Rosa trepadeira "Elf": descrição da variedade, plantio e cuidados
Muitas vezes, para decorar o terreno do jardim, os proprietários usam uma planta como a rosa trepadeira. Afinal, com a sua ajuda, é possível reviver o pátio, criando diferentes composições - tanto verticais como horizontais.
Descrição
A rosa elfa trepadeira recebe ótimas críticas da maioria dos jardineiros. Além disso, esta variedade apresenta um aroma muito delicado mesclado com notas doces de fruta. De acordo com as regras internacionais, essa rosa está entre as escaladoras. Além disso, em cada país é denominado de forma diferente, por exemplo, Francine Jordi ou TANefle. A empresa alemã Tantau está empenhada em sua seleção.
O arbusto em si pode crescer até um metro e meio de largura. Sua altura pode chegar a três metros. Quando a rosa começa a florescer, há um perfume incrível no quintal. As flores da rosa são terry, com um delicado tom creme, que se transforma em marfim nas bordas. Em diâmetro, podem florescer de 6 a 16 centímetros, enquanto o número de pétalas ultrapassa 55 peças. Cada rebento pode crescer até seis botões, que ao mesmo tempo criam inflorescências exuberantes. Essa rosa floresce durante todo o verão, quase sem perder sua atratividade. Além disso, a rosa élfica tolera perfeitamente o inverno, tem resistência ao oídio, bem como à mancha preta.
Quase não havia desvantagens nesta variedade, mas muitos jardineiros indicam que a planta não se alimenta bem em áreas com um grande número de pragas de insetos.
Uma dessas pragas é o besouro de bronze, é ele que causa enormes estragos nos arbustos jovens.
Como isso é usado?
A rosa trepadeira é comprada principalmente para decorar o local. Parece realmente muito bonito, mesmo em uma área pequena. Delicadas flores de creme ajudarão a reviver o canto mais escuro do jardim, com a ajuda delas você pode esconder edifícios feios. O melhor é plantar os "elfos" na entrada da casa, para que então eles possam saudar os convidados com seu aroma e se deliciar com sua beleza.
Rosas trepadeiras também são usadas para criar uma sebe luxuosa. A densa folhagem verde e as flores delicadas esconderão o jardim de olhares indiscretos, mas não prejudicarão sua aparência.
Aterrissagem
Plantar este tipo de rosa é uma atividade muito importante. Primeiro você precisa encontrar o lugar mais adequado para ela. Deve estar bem protegido não só do vento, mas também das correntes de ar. Além disso, o local de pouso deve ser bem iluminado. Afinal, se uma rosa for plantada à sombra, pode não florescer ou dar apenas alguns botões por estação.
Preparação de mudas
Antes de plantar as mudas em seu "local de residência", é necessário fazer alguns procedimentos. Tanto na primavera quanto no inverno, eles devem ser embebidos por 24 horas em água pura. Isso permitirá que as raízes fiquem bem saturadas de umidade. A própria muda precisa de poda. Apenas os brotos mais fortes devem ser deixados nele. O sistema radicular também é cortado.
A poda permite que a rosa floresça no primeiro ano de vida, e em todos os anos subsequentes a floração será muito ativa.
Plantar e alimentar
Ao iniciar este processo, lembre-se de que a distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 50 centímetros. Isso é necessário para que a roseira se desenvolva bem. Em seguida, você precisa preparar um buraco de até meio metro de profundidade. Sua largura depende diretamente do comprimento das raízes das mudas. O principal é que eles podem se estabelecer ali livremente.
Quando o buraco estiver completamente pronto, é necessário aplicar a quantidade certa de fertilizante nele. 3,5 kg de húmus serão suficientes. Além disso, cinzas de madeira podem ser adicionadas como fertilizantes, ou simplesmente uma mistura de vários componentes, por exemplo, giz, cal e cascas de ovo esmagadas, pode ser feita. No entanto, qualquer fertilizante deve ser misturado ao solo. Então, tudo se enche de água. A muda é coberta de forma que o colo da rosa trepadeira fique pelo menos 8-9 centímetros no solo. Isso protegerá ainda mais o arbusto do congelamento.
Depois disso, a terra deve ser totalmente pisoteada e regada com água com a adição de estimulantes.
Cuidado
Além disso, a rosa trepadeira "Elf" deve ser coberta com um filme, e se a muda for muito pequena, você pode usar uma garrafa de plástico comum com uma borda cortada. Nesse período, a planta não é regada, haverá água suficiente para ela, que foi despejada durante o plantio. Assim que a planta criar raízes, os abrigos podem ser removidos.
Cuidar da rosa depois é igualmente importante. Portanto, no momento em que a rosa começa a florescer, assim como durante o período de crescimento das folhas, ela precisará não só de rega, mas também de cuidados adicionais. É necessário fazer suportes que possam sustentar os arbustos floridos. Eles podem ser feitos de hastes finas e, assim, parecerão mais arejados e graciosos. E o arbusto ficará estável e não quebrará se o vento estiver muito forte.
Além disso, não se esqueça de regar a rosa. Não é necessário regar pela raiz, mas apenas borrifar as folhas. A água deve estar relativamente quente, para isso você pode colocar a bacia ao sol para que possa aquecer. É melhor regar a planta de manhã cedo ou à noite, para que o orvalho caia após a rega não queimar as folhas ao sol.
Amamentar também inclui alimentar a planta. Na primeira vez, isso deve ser feito no início da estação de cultivo. No futuro, a alimentação ocorre duas vezes por mês, até meados do verão. Fertilize com fertilizantes orgânicos, como excrementos de galinha ou cinzas de madeira. A cobertura morta é muito útil para a rosa trepadeira "Elf". Também nutre a planta até certo ponto.
Já no segundo ano de vida, essa planta precisará de poda. O formato do arbusto depende das preferências dos proprietários. Além disso, é necessário cortar completamente todos os brotos tortos, bem como os danificados.
No entanto, acima de tudo, a rosa "Élfica" requer atenção no primeiro ano após o plantio. Isso é especialmente importante no inverno. Embora a própria planta seja resistente à geada, ela deve ser coberta no primeiro ano. Isso pode ser feito com terra comum ou ramos de abeto. Você também pode remover os brotos dos suportes e colocá-los no chão. Em seguida, cubra tudo com ardósia ou material de telhado e imediatamente polvilhe com terra.
Resumindo, podemos dizer que uma planta como a rosa trepadeira "Elf" pode ser comprada para o seu site. E não tenha medo de ter que cuidar dele todos os dias. Afinal, essa rosa é completamente exigente, o que significa que esse tipo de flor é adequado até mesmo para jardineiros novatos.
Para obter informações sobre como cortar e cobrir a rosa trepadeira "Elf" para o inverno, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.