o plantio da rosa Aloha exige cuidados com seus cuidados. Também é importante garantir um bom enraizamento da planta. Para isso, os brotos jovens são removidos para que as raízes recebam mais nutrientes. Durante este período, é melhor livrar a rosa de suas "vizinhas", deixá-la crescer mais forte e então plantar outras plantas nela.
Somente condições normais e cuidados suficientes garantem todas as características declaradas da rosa Aloha.
Regras para brotos de inverno e poda
É melhor podar os brotos da variedade "Aloha" no início da primavera, antes do início da estação de crescimento. Para rejuvenescer as plantas velhas e dar forma a um arbusto, use uma poda forte, deixando 2-3 botões nos brotos. A poda média proporciona uma floração abundante e precoce (restam cerca de 5 botões no rebento) e é mais frequentemente utilizada para a forma de trepadeira. Os brotos murchados e as inflorescências são removidos no verão (poda fraca).
A rosa Aloha tolera bem o inverno, mas em caso de geadas persistentes a planta deve ser coberta. Os arbustos são retirados cuidadosamente do suporte, amarrados e os brotos inclinados ao solo sobre um substrato de agulhas ou madeira. De cima, a rosa Aloha é coberta com ramos de abeto, fibra agrícola ou folha. Recomenda-se o uso de húmus ou composto para amontoamento.
No início da primavera, os arbustos devem ser ligeiramente abertos e arejados para evitar o inchaço precoce dos botões sob o material de cobertura.
Críticas de jardineiros amadores
A variedade "Aloha" recebe um maior número de críticas positivas pela extraordinária beleza dos botões, pela sua abundante floração. A transição suave de uma cor para outra e o delicado aroma do alpinista "Aloha" não deixam ninguém indiferente. Com os devidos cuidados e a formação de uma “sebe”, alguns jardineiros apresentam uma subida trepadeira até aos 3 metros de altura. A alta resistência a geadas e pragas merece atenção especial. Os jardineiros observam que a rosa é capaz de resistir a temperaturas tão baixas quanto -7 ° C e também suporta o inverno com segurança.
A variedade "Aloha" recebe críticas negativas principalmente pelo seu "espinhoso", que causa transtorno na poda e cobertura para o inverno. A suscetibilidade à infestação de ácaros aranha é freqüentemente observada, o que pode ser evitado com medidas preventivas oportunas. A variedade Aloha é caprichosa, mas muito atraente. Mas mesmo um jardineiro novato pode cultivar essas lindas rosas. Basta organizar o cuidado adequado e se familiarizar com as peculiaridades de seu cultivo.
Veja o vídeo abaixo para uma visão geral da rosa Aloha.
O comentário foi enviado com sucesso.