Características da poda de uma rosa trepadeira
As rosas trepadeiras, apesar das peculiaridades de seu desenvolvimento, também requerem podas, como as variedades comuns. É necessário processar os arbustos com um podador várias vezes por temporada.
A necessidade de um procedimento
A poda de uma rosa trepadeira é um procedimento simples, mas muito útil. É realizado não só para estimular o aparecimento de flores e a formação de um belo arbusto, mas também para realizar uma série de outras tarefas. Assim, como resultado da poda, uma base esquelética forte e confiável é formada em uma rosa crescendo em terreno aberto. Eliminam-se os rebentos improdutivos e estimula-se o surgimento de ramos fortes de substituição. Acontece que, ao cortar os galhos mais velhos, o jardineiro ajuda o arbusto a soltar os brotos.
O procedimento permite remover flores sem brilho, bem como higienizar, evitando que a planta fique com partes quebradas ou doentes. Para as variedades em floração, a remoção dos botões mortos ajuda a se preparar para a segunda onda de floração sem desperdiçar energia no amadurecimento dos frutos.
É claro que a poda oportuna de uma rosa trepadeira impede o forte crescimento do arbusto, que não só leva ao espessamento e, consequentemente, à falta de luz e ar, mas também dificulta o acesso do jardineiro aos ramos internos. A poda, realizada no outono, passa a fazer parte do preparo da planta para o inverno.
Cronometragem
O momento exato de podar uma rosa trepadeira é determinado dependendo das características climáticas da região. No entanto, ainda é possível identificar alguns padrões. O procedimento é realizado na primavera, assim que o material de cobertura é retirado dos arbustos - aproximadamente no início de março. Deve ser a tempo antes da ativação dos rins, do início do fluxo de seiva e do aparecimento das folhas.
A poda no verão visa controlar a floração. Em plantas com floração uma vez, estimula o desenvolvimento normal de ramos substitutos, nos quais os botões se abrirão na próxima estação, e para plantas com floração irá fornecer uma boa qualidade da segunda onda de floração.
A poda de verão de variedades de floração única é realizada imediatamente após a floração, que geralmente ocorre em julho-agosto. Nas variedades em floração, após a primeira onda, apenas os botões secos são removidos. Após a segunda fase de floração, nenhum corte é feito. Deve-se mencionar que no meio do verão, se a planta não desenvolver bem os ramos jovens, você pode estimulá-los adicionalmente colocando os ramos jovens na horizontal ou amontoando os arbustos a uma altura de 30-40 centímetros.
Você precisa preparar rosas para o inverno em várias etapas. No final de agosto ou início de setembro, todos os brotos em crescimento são pinçados e em outubro já é realizada a poda sanitária.
De referir que após o plantio não é necessária poda especial das rosas - bastará para retirar os talos secos, enfraquecidos e danificados.
Visualizações
Existem várias opções para podar uma rosa trepadeira.
Sanitário
Como resultado da poda sanitária, o arbusto é limpo de partes doentes, congeladas, deformadas ou danificadas. Os galhos escurecidos e castanhos, bem como aqueles que ficaram cobertos de manchas castanhas, estão sujeitos a eliminação. Costuma-se fazer este procedimento na primavera, de modo que em maio o arbusto fica coberto de folhagem brilhante e em junho forma grandes botões. É extremamente importante para o jardineiro ser capaz de identificar as partes danificadas da rosa a fim de eliminá-las antes que o suco se mova. Por exemplo, ramos congelados são revelados devido a "olhos" enegrecidos e maior fragilidade. Todas as peças danificadas são aparadas em estágios em madeira saudável.
Rejuvenescedor
Como parte da poda rejuvenescedora, parte da copa é removida para criar novos brotos de reposição e prolongar a vida da cultura. Em outras palavras, é possível rejuvenescer uma rosa velha estimulando o crescimento e o desenvolvimento de brotos frescos. Esse tipo de procedimento radical também é realizado na primavera.
Formativo
O procedimento de modelagem permite que você dê à planta uma forma limpa e estética. Também pode incluir poda de suporte para evitar o espessamento da coroa. Como parte da poda formativa, é comum remover os ramos fracos da parte inferior e deixar apenas os mais fortes de um par de brotos concorrentes.
O jardineiro deve sempre seguir a regra: quanto mais fraco o broto, mais precisa ser encurtado e vice-versa.
Ferramentas e materiais
Rosas trepadeiras só devem ser cortadas com ferramentas bem afiadas. Recomenda-se preparar três dispositivos ao mesmo tempo: uma serra especial, um podador ou roçadeira com cabo estendido, bem como um podador normal. As ferramentas devem ser desinfetadas com uma solução fraca de manganês ou álcool medicinal.
De vez em quando, eles precisam ser afiados e, antes da colheita para armazenamento prolongado no inverno, devem ser tratados com óleo de máquina ou graxa.
É melhor utilizá-los, protegendo previamente as mãos com luvas. Normalmente, as amostras para jardinagem são feitas de camurça, couro ou lona grossa.
O podador, que tem um par de lâminas de corte, é usado como uma tesoura. A ferramenta permitirá fazer cortes limpos e uniformes sem achatar os brotos ou provocar a delaminação da casca. Os especialistas recomendam obter um podador individual para rosas e não usá-lo para outras culturas, por exemplo, roseira ou framboesa.
Uma tesoura com cabos resistentes o ajudará a lidar com brotos grossos e resistentes. Funciona como uma alavanca. A serra de jardim é usada para remover os ramos mais antigos e grossos que não podem ser manipulados por outras ferramentas.
Como aparar corretamente?
Durante a poda da primavera, as manipulações mais simples devem ser feitas. Em primeiro lugar, os arbustos são limpos após uma inspeção minuciosa. Nas rosas trepadeiras, todos os brotos improdutivos são removidos até a base ou pelo menos os tecidos saudáveis. Apenas os ramos do ano passado terão de ser cortados na primavera, encurtando os topos até o primeiro botão forte. Nas variedades de flores grandes, você também pode cortar os ramos laterais em 2/3 e reduzir os brotos principais para suportar a altura.
Apenas rosas em flor são aceitas para rejuvenescer na primavera. Os jardineiros novatos devem se lembrar que 3 a 7 dos melhores ramos são deixados no arbusto como os brotos principais, e as partes cuja idade excedeu 4 anos são completamente cortadas bem na base. Propõe-se que uma copa muito densa se afine a partir de ramos fracos.
No verão, ao realizar a poda formativa, é necessário aderir a um determinado padrão. Uma vez que as rosas em flor são primeiro liberadas dos brotos velhos para formar de 3 a 10 ramos de reposição no futuro. Os rebentos basais são encurtados até à base, e dos jovens resta apenas o esqueleto dos ramos mais fortes.
As variedades em floração são muito mais fáceis de manusear. As partes desbotadas são simplesmente removidas antes do primeiro rebento de uma folha madura crescendo acima.
Durante a poda de outono, os brotos doentes, danificados ou imaturos são eliminados, bem como aqueles que são improdutivos ou de alguma forma ameaçam a saúde de outros ramos. Também é costume encurtar os rebentos novos em madeira velha.
Todo o trabalho é melhor realizado em um dia seco e ensolarado. Os brotos devem ser cortados em um ângulo de 45 graus, movendo-se na direção oposta à do botão e deixando pelo menos 5-8 milímetros do caule acima dele. Ao decidir o local de corte, deve-se focar em grandes botões do lado de fora do caule, para que os brotos cresçam mais tarde não dentro da copa, mas para fora. Recomenda-se não deixar mais do que um broto de cada botão.
Os caules da base do arbusto, recobertos de folhagem pequena, são cortados de qualquer forma para que a rosa não "corra solta". Após a conclusão do procedimento, as feridas abertas devem ser cobertas com verniz de jardim, sulfato de cobre ou carvão ativado triturado. Todas as peças cortadas são removidas do local e queimadas.
Características de poda de diferentes variedades
Diferentes variedades de rosas trepadeiras são processadas de acordo com instruções ligeiramente diferentes. É costume cortar uma vez os errantes floridos em um anel imediatamente após a floração. Essa intervenção, usada principalmente no sul, vai estimular o surgimento de novos brotos na próxima temporada.... Na faixa do meio, um procedimento semelhante é realizado antes do inverno. Nos caminhantes enxertados, sobram também 3-6 brotos, e nos auto-enraizados - cerca de 20 pedaços. Após a floração, os topos dessas rosas trepadeiras são reduzidos em 5 a 7 centímetros.
A poda principal de trepadeiras com flores grandes deve ser arranjada na primavera, combinada com um corte de cabelo higiênico. Dentro de sua estrutura, os cílios são cortados até o primeiro botão forte. No verão, no final da floração, é removido 1/3 do comprimento de todos os brotos. No outono, os brotos velhos são encurtados para uma altura de 30 centímetros acima do nível do solo, e os laterais são cortados para 2-3 botões.
Quanto aos matagais, basta uma leve poda corretiva: verão - em floração única e na primavera - em remanescente. Os ramos dos arbustos altos são encurtados em um terço e os baixos em 1,2 metros. Todos os botões desbotados também são cortados. 3 anos após o plantio, também será possível cortar 1-2 brotos velhos dos arbustos. As rosas de cobertura do solo na primavera são cortadas encaracoladas, tomando a forma de uma bola, e se livrar dos brotos velhos.
Dicas úteis
Após a conclusão da poda da primavera e do verão, a planta deve ser alimentada. Se o tempo estiver seco lá fora, você pode irrigar imediatamente os arbustos para o desenvolvimento dos brotos. Rosas trepadeiras requerem não apenas poda regular, mas também suporte. Neste último caso, não apenas estruturas especiais podem estar envolvidas, mas também a parede de qualquer estrutura no local, uma cerca, um mirante ou uma cerca de malha. Para que a floração da planta ocorra ao longo de todo o comprimento dos ramos, estes devem ser fixados apenas na horizontal.
É importante lembrar que os brotos fixados verticalmente são cobertos por botões apenas na copa.
O comentário foi enviado com sucesso.