Quais são os suportes para trepar rosas e como fazê-los você mesmo?
As rosas trepadeiras são uma decoração original para o seu jardim. Essas plantas são muito utilizadas por paisagistas: as rosas trepadeiras podem ser plantadas em um canteiro de flores, podem ser colocadas em uma cerca ou em um mirante e também transformadas em uma cerca viva independente.
No entanto, muitas vezes roseiras trepadeiras são simplesmente plantadas no jardim ou no jardim da frente. Para que tal planta se torne um ornamento e não estrague toda a aparência do local, é necessário construir um suporte. Que tipos de suportes existem e você mesmo pode fazer, leia nosso artigo.
Para que servem?
Um suporte para trepar rosas não é um luxo, mas sim uma necessidade. Somente na presença de tal desenho, a flor será capaz de tecer. Além disso, dependendo do suporte, você pode ajustar a direção da tecelagem e construir composições decorativas a partir de flores frescas.
Requisitos de suporte
Várias estruturas podem ser usadas como suporte. Seja qual for o tipo de suporte que você escolher, é importante lembrar que em primeiro lugar, este elemento deve cumprir a sua função funcional e, portanto, deve corresponder a algumas características.
- Confiabilidade e durabilidade. O porta-rosas deve ser estável e robusto. À primeira vista, pode parecer que a rosa trepadeira é uma planta bastante leve em termos de peso, mas na realidade isso não é totalmente verdade. As flores rosa fofas desabrochando, assim como os brotos desenvolvidos do arbusto podem formar uma massa bastante grande, portanto, vale a pena garantir a resistência do suporte. A estrutura do rack deve ser bem construída e apenas materiais de qualidade devem ser usados para sua construção. Além disso, alguns suportes são cavados no solo para fornecer um nível adicional de estabilidade.
- Aparência estética. Apesar de o cavalete para uma rosa trepadeira, antes de mais nada, dever cumprir a sua função funcional com elevada qualidade, não se esqueça do aspecto da estrutura. Portanto, é desejável que o suporte não se destaque em sua aparência contra o fundo do local, devendo imperceptivelmente, mas ao mesmo tempo, se encaixar perfeitamente na paisagem geral. Às vezes, para tais fins, o suporte é pintado em cores neutras ou é utilizado um material de tonalidade adequada.
- Comparabilidade. Às vezes, em busca de confiabilidade, os jardineiros, mesmo em roseiras compactas e em miniatura, instalam suportes de tamanho bastante volumoso. Essa garantia é desnecessária e pode prejudicar a aparência da planta como um todo. No entanto, se um arbusto bastante grande cresce em seu local, você não deve escolher um suporte que seja muito pequeno, não adequado para o tamanho da planta.
- Segurança ambiental. O estande deve atender a todas as normas ambientais e ser seguro para a natureza.
- Conveniência e facilidade de uso. Você não deve escolher estruturas multifuncionais, complexas e complexas como suporte para uma flor. O estande deve cumprir sua função principal, não necessitando de acessórios adicionais.
- Economia. Esta função diz respeito tanto ao aspecto do material (você não deve comprar uma estrutura muito cara, mas você pode tentar montar o suporte) quanto no geral (o rack não deve ocupar muito espaço).
Visualizações
Vamos dar uma olhada nos tipos populares e mais funcionais de suporte para uma rosa trepadeira.
Treliça
Este tipo é um dos mais simples em seu design. A tapeçaria raramente é comprada em lojas ou mercados, pois é muito fácil de fazer com as próprias mãos mesmo para um iniciante, e isso não exige muito esforço, tempo, materiais ou recursos financeiros.
Uma treliça é um tipo de malha, geralmente feita de madeira (geralmente são utilizadas placas de madeira finas). É importante notar que tal roseira atende a todas as características e características descritas acima.
Arco
Este tipo de rack é o segundo mais popular. Estruturas deste tipo combinam decoratividade e funcionalidade. Além disso, eles são capazes de sustentar um grande número de rosas em sua base.
Muitas vezes, em jardins amplos, uma série de arcos são construídos ao mesmo tempo, construindo assim uma espécie de corredor. Em cada um dos arcos, podem ser tecidos os mesmos e diferentes tipos de rosas. Acontece especialmente bonito se você alternar plantas de várias cores ou tons do mesmo tom.
Pérgola
Uma pérgula é um telhado de ripas instalado em jardins de apoio. Este tipo é um análogo aprimorado de um arco comum. Normalmente, os postes do arco são de metal e a parte superior de madeira.
De referir que as pérgulas e os arcos, para além da função directa de suporte de uma rosa trepadeira, podem também cumprir uma função adicional, nomeadamente: zonear uma horta ou horta.
Pilares
Esta é uma das opções mais óbvias, mas pode não funcionar para todos os tipos de rosas. O pilar ao longo do qual a rosa irá trilhar deve ser feito de material resistente e também estar firmemente ancorado no solo. No jardim, você pode instalar pilares únicos, mas também pode projetar esses suportes em uma fileira.
Cones (pirâmides)
Para fazer um suporte para uma rosa em forma de cone, vários pilares devem ser conectados e fixados por cima. Assim, consegue-se um pé bastante volumoso - uma rosa pode arrastar-se não só para fora, mas também para dentro do cone.
Como escolher um material?
O material com o qual o suporte de rosas é feito garantirá em grande parte a confiabilidade do suporte. Em geral, ao escolher uma ou outra matéria-prima para a produção de um estande para uma planta, você deve se orientar pelo estilo geral do seu jardim, sua aparência. Você também deve prestar atenção à variedade de rosas, já que as plantas em miniatura precisam de menos resistência, enquanto para as flores grandes é necessária uma base maior. Além disso, é necessário levar em consideração suas capacidades materiais - você pode comprar material especificamente para a fabricação de um suporte ou usar as ferramentas disponíveis que você já possui na fazenda.
Um suporte para uma roseira trepadeira pode ser feito dos seguintes materiais:
- madeira (por exemplo, uma treliça de madeira);
- metal (suportes de metal para pérgulas);
- plástico;
- pedra.
Além disso, esses materiais podem ser combinados entre si ou usar qualquer outro a seu critério.
Como criar?
Se você quiser economizar seu orçamento familiar e mostrar sua criatividade, você pode fazer porta-rosas faça-você-mesmo. Amarrar rosas em tal moldura será duplamente agradável. Na maioria das vezes, as famílias fazem seus próprios arcos e grades. Vamos dar uma olhada mais de perto em como projetar essas arquibancadas.
Fazendo um arco
Para a confecção de um arco, a madeira é mais frequentemente usada como matéria-prima (se você quiser fazer um arco mais "avançado", uma pérgula, faça os pilares de base de metal e o topo de madeira). Em primeiro lugar, é necessário fazer pilares de base - para maior estabilidade e confiabilidade, eles são cavados no solo e às vezes são concretados.Deve-se ter em mente que a altura do arco não deve ser inferior a 2 metros, portanto, leve mastros de madeira com uma margem, pois alguns deles irão para o subsolo quando fixados.
Depois de fazer os pilares, é hora de começar a projetar o arco superior. É importante aqui calcular as dimensões com precisão. Analise este parâmetro com antecedência, e antes mesmo de instalar os pilares, decida a que distância eles estarão localizados um do outro.
Fixada a abóbada nos pilares, fixe pequenas barras em toda a área do arco, onde será fixada a rosa. Para maior estética, você pode pintar o arco com sua cor favorita.
Nós fazemos uma treliça
A altura da treliça, assim como a altura do arco, deve ser de pelo menos 2 metros. Então, primeiro você precisa cavar 2 pilares no solo, que se tornarão a base (observe sua altura). Em seguida, uma treliça deve ser fixada nos postes, ao longo da qual a rosa se enrolará. Existem várias opções aqui:
- pode-se usar uma grelha de madeira pré-fabricada de acordo com o tipo de tela;
- uma opção alternativa é prender a malha de arame;
- outra saída é puxar um fio forte ou linha de pesca na diagonal.
Qualquer que seja a opção escolhida, certifique-se de sua resistência e confiabilidade antes de formar um arranjo de flores.
Cuidado e sutilezas da formação de uma rosa
Depois de plantar uma rosa e construir um suporte para ela, é necessário distribuir cuidadosamente e com muito cuidado a flor no estande. Tenha muito cuidado para não danificar as flores ou quebrar os caules, além disso, tente evitar ferimentos causados pelos espinhos pontiagudos da rosa (pode-se distribuir a planta no suporte com luvas).
Depois de já ter distribuído a rosa, certifique-se de que os novos rebentos estão bem passados ao longo da estrutura, não se esqueça de fazer um bonito arranjo floral.
Além disso, os jardineiros e paisagistas recomendam não negligenciar a poda regular da planta. Não se esqueça de também aplicar fertilizantes e fertilizantes no solo (para rosas, nitrogênio e compostos minerais são aditivos ideais) - assim, a rosa florescerá e se desenvolverá ativamente.
Para obter informações sobre como fazer um suporte para uma rosa trepadeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.